quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OS MELHORES ES´PORTISTAS DO SÉCULO 20 - LETRA X

XANDÓ:  Jogador de vôlei, Brasil  (31.07.1961)-  Ele queria ser jogador de basquete. Achava que o vôlei não significava nada como esporte. Mas, aos 13 anos, acabou na qudra de vôlei de seu primeiro clube, o time
do Caldense de Poços de Caldas, e não parou mais. MÁRIO XANDÓ DE OLIVEIRA NETO tornou-se simplesmente Xandó, um dos melhores atacantes da geração de PRATA do vôlei brasileiro. Com 18 anos já estava na Seleção Brasileira participando das Olimpíadas de Moscou em 1980. No ano seguinte,no Mundial Juvenil dos Estados Unidos foi VICE-CAMPEÃO e considerado o melhor atacante do mundo
A grande consagração veio no Mundial da Argentina. A seleção que tinha também William, Bernard, Renam e Montanaro faturou a medalha de PRATA.  Pela equipe da Pirelli,  Xandó foi Campeão Mundial de Clubes. Com uma boa altura (1,94m), seus ataques eram fatais. A não ser naquela fatídica partida  na final contra os Estados Unidos,  nas Olimpíadas de Los Angeles,  em 1984.  Sob o comando do técnico José Carlos Brunoro, perderam inexpliccavelmente e ficaram com  a PRATA. Em 1985, devido a uma contusão no joelho, ficou de fora da  Copa do Mundo do Japão. Resultados poucos expressivos em jogos realizados e pelos campeonatos mostravam que seu desepenho já não era mais o mesmo. Disputou sua última partida de vôlei em abril de 1991. Seis meses depois, com 11 quilos a mais e completamente fora de forma, voltou a jogar no time Chapecó, de Campinas. Xandó reside atualmente em Santos, trabalha em marketing esportivo e é o novo Diretor de Esportes de Cubatão.

Mário Xandó de Oliveira Neto:

Informações pessoais
Apelido Xandó
Nascimento 31 de julho de 1961 (49 anos)
Poços de Caldas, MG
Nacionalidade brasileiro
Medalhas:
Jogos Olímpicos:
Prata Los Angeles 1984 Voleibol
Campeonato Mundial de Voleibol
Prata Buenos Aires 1982 Voleibol
Jogos Pan-Americanos:
Prata Indianápolis 1987 Voleibol
Ouro Caracas 1983 Voleibol
Prata San Juan 1979 Voleibol

XANDÓ - IMPULSÃO

PIRELLI - CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES EM 1984

SELEÇÃO BRASILEIRA - CAMPEÃ SUL-AMERICANA DE 1983

5 comentários:

  1. Os anos dourados do vôlei brasileiro. Bernard com seu saque "jornada nas estrêlas", Renan, Wiiliam e Xandó. Que maravilha ter vivido na época de ouro! Com a materia excelente que nos faz relembrar o passado de glórias mil. Natanael Silva - Rio de Janeiro-(BR)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, anos maravilhosos...quanta saudade!!! Estou em prantos lembrando essa epoca de jogadores sensacionais. O meu sempre foi e sempre será XANDÓ. Adorava ele. Sou bem mais velha que ele, mas é meu idolo. Ele me faz lembrar de uma epoca maravilhosa que vivi e com quem vivi. Muita saudade. Como seria bom se pudessemos retornar pelo menos por uma vez a aquilo que nos fez feliz!!!. Jogadores e jogadas sensacionais dessa epoca de ouro. Hoje não tem quem se compare a eles. Bjus a tds eles.

    ResponderExcluir
  3. Foram ótimos jogadores sem dúvida, mas não fala besteira não! A seleção de bernardinho é a melhor de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que a seleção de Bernardinho é a melhor do mundo. Duas medalhas olímpicas de OURO, duas DE PRATA elem de vários campeonatos mundiais e da Liga Mundial. Mas não esqueça que esta seleção de Amauri, Bernard, Fernandão, William e Xandó, foi a semente que brotou e transformou-se numa árvore frandosa.Parabéns ao volei brasileiro - Asa.

      Excluir
  4. todos possuem seus valores e nas épocas correspondentes. O voleibol evoluiu muito, mas rápido, estratégico e sem dúvida um espetáculo, como esporte coletivo dentro das quadras. Mas temos que tirar o chapéu para as seleções que foram e são ainda comandadas pelo técnico Bernardinho. N]ao é a força, habilidades, até porque todos tens, mas a inteligência deste técnico de todos os tempos que com seu olhar consegue perceber o potencial diferenciado de cada jogador e explorá-lo , no bom sentido, para o alcance da vitória]!!! Parabéns a todos, e à você Bernardinho, em especial, pois o vejo nas quadras desde de a muito.

    ResponderExcluir