segunda-feira, 18 de julho de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - DIRCINHA BATISTA

DIRCINHA BATISTA:
Dirce Grandino de Oliveira (São Paulo, 7 de abril de 1922 - 18 de junho de 1999), conhecida como Dircinha Batista, foi uma atriz e cantora brasileira. Era filha de Batista Júnior e irmã de Linda Batista.

Dircinha Batista
Informação geral
Nome completoDirce Grandino de Oliveira
Nascimento7 de Abril de 1922
OrigemSão Paulo, SP
PaísBrasil Brasil
Data de morte18 de junho de 1999 (77 anos)
GênerosMPB
Período em atividade1928-1972
Gravadora(s)Columbia
Odeon
RCA Victor
Continental
Copacabana
Chantecler
Mocambo
Belacap
Carroussell
AfiliaçõesBatista Júnior
Linda Batista


Biografia
Dircinha Batista foi uma cantora de enorme sucesso. Em mais de quarenta anos de carreira, ela gravou mais de trezentos discos em 78rpm, com muitos grandes sucessos, especialemente músicas carnavalescas. Trabalhou em dezesseis filmes. Uma criança prodígio, Dircinha começou a se apresentar em festivais aos seis anos de idade. Ela começou a participar dos shows de seu pai no Rio de Janeiro e em São Paulo a partir daquele ano. Em 1930, aos oito anos, gravou seu primeiro disco, para a Columbia, com duas composições de Batista Júnior, "Borboleta Azul" e "Dircinha". Em 1931, ela se tornou um membro do programa de Francisco Alves na Rádio Cajuti, onde trabalhou até seus dez anos, então se mudou para o Rádio Clube do Brasil. Em 1933, ela gravou "A Órfã" e "Anjo Enfermo", de Cândido das Neves, com acompanhamento do compositor ao violão, junto de Tute. Aos treze anos, participou do filme "Alô, Alô, Brasil" e, no ano seguinte, de "Alô, Alô, Carnaval" (ambos de Wallace Downey). Em 1936, gravou dois discos pela Victor.
Em 1937, Benedito Lacerda convidou-a para gravar seu samba "Não Chora" com ele, como solista (com Darci de Oliveira). Depois da gravação, não sabendo o que usar no outro lado do disco, ele pediu a Nássara (que estava no estúdio) para dar a ela uma de suas canções. Nássara só tinha a primeira parte de uma marchinha, mas logo a finalizou e Batista gravou seu primeiro grande sucesso, "Periquitinho Verde", que estourou no Carnaval do ano seguinte.Dircinha Batista canta a marchinha de carnaval composta por Nássara "PERIQUINHO VERDE"

DIRCINHA BATISTA - "PERIQUINHO VERDE"


Em 1938, Batista trabalhou nos filmes "Futebol em Família" (J. Ruy), "Bombonzinho" e "Banana da Terra", e, em Belo Horizonte, MG, recebeu a faixa de melhor cantora do governador Benedito Valadares. Gravou "Tirolesa" (Oswaldo Santiago e Paulo Barbosa), um dos grandes sucessos do Carnaval de 1939, e venceu um concurso promovido pelo jornal "O Globo" para escolher a cantora preferida da capital federal. No mesmo ano, Batista teve muitos outros sucessos: "Moleque Teimoso" (Jorge Faraj e Roberto Martins), "Era Só o Que Faltava" (Oscar Lavado, Raul Longras e Zé Pretinho), "Mamãe, Eu Vi um Touro" (Jorge Murad e Oswaldo Santiago). Em 1940, teve sucesso no Carnaval com "Katucha" (Georges Moran e Oswaldo Santiago) e participou do filme "Laranja da China". Batista também teve sucesso com "Upa, Upa", "Nunca Mais" (ambas de Ary Barroso), "Acredite Quem Quiser" (Frazão e Nássara) e "Inimigo do Batente" de  aten(Germano Augusto e Wilson Batista). No mesmo ano, assinou um contrato milionário com a Rádio Ipanema e fez sua primeira turnê internacional (Argentina). Em 1941, participou do filme "Entra na Farra" e, três anos depois, de "Abacaxi Azul". Em 1945, Batista fez sucesso com "Eu Quero É Sambar" (Alberto Ribeiro e Peterpan). Em 1947, participou do filme "Fogo na Canjica". Em 1948, foi coroada Rainha do Rádio. Em 1952, trabalhando na Rádio Nacional e no Rádio Clube, apresentou o programa "Recepção" no Rádio Clube, o qual era dedicado aos compositores populares brasileiros. Sua atuação neste programa lhe rendeu uma placa de prata na SBACEM e um troféu pela UBC.
Em 1953, atuou no teatro pela segunda e última vez (a primeira foi em 1952) e teve um de seus maiores sucessos com "Se Eu Morresse Amanhã de Manhã" (Antônio Maria). Em 1954, atuou no filme "Carnaval em Caxias", e depois em "Guerra ao Samba" (1955), "Tira a Mão Daí" e "Depois Eu Conto" (1956), "Metido a Bacana" (1957), "É de Chuá" (1958) e "Mulheres à Vista" (1959). No Carnaval de 1958, fez sucesso com "Mamãe, Eu Levei Bomba" (J. Júnior e Oldemar Magalhães). Em 1961, ela foi contratada pela TV Tupi. Ainda fez sucesso em 1964 com "A Índia Vai Ter Neném" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira).
Desgostosa pela falta de memória nacional e abalada pela morte da mãe para de cantar na década de 1970. Nos anos 1980, conhece o cantor José Ricardo que ampara ela e as irmãs (Odete e Linda), acolhendo-as como membros de sua família. No final dos anos 1980 é lançado o musical ´Somos Irmãs´, estrelado por Nicette Bruno e Suely Franco, que conta a história de vida das cantoras.

Principais sucessos

Filmografia

Do filme:  "Entrei de Gaiato" - 1959
DIRCINHA BATISTA - 'MEU MUNDO"

Do Filme: "Mulheres à Vista" - 1959.
DIRCINHA BATISTA - "NÃO GOSTEI DO SEU PAPEL"
Compositores: Aldacir Louro/Geraldo Serafin
e Linda Rodrigues.

Curiosidades

Ligações externas

Precedida por:
Linda Batista
Rainha do Rádio
19481949
Sucedida por:



Letras / letra L / Linda Batista

  1. 1. Amélia Na Praça Onze - / Eu encontrei Amélia, lá na Praça Onze, / Sentada, lamentando, lá no chafariz, / O carnaval findou-se, eu não fui pra casa, / Não vou porque não...
  2. 2. Amor Passageiro - Já não existe mais nada entre nós / Tudo se acabou. / Só me resta agora a saudade. / Do amor, foi tudo que ficou. / Olho pro céu e imploro perdão / Ao...
  3. 3. Baiana No Harlem - / Quando a baiana / Foi no Harlem foi sambando / Se requebrando com cadência pra valer / A notícia correu de boca em boca / E a cidade ficou louca /...
  4. 4. Batuque No Morro - Gosto de ver batuque no morro, / Gosto de ver batuque no morro, / Ai, ai, ai, / Pois o batuque é bom pra cachorro, / Pois o batuque é bom pra cachorro,...
  5. 5. Bom Dia - Amanheceu / Que surpresa / Me reservava a tristeza / Nessa manhã muito fria / Houve algo de anormal / Tua voz habitual / Não ouvi dizer / "Bom dia" / Teu...
  6. 6. Calúnia - Você me acusa, / Mas não prova o que diz. / Você me acusa / De um mal que não fiz. / A calúnia é um crime / Que Deus não perdoa. / Você vai sofrer. / Aqui neste...
  7. 7. Chico Viola - Eu tenho um companheiro inseparável / Na voz do meu plangente violão... / Chora Estácio, Salgueiro e Mangueira. / Todo o Brasil emudeceu. / Chora o mundo...
  8. 8. Coitado Do Edgar - Edgar chorou / Quando viu a Rosa / Gingando toda prosa / Numa linda baiana / Que ele não deu / Coitado do Edgar / Chorou de dar pena / Chamou Madalena...
  9. 9. Criado Com Vó - O Lourival sempre foi abobalhado. / Dele até eu tenho dó. / Sabe por que / Ele é assim, minha gente? / Porque foi criado com vó. (bis) / O Lourival sempre...
  10. 10. Dona Divergência - Ó Deus, / Se tens poderes sobre a terra, / Deves dar fim a esta guerra / E os desgostos que ela traz! / Derrame a harmonia sobre os lares, / Ponha tudo...
  11. 11. Enlouqueci - Sinto / Uma dor no peito / Só você / Poderia dar jeito / Enlouqueci, enlouqueci / Desde que te vi / Meu amor! / Vem, / Vem me consolar. / Minha vida é tão...
  12. 12. Eu Fui À Europa - Eu fui à Europa, / Pra cantar samba-de-breque, / Numa radio de lá, / Quando estreei, foi um chuá, / Meti minha bossa, / Pra mostrar que a gente nossa, /...
  13. 13. Feijoada Completa - / Mulher, / Você vai gostar / Tô levando uns amigos pra conversar / Eles vão com uma fome que nem me contem / Eles vão com uma sede de anteontem Salta...
  14. 14. Filosofia Barata - Ninguém faz graça / Com a barriga vazia, / E passar fome / Nunca foi filosofia. / Vai trabalhar! / Vai trabalhar! / Primeiro comer, / Depois filosofar!...
  15. 15. Foi Assim - Foi assim: / Eu tinha alguém / Que comigo morava, / Mas tinha um defeito, / Que brigava / As vezes, com razão / Ou sem razão. / Mas depois, / Encontrei uma...
  16. 16. Horóscopo - / Quem ainda não casou / Não se case em janeiro / Que a desgraça desse mês / Se arrepete o ano inteiro / Não se case em fevereiro / Fevereiro é mês faiado /...
  17. 17. Interessa? - Se você quiser saber / Interessa? / Por que é que eu gosto dele / Interessa? / É que ele é meu benzinho / E me trata com carinho / Faz vontade pra mamãe /...
  18. 18. Levou Fermento - Meu amor levou fermento: / Cresceu, cresceu, cresceu. / Meu amor não é borracha, / Mas encolheu, encolheu, encolheu. / Meu amor levou fermento: /...
  19. 19. Madalena - Chorar / Como eu chorei / Ninguém deve chorar! / Amar / Como eu amei / Ninguém deve amar! / Chorava que dava pena / Por amor a Madalena. / E ela me abandonou,...
  20. 20. Malandro Em Paris - / Quem neste mundo / Não quer la vie en rose / La vie en rose, / Sombra, água fresca quelequer chose / Uma casinha bem pertinho de la mer / Moleza...
  21. 21. Marcha da Penicilina - Ai! / Penicilina cura até defunto! / Ai! / Petróleo bruto faz nascer cabelo! / Mas ainda está pra nascer o doutor / Que cure a dor de cotovelo! /...
  22. 22. Me Deixe Em Paz - Se você não me queria, / Não devia me procurar, / Não devia me iludir, / Nem deixar eu me apaixonar! / (bis) / Evitar a dor / É impossível. / Evitar...
  23. 23. Migalhas - Quando amanheço, / Sem pão e sem traballho, / Vendo no meu agasalho / Os remendos de outra cor, / Nervosa, / Sento na ponta da mesa / Quase a morrer de...
  24. 24. Não Gostei do Seu Papel - Não gostei do seu papel. / Não mereço ingratidão. / Meteu os pés, meteu, / Em quem lhe deu a mão! / Vai, / Você não serve mais! / É bem melhor /...
  25. 25. Nêga Maluca - Tava jogando sinuca, / Uma nêga maluca, me apareceu, / Vinha com um filho no colo, / E dizia pro povo, que o filho era meu. (bis) / Não senhor, / Tome que o...
  26. 26. O Maior Samba do Mundo - Se eu tivesse o famoso / Piano do Ary Barroso, / Se Noel lá do céu me escutasse / E o violão emprestasse, / Se eu conseguisse um dia, / A pena...
  27. 27. Onde Anda Meu Samba? - / Você já perdeu a vaga / Pro filho da mãe que é dona do lugar / Você já ouviu sucessos / Da filha da fama que nem sabe cantar. / Você já perdeu a...
  28. 28. Os Direitos São Iguais - / Não lhe fica bem / Fazer a vítima agora / Foi você quem me mandou embora / Quando você quiser / Eu volto muito contente / Mas fique você...
  29. 29. Quem Gosta De Passado É Museu - Não vou chorar o que perdi, / Nem reclamar o que foi meu. / Todo mundo sabe, / Quem gosta de passado é museu. / (bis) / Meus amigos me...
  30. 30. Quem Sabe da Minha Vida Sou Eu - Quem sabe da minha vida sou eu / Não devo dar obediência a ninguém / Quem sabe se eu passo mal? / Quem sabe se eu passo bem? / Só vivo na...
  31. 31. Quero Morrer No Carnaval - Quero morrer no Carnaval, / Na Avenida Central, / Sambando, / O povo na rua cantando / O derradeiro samba / Que eu fizer chorando. / Quero...
  32. 32. Risque - Risque / Meu nome do seu caderno, / Pois não suporto o inferno / Do nosso amor fracassado! / Deixe / Que eu siga novos caminhos / Em busca de outros carinhos /...
  33. 33. Salve a Batucada - / O povo do Brasil tem um sapateado / Estilo original de nossa terra brasileira / O estilo da terra da batucada / Onde a gente bronzeada / Sapateia a...
  34. 34. Saudosa Praça Onze - / Já foste antigamente, Praça Onze / Teu bonde de tostão era ideal / Já é saudoso quando a gente cita / Noel, Custódio Mesquita / Humberto Porto e...
  35. 35. Terra De Ioiô - / Na terra de ioiô / Tem, tem, tem vatapá / Oi, se tem! / Na terra de iaiá / tem, tem, tem mucunzá! / Eu quero ver iaiá, iaiá, iaiá / Se requebrar / Oi,...
  36. 36. Trapo De Gente - / Aconteceu / Justamente o que mais eu temia / Apesar do trabalho / Que me deu sua educação / Fui buscá-la, na triste miséria / De um barracão / Para as...
  37. 37. Vai Que É Mole - Se ela passa, pisca o olho e bole, bole, / Vai que é mole! / Vai que é mole! / (bis) / Mulher é feito pudim, / Geléia ou rocambole. / Não vai pensar que...
  38. 38. Valsinha do Turi-turé - Eu tenho um vizinho / Na casa do lado, / Rapaz bonitinho / E bem apanhado. / Escreve bilhetes, / Faz versos pra mim, / Me dá ramalhetes / Lá do...
  39. 39. Vingança - Eu gostei tanto / Tanto quando me contaram / Que lhe encontraram / Bebendo e chorando / Na mesa de um bar / E que quando os amigos do peito / Por mim...
  40. 40. Volta - Quantas noites não durmo / A rolar-me na cama, / A sentir tantas coisas, / Que a gente não pode explicar / Quando ama. / O calor das cobertas / Não me aquece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário