segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CORINTHÍANS - CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE A-2011.

Sport Club Corinthians Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corinthians
Sport Club Campeonato Paulista
NomeSport Club Corinthians Paulista
AlcunhasTimão
Time do Povo
Coringão
Torcedor/AdeptoCorinthiano
MascoteMosqueteiro
Fundação1 de setembro de 1910 (101 anos)
EstádioParque São Jorge (desativado)
Arena Corinthians (em construção)
Capacidade16.000 e 48.000
LocalizaçãoSão Paulo São Paulo, Brasil
Mando de jogo emPacaembu
Capacidade (mando)40.199 pessoas
PresidenteEspanha Brasil Andrés Sánchez
TreinadorBrasil Tite
PatrocinadorBrasil Neo Química Genéricos
Brasil Bozzano
Brasil Avanço
Itália TIM
Brasil Kaiser
Estados Unidos Coca-Cola
Material esportivoEstados Unidos Nike
CompetiçãoSão Paulo Campeonato Paulista
Flag of Brazil.svg Campeonato Brasileiro
Flags of the Union of South American Nations.gif Copa Libertadores
DivisãoSérie A
Ranking nacional2º lugar, 2.137 pontos
Websitecorinthians.com.br
editar
Sport Club Corinthians Paulista (mais conhecido apenas como Corinthians) é um clube multi-esportivo brasileiro, sediado na cidade de São Paulo, Brasil. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team. Foi o primeiro clube paulista a abrir espaço para jogadores pobres e o segundo clube do futebol brasileiro a aceitar atletas negros no time.
Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados pelo futebol profissional. O clube conquistou 26 títulos no Campeonato Paulista, 5 títulos na Série A, e um na Série B do Campeonato Brasileiro, 3 Títulos da Copa do Brasil, 5 títulos no Torneio Rio-São Paulo e foi campeão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA.
No futebol, o Corinthians costuma atuar com mandante no Estádio Municipal do Pacaembu, seus principais rivais são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, e o São Paulo, com quem disputa o Majestoso e o Santos, com quem disputa o clássico mais antigo de São Paulo (o Clássico Alvinegro). Sua torcida é conhecida como "Fiel"e seus torcedores são estimados em mais de 25 milhões espalhados por todo Brasil, sendo o segundo time mais popular do país, o primeiro na Região Sudeste e no Estado de São Paulo

História

Fundação (1910-1913)


Marco da fundação do clube no bairro do Bom Retiro em São Paulo(Imagem: Alessandra A.)
Em 1 de setembro de 1910, um grupo de cinco operários de uma companhia ferroviária, a São Paulo Railway, do bairro paulistano do Bom Retiro decidiram criar um time de futebol. Eram os pintores de parede, Joaquim Ambrósio e Antonio Pereira; o sapateiro Rafael Perrone; o cocheiro Anselmo Correa e o trabalhador braçal Carlos Silva, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócio-fundadores A idéia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian, equipe inglesa de futebol, fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil à convite da equipe carioca Fluminense Football Club. Aqui, os ingleses foram chamados pela imprensa de "Corinthian's Team". Mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões na casa de outro integrante do grupo de amigos, o alfaiate Miguel Bataglia, que acabaria se tornando o primeiro presidente da agremiação, embora ele tenha ficado apenas duas semanas no cargo.
Em sua estréia nos campos de futebol, o Corinthians perdeu para o União da Lapa, por 1 a 0. Porém, no segundo jogo oficial, em 14 de setembro de 1910, contra o Estrela Polar, vieram o primeiro gol (marcado pelo italiano Luigi Salvatore Fabbi) e a primeira vitória (por 2 a 0). O Corinthians atuou no futebol de várzea paulista até 1912. Como os campeonatos oficiais de futebol eram praticados exclusivamente por equipes aristocráticas, como o Clube Atlético Paulistano, o Esporte Clube Pinheiros e o São Paulo Athletic Club, a atuação do Corinthians era até então restrita ao futebol de várzea.

Liga Paulista de Foot-Ball (LPF) (1913-1940)


Equipe do Corinthians em 1914, ano em que o clube conquistou seu primeiro título do Campeonato Paulista.
Em 1913, uma dissidência entre três clubes que disputavam o Campeonato Paulista abriu a oportunidade para clubes de origem popular, conhecidos à época como "varzeanos", disputassem a competição organizada pela LPF. Após vencer o Minas Gerais, representante do bairro do Brás, e o FC São Paulo, do bairro do Bixiga, o Corinthians ganhou o direito de disputar pela primeira vez o campeonato da LPF.
Sua estréia no Campeonato Paulista foi contra o Germânia, no dia 20 de abril de 1913, em duelo que terminou com vitória adversária, pelo placar de 3 a 1. Nos quatro jogos seguintes, foram três derrotas (para Internacional, Americano e Santos) e um empate (Ypiranga). A primeira vitória corintiana viria no dia 7 de setembro, um 2 a 0 contra o Germânia. Nas três partidas seguintes, mais três empates (com Internacional, Ypiranga e Americano). No final do Paulista de 1913, o Corinthians terminou na quarta colocação, com seis pontos ganhos (uma vitória, quatro empates e três derrotas, oito gols a favor e 16 contra).De positivo, o time revelaria dois futuros ídolos: Neco e Amílcar.
A temporada seguinte seria marcante para a história corintiana. Com apenas quatro anos de existência, o time conquistou seu primeiro título paulista, pelo Campeonato Paulista de 1914, organizado pela (LPF). O Corinthians sagrou-se campeão de forma invicta, com 10 vitórias em 10 partidas, 37 gols marcados e 9 gols tomados. Com 12 gols, Neco foi o artilheiro da competição. A equipe que conquistou o primeiro título da história corintiana era formada por: Sebastião, Fúlvio, Casimiro II, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar, Aparício, Neco, entre outros. Ainda naquele ano, o Corinthians realizou sua primeira partida contra uma equipe estrangeira, o Torino. Os italianos venceram por 3 a 0.


Time que conquistou o primeiro Tri Campeonato em 1930.
Nas décadas de 1920 e 1930, o Corinthians firmou-se como uma das equipes mais importantes de São Paulo, rivalizando com o Clube Atlético Paulistano e a Societá Sportiva Palestra Itália (futuro SE Palmeiras). No período, o clube arrematou nove títulos paulistas - sendo três tricampeonatos, feito jamais alcançado por outro clube paulista. Além de Neco, que jogou no clube até 1930, Rato, Del Debbio Tuffy, Rané, Teleco Brandão, e Servílio de Jesus, despontaram como grandes ídolos do clube no período.

Tempos de jejum (1940 - 1950)

Em 1941, o Corinthians novamente conquistou o Campeonato Paulista. O título só não foi de maneira invicta por conta de uma derrota, na última rodada, contra o Palestra Itália. O time era ótimo, e a linha média Jango, Brandão e Dino, impecável. A festa do título corintiano foi realizada no recém-inaugurado estádio do Pacaembu.
Contudo, nos nove anos seguintes, o Corinthians viveu um jejum de títulos paulistas. Sem conquistas estaduais, o clube do Parque São Jorge consolou-se em levar por quatro vezes a Taça São Paulo (em 1942, 1943, 1947 e 1948) - torneio que reunia os três primeiros colocados do ano anterior. Sem ter a disposição seu poderio técnico dos últimos cinco anos, o Corinthians foi vice-campeão paulista cinco vezes, sendo três delas seguidas, entre 1942 e 1950, numa época de ascensão do São Paulo, liderado pelo atacante Leônidas da Silva, como nova força no futebol paulista.
Mesmo com a contratação de nomes de peso no futebol nacional, como a do zagueiro Domingos da Guia, aos 32 anos, em 1944, ou dos atacantes Milani e Hércules em anos seguintes, o Corinthians amargaria quase uma década sem conquistas importantes. A situação só começaria a mudar a partir de 1949, quando uma nova geração de pratas-da-casa foi conduzida pelo técnico Rato (o mesmo Rato campeão como jogador na década de 1920) ao time principal. Os frutos seriam colhidos na primeira metade da década seguinte.

Era de Ouro (1950-1960)


Goleiro Gilmar, defendeu o clube durante 10 anos (1951-1961). Foi campeão mundial em 1958 e 1962 com a Seleção Brasileira.
Após um período sem grandes êxitos futebolísticos, o clube renovou sua equipe para a década de 1950. Jovens formados nas "categorias de base" do Corinthians, como Luizinho, Cabeção, Roberto Belangero e Idário[38], juntaram-se a jogadores como Baltazar,Cláudio e Gilmar,que formaram um dos melhores times da história corintiana. Essa equipe foi campeão do Campeonato Paulista (1951 e 1952), do Torneio Rio-São Paulo (1950, 1952 e 1953) e da Pequena Taça do Mundo de 1953, primeiro título internacional do clube)
Em 1954, o Campeonato Paulista daquela temporada despertou grande interesse em todos os clubes e torcedores, porque comemorava o "IV Centenário da Fundação" da cidade de São Paulo. Para época, era considerado o título paulista mais importante da história.Um empate contra o Palmeiras garantiu a conquita de um dos títulos mais importantes da história alvinegra, que coroou a geração vitoriosa dos anos cinquenta.A década de 1950 marcou ainda internacionalmente o clube. Entre 1951 e 1959, o Corinthians disputou 64 partidas contra equipes estrangeiras, com 47 vitórias, dez empates e apenas sete derrotas. Ficou invicto por 32 jogos, de 1952 e 1954.
No final da década de 1950, assumiu a presidência do clube por voto direto dos associados Vicente Matheus, que comandou o Corinthians durante oito mandatos.

Um incômodo jejum e os anos Rivellino (1960-1976)

No Campeonato Paulista de 1961, o time fez uma campanha tão pífia que foi apelidado por torcedores rivais de "Faz-Me-Rir".O clube apostou na contratação de craques que chegavam ao Parque São Jorge como "salvadores da pátria", mas que acabaram não vingando no time - como Almir Pernambuqinho em 1960 e Mané Garrincha em 1966.Mas aquela década também marcava o surgimento de Roberto Rivellino, "O Reizinho do parque", um dos melhores jogadores da história corintiana, embora nunca tenha vencido um grande título para time.
Em 1966, na tentativa de acabar com o "jejum" de títulos no Campeonato Paulista, a diretoria corintiana contratou o zagueiro Ditão e o volante Nair, que vieram da Associação Portuguesa de Desportos, além do atacante Garrincha, que chegou ao Parque São Jorge com 32 anos de idade. Na época, a verba destinada ao departamento de futebol foi recorde e o jornal "A Gazeta Esportiva" passou a tratar o time como o "Timão do Corinthians", e assim nasceu o apelido que acompanha o clube até hoje.Ainda no final da década, o Corinthians venceria o Santos], após quase 11 anos sem vitórias sobre a equipe de Pelé em edições do Campeonato Paulista Paulo Borges e Flavio fizeram os gols desssa vitória corintiana.
Em 1970, depois de uma conturbada negociação com a Portuguesa, o Corinthians contratou o lateral Zé Maria.O jogador havia sido campeão mundial com o Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 1970, no México, na reserva de Carlos Alberto Torres. Para sair da fila, a diretoria corintiana trouxe nos anos seguintes nomes como Vaguinho (em 1971) e Geraldão além de promover jogadores da base como Wladimir.Além da interminável fila de grandes conquistas, o Corinthians também não conseguia chegar, com frequência, às finais de grandes torneios. Ficou de 1957 a 1974 sem decidir o Campeonato Paulista. Em 1974, havia grande esperança de se quebrar o jejum na final estadual contra o Palmeiras. Mas o rival acabou vencendo os corintianos, que precipitou a saída de Rivellino para o Fluminense.

A "Invasão corintiana" e o fim da angústia em 1977 (1976-1980).

Partida final contra Ponte Preta: 13.10.1977
Gol do Corinthíans: Basilio.
CORINTHIANS 1X0 PONTE PRETA


Taça do título de 1977 no Memorial do Parque São Jorge. (Imagem: Alessandra A.)
Corinthians e Rivellino acabariam encontrando-se na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, em 5 de dezembro, naquela que é uma das partidas das mais marcantes da história corintiana. Dezenas de milhares de torcedores alvinegros viajaram para o Rio de Janeiro para assistir o duelo no Estádio do Maracanã, que acabou dividido entre os corintianos e fluminenses. Aquele momento acabou conhecido como "A invasão corintiana ao Maracanã". A consagração daquele dia célebre para os corintianos veio como a vitória sobre o clube carioca nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. Na decisão do Brasileiro, o Internacional derrotou o Corinthians em Porto Alegre.
No começo de 1977, o presidente corintiano Vicente Matheus trouxe Palhinha, do Cruzeiro, por uma quantia recorde para a época: 7 milhões de cruzeiros. O jogador tornaria-se um dos ídolos da "Fiel" naquele período. Menos de um ano depois de "invadir" o Maracanã, o Corinthians viveria uma de suas noites mais inesquecíveis em 13 de outubro, com a conquista do Campeonato Paulista, que se tornou um dos títulos mais importantes da história corintiana, pois representava o fim de quase 23 anos sem ganhar competições oficiais. Na última de três partidas, contra a Associação Atlética Ponte Preta, o título veio com o gol de Basílio, no segundo tempo.Para 1978, a diretoria do clube contratou Sócrates, que pertencia ao  Botafogo de Ribeirão Preto, que acabaria por ser considerado um dos maiores craques da história do time. Outro que chegava naquele ano ao clube e seria ídolo no Timão era Biro-Biro. Em 1979, o Corinthians voltaria a vencer o Campeonato Paulista contra a mesma Ponte Preta.

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Partida final contra a Ponte Preta em 1979
Gols do Corinthians: Sócrates e Palhinha.
CORINTHÍANS 2X0 PONTE PRETA

A Democracia Corintiana e os "meninos de 1988" (1981-1993)

Sócrates é um dos ídolos do clube e idealizador da democracia corintiana.
No início de 1981, o presidente Vicente Matheus foi buscar pessoalmente na Arábia Saudita o meio-campo Zenon, que havia se destacado no Guarani Futebol Clube em temporadas anteriores e assumiria a camisa 10 do Corinthians, no lugar de Palhinha Mas após não conseguir um bom desempenho no Campeonato Paulista daquele ano - que era classificatório para o Campeonato Brasileiro do ano seguinte -, o clube teve de jogar a Taça de Prata, espécie de "segunda divisão" do Campeonato Brasileiro, em 1982
Os resultados ruins em campo levaram a mudanças na diretoria, com a saída de Vicente Matheus, e os jogadores passaram a ter papel ativo nas decisões do clube. Tudo era resolvido pelo voto, das contratações ao local de concentração. O período ficou marcado como a "Democracia corintiana". As mudanças surtiram efeito. Em 1982, quando liderados pelos ídolos Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro e Zenon, o clube conquistou o Campeonato Paulista em cima do São Paulo, que tentava o tricampeonato na competição. No ano seguinte, o Corinthians repetiria a final contra o rival e uma vez mais conquistaria o torneio.
São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do campeonato paulista de 1982
Gols do Corinthians: Biro Biro 2 e Ataliba 1
Gol do São Paulo: Pedro Rocha 1
CORINTHÍANS 3x1 SÃO PAULO

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do campeonato paulista de 1983
Gol do Corinthinas: Sócrates
Gol do São Paulo: Marcão
CORINTHÍANS 1x1 SÃO PAULO

Em 1985, já sem Socrátes em seu plantel e com o fim da Democracia Corintiana, a nova diretoria corintiana apostou na consolidação de uma grande equipe, com as contratações de De León, que deixou o Grêmio como o jogador mais caro do futebol brasileiro até então, Serginho Chulapa e Dunga, que se somavam a reforços do ano anterior, como Carlos, Édson e Juninho, ontratados da Ponte Preta, quanto aos bem-estabelecidos Wladimir, Biro-Biro, Zenon e Casagrande.O grande time, porém, só ficou no "papel": no Campeonato Brasileiro, o Timão foi eliminado antes das semifinais, e no Campeonato Paulista, a equipe ficou apenas em quinto lugar.
Nas duas temporadas seguintes, o clube renovou-se com um elenco com jogadores como o volante Wilson Mano, e o zagueiro Marcelo. Em 1988, com novos garotos da base corintiana, como o goleiro Ronaldo, o volante Márcio Bittencourt e o atacante Viola, o Corinthians voltaria a conquistar do Campeonato Paulista.

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do Campeonato Paulista de 1988
Gol do Corinthíans - Viola
CORINTHÍANS 1x0 GUARANI

Depois de uma temporada em branco, o Corinthians conquistaria em 1990 um dos títulos mais importantes de sua história. Dirigida pelo técnico Nelsinho, a equipe faturou seu primeiro Campeonato Brasileiro. Depois de uma campanha regular na fase de classificação, o time do Parque São Jorge derrotou Atlético Mineiro e Bahia nas quartas e semifinais, respectivamente, e chegou pela segunda vez em sua história à decisão do nacional. O meio-campo Neto foi o grande destaque corintiano nestas partidas decisivas. Na decisão, o Corinthians enfrentaria o São Paulo, tido como favorito na decisão,] em duas partidas no Estádio do Morumbi. No primeiro duelo, realizado no dia 9 de dezembro, o time do Parque São Jorge venceu por 1 a 0, com um gol do volante Wilson Carlos Mano.Na segunda partida, em 16 de dezembro, novamente prevaleceram o talento do meia Neto, a agilidade do goleiro Ronaldo e a raça dos volantes Márcio Bittencourt e Wilson Mano sobre o time de Zetti, Cafu, Leonardo, Raí e companhia.Diante de um público de mais de 100 mil pessoas no Morumbi, o atacante Tupãzinho tabelou com o atacante Fabinho e mandou a bola para as redes de Zetti, aos 9min do segundo tempo, de carrinho, em meio à gigante zaga são-paulina.
Em 1990 o Corinthians sagrava-se campeão brasileiro pela primeira vez e ganhava o direito de disputar, pela segunda vez em sua história, a Taça Libertadores da América.

São Paulo-SP  - Estádio do Morumbi
Final do Campeonato Brasileiro de 1990
Gol do Corinthíans: Tupãzinho
CORINTHIANS  1x0 SAO PAULO

Rio de Janeiro-RJ - Estádio: Maracanã
Campanha do Corinthians no 1º campeão mundial
de clubes promovido pela FIFA - 1990
FINAL: CORINTHIANS 4x3 VASCO (PÊNALTES)

São Paulo-SP - Estádio do  Morumbi
Final da Super-Copa de 1991
Gol do Corinthíans: Neto
CORINTHIANS 1x0 FLAMENGO


Em 1991, o Corinthians não conseguiu repetir a temporada anterior. Apesar de iniciar a temporada com a conquista da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990), o time do Parque São Jorge fracassou na disputa dos títulos estadual, do nacional e do continental. No Paulista, o clube foi derrotado na final, diante do São Paulo. Na Libertadores, após uma campanha regular na fase de classificação, o clube caiu diante do Boca Juniors nas oitavas-de-final. No Brasileiro, o clube sequer chegou na fase semifinal, ficando em quinto lugar na classificação geral. Ainda naquele ano, Vicente Mateus deixou a presidência corintiana. Sua esposa, Marlene Matheus, assumiu o clube e ficaria no cargo até 1993.

Era Dualib, o período das parcerias (1993-2007)

Em 1993, em nova eleição o presidente eleito seria Alberto Dualib, e o clube conquistaria nos anos seguintes o Campeonato Paulista de 1995 e o seu primeiro título na Copa do Brasil e de forma invicta.Mesmo assim, Dualib imitou a iniciativa do Palmeiras em filiar o clube a um parceiro,que na época tinha um acordo com a Parmalat.

Ribeirão Preto-SP - Estádio:
Final do Campeonato Paulista de 1995
Gols do Corinthians:
CORINTHIANS 2 x1 PALMEIRAS

Porto Alegre-RS - Estádio: Olímpico
Final da Copa do Brasil de 1995
Corinthians campeão invicto - Gol: Marcelinho Carioca
CORINTHIANS 1x0 GRÊMIO

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do Campeonato Paulista de 1997
Gols: André Luis - Corinthians
 CORINTHIANS 1x1 SÃO PAULO

Belo Horizonte-MG - Estádio: Mineirão
Final do Campeonato Brasileiro de 1998
Gols: Edilson e Marcelinho Carioca

CORINTHIANS 2x0 CRUZEIRO

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do Campeonato Paulista de 1999
Gols: Marcelinho e Edilson pelo Corinthians
Gols: Evair fez 2 gols para o Palmeiras.
 CORINTHIANS 2x2 PALMEIRAS 

São Paulo-SP - Estádio do Morumbi
Final do Campeonato Brasileiro de 1999

CORINTHIANS 0x0 ATLÉTICO MINEIRO

 Esse período também conhecido como a época das parcerias, onde o clube teve parceiros para a contratação de jogadores. Foram essas do Banco Excel (1995) e da Hicks, Muse, Tate & Furst - HTMF (1999). Durante as décadas de 1990 e 2000, o clube conquistou a maior sequência de título da sua história: nos anos 1990, foram três títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), 3 Campeonatos Paulistas (1995, 1997 e 1999), 1 Copa do Brasil (1995) e 1 Supercopa do Brasil (1991). E, em 2000, a vitória no Mundial de Clubes daquele ano - o primeiro organizado pela FIFA. O final contra o Clube de Regatas Vasco da Gama foi no Maracanã e o Corinthians venceu nos pênaltis após Edmundo perder a cobrança.
A última parceria foi com a Media Sports Investiment - MSI, aprovada numa reunião conturbada do Conselho Deliberativo, em novembro de 2004. Os opositores do MSI reclamavam principalmente por não saber a origem do dinheiro e por suspeitar que seria ilícito, dúvida que ganhou mais força em 2007.O acordo determinava que a parceria deveria durar dez anos, e o grupo comprometeu-se a cuidar do departamento de futebol profissional do clube contratando atletas, pagando salários, dívidas, e prometendo a construção de um estádio


Carlos Tévez, principal contratação da parceria com a MSI, ao lado do ex-Presidente Lula.
A parceria mal começou e Berezovsky e Kia, ao lado de Alberto Dualib, Nesi Curi e outros membros da parceria, eram acusados pela Justiça de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A MSI pareceu no começo, uma "parceria dos sonhos" contratando jogadores a peso de ouro, como o argentino Carlitos Tevez e Mascherano e os brasileiros Nilmar, Roger, Carlos Alberto e Gustavo Nery (onde todos os brasileiros estavam em clubes europeus). Com isso, o time ganhou o apelido de "galácticos", em comparação ao também time de grandes jogadores do Real Madrid, onde o time tinha o mesmo apelido.
No dia 4 de dezembro de 2005, o Corinthians alcançou seu quarto título brasileiro na cidade de Goiânia, mesmo perdendo para a equipe do Goiás, já que o SC Internacional, única equipe que ainda possuia possibilidades de ser campeã, junto ao Corinthians, perdera sua partida em Curitiba.Com a conquista, os jogadores foram até o Palácio do Planalto visitar o presidente da República Lula, que é torcedor do Corinthians.

Goiania-GO - Estádio: Serra Dourada
Final do Campeonato Brasileiro de 2005
Gols do Corinthians: Carlitos Tevez e Coelho
Gols do Goiás: Paulo Baia, Souza e Romerito
 CORINTHIANS 2x3 GOIÁS

O ano de 2006 a parceira investiu menos que no ano anterior, mas além de manter a maior parte do elenco do ano passado (o goleiro Fábio Costa, que foi para o Santos foi a mais sentida), o clube apostou na volta de Ricardinho, que estava no Santos, e nas promessas Ramon e Renato, do Atlético-MG, além de outros jogadores menos badalados. Com o grande objetivo em conquistar a América, o clube foi novamente eliminado da Taça Libertadores, pelo River Plate da Argentina nas oitavas-de-final, assim como em 2003. Revoltados, muitos torcedores tiveram um grave enfrentamento com a polícia dentro do próprio Estádio do Pacaembu na tentativa de invadir o campo de jogo, provocando o encerramento antecipado da partida. Ainda naquele ano, quando o José Serra assumiu a prefeitura de São Paulo, foi criado por decreto municipal o Dia do Corinthians, no dia da fundação do clube, 1º de setembro.

Fim das parcerias, o rebaixamento e a volta por cima (2007-atualmente)

Em 2007, a MSI deixou o clube, juntamente com seus principais jogadores - Tevez, Mascherano, Roger e Gustavo Nery. Pressionado, o presidente Alberto Dualib também deixou o cargo, que ocupava havia mais de uma década. Ainda naquele ano seriam realizadas eleições para a escolha de um novo presidente, tendo sido eleito Andrés Sanchez, considerado um "ex-aliado" de Dualib por ter deixado o cargo que ocupava naquela administração e se tornado um opositor tanto do então presidente quanto de Joorabchian. Com a saída do MSI, iniciou-se um período de instabilidade tido como "a pior crise" da história do time. Com uma péssima campanha nos Campeonatos Brasileiros de 2006 - onde aproximou-se do rebaixamento para a Série B - e 2007 - marcado por um time deficiente e por jogos ruins em São Paulo, que, se tivessem resultado em vitória, representariam diferencial suficiente para afastar o rebaixamento, tal como ocorreu em 2006- o Corinthians acabou rebaixado.


Mano Menezes, técnico que comandou a equipe de 2008 a 2010.
Em 2008, o clube investiu em rentáveis projetos de marketing, reformulou a equipe de futebol e contratou o técnico Mano Menezes, que, em seu primeiro pronunciamento oficial à frente da equipe, declarou que "O retorno do Corinthians à Primeira Divisão é o maior projeto do futebol brasileiro no próximo ano".O time foi vice-campeão da Copa do Brasil e campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, que lhe garantiu a volta para a divisão principal do futebol do país. No final daquele ano, a diretoria corintiana acertou a contratação de Ronaldo Fenômeno. No ano seguinte, o clube fez um grande primeiro semestre. Embalado por boas atuações de Ronaldo e de jogadores da base que havia disputado a Série B em 2008 - como Elias, Douglas, André Santos e Cristian -, o Corinthians sagrou-se campeão paulista invicto e da Copa do Brasil.

Criciuma-SC - Estádio: Heriberto Hulse
Final da Campeonato Brasileiro-2008 - Série B
Gols do Corinthians: Chicão e Christian
CORINTHIANS 2x0 CRICIUMA

Criciuma-SC - Estádio: Heriberto Hulse
Jogo final do Campeonato Brasileiro-2008 - Série B
Festa do título e Hino do Corinthians.
FESTA DA TORCIDA CORINTHIANA
"Campeã Brasileira-2008 - Série B"

Santos-SP - Estádio Vila Belmiro
1ª partida da final do Campeonato Paulista de 2009
Gols do Corinthians:  Chicão 1 e Ronaldo 2
Gol do Santos:  Triguinho - 1
CORINTHIANS 3x1 SANTOS

São Paulo-SP - Estádio: Pacaembú
Partida final do Campeonato Paulista-2009
Gol do Corinthians:  André Santos
Gol do Santos:  Kleber Pereira

CORINTHIANS 1x1 SANTOS
"Campeão Invicto-2009"

Porto Alegre-RS - Estádio: Beira Rio
Final da Copa do Brasil-2009 - 01.07.2009
Gols do Corinthians: Jorge Henrique e André Santos
Gols do Internacional:  Alecsandro 2
  
CORINTHIANS 2x2 INTERNACIONAL

Ronaldo, principal jogador da equipe na temporada 2009 e 2010.
No ano de 2010, o Corinthians armou uma equipe para a disputa da Libertadores 2010, acertando a contratação de vários jogadores conhecidos, entre eles do pentacampeão com a Seleção Brasileira Roberto Carlos, considerado o maior lateral dos últimos tempos Apesar de não ser o time das conquistas de 2009, com foco na libertadores, o Corinthians manteve Ronaldo só para partidas importantes e manteve um time misto em grande parte do Campeonato Paulista, onde time não se classificou para a segunda fase da competição, e ficou na quinta colocação. Na Libertadores, o Corinthians não conseguiu chegar as quartas de final da competição, onde foi eliminado em pelo Flamengo, com uma vitória de 2 á 1 no Pacaembu, o time foi eliminado devido o fato do time do Flamengo ter marcado um gol na casa do adversário. Mesmo assim, a torcida apoiou o time após a derrota.
Após a eliminação o clube focou no Campeonato Brasileiro. Durante esse período, o técnico  Mano Menezes foi convocado para ser técnico da Seleção Brasileira, e deixou o comando do time, foi contratado o técnico Adilson Batista para substitui-lo. Após uma má fase, onde o time ficou várias partidas sem vencer, o clube decidiu demitir o técnico Adilson, em seu lugar, veio Tite. No campeonato Brasileiro, o time acabou em terceiro lugar se classificando para a fase de pré eliminatórias da Libertadores de 2011.
Em 2011 o Corinthians manteve os reforços de 2010. A equipe teve uma breve participação na primeira fase da Copa Libertadores da América. No primeiro jogo da competição, empatou sem gols contra a equipe colombiana Deportes Tolima, em jogo realizado no Pacaembu. No jogo de volta, em Ibagué, o Tolima surpreendeu a equipe paulista, que perdeu por 2 a 0, sendo eliminada do torneio.
Em 04.12.2011, jogando contra o Palmeiras no estádio do Pacaembú em São Paulo-SP, após um agitado clássico contra o Palmeiras em 0x0 e tendo em vista que o Vasco empatara com o Flamengo em 1x1, no estádio Engenhão - Rio de Janeiro-RJ, o SPORT CLUBE CORINTHIANS conquista o  "Campeonato Brasileiro da sèrie-A de 2011", sagrando-se Pentacampeão do Brasil. (1990, 1998/1999, 2005 e 2011).

RFESENHA DAS DUAS RADADAS MAIS IMPORTANTES:. Em 2011 foi disputado o melhor e o mais disputado "campeonato Brasileiro da Série-A" de todos os tempos. A liderança do compeonato oscilava sempre entre Corinthíans e Vasco da Gama. Mas os jogos que colocaram o Corinthians no páreo foram exatamente os da 36ª e 37ª, antipenúltima e penúltima rodadas contra o Atlético Mineiro e FigueIrense. Jogando no estádio do Pacaembú em 20.11.2011contra o Atlético Mineiro, o Corinthians venceu por 2x1, gol da virada de Adriano. No  próximo domingo, dia 27.11.2011, jogando em Florianópolis, o Corinthians derrotou o Figueirense por 1x0 gol de Liédson. Tanto o Atlético Mineiro quanto o Figueirense jogaram para vencer, porque defendiam a classificação para a Copa Sulamericana. Vamos ver os vídeos e recapitular!

São Paulo-SP - Estádio: Pacaembú
36ª rodada - Domingo: 20.11.2011 - 17 horas
Gols do Corinthians: Liédson e Adriano
Gol do Atlético Mineiro: Leonardo Silva
CORINTHIANS 2x1 ATLÉTICO MINEIRO

Florianópois - SC - Estádio: Orlando Scarpelli 
Domingo: 27.11.2011 - 17 horas
37ª e Penúltima rodada do Brasileirão-2011
Gol do Corinthians:  Liédson.
CORINTHÍANS 1x0 FIGUEIRENSE
"O jogo mais importante para o Timão"

São Paulo-SP - Estádio: Pacaembú
Domingo: 04.12.2011 - 17 horas
38ª e última rodada do Brasileirão-2011.
CORINTHIANS 0x0 PALMEIRAS

Comemoração da torcida Corinthiana: São Paulo-SP.
 TORCIDA CORINTHIANA -PENTA-CAMPEÃ
1990-1998-1999-2005 E 2011.

EDITORIAL: "Não há rosas sem espinhos". Esta frase reflete muito bem sobre este importante título conquistado pelo Corinthians. Mas, diante de tanta alegria, também houve  tristeza!. exatamente neste dia, (04.12.2011)  Deus chamou para o reino de sua glória, um dois mais querido e importante jogador que defendeu o "Timão" na época de Democracia Corinthiana.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira  (Belém, 19 de fevereiro de 1954 –– São Paulo, 4 de dezembro de 2011), o Doutor Sócrates, Doutor, Magrão, mais conhecido como Sócrates, considerado como um dos melhores jogadores de futebol do Brasil e um dos maiores ídolos do Corinthians ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca dentre outros. Ídolo também do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto [3]. Era irmão de Raí, outro famoso futebolista. Era também médico, além de ser articulista da revista CartaCapital e comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.

Vários gols do Dr. Socrates no Corinthian​s ,
ele atuou pelo Timão de 1978 a 1984.
Foi Campeão Paulista
1979/1982/​1983.
Era o capitão da seleção brasileira de 1982...
GOLS DE SÓCRATES NO CORINTHÍANS

Alguns dos Gols mais bonitos da Seleção Brasileira
em Copas do Mundo. Pelé, Zico, Garrincha, Sócrates,
Ronaldinho entre outros jogadores estao ...
NOSSA HOMENAGEM AO DR. SÓCRATES
"Im memorium" - (19.02.1954 (+) 04.12.2011)
 "Blog do Painho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário