sábado, 5 de fevereiro de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - ÂNGELA MARIA E ÂNGELA RÔ RÔ

ÂNGELA MARIA:  Conhecida como "Sapotí do Rádio Brasileiro", Ângela Maria possui uma voz singular e inconfundivel.  Fez sucesso na época de suas contemporâneas e ainda faz até hoje! cantoras do quilate de:  Adelaide Chiozzo, Araci de Almeida,  Aurora Miranda, Carmem Miranda, Cely Campello,   Clementina   de Jesus, Dalva de Oliveira, Dircinha e Linda Batista, Dolores Duram, Doris Monteiro,Edith Veiga, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Ellen de Lima, Elza Soares, Emilinha Borba, Enezita Barroso, Hebe Camargo, Irmãs Galvão, Isaurinha Garcia, Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra,  Marlene, Maysa, Nora Ney, Núbia Lafayette, Silvinha e tantas que estiveram no ápice e que até hoje continuam a fazer sucesso Brasil e no exterior.Nota do editor: Confesso aos senhores que ao editar o vídeo abaixo, fiquei bastante  surpreso!.Uma imagem nítida e de excelente qualidade. Bem produzida pelos profissionais da Globo e com certeza - vai ficar gravada para a história, esta homenagem à nossa "Rainha da Música Popular Brasileira"

ÂNGELA MARIA -  HOMENAGEM DA REDE GLOBO


Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha ( Nasceu em 13.05.1928 no distrito de Conceição do Macabú, município de Macaé-RJ.)Começou cantando em coro de Igreja. Enquanto trabalhava numa fábrica de lâmpadas, participava, às escondidas, de programas de calouros. Adotou o nome de Ângela Maria para não ser identificada pela família. Como ganhava todos os concursos, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga. Em 1951 gravou o primeiro disco. Veio assim o sucesso que sempre a acompanhou. Atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade (1973).

Ângela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 30), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.

Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, etc.

ÃNGELA MARIA - NO SBT "CINDERELA"

PROPRAMA RAUL GIL -  HEVELYN COSTA CANTA "GENTE HUMILDE"
EM HOMENAGEM Á ÃNGELA MARIA

Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD Amigos, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall (Rio de Janeiro), e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias.

Foi uma fase muito feliz da carreira da cantora que, no ano seguinte, apresentou o álbum Pela Saudade que Me Invade, com sucessos de Dalva de Oliveira, e um ano depois gravou, com Agnaldo Timóteo, o CD Só Sucessos, também na lista dos cem álbuns nacionais mais vendidos. Após a saída da Sony, Ângela voltou a gravar em 2003, desta vez pela Lua Discos, o Disco de Ouro, com um viés eclético, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores DuranBiografia enviada por victoria em 30/1/2009 Você Sabia?

Angela Maria foi enredo da Escola de Samba Rosa de Ouro(SP)em 1994.A Escola colocou na Avenida a História de Angela, numa das mais bonitas homenagens que São Paulo já prestou a um artista.

Contribuição de santosclair Fato inédito na carreira de Angela Maria, aconteceu às vésperas do Dia das Mães nos idos 1956, quando na Casa Garson da Rua Uruguaiana, no Rio de Janeiro/RJ, formaram-se filas para comprar o disco "Mamãe". Informada do acontecido, Angela foi verificar o fato in loco, para sua surpresa.

                          
   ÃNGELA MARIA E AGUINALDO TIMÓTEO - "MAMÃE"


Contribuição de santosclair A cantora Angela Maria é batizada com o nome de Abelim Maria da Cunha e cantava numa igreja quando foi descoberta.

Contribuição de Pette Em 1973, Angela Maria participou do filme "Portugal...minha saudade", de Mazzaropi, interpretando a canção"Fim de ano". O grande sucesso dessa fase foi o "Tango pra Teresa", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia gravado em 1975 e que se tornou um clássico tanto do seu repertório quanto no dos compositores desse tango.

ÂNGELA MARIA - "UM TANGO PRA TEREZA"

Contribuição de Elizabeth Ângela gravou praticamente todos os compositores brasileiros mais importantes, de Noel Rosa e Pixinguinha a Cazuza e Renato Russo.

Contribuição de Elizabeth Ângela Maria foi demitida da fábrica de lâmpadas GE porque cantava o tempo todo.

Contribuição de Elizabeth Ao longo de sua carreira, Ângela Maria gravou 114 discos e se tornou, nos anos cinqüenta, referência de voz feminina na MPB. Influenciou cantoras como Elis Regina e Clara Nunes e também cantores, como Cauby Peixoto e Djavan.

Contribuição de Elizabeth Ângela Maria sempre transitou por todos os ritmos, brasileiros ou latinos: sambas, mambos, chá-chá-chás, boleros, tangos, guarânias, baladas. Mas, os seus maiores sucessos foram mesmo o samba-canção. Uma única exceção e que é até hoje o seu maior sucesso: o mambo cubano Babalu, gravado em 1958 com a orquestra de Waldir Calmon.

Contribuição de Elizabeth Em 1954, em concurso popular, Angela Maria tornou-se a Rainha do Rádio, e no mesmo ano estreou no cinema, participando do filme Rua sem sol, de Alex Viany.

Contribuição de Elizabeth Em homenagem Dalva de Oliveira, quem inspirou seus primeiros passos na música, Ângela Maria gravou em 1997 um CD totalmente dedicado a ela.

Maiores sucessos:

Amendoim torradinho
Atiraste uma pedra
Babalú
Drume negrita
Duas contas
Fósforo queimado
Gente humilde
Já era tempo Kalú
Miss Suéter
Nunca mais
Pensando em ti
Que será
Saia do caminho
Tudo acabado
Vida de bailarina

Sabia?


        Além de cantora, Ângela Maria também atuou com atriz em vários filmes


                                    ÂNGELA MARIA - FILME: "MENTINDO"

GRANDE OTELO E ÂNGELA MARIA - FILME "RIO-ZONA NORTE"

                         
ÂNGELA MARIA - FILME: "POESIA DAS  FAVELAS"


* 1975 - A Extorsão.
* 1973 - Portugal… Minha Saudade
* 1967 - Carnaval Barra Limpa
* 1966 - 007 1/2 no Carnaval
* 1961 - Caminho da Esperança
* 1961 - América de Noite
* 1959 - Dorinha no Society
* 1959 - Quem Roubou Meu Samba?
* 1957 - Metido a Bacana
* 1957 - O Negócio Foi Assim
* 1957 - Rio Fantasia
* 1957 - Rio Zona Norte
* 1957 - O Samba na Vila* 1957 - Feitiço do Amazonas
* 1956 - Com Água na Boca
* 1956 - O Feijão é Nosso
* 1956 - Tira a mão daí!
* 1956 - Fuzileiro do Amor
* 1956 - Fugitivos da Vida
* 1955 - Carnaval em Marte
* 1955 - O Rei do Movimento
* 1954 - Rua Sem Sol
* 1952 - Com o Diabo no Corpo
FIM.





AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL:

ÂNGELA RÔ RÔ:  Ângela Maria Diniz Gonçalves nasceu em 05.12.1949 no Rio de Janeiro-RJ. Cantora e pianista, sua música preferida é MPB e lançou discos por várias gravadoras, entre elas Poly Gram, Estúdio Eldorado, Jam Music e Indie Records.

Informação geral

Nome completo Ângela Maria Diniz Gonçalves

Nascimento 5 de dezembro de 1949 (61 anos)

Origem Rio de Janeiro, RJ

País Brasil

Gêneros MPB

Instrumentos Vocal e Piano

Período em atividade 1979 - Atualmente

Outras ocupações Pianista e Apresentadora

Gravadora(s) PolyGram (1979 - 1985), Estúdio Eldorado (1988), Som Livre (1993), Jam Music (2000), Indie Records (2007)

Afiliações:  Maysa, Maria Bethânia, Dolores Duran, Cazuza, Caetano Veloso, Chico Buarque, Antonio Adolfo Ana Carolina, Sandra de Sá, Zélia Duncan

Página oficial - Ângela Rô Rô.com.br:

Ângela Maria Diniz Gonçalves, mais conhecida como Ângela Rô Rô (Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1949) é uma cantora, compositora e pianista brasileira.

Índice:

•1 Biografia
•2 Trajetória artística
•3 Grandes sucessos
•4 Discografia
•5 DVDs
•6 Ligações externas

Biografia:

O apelido Rô Rô vem da risada grave e rouca; características que fazem também o diferencial da voz; um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características.

Trajetória artística:

Compositora competente, já foi gravada por vários artistas, dentre os quais destacam-se Maria Bethânia, Barão Vermelho, Marina Lima, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Toni Platão, Simone e Zélia Duncan. Começou a estudar piano clássico aos cinco anos, sendo influenciada por ícones como Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald, a quem elegeria posteriormente como ídolos musicais. Durante a década de 1960, no auge da ditadura militar brasileira, mudou-se para Londres, onde trabalhou em restaurantes e cantou em pubs. Ao voltar para o Rio de Janeiro, apresentou-se em casas noturnas de espetáculos em Ipanema até ser contratada pela gravadora Polygram (atualmente Universal Music.)

O primeiro disco, exclusivamente com composições da cantora e intitulado simplesmente Ângela Rô Rô (1979) tornou-se um clássico da música brasileira, ao abrigar numa mesma safra canções como Gota de Sangue, Não Há Cabeça, Agito e Uso e o grande sucesso "Amor, Meu Grande Amor" (que voltou à tona com a regravação do Barão Vermelho, em 1996). No disco seguinte, Só Nos Resta Viver, os maiores sucessos foram a faixa-título e a regravação de Bárbara, de Chico Buarque e Ruy Guerra, presente na peça de teatro Calabar. Um ponto alto do álbum também é a sarcástica e autorreferencial Meu Mal é a Birita, na qual a cantora fala sem rodeios sobre sua fama de alcoólatra.

ÂNGELA RÔ RÔ - "AMOR MEU GRANDE AMOR"


O trabalho seguinte, Escândalo (1981), apresentou uma capa em formato de jornal, com o título como manchete, fazendo alusão à grande exposição de Rô Rô na imprensa por ter sido acusada de agressão pela então namorada, a cantora Zizi Possi. A canção "Escândalo", que dá título ao álbum,  foi composta por Caetano Veloso.

ÂNGELA RÔ RÔ -  "ESCÃNDALO"
 Duas características aliadas muito fortes da persona pública de Ângela Rô Rô é o temperamento forte e a tendência a escândalos. As entrevistas sempre são bombásticas, e um fato que ilustra bem essa afirmação foi quando a cantora abandonou a apresentadora Cidinha Campos no meio de um programa de tevê. Rô Rô disse que Cidinha estaria abusando ao acusá-la de ser uma pessoa violenta e ao fazer alusões nada lisonjeiras sobre uso de drogas e comportamento errático. A irreverência de Rô Rô, somada à homossexualidade e à boemia, acabaram de fato por torná-la uma artista maldita, relegada ao underground com suas canções de blues e jazz marcadas pelas emoções confusas. A artista representa uma vertente da MPB, de cantoras talentosas, ousadas, que fazem do personalismo uma tônica do trabalho e um ícone da sociedade.

Entre o fim da década de 1980 e todos os anos 1990, Rô Rô gravou apenas dois discos e participou de alguns songbooks produzidos por Almir Chediak. Em 1997, foi indiciada por uma tentativa de incêndio no prédio onde morava, em Copacabana. Pouco tempo depois, Rô Rô decide largar as drogas, a bebida e o cigarro, começar a fazer ginástica (perde cerca de 35 quilos no processo) e lança o disco Acertei no Milênio em 2000. Com este trabalho, Rô Rô recebe o prêmio de Compositora do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ângela Rô Rô canta "Fogueira' de

ÂMGELA RÔ RÔ - "FOGUEIRA"


Entre 2004 e 2005 Ângela tornou-se apresentadora do talk-show Escândalo, na emissora de TV a cabo Canal Brasil recebendo dezenas de colegas da MPB. Em 2006, assinou contrato com a independente Indie Records, pertencente a Líber Gadelha (ex-marido de sua namorada Zizi Possi e pai da cantora teen Luiza Possi), para a gravação do disco Compasso e do primeiro DVD ao vivo, gravado em um espetáculo no Circo Voador, na Lapa (bairro do Rio de Janeiro), em 20 de setembro de 2006. A canção de mesmo nome alcançou enorme sucesso, conquistando os hits de parada das rádios.

Em 2008 participa do projeto "Loucos por música", o qual dividiu palco com Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Ana Carolina.

Em dezembro de 2009 a Descobertas e Canal Brasil têm o orgulho de resgatar os áudios de canções gravadas no programa Escândalo no esquema intimista de voz e piano, fazendo shows pelo Brasil, tendo em alguns deles, convidados mais que especiais, como Sandra de Sá e Ana Carolina.

Grandes sucessos:

Compositora de talento e êxito, Ângela Rô Rô ao longo de seus 30 anos de carreira, gravou mais de 30 canções de sua autoria. Várias delas alcançaram grande sucesso, entrando para o hall dos clássicos da MPB. Nestes trinta anos de carreira, celebrizaram-se as canções - Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue, Tola Foi Você, Não Há Cabeça, "Me Acalmo Danando", Agito e Uso, Mares da Espanha, Só Nos Resta Viver, Renúncia, Came e Case, Querem Nos Matar, Fogueira, Gata, Moleque, Ninfa, A Vida é Mesmo Assim, O Cinema, a Princesa, e o Mar, Viciei em Você, Compasso e Outono. (todas de sua autoria) E mais: Bárbara (Chico Buarque / Ruy Guerra), Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves), Escândalo (Caetano Veloso), Simples Carinho (João Donato / Abel Silva), Demais (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira), Você Não Sabe Amar (Carlos Guinle / Dorival Caymmi / Hugo Lima), Sempre Uma Dose a Mais (Bernardo Vilhena / Lobão), Joana Francesa (Chico Buarque) e Gota D'Água (Chico Buarque).

ÂNGELA RÔ RÔ - "ME ACALMO DANANDO"


Discografia:

•Ângela Rô Rô (1979)
•Só Nos Resta Viver (1980)
•Escândalo (1981)
•Simples Carinho (1982)
•A Vida É Mesmo Assim (1984)
•Eu Desatino (1985)
•Prova de Amor (1988)
•Nosso Amor Ao Armagedon (Ao Vivo) (1993)
•Acertei no Milênio (2000)
•Compasso (álbum) (2007)
•Ângela Rô Rô (Ao Vivo) (2006)
Escândalo (2006) (2009)

DVDs:

•Ângela Rô Rô Ao Vivo (2006)

Ligações externas:

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ângela Rô Rô•Página oficial
•My Space Oficial (no MySpace)
•Revista Veja - A nação das cantoras


2 comentários:

  1. Boa NOITE GOSTARIA DE SABER SE VC TEM UM VÍDEO DA ÂNGELA MARIA SENDO HOMENAGEADA PELA SUA FAMÍLIA EM UM PROGRAMA DO RAUL GIL. Ñ SEI AO CERTO SE FOI EM 2008 OU 2009. CASO TENHA FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM O E-MAIL MELLO.MACHADO@HOTMAIL.COM GRATO

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Procuro empresário (a)
    Facebook: cantoraciganna
    obrigada

    ResponderExcluir