segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

0S MELHORES ESPORTISTAS DO SÉCULO 20 - LETRA S

SANTO BALDACIN:  Jogador de handebol, Brasil  (1940)- SANDRO BALDACIN NETO faz parte das primeiras gerações do handebol brasileiro. Começou a carreira na década de 60, com 22 anos, numa época em que ainda havia o handebol de quadra (com sete jogadores) e de campo (com 11). Entre 1963 e 1975, conquistou nove títulos por clubes paulistas.Nesse período atuou também pela Seleçao, como principal destaque. No campeonato brasileiro de 1972 deixou sua marca de artilheiro emplacando 70 gols em apenas seis partidas , mantendo a média em 73. Baldacim era conhecido pela velocidade de seus arremessos que passavam dos 100 quilômetros por hora. Duas mostras dessa potência aconteceram quando um goleiro fraturou a mão ao tentar evitar um de seis gols. Em outra partida. uma "bolada" sua simplesmente quebrou uma trave. Baldacin jogou até 76. Foi supervisor-técnico da Seleção Brasileira nos Pan-americanos de 1980 e l990 e professor em faculdades de Educação Física de São Paulo.

SANTO BALDACIN
(Foto do livro "Os Melhores Esportistas do Século 20"
Este é Santo Baldacin  e a foto abaixo é de Santo Baldacin Neto)
SANTO BALDACIN NETO.
Foto solicita pela leitora Lélia Maia Libânio em 14.02.2013. 
Blog do Painho, a foto de Santo Baldacin Neto, não corresponde com a foto que aqui está. Por favor transfira a foto de Santo Baldacin do facebook.
Obrigada
Lélia Maria Libânio
São Paulo Capital

SEBASTIAN ARIEL CUATTRIN:  Canoísta, Brasil  (1973)-  Sebastian Ariel Cauttrin é o representante amais importante de um esporte ainda recente no Brasil. Em Atlanta, chegou às finais entre os oito melhjores canoístas de velocidade do mundo.Em Barcelona, sua primeira Olimpíada, ficou com a 24ª colocação.Esses foram os dois únicos jogos que a canoagem b rasileira participou. Nascido na Argentina. Cauttrin mudou-se para cá em 78 e se naturalizou em 92. Sempre competiu como brasileiro. Começou a remar aos 14 anos em um  rio da cidade de Governador Valadares, interior de Minas. Um ano depois, em 88, já era campeão mineiro.E,em 89,campeão brasileiro.Começava alí a sua supremacia na canoagem brasileira e sul-americana. Especialista em provas de velocidade, Sebastian Cauttrin é hexacampeão paulista bos 1.000m e 5.000m e tetra-campeão pan-americano nos 1.000m. Todas essas vitórias na categoria K1 (caiaque para uma pessos). Cauttrin tem ainda mais de vinte títulos pelo mundo todo, incluindo em 95, as duas primeiras medalhas que a canoagem brasileira conseguiu em pan-americanos.

SEBASTIAN ARIEL CAUTTRIN

SERVÍLIO DE OLIVEIRA:  Pugilista, Brasil  (1948)-  Na década de 60, encantados com o título muindial conquistado por Eder Jofre, a maioria dos jovens da parifería queria ppraticar boxe. Um deles, e abnegado fan, era SERVÍLIO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA. Seis irmãos mais velhos compraram luvas para treinar e, quando iam trabalhar. o jovem Servílio tomava as luvas empresrtadas. \seu trinamento deu resultado. A partir de 1965, treinando com mais afinco , ele iniciou a trajetória do melhor peso-mosca que o Brasil já teve. Em 67, já defendia o Brasil no Pan-Americano do Canadá. No ano seguinte, \servílio tornopu-se campeão latino-americano em Santiago, no Chile. Mesmo com  o feito, teve que implorar muito ao Comitê Olímpico Brasileiro para disputar as Olimpíadas do México, naquele ano. O COB aceitou os argumentos do boxeador e não se arrependeu. Naquele ano, uma das três medalhas conquistadas pelo Brasil era de Servílio a de bronze. Em 69, iniciou a carreira profissional com um currículo invejável: 20 lutas, 20 vitórias e 14 por nocaute. Foi campeão sul-americano no Equador e chegou a 3º no ranking mundial. Em 71, devido a um deslocamento da retina, foi obrigado a parar. Mesmo com o problema, voltou em 75, ganhou mais  cinco lutas e só não reconquistou o título sul-americano porque o Conselho Mundial de Boxe não deixou ele lutar conrtra o chileno Martin Vargas, por causa do problema na vista. Foi a maior mágoa dop esporte. Em 96, a maior alegria: Um a luta de exibição no Ginásio do Ibirapuera, São Pa\ulo, com seu antigo ídolo Edere Jofre.

SERVÍLIO DE OLIVEIRA

SÓCRATES:  Jogador de futebol, Brasil  (1954)-  Por sua visão de jogo, habilidade e inteligência dentro de campo, o "doutor" Sócrates pode figurar tranquilamente no concorrido time dos melhores meio-campistas que o Brasil já teve. Assim com a marca de Leônidas da Silva era a bicicleta, a de Sócrates era o toque de calcanhar. Foram muitos muitos desde o início da carreira. no Botafogo de Ribeirão Preto (SP), em 76.Suas quallidades logo foram percebidas por um time grande da capital, sendo contratado pelo Corinthíans em 78. Já no ano seguinte foi campeão paulistya e passou a jogae também pela seleção. Polêmino, nunca escondeu que gostava de tomar umas cervejas e defendia que isso em nada atrapalhava seu futebiol. Foi com essa filosofia de mais liberdade nos trteinos e em campo que se tornmou um dos líderes da chamada "Democracia Corinthiana".O modelo deu certo. O clube foi bi-campeão paulista em 82 e 83 e Sócrates foi jogar a Copa da Espanha, em 82. Um dos principais jogadores de uma geração de talentos, Sócrates não conseguiu ser campeão do mundo, nem em sua segunda tentativa, no México em 86. Contratado pelo futebol italiano - para jogar pela Fiorentina -, não se deu muito bem por lá e jogou só uma temporada (84/85), voltando antes do término do contrato. No Brasil, jogou ainda pelo Flamengo e pelo Santos, mas já não era o mesmo atleta de antigamente. Após abandonar a carreira, e com o diploma de médico de antes do início da carreira, ele voltou a medicar como Dr.SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA.

SÓCRATES

SILVANA NEICZKE:   Saltadora, Brasil  (1971)-  Aos 11 anos de idade, Silvana Neiczke quis aprender a jogar tênis em um clube ded Brasília, sua cidade natal. Felizmente só havia vagas para quem quisesse treinar saltos ornamentais. A menina mal sabia nadar e nunca havia subido em um trampolim. Mas gostou da idéia. Logo foi apresentada a Giovani Casilo, um dos maiores treinadores brasileiros, que reconheceu em Silvana, "O maior potencial dentre as mais de 2 mil atletas que já passaram pelas minhas mãos", lembra ele. As boas e maiores virtudes da salatadora eram: flexibilidade e, o mais importante, muita coragem. Silvana parecia não ter medo dos erros durante os treinamentos - erros que nesse esporte significam dolorosos choques com a água.Silvana Neiczke evoluiu rapidamente.Em 86 venceu sua primeira Taça Brasil de salto.Conquistou ainda mais 7 vezes esse campeonato. Nesse mesmo ano, ela conseguiu realizar um movimento de altíssimo grau de dificuldade (o triplo e meio mortal campado). Foi a primeira em toda a América do Sul a conseguir essa façanha. Os melhores resultados de Silvana, que se especializou em saltar de plataformas de dez metros de altura, foram as conquistas do Sul-Americano em 86,87,88,90 e 92;(juvenil),quinto lugar no Pan-Americano de 95 (adulto) e segundo lugar no Sul-Americano de 96. Desde 94 ela vive e treina em Michigan,EUA,onde funciona um dos centros de salto mais desenvolvidos e equipados do planeta.

SILVANA NEICZKE

PISCINA COM TRAMPOLIM

4 comentários:

  1. Esses heróis nacionais muito fizeram para projetar o nome do Brasil no exterior. Embora que aquí não tenha centro esportivo como lá, esses atletas se superaram e devem ser reconhecidos pelos esportistas brasileiros. Sendo motivo de nossa admiração e aplauso.
    Monique Ribeiro
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o Blog do Painho desde seu inicio, pelos assuntos diversos nele contidos. É o meu livro de cabeceira. É dedicado à familia e só relaciona coisas positivas e boas!.
    Carmem de Oliveira
    Salvador-Ba.

    ResponderExcluir
  3. Blog do Painho, a foto de Santo Baldacin Neto, não corresponde com a foto que aqui está. Por favor transfira a foto de Santo Baldacin do facebook.
    Obrigada
    Lélia Maria Libânio
    São Paulo Capital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira foto não é do Daniel Baldacin, filho do Santo Baldacin, e sim do Adalberto, canhoto que jogava com lateral direito e como pivô. Ele jogou na Olimpíada de Atenas/2004.

      Excluir