quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O LIVRO COMPLETO DAS ERVAS - 1ª EDIÇÃO

OBJETIVO:  Esta pesquisa, extraida do  "Livro Completo das Ervas" de Seleções Reader's Digest, é toda ela, dedicada aos que acham que a flora brasileira é uma medicina alternativa. "As plantas curam" já diziam nossos antepassados.  O Objetivo é proporcionar a você, que já sabia alguma coisa sobre plantas,  o real conhecimento científico das ervas.

ÁRVORES:  Admiradas pelas flores, nozes ou frutos, ou simplesmente pela forma, estas árvores têm várias qualidades medicinais e são usadas há muito tempo como fitoterápicos.

01- CARVALHO  (Quercus robur): A casca seca do carvalho é um adstringente usado para reduzir inflamações hemorrágícas, tratar diarréia e problemas da pele.

CARVALHO EM FLÕR

02-  CASTANHA DA ÍNDIA  (Aesculus hippocastanum): A semente da castanha-da-índia produz um importante medicamento circulatório, usado para tratar varicoses, úlceras das pernas e outros problemas dos vasos sanguíneos.

CASTANHA-DA-ÍNDIA

03- CRÁTEGO  (Crataegus sp.):  Planta aromática e revigorante usada para tratar problemas circulatórios e cardíacos na medicina européia e na chinesa.

CRÁTEGO

04- HAMAMÉLIS (Hamamélis virginiana): Calmante e anti-inflamatória, a hamamélis e usada topicamente em problemas vasculares e cutâneos. Sua natureza adstringente a torna útil no tratamento da diarréia e da menstruação intensa.

HAMAMÉLIS

05- MAGNÓLIA  (Magnolia officinalis).
Mais conhecida como árvore ornamental, a magnólia é um planta tônica e amarga usada para melhorar a digestão, os problemas mentruais e hepáticos.

MAGNÓLIA

06- MAMICA-DE-CADELA  (Zanthoxylum americanum):  Esta planta é receitada pelos herboristas para tratar problemaa circulatórios, como veias varicosas e doença de Raynaud.

MAMICA-DE-CADELA

07- NOGUEIRA  (Juglans nigra):  A casca e os frutos da nogueira-preta são usados tradicionalmente para tratar infestação por vermes e parasitas intestinais.

NOGUEIRA

08- OLIVEIRA  (Olea europaea):  A oliveira, além de produzir fruto e óleo maravilhosos, também é uma planta que baixa a pressão, com propriedades antioxidantes.

OLIVEIRA

09- SALGUEIRO BRANCO  (Salix alba):  As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da casca do salgueiro-branco são úteis no tratamento da artrite, dores das costas e da cebeça.

SALGUEIRO BRANCO


PRÓXIMAS EDIÇÕES:    2ª edição será sobre FRUTOS  e a 3ª sobreTEMPEIROS. Aguardem!.




Um comentário:

  1. peço comunicar-me a edição de frutos e tempeiros quando sair no e mail(leonardoaugstocarmo@hotmail.com / obrigado

    ResponderExcluir