quinta-feira, 14 de abril de 2011

AMOR ATRAVÉS DE CANÇÕES DE TODOS OS TEMPOS

TRISTE REALIDADE: Não há nenhum de nós que nasceu nos anos 30 à 80 que não tenha vivido os anos dourados de nossa juventude!. Os meninos e meninas respeitavam seus pais, ouviam atentamente os seus conselhos e seguiam ao pé da letra os seus ensinamentos Na escola, ensinava-nos os hinos da Bandeira, do Soldado e o Hino Nacional Brasileiro. Aprendia-se a tabuada de Teobaldo Miranda e lia a cartilha de Olga Oliveira.Tinham o trailler e o seriado nas matinês dos domingos, onde assistiamos as boas chanchadas da Atlântida, com diversos artistas, atrizes, cantores (as), e comediantes como Adelaide Chiozo, Adoniran Barbosa, Alberto Ruschel, Alcides Gerardi, Ângela Maria, Anselmo Duarte, Ari Barroso, Ataulfo Alves, Aurora Miranda, Ankito, Barnabé, Caetano Veloso, Carlos Galhardo ,Carmem Miranda, Colé, Carequinha, Cauby Peixoto, Costinha, Dalva de Oliveira, Dircinha Batista, Eliana, Elis Regina, Francisco Alves, Fred, Elza Soares , Gal Costa, Gilberto Gil, Grande Otelo, Isaurinha Garcia, Jonh Herbert, Linda Batista, Maria Bethânia, Marlene, Marisa Prado, Maysa, Mazzaropi, Milton Ribeiro, Nelson Gonçalves, Norma Benguel, Orlando Silva, Os Trapalhões, Oscarito, Roberto Carlos, Ronald Golias, Ruth de Souza, Sonia Braga,Vanja Orrico, Vicente Celestino,Violeta Ferraz, Willson Gray, Zé Trindade , (o baiano de Maragogipe),  Zezé Macedo, Zézé Mota e tantos nomes de respeito da canção,do cinema e do humor brasileiro!. Tinham tambem os faroestes, as trocas de gibis, baleiros e pipoqueiros.Era um tempo que você ainda podia conquistar uma mulher! Ela sentia-se lisonjeada em ser cortejada por um D.Juan, ouvindo frases de amor!. Os bailes de carnaval nos clubes e nas ruas tinham lança perfumes,e não eram considerados tóxicos. Tinham carros  Alfa Romeo,  Aero-Willis, Belcar-Rio,  Belina, Brasilia, Buick,Caravan, Candango, Chevette, Chevrolet Belair, Chrysler, Citroen, Comodoro,Corcel I e II, Corvete Stingray, Dauphine, DKV-Vemag, Diplomata, Dorginho Polara, Dodge-Dart, Elba,  Escort,  Fiat-147, Ford (Cônsul, Del Rey, Itamaraty, JK),  Fusca, Galaxie (500 LTD e Laudau) , Gol,  Gordini,  Gurgel (o genuinamente brasileiro), Impala, Interlagos, Ipanema, Jaguar, Jeep-Willys, Kadette, Karman Ghia, Kombe, Land Rover, Maverick, Mercedes-Benz, Mustang, Oggi, Opala, Opel, Packard, Panorama, Passat, Porsche, Puma (GT e GTB), SP-2, Rural Willys, Santa Matilde, Simca ( Andorinha,Chambord, Esplanada, Jangada , Regente e Tufão), Studbaker,TC, TL, Variant, Vemaguet, Veraneio, Versailles e Voyage.


Uma análise da evolução da relação de conquista e do amor do homem para a mulher, através das músicas que marcaram época.

Não é saudosismo, mas vejam como os quarentões, cinquentões tratavam seus amores. É por isso que de vez em quando vemos uma mulher jovem enroscada no pescoço de um quarentão/cinquentões.Colaboração do Sr. Mauricio Vianna Mattos.

Década de 30:

Ele, de terno cinza e chapéu panamá, em frente à vila onde ela mora, canta:

"Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa! Do amor por Deus esculturada. És formada com o ardor da alma da mais linda flor, de mais ativo olor, na vida é a preferida pelo beija-flor... .  Vídeo da música  "Rosa",  intérprete Ellis Regina - composição de Pixinguinha e Otavio de Souza.

ELLIS REGINA - "ROSA"

Década de 40:

Ele ajeita seu relógio Pateck Philip na algibeira,escreve para Rádio Nacional e, manda oferecer a ela uma linda música:

"A deusa da minha rua, tem os olhos onde a lua,costuma se embriagar. Nos seus olhos eu suponho,
que o sol num dourado sonho, vai claridade buscar" - Vídeo da música   "A deusa da minha rua"  composição de Newton Teixeira e Jorge Faraj - intérprete O Rei Roberto Carlos.

ROBERTO CARLOS - "A DEUSA DA MINHA RUA'


Década de 50:

Ele pede ao cantor da boate que ofereça a ela a interpretação de uma bela bossa:

" Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.É ela a menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar. Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema. O teu balançado é mais que um poema.É a coisa mais linda que eu já vi passar." Vídeo da Música  "Garota de Ipanema".   Intérpretes: Frank Sinatra e Tom Jobim,  composição de: Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

FRANK SINATRA E TOM JOBIM - "GAROTA DE IPANEMA"


Década de 60:

Ele aparece na casa dela com um compacto simples embaixo do braço,ajeita a calça Lee e coloca na vitrola uma música papo firme:

"Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito não é maior que o meu amor, nem
mais bonito. Me desespero a procurar alguma forma de lhe falar, como é grande o meu amor por você...."
Vídei da música "Como é grande o meu amor por você". Intérprete Sandy -compositor:
Roberto Carlos.


SANDY - "COMO É GRANDE O MEU AMOR PORVOCÊ'


Década de 70:

Ele chega em seu fusca, com roda tala larga, sacode o cabelão, abre porta pra mina entrar e bota uma melô jóia no toca-fitas:

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que os meus olhos se viram no teu olhar....Quando eu mergulhei no azul do mar, sabia que era amor e vinha pra ficar...."

Década de 80:

Ele telefona pra ela e deixa rolar um:

"Fonte de mel, nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara. Choque entre o azul e o cacho de acácias, luz das acácias, você é mãe do sol. Linda...."

Década de 90:

Ele liga pra ela e deixa gravada uma música na secretária eletrônica:

"Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz. Mas já não há caminhos pra voltar. E o que é que a vida fez da nossa vida? O que é que a gente não faz por amor?"

Em 2001:

Ele captura na internet um batidão legal e manda pra ela, por e-mail:

"Tchutchuca! Vem aqui com o teu Tigrão. Vou te jogar na cama e te dar muita pressão! Eu vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim! Eu vou te cortar na mão! Vou sim, vou sim! Vou aparar pela rabiola! Vou sim, vou sim"! Tchutchuca significa menina, moça ou mulher de uma forma carinhosa.Vídeo da música de embalo,
"Tchutchuca",  intérprete:  Grupo Bonde do Tigrão.

BONDE DO TIGRÃO -"TCHUTCHUCA "


Letra da música: Tchutchuca:
Bonde do Tigrão:

Vem tchutchuca linda.Senta aqui com seu pretinho/Vou te pegar no colo/.E fazer muito carinho/Eu quero um rala quente/Para te satisfazer/Escute o refrão/É do jeitinho que vou fazer/Vem,vem/Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama/E te da muita pressão!/Vem.Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama/E te da muita pressão!/Vem tchutchuca linda/Senta aqui com seu pretinho/Vou te pegar no colo./E fazer muito carinho/Eu quero um rala quente/Para te satisfazer/Escute o refrão/É do jeitinho que vou fazer/Vem, vem/Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama/E te da muita pressão!/Vem
Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama/E te da muita pressão!/Vem tchutchuca linda/
Senta aqui com seu pretinho/Vou te pegar no colo/E fazer muito carinho/Eu quero um rala quente/Para te satisfazer/Escute o refrão/É do jeitinho q eu vou fazer/Vem, vem/Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama/E te da muita pressão!/Vem/Tchutchuca/Vem aqui pro seu Tigrão/Vou te jogar na cama E te da muita pressão!

Em 2002:

Ele manda um e-mail oferecendo uma música:

"Só as cachorras! Hu Hu Hu Hu Hu! As preparadas! Hu Hu Hu Hu! As poposudas! Hu Hu Hu Hu Hu!"

Em 2003:

Ele oferece uma música no baile:

"Pocotó pocotó pocotó...minha éguinha pocotó!

KIKO E MADRUGA - DANÇANDO
"A Eguinha Pocotó"


Em 2004:

Ele a chama p/ dançar no meio da pista:

"Ah! Que isso? Elas estão descontroladas! Ah! Que isso? Elas Estão descontroladas! Ela sobe, ela desce, ela da uma rodada, elas estão descontroladas!"

Em 2005:

Ele resolve mandar um convite para ela, através da rádio:

"Hoje é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bunda lele!"

Em 2006:

Ele a convida para curtir um baile ao som da música mais pedida e tocada no país:

"Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha!!! Calma, calma foguetinha!!! Piriri Piriri Piriri, alguém ligou p/ mim!"


"TÔ FICANDO ATOLADINHA"


Em 2010:

Ele encosta com seu carro com o porta-malas cheio de som e no máximo volume:

" Chapeuzinho pra onde você vai, diz aí menina que eu vou atrás. Pra que você quer saber? Eu sou o lobo mau, au, au Eu sou o lobo mau, au, au E o que você vai fazer? Vou te comer, vou te comer, vou te comer,
Vou te comer, vou te comer, vou te comer, Vou te comer, vou te comer, vou te comer!

IVETE SANGALO - "LOBO MAU'


ONDE FOI QUE NÓS ERRAMOS?

SERÁ QUE AINDA É POSSÍVEL PIORAR?

Se não souber, pergunte à Eguinha Pocotó.

NOTA DO EDITOR:  Queridos amigos e seguidores do Blog do Painho. Aonde vocês estiverem, lembrem-se que este blog é destinado à familia brasileira. Se vocês são das décadas de 30 a 80 tubo bem! Vocês vão reviver os acontecimentos de nossa época. Se nasceram depois de 1990, mostrem aos seus pais. tios e avós, todo assunto que descrevemos nesta postagem. Temos certeza que  seus familiares vão ficar bastante felizes com atitudes de carinho e amor que vocês demonstrarem por eles. Blog do Painho.  Alberto de Almeida Sampaio e Mauricio Mattos Vianna (colaborou nesta postagem). "Sic itur ad astra" - Assim se vai aos astros. 














2 comentários:

  1. Pai. Enfim estou com acesso a internet. Gostei muito desse BLOG DO PAINHO. Quero colaborar. Acho que a alma de jornalista esta na familia, Manequinha(que Deus o tenha, voce, meu pai querido e eu que adoro escrever. A todos as familias brasileiras, vi uma reportagem no Altas Horas sobre "Bully" e fiquei muito feliz de ver importante tema em pauta. Bully e o ato de mexer com o outro, em curtos termos,o ato de um colega pertubar o outro(apelidos, xingamento, ameacas, etc. Isso e um problema gravissimo e causa medo de ir a escola e outros problemas. Esta sendo combatido aqui nos Estados Unidos. Espero que ai no Brasil se leve a serio tambem. Um beijo, meu pai Painho. Estou muito orgulhosa do seu site. Liliane Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Esta reportagem é o relato fiel dos tempos vividos por nossos pais. Era do romantismo e do cavalheirismo, coisas que estão faltando hoje em dia. Celina Oliveira - Salvador-Bahia.

    ResponderExcluir