terça-feira, 29 de março de 2011

JOSÉ ALENCAR - PATRIOTA

JOSÉ ALENCAR:  Recebeu o nome de batismo de:  José Alencar Gomes da Silva.  Nasceu em Muriaé-MG., em 17.10.1931 e faleceu aos 79 anos em São Paulo, no dia 29.03.2011., às 14.41 (Revista Época). Era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e tinha três filhos. Político de pensamento positivo, sério, corajoso e audaz. Lutou contra uma terrível e inimiga doença que avançou cérele, comprometendo vários órgãos. Fez 17 operações ao longo de sua vida, em curto período.Morre um gigante,um lutador, um homem esperançoso em ver seu Brasil melhor!.A classe política perde um  grande mediador e o povo brasileiro, um  empresário e político de valor. Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante. Editado pela última vez em 29 de março de 2011. O Blog do Painho registra com pesar, a morte desse nobre cidadão, cujo exemplo de vida, ficará gravado eternamente  nos corações de todos os brasileiros. Dizia: "Não tenho medo da morte, tenho medo é da desonra"!

JOSÉ DE ALENCAR - "PROGRAMA DO JÔ"


José Alencar:
24° vice-presidente do Brasil
Mandato: 1º de janeiro de 2003 a
1º de janeiro de 2011
Presidente Luis Inácio Lula da Silva
Precedido por: Marco Maciel
Sucedido por: Michel Temer
Ministro da Defesa do Brasil
Mandato: 8 de novembro de 2004
até 31 de março de 2006
Precedido por: José Viegas Filho
Sucedido por: Waldir Pires
Senador por Minas Gerais
Mandato: 1º de fevereiro de 1998
até 31 de dezembro de 2002

Nascimento: 17 de outubro de 1931
Muriaé, Minas Gerais
Brasil
Falecimento: 29 de março de 2011 (79 anos)
São Paulo, Brasil
Nacionalidade: Brasileiro
Cônjuge: Mariza Campos Gomes da Silva
Partido: Partido Republicano Brasileiro
Profissão: Empresário

José Alencar Gomes da Silva:  (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.
Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Índice:
1 Biografia
1.1 Nascimento e vida
1.2 Carreira profissional e empresarial
1.3 Carreira política
1.4 Problemas de saúde e morte
2 Referências

Biografia:Nascimento e vida:  Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.

Carreira profissional e empresarial:Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Em 31 de março de 1950, abriu a sua primeira empresa, denominada "A Queimadeira", localizada na cidade de Caratinga. Vendia diversos artigos: chapéus, calçados, tecidos, guarda-chuvas, sombrinhas, etc. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.
Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou - em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho - de uma fábrica de macarrão, a "Fábrica de Macarrão Santa Cruz".
No final de 1959 seu irmão Geraldo faleceu. Assumiu então os negócios deixados por ele na empresa União dos Cometas. Em homenagem ao irmão, a razão social foi alterada para Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A.
Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.
A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.

Carreira política:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José de Alencar sobem a rampa do Palácio do Planalto, observados pelos Dragões da Independência e por milhares de pessoas que assistiam à cerimônia na Praça dos Três Poderes.Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Candidatou-se às eleições para o governo de Minas Gerais em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infra-Estrutura - CI, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, ao assumir o cargo em 2003, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.

Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Em 25 de janeiro de 2011, recebeu a medalha 25 de janeiro da prefeitura de São Paulo. Ao entregar a medalha ao ex-vice-presidente, a presidente Dilma Rousseff ressaltou: “Eu tenho certeza de que cada brasileira e brasileiro deste imenso país gostaria de estar agora em São Paulo – esta cidade-síntese do espírito empreendedor do país que completa hoje 457 anos de existência – para entregar junto conosco a Medalha 25 de Janeiro ao nosso eterno vice-presidente da República, José Alencar.” Já, Alencar disse: "Não posso me queixar. A situação está tão boa que não tem como melhorar, todo mundo está rezando por mim". Apesar de estar em uma cadeira de rodas, ele ainda até brincou com o público dizendo: "Aprendi com Lula que os discursos devem ser como um vestido de mulher: nem tão curtos que possam escandalizar, nem tão longos que possam entristecer"

Problemas de saúde e morte:
Lula, Alencar e a Presidente Dilma no hospital Sírio-Libanês.José Alencar possuia um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010, após repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado.

No final de seu mandato como vice-presidente da República, em 2010, apresentou o complexo estado de saúde, sendo até mesmo necessário o interrompimento do tratamento contra o câncer. No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen. No dia seguinte Lula e a então presidente eleita Dilma Rousseff visitaram-no no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a morrer no dia 29 devido a uma parada cardíaca em decorrência à falência múltipla dos órgãos.

Referências:José Alencar: 'Estou mais é cansado de descansar' O Globo

2.↑ Época - NOTÍCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. revistaepoca.globo.com. Página visitada em 20 de Dezembro de 2009.

3.↑ http://blog.planalto.gov.br/uma-pessoa-que-o-nosso-povo-aprendeu-a-respeitar-admirar-e-amar-sem-limites/

4.↑ José Alencar é homenageado na Prefeitura de SP. G1 (25/01/2011). Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.

5.↑ “Se eu morrer agora, será um privilégio”, diz Alencar. Valor Online (25/01/2011). Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.

6.↑ 'José Alencar passa por momento mais difícil, diz médico' (em português).

7.↑ Agência Brasil: Lula e Dilma visitam Alencar no Sírio-Libanês. Acessado em 26 de dezembro de 2010.

8.↑ Agência Brasil:Estado de saúde de Alencar melhora, diz boletim médico. Acessado em 26 de dezembro de 2010.

9.↑ "Morre o ex-vice-presidente José Alencar". Jornal do Brasil, 29 de março de 2011

10.↑ "José Alencar não resiste e morre em SP". O Globo, 29 de março de 2011

11.↑ Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos. G1 (29 de março de 2011). Página visitada em 29 de março de 2011.

 
VÍDEO:  JOSÉ ALENCAR - VIDA E MORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário