segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - FERNANDA TAKAI

Fernanda Takai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernanda Takai
Fernanda Takai em apresentação, em 2005.
Informação geral
Nome completoFernanda Barbosa Takai
Nascimento25 de Agosto de 1971 (40 anos)
OrigemSerra do Navio, Amapá
País Brasil
GênerosRock alternativo, pop rock, rock experimental, MPB
InstrumentosVoz, Guitarra e Violão
Período em atividade1988-presente
Gravadora(s)Rotomusic, BMG, Cogumelo Records (1992-2004) e Sire Records (1982-1994)
AfiliaçõesPato Fu, Sustados por 1 Gesto, Fernanda e 3 do Povo, Data Venia
Página oficialwww.fernandatakai.com.br
Fernanda Barbosa Takai (Serra do Navio, 25 de agosto de 1971) é uma musicista e cronista brasileira. Embora ainda vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão. Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para a banda.

Índice

Primeiros anos
Embora nascida no Amapá, Fernanda vive desde os nove anos de idade em Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira musical. Desde pequena ouvia música, especialmente rock inglês e pop rock, embora tenha crescido, pela influência da família, com a MPB - um dos motivos que a fez produzir um disco solo em homenagem à Nara Leão.[1] Começou a ler gibis de Maurício de Sousa, depois Monteiro Lobato e Cecília Meireles.[2]

Formação


Fernanda Takai em apresentação, em 2008.
Fernanda Takai graduou-se em 1993 em Rádio e Televisão na  Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo ela, se parasse sua carreira musical, exerceria a profissão.

Carreira musical - Inicio> Banda "Data Vênia".


Fernanda Takai em 2009.
Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1992. Na banda "Fernanda e 3 do Povo", assim como em "Data Vênia", não lançou nenhum disco e não alcançou repercussão. Entrou em 1991 para a banda "Sustados por 1 Gesto", que veio a ser o embrião do Pato Fu.
No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior.
Em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time.[3] A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o Pato Fu foi inclúido ao lado de outros grupos, como Radiohead, U2 e Portishead.[4] Formada em Comunicação pela UFMG, foi sócia de uma empresa de comunicação visual, a DMJ (esta produziu a capa dos dois primeiros discos da banda).
Fora da música, Fernanda realiza postagens em blog e colabora com crônicas nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em novembro de 2007 lançou pela Panda Books seu primeiro livro, ''Nunca Subestime uma Mulherzinha'', uma reunião de crônicas e contos publicados nesses jornais. Segundo Takai escreve no livro, “[...] a gente ainda alimenta algumas idéias moldadas por um certo movimento retilíneo uniforme bobo do nosso cérebro. Pra qualquer assunto temos lá nossas considerações a fazer. E um dos seres mais agraciados com opiniões dos outros somos nós, as mulherzinhas. E o pior: também fazemos parte dessa engrenagem e, de certa forma, nos sabotamos sem querer”. Os textos são tidos como confessionais e humorísticos.
A Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu o solo Onde Brilhem os Olhos Seus - em que Takai canta músicas do repertório de Nara Leão - como o melhor disco de MPB do ano de 2007.[5] Sua maior característica ao lado do Pato Fu é a mistura entre o som da banda − com utilização de guitarras, efeitos eletrônicos, performances de baladas - e seu timbre de voz suave e bastante característico.
Em 2009, Fernanda gravou o registro ao vivo em DVD da turnê, entitulado de Luz Negra, que ganhou diversos prêmios, incluindo Melhor DVD. Nesse show a cantora foi além do repertório de Nara Leão, interpretando também músicas como Ben, de Michael Jackson, Ordinary World, de Duran Duran, e 5 Discos, de autoria da própria cantora. Com o Pato Fu, Fernanda regravou vários clássicos em 2010 tocados com istrumentos de brinquedo para disco Música de Brinquedo, ganhando grande receptividade do público.
Seu segundo livro foi lançado em 2011, chamado ''A Mulher Que Não Queria Acreditar'', reunindo 40 outros contos que foram originalmente publicados na coluna da escritora no Jornal Estado de Minas. Segundo Fernanda, seus textos são produzidos em seu tempo livre de show da carreira solo ou com o Pato Fu. [6]No mesmo ano, foi convidada para gravar duas canções em português da trilha sonora do filme Winnie The Pooh.

Vida Pessoal

Fernanda é casada com seu companheiro de banda, tanto em carreira solo como no Pato Fu, John Ulhoa, desde 1995. Em 2003 o casal teve sua primeira filha: Nina Takai, que emprestou sua voz em algumas faixas do disco Música de Brinquedo em 2010.

Filmografia

Trabalhos na televisão

Discografia

Solo
  • 2007: "Onde Brilhem os Olhos Seus"- Nelson Motta produziu esse disco, especialmente pa Fernan Takai, com arranjos do seu marido Jonh Uchoa, só conções interpretadas pela divna cantora Nara Leão, falecida en 1989,, que ficou conhecida como a "Musa da Bossa Nova"
Apresentação em Belo Horizonte: em
29.03.2008
Produção de Nelson Motta e arranjos do
seu esposo Jonh Uchoa
 FENANDA TAKAI - "ONDE BRILHEM OS OLHOS SEUS"
Composição: Nelson Cavaquinho
FERNANDA TAKAI - "LUZ NEGRA"

Show no Conjunto Cultural da República
UmTributo a JK  - Brasilia: 25.09.2009
Compositor: Chico Buarque de Holanda
FERNANDA TAKAI - "COM AÇUCAR E COM AFETO"


Pato Fu - Rotomusic de Liquidific​apum (John Ulhoa / Fernanda Takai)Rotomusic de Liquidific​apum é a música-tít​ulo do primeiro álbum do Pato Fu. Vídeo editado com cenas de shows em 1992, antes mesmo do lançamento do ...
FERNANDA TAKAI - "RODOMUSIC DE
LIQUIDIFICAPUM"
Com Pato Fu
Show em Belo Horizonte-MG. em 29.04.2002
PATO FU - FERNANDA TAKAY E JONH UCHOA
DVD/MTV AO VIVO - "UM PONTO OITO"

Colaborações
Uma das canções mais regravadas do acervo da Jovem Guarda, "Ritmo da chuva" é uma versão do cantor e compositor Demétrius para "Rhythm of the Rain", gravada originalmente em 1962 pelo grupo The Cascades e composta por John Claude Gummoe, membro da banda. Agora, na voz da dupla mineira Victor & Leo, a canção voltou a conquistar corações. No Brasil foi lançada em 1964 na voz do próprio Demétrius e foi sucesso absoluto, tanto que está presente em várias coletâneas, e nunca deixou de ser vendida. Vários artistas em todo o mundo já a gravaram, como Johnny Rivers, Jan and Dean, Gary Lewis & the Playboys, Neil Sedaka, Bobby Darin, Sarah Brightman and Dan Fogelberg, sendo que a versão de Demétrius já foi registrada por vários artistas, como Leno, Raça Negra, Fernando Mendes, Angélica, Perla, Sylvinho Blau Blau e mais recentemente por Fernanda Takai, do Pato Fu, entre outros.

Composta por John Claude Gummoe em 1962
Versão da cantor e compositor Demétrius
FERNANDA TAKAI E RODRIGO AMARANTE
'"RITMO DA CHUVA"


  • Renato Russo - Uma Celebração Multishow - Ao Vivo (DVD) (2005)
  • "Amuo" - Clã (2007)
  • "Maracaturama" - Projecto Fuga (2008)
  • "Boas Razões" - Zélia Duncan - (2009)
  • "Like a Lover" (O Cantandor) - Duetos - Renato Russo (2010)
  • "O Bosque dos Cem Acres" (Winnie The Pooh - Trilha Sonora) - (2011)
  • "Uma Coisa Muito Importante Para Se Fazer" (Winnie The Pooh - Trilha Sonora) - (2011)

Videografia

DVDs solo
DVDs com Pato Fu

Referências

  1. Show Livre. Birkholz, Nathalia. "Biografia - Fernanda Takai". Acesso: 23 de agosto, 2008.
  2. Takai autografa CDs e Livros. Acesso: 23 de agosto.
  3. Fernanda Takai, no Lastfm.com.br. Acesso: 23 de agosto, 2008.
  4. Rhett Butler. And Our Winners Are.... Página visitada em 26/05/2008.
  5. "MPB- Vocalista do Pato Fu lança disco em homenagem à Nara Leão." Guia da Semana. Acesso: 23 de agosto, 2008.
  6. Fernanda Takai (2011). Título não preenchido, favor adicionar.
  7. Diz que fui por aí - Fernanda Takai
    Videoclipe amador da música "Diz que fui por aí", lançada por Fernanda Takai em seu disco solo, "Onde Brilhem os Olhos Seus"
Compositor: Zé Keti
FERNANDA TAKAI - "DIZ QUE FUI POR AÍ"

Compositor: Ney Matogrosso
FERNANDA TAKAI - "PAVÃO MISTERIOSO"

Compositores: Erasmo e Roberto Carlos
ERASMO E FERNANDA TAKAI - CANTAM
"SENTADOS Á BEIRA DO CAMINHO"

Clipe - Fernanda Takai cantando trilha de 'Winnie The Pooh'.
"Fã confessa do personagem do Ursinho Pooh, a cantora Fernanda Takai faz voz para a trilha sonora do mais novo filme com esse marco da Disney ...

Voz de Fernanda Takai para o ursinho Pooh
FERNANDA KATAI - "WINNIE THE PPOH"

Ligações externas

EDITORIAL: Caríssimos leitores (as) deste Blog. Foi pesquisando o trabalho da cantora Fernanda Takai que descobrir o quanto ela é versátil!.Confesso que nada sabia sobre a cantora, mas que após muitas horas de pesquisas no computador, procurando os melhores programas para conversão dos vídeos, sentir-me gratificado. Trata-se de uma excelente cantora e intérprete, da qual eu me redimo pela minha falta de informação sobre a homenageada, mas que a partir de agora, tornei-me mais um de seus milhares de fãs em todo Brasil. Alberto de Almeida Sampaio - Salvador-Bahia., segunda-feira, 24.10.2011 às 20h12min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário