quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MOCIDADE ALEGRE - CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SÃO PAULO-2012;

GRCES - Gremio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundação24 de setembro de 1967 (44 anos)
Escola-madrinhaImpério do Samba
CoresVermelho,verde e branco
SímboloCasal de Jovens (Mocidade) Sambistas Felizes (Alegre), sendo ele um batuqueiro e ela uma cabrocha
BairroBairro do Limão
PresidenteSolange Cruz Bichara Rezende
Presidente de honraJuarez da Cruz (in memoriam)
CarnavalescoMárcio Gonçalves
Sidnei França
Intérprete oficialClóvis Pê e Igor Sorriso
Diretor de carnavalComissão de Carnaval
Diretor de harmoniaComissão de Harmonia
Diretor de bateriaMestre Sombra
Rainha da bateriaAline Oliveira
Mestre-sala e porta-bandeiraEmerson Ramires
Adriana Gomes
CoreógrafoAndré Almeida
Sitehttp://www.mocidadealegre.com.br/
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre é uma Escola de Samba da cidade de São Paulo. Foi campeã do Grupo Especial Oito vezes, e intitula-se a "Morada do Samba".

História

Durante a década de 60, diversos grupos de homens fantasiados de mulher saíam pela ruas do bairro no Carnaval. Um desses grupos, era o Mariposas Recuperadas, fundado em 1952, por Juarez Cruz, que era natural de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, e queria brincar o Carnaval à moda de sua cidade natal. Com a introdução de mulheres e crianças, foi este bloco que deu origem à escola de samba Mocidade Alegre, em 1967
Campeã do então Grupo 3 em 1969, e do então Grupo 2 em 1970, a escola levou o título do então Grupo 1 (atual Grupo Especial) logo no seu primeiro ano, totalizando uma sequência de cinco anos de vitórias ininterruptas com o tricampeonato do Grupo Especial em 1973. A escola ainda chegaria a ser campeã novamente em 1980, e a partir daí passaria por um longo jejum de 24 anos sem títulos, sem no entanto nunca ter caído para os grupos inferiores, voltando ao topo do Carnaval Paulistano com o título de 2004.
Na primeira década do século XXI, a Mocidade, já sob o comando da presidente Elaine Cristina Cruz Bichara, contratou o intérprete Daniel Collête para puxar seus sambas. Elaine faleceu em 2003 (ano em que a Mocidade foi vice-campeã), pouco tempo após terminar de ajudar a escrever a sinopse para o enredo de 2004, quando a escola voltou a conquistar um título do Grupo Especial. A partir daí a Mocidade Alegre voltou a figurar entre as grandes de São Paulo. Em 2006 houve um susto durante o desfile quando um defeito num mecanismo que faria sair faíscas de fogo da fantasia da rainha de bateria, Nani Moreira, fez com que essa tivesse algumas leves queimaduras, sem no entanto abandonar o desfile.
A Mocidade voltou a ganhar o título de 2007, quando foi a última a desfilar, com um enredo leve sobre o riso, sendo o seu título reconhecido sem contestações pelas co-irmãs.
Em 2008, ainda sob o comando da presidente Solange Cruz Bichara, repatriou o intérprete Clóvis Pê,a Mocidade Alegre ficou em 2º lugar, somente atrás da Vai-Vai. As duas agremiações empataram rigorosamente com a mesma pontuação, mas a Escola da Bela Vista conquistou o título pois o desempate foi definido em sorteio antes da apuração, pois obteve 30 pontos no Quesito Harmonia, onde a Morada do Samba obteve 29,75.
Para 2009, a Mocidade fez a proposta ao seu carnavalesco (Zilkson Reis) para que integrasse uma Comissão de Carnaval, e este não aceitou, transferindo-se para a Gaviões da Fiel.A direção deu continuidade com a proposta de uma Comissão de Carnaval, formada por Sidnei França, Márcio Gonçalves, Flávio Campello e Fábio Lima, por acreditar ser este o melhor formato para a Escola, que com o enredo "Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Máquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!!!", conquistou mais um título no Carnaval Paulistano.
No dia 3 de março de 2009 morreu Juarez da Cruz, um dos fundadores da escola de samba Mocidade Alegre. Ele havia passado mal no dia 24 de fevereiro, logo após a apuração dos votos que deu o título à escola. Cruz estava internado desde a ocasião em um hospital na Liberdade, Centro de São Paulo.
Em 2010, na busca pelo 8º título, a Mocidade trouxe como enredo Da criação do universo ao sonho eterno do criador ... Eu sou espelho e me espelho em quem me criou.Um dos destaques da escola era a fantasia feita com leds,que fazia parte da comissão de frente,a fantasia teve destaque pois partes dela variava entra as cores:Azul,Vermelho e Verde.Esse desfile foi consagrado pelo jornal Estado de São Paulo,por ter um enredo alegre,bem explicado,criativo, com fantasias luxuosas ,alegorias imponentes e um samba-enredo empolgante.Numa das apurações mais tensas dos últimos anos,a Mocidade acabou perdendo o campeonato por 0,25 pontos para a Rosas de Ouro
Em 2011 a Mocidade apresentou o enredo "Carrossel das Ilusões" a escola foi a terceira a desfilar no Anhembi. Como era de se esperar mais uma vez a agremiação inovou no mundo do Carnaval. Além da rainha de bateria Naninha, substituindo Nani Moreira, trouxe junto com a bateria várias passistas fantasiadas de Joaninhas, enquanto os integrantes da bateria vieram fantasiados de grilos falantes fazendo do desfile um marco na história do Carnaval. Veio com um dos mais belos desfiles do ano, sendo colocado por muitos como o melhor, porém um dos carros da escola não suportou o peso e acabou quebrando antes mesmo de entrar na avenida. Com esse problema a Mocidade que viria lutar pelo título acabou ficando apenas com um 7° lugar, ficando fora do desfile das campeãs. Algo que não acontecia desde o ano de 2002. Ao final do desfile em declaração à imprensa a presidente Solange Bichara, já sabendo do acontecido,declarou emocionada: "No próximo ano "eu" estou de volta, e quando volto, volto com tudo". Após a divulgação das notas e justificativas algo surpreendeu a todos no mundo do samba; um dos jurados que julgou o quesito Mestre Sala e Porta Bandeira deu nota 9,75 justificando que "faltou rodopios do mestre sala em torno de seu próprio eixo", algo que não deve ser cobrado de um mestre sala e sequer este tipo de "falta" ou "erro" existe, pondo em dúvidas o preparo dos jurados para julgarem um evento tão importante do Brasil. Mesmo com a perda do carro a Mocidade foi elogiada por críticos, jornais, revistas e blogs, ganhando alguns prêmios merecidos, mantendo assim sua condição de respeito no carnaval de São Paulo que cresce a cada ano.
Em 2012, com o enredo "Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!" Falará da mais importante obra de Jorge amado "Tenda dos Milagres", reconhecida no mundo inteiro. Aclamado pelo público e muito bem recebido pela comunidade, a Mocidade promete o maior desfile de sua trajetória, num dos carnavais mais "afros" da história da escola. Após o anúncio para as eliminatórias, receberam 21 sambas para concorrerem e virar o hino da escola em 2012. No dia 11 de setembro de 2011 foi realizada a final para escolha do samba para o ano de 2012. Todos na escola se surpreenderam pela quantidade de espectadores presentes, chamando a atenção também da imprensa que registrou a reação do público ali presente, deixando todos os integrantes da escola emocionados. Foram apresentados quatro obras. Numa disputa emocionante, venceu a de número 18 composto por:Fernando, Leandro Poeta, Renato Guerra, Rodrigo Minuetto, Thiago e Vitor Gabriel. A letra do samba caiu rapidamente na boca do povo sendo apontado como o mais forte e bonito dentre todos, principalmente o refrão principal: "O rufar do tambor vai ecoar, tenho sangue guerreiro, sou Mocidade. A luz de Ifá vai me guiar. Ojuobá espalha axé felicidade." Há 1 mês e 9 dias de seu desfile o barracão da Mocidade localizado no Viaduto do Pompeia pega fogo ,mas não trará muitos danos para o seu desfile, isto devido à coragem dos integrantes ali presentes que salvaram, em meio às chamas, os carros e adereços que tinham no local. Após as chamas se apagarem o barracão se encheu de membros e voluntários para ajudarem na limpeza do ambiente. Em 14 de janeiro de 2012, após o susto do incêndio, com muita garra a mocidade realizou seu primeiro ensaio técnico no anhembi com a comunidade em peso e um público considerável presente. Neste mesmo dia foi nomeada como nova rainha da bateria Aline Oliveira. Integrante da escola há 10 anos a Modelo foi recebida com entusiasmo sendo ovacionada pelos componentes e público que foi prestigiar a escola em seu primeiro ensaio. Como de costume, a agremiação escolheu alguém que já é da comunidade fazendo crescer ainda mais os laços com seus integrantes.

Foi declarada a Campeã do Carnaval de 2012 após uma tumultuada apuração no dia 21/02 deste ano. A escola liderou a apuração até o último quesito quando um integrante de outra escola invadiu a praça da organização, onde anunciavam as notas, e rasgou os envelopes contendo as notas dos dois últimos jurados do quesito Comissão de Frente. Os diretores das escolas se reuniram com os diretores da Liga para decidir se seria dado ou não o título à Mocidade. Após mais de cinco horas foi decidido que a Mocidade é campeã do Carnaval.

Curiosidades

Em 1967 na Federação das Escolas de Samba, blocos e Cordões Carnavalescos de São Paulo, haviam poucas entidades, e as mesmas na época tinham comum acordo com a Federação para que as novas escolas que viessem a se filiar não utilizá-sem as cores das agremiações já filiadas. Portanto viemos a optar pelo vermelho e verde, pois as duas cores conforme o Sr. Pedro Tambelline, na época bordador e destaque do Mocidade Alegre, eram cores degrade e com a combinação das duas viríamos a obter vários tons.
O Símbolo que é um Brasão com um casal de passistas, foi feito também por Pedro Tambelline e é relacionado com o nome da agremiação, pois são dois jovens (Mocidade) dançando (Alegre).
E por fim o nome foi escolhido por um radialista da Rádio América que era conhecido como SPIKE e que hoje é muito conceituado no mundo sambístico, que é o Sr. Evaristo de Carvalho. Ele viu o bloco que na época era para ser batizado de Mocidade Louca pois era o nome de uma escola de samba na cidade de Campos-RJ de onde vieram seus fundadores, e achou que eram rapazes bem jovens e alegres, por isso denominou-se Mocidade Alegre, a Morada do Samba.
DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE ALEGRE
SÃO PAULO-BRASIL - CARNAVAL DE 2012 

DESFILE DA GRCES MOCIDADE ALEGRE
CAMPEÃO DO CARNAVAL 2012

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário