quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

YEMANJÁ - BABA DA MATINA - 10ª EDIÇÃO - 02.02.2012

TEMA DO DIA: YEMANJÁ -  Nesta quinta-feira, todos os holofotes se direcionaram para o perfil da "Rainha do Mar". Na Bahia, o dia 02.02.2012 é consagrado à Yemanjá, cuja festa acontece no bairro do Rio Vermelho e a  cada ano é comemorada pelos pescadores, com mais esplendor!  O "BABA DA MATINA" alia-se aos seus súditos e os atletas, também, fazem suas homenagens à "Deusa do Candoblé e dos Orixás".

Festa de Iemanjá: Pescadores se preparam para homenagear a rainha do mar. No dia 02/02/2012 vai
acontecer no Rio Vermelho a festa de Iemanjá, mas os pescadores já estão se apressando para deixar tudo pronto.

Colônia de Pescadores - Rio Vermelho - em
Salvador-Bahia.
FESTA DE YEMANJÁ - DIA: 02.02.2012.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Representações de Iemanjá no Candomblé: a de verde, Asèssu, a de azul, Assabá.
Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja "Iemanjá" ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.
África
Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun que é mãe de Yemanjá, ambas de origem Egbá.
Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (no Benim) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países. Cultuada no rio Ògùn em Abeokuta

História

Pierre Verger no livro Dieux D'Afrique[1] registrou: "Iemanjá, é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemanja. Com as guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas, transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade, e o rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros."

Brasil

No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.
Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.
Cquote1.svgIemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África,saudades dos dias livres na floresta  Cquote2.svg

BABA DA MATINA:  TERÇA-FEIRA: 02.02.2012 - 10ª EDIÇÃO.

ORDEM DE CHEGADA:  Vinte e dois atletas compareceram nesta manhã para participar do "Baba da Matina". A escolha do baba foi um verdadeiro "Duelo de Titãs" entre Adolfo e Otavio "Pato Remador".
Otavio, Cacau, Mauricio, Renê, Schubach, Bebeto, Ernane, Totó, Adriano, Adolfo, Remo, Nelsinho, Julio,
Carioca, Ratinho, Fausto, Gustavo, Clone, Pains, Israel, Celso e Painho.

TIME DE ADOLFO:  Cacau, Schubach, Totó (Celso), Carioca (Israel), Adriano, Adolfo e Remo (Totó)
TIME DE OTAVIO:  Julio-gol., Renê (Ratinho), Bebeto (Pains), Mauricio, Ernane (Fausto), Otavio (Clone) e Nelsinho (Gustavo).
PLACAR DA PARTIDA:  Adolfo 13x13 Otavio.
GOLS DO TIME DE ADOLFO:  Adolfo 4 - Adriano 4 - Israel 2 - Celso 2 e Totó 1.
GOLS DO TIME DE OTAVIO:   Gustavo 4 - Fausto 3 - Clone 3 -Nelsinho 1 - Otavio 1 e Pains 1.

RESENHA DA PARTDA: Em tempos de festa aquí na Bahia, aparecem repentista e até poeta. Otavio - "Pato Remador" ao terminar a partida, deu uma de Castro Alves e fez um verso em homenagem à "Deusa dos Orixás" - "Na festa de Yemanjá, deu empate no placar, vamos festejar, odaiá meu pai Oxalá".
Justamente pelo empate em 13x13 é que Otavio pediu a música para si e para Adolfo, de Wando "Fogo e Paixão", dueto com Cláuida Leitte

ADOLFO 13X13 OTAVIO
Música dedicada à Adolfo e Otávio
Compositor:  Wando
WANDO E CLÁUDIA LEITTE - "FOGO E PAIXÃO"

ADOLFO: Esta é terceira partida seguida que Adolfo faz jús à música. Marcou 4 gols e empatou a partida em 13x13 contra seu rival Otavio. Seu amigo Hercules Henrique Pimenta - "Beré" foi quem escolheu a música para homenagear o goleador. Do bom baiano Dorival Cayimmi - "Marcha dos Pescadores"

Música dedicada por Beré ao goleador Adolfo
Marcou qutro gols na partida
Compositor Dorival Caymmi
DORIVAL CAYMMI - "MARCHA DOS PESCADORES"

ADRIANO 'TECO" - Depois que fiz vários apelos à Moacir - pai de Adriano - até que enfim ele não fez do ouvido mercador e mandou "Teco" para neutralizar as investidas de Gustavo "Tico", que na ausência do irmão, estava reinando absoluto em nossos babas da matina. "Teco" chegou e abafou! Marcou quatro gols na partida e recebeu a música que fala de sereia e do mar!. Composição de Antonio Candeia Filho  (Rio de Janeiro-RJ *17.08.1935 -  Rio de Janeiro-RJ +16.11.1978) na voz da mineirinha Clara Nunes - "O Mar serenou"

Música dedicada ao goleador Adriano
Marcou quatro gols na partida
Compositor: Antonio Candeia filho
CLARA NUNES - "O MAR SERENOU"

GUSTAVO:  "TICO"- Teve boa atução no baba desta quinta-feira. Marcou quatro gols na partida, mas não conseguiu vencer a partida. Do outro lado, estava o irmão "Teco" que lhe impôs uma marcação homem-a-homem e o resultado foi 13x13. Foi-lhe dedicada a música que fala do mar, das águas de Amaralina em Salvador-Ba. e de Yemanjá. Dos compositores Romildo Bastos/Toninho, na voz da mineirinha Clara Nunes - "Conto de Areia"

Música dedicada ao goleador Gustavo
Marcou quatro gols na partida
Compositores; Romildo Bastos e Toninho
CLARA NUNES - "CONTO DE AREIA"

JOSÉ ELIDIO - CLONE:  Em homenagem à Yemanjá, a maioria das músicas de hoje, gira em torno do mar, das águas de Amaralina, da Ilha de Maré e da nossa tão decantada Bahia! Para não fugir à regra e por ter marcado três gols na partida, Clone vai ouvir a canção do compositor Walmir Lima. na voz de  Alcione, a linda músisa - "Ilha de Maré"

Música dedicada ao goleador Clone
Marcou três gols na partida
Compositor: Walmir Lima
ALCIONE - "ILHA DE MARÉ"

FAUSTO GONÇALVES: FAUSTO -  Até que enfim desencantou!. Voltou a ocupar seu lugar de honra no blog do Painho, marcando três gols na partida. Sua música foi dedicada por Acpluiz que me pediu para postar esta músixa como o grupo de forró Garota Safada, a música - "Kuduro"

Música dedicada por acpluiz
ao goleador Fausto
Marcou três gols na partida.
Garota Safada - canta ao vivo em Mossoró-RN.
GAROTA SAFADA - "KUDURO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário