terça-feira, 28 de dezembro de 2010

OS MELHORES DESPORTISTAS DO SÉCULO 20 - LETRA N

NELSON PESSOA:  Cavaleiro, Brasil (1936)- Nelson Pessoa é o maior cavaleiro do hipismo brasileiro de todos os tempos. Um nome respeitado mundialmenrte, que conseguiu reralizar feitos inéditos em seu esporte como vencer oito vezes o Derby da Alemanha - marca que até mereceu menção no Guinnes Book. Pessoa desfruta de uma intensa admiraação, principalmente junto aos europeus. Vivendo na Europa desde 1961, em muitos países é tido como um ídolo. Nas ruas da Alemanha, por exemplo, Nelson Pessoas é abordado pelos fãs que já fizeram até um fã-clube para ele. Nascido no Rio de Janeiro, ele se apresentou aos olhos do mundo na Olimpíada de 1956, então com 20 anos de idade. Fez muito pelo esporte elevando o nível das competições com sua técnica e dominio apurados.  Aos 60 anos de idade, Neco Pessoa - como é chamado pelos amigos - continua  a participar de torneios pelo mundo todo. Mas de alguns anos para cá vem atuando como treinador,conferencista e consultor.O nome Pessoa não deve se apagar do hipismo tão cedo. Rodrigo, filho de Nelson -um garoto  que, em Barcerlona, aos 19 anos quebrou o recorde do pai de ser o mais jovem cavaleiro a disputar Olimpíadas -,conseguiu um bronze em Atlanta e é certeza de mais vitórias e de continuar o trabalho que Neco realizou em mais de 40 anos de carneira.

NELSON PESSOA



NELSON PIQUET:  Piloto, Brasil  (1952)-  Rebeldia e irreverência sempre foram atributos que marcaram a carreira de Piquet. Começou no Kart usando nome falso para não ser descoberto pelo pai, o ex-ministro de Saúde, Estácio Souto Maior. Aos 22 anos já estava na fórmula Super-V e, dois anos depois, em 1976 conquistou o Campeonato Brasileiro. Em 1977, realizou o velho sonho de competir na Europa. Teve começo duro, até chegando a dormir no caminhão da equipe. Em 1978, já na Fórmula 3, conquistou o título europeu.Seu nome começou a ficar conhecido e, no mesmo ano. estreou na Fórmula 1 pilotando um Ensing-Ford, no GP da Alemanha. Sua primeira vitória só viria em 1980, nos Estados Unidos, já pela Brabham. Por essa  marca foi duas vezes campeão mundial em 1981 e 1983. O título de tricampeão mundial viria só em 1987, pela escuderia Williams-Honda. Com 23 vitórias, 60 vezes no pódio, Piquet largou a fórmula 1 em 1992. Sob a alegação de falta de convite de uma boa equipe. Mesmo virando empresário e montando uma escuderia na F-3000, não parou de correr. Passou a competir pela fórmula Indy, mas não foi longe, Estreou com  um acidente que o fez retornar modestamente ao circuito nacional de F-Uno, em 1994.

ROBERTO MORENO E NELSON PIQUET


NIEGE DIAS:  Tenista, Brasil (1966)-  O tênis feminino  já sentia saudades de uma grande estrela que pudesse acupar a vaga de Maria Esther Bueno quando a gaúcha Niege Dias começou a virar notícia. Antes de se profissionalizar, em 1984, Niege já tinha uma longa lista de títulos que começaram aos dez anos,sendo campeã brasileira de duplas mistas. Em 78, aos 12 aanos, foi vice-campeã do Orange Bowl e vencedora de todas as etapas do Circuito Sul-Americano no Brasil. Como profissional, conquistou quatro campeonatos nacionais e  dois Virgina Slims, chegou enrtre as primeiras do mundo em vários campeonatos do circuito internacional e, em 87. conseguiu um 31º lugar no ranking mundial - o que significava a melhor posição do tênes feminino brasileiro desde Maria Estrher. Niege Dias foi treinada desde os 16 anos por Luis Carlos Enck, o Biba, com quem se casou anos maios tarde. Quando parou de jogar, em 1989, passou a atuar como treinadora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nasceu em Porto Alegre RS - 5 de dezembro de 1966.

NIEGE DIAS



NILTON SANTOS:  Jogador de futebol, Brasil (1925)- Hoje, a coisa mais comum no futebol é ver os laterais abandonarem suas funções defensivas e partirem para atacar, até para fazer gols. Mas no final dos anos 40 isso era uma inovação, e provocada por Nilton Santos. Originalmente atacante nos times que jogou na Ilha do Governador (RJ), Nilton um dia foi treinar no Botafogo e colocado como zagueiro. Em tão pouco tempo o técnico alvinegro passou a considerá-lo o melhor lateral esquerdo do Brasil. Só que Nilton Santos gostava de atacar.Mesmo tachado de irresponsável por alguns, abandonava a defesa para fazer gols, o que contribuiu para que o Botafogo fosse campeão carioca em 48.logo no ano de estréia de Nilton Santos no clube. Logo no ano seguinte foi chamado para a seleção Brasileira. Mas teve que amaregar a reserva tanto no Sul-Americano daquele ano  - quando o Brasil foi campeão - quanto na Copa de 50. Flávio Costa, atual técnico ainda mantinha o princípio de que "Beque meu joga com chuteira bico duro e não dribla". Mas
Nilton Santos logo tomaria a posição titular e protagonizaria um dos mais longos períodos de um jogador na seleção. Jogou quase todas as competições internacionais até 1962, inclusive nas três Copas; ( 54,58 e 62.).
Além de bicampeão do mundo pela seleção brasileira em 1958 e 1962,  foi várias vezes campeão pelo Botafogo.onde jogou toda a sua carreira.Despediu-se do futebol em 63 e, por seu conhecimento tanto dentro como fora de campo ficou conhecido como "Enciclopédia do Futebol"


Adicionar legenda

NORMINHA:  Jogadora de basquete, Brasil  (1942)- Em 1954, o basquete feminino do Brasil foi a prori, apresentado a uma argentina de 16 anos que tinha uma afinidade acima da média com o esporte. Um ano depois, NORMA PINTO DE OLIVEIRA, Já naturalizada, era convocada apara a Seleção Brasileira. Com apenas l,69m,  Norminha era uma das jogadores mais velozes e uma das mas hábeis marcadoras que a Seleção dispunha. Seu conjunto de habilidades a levou em 1968, durante o Mundial do Perú, a ser eleita a melhor das quadras. E no Mundial seguinte, de 7l, ela ainda estava entre as cinco melhores jogadoras de basquete  do mundo. Norminha conquistou dezenas de títulos. Foi sete vezes campeã paulista por clubes; nove vezes campeã brasileira e quatro vezes campeã Sul-Americana. Pela Seleção ela é octocampeã sul-americana, de 1960 a 1974 e bicampeã Pan-Americana em 1968 e 1971. No total particpou de quatro mundiais e mais quatro pans. Recebeu comendas e honrarias pelos seus mais de 20 anos de bons serviços prestados ao esporte do Brasil. Formada em Educação Física. Norminha parou de jogar em 75. Atualmente, ocupa o posto de Chefe do Departemento das Disciplinas Esportivas das Faculdades Metropolitanas Unidas, de São Paulo.

NORMINHA













Nenhum comentário:

Postar um comentário