quinta-feira, 1 de março de 2012

ITALIA - BABA DA MATINA - QUINTA-FEIRA, 01.03.2012 - 16ª EDIÇÃO.

TEMA DO DIA: ITÁLIA -  Saudamos hoje, o povo italiano, pela conquista do bicampeonato da "Copa do Mundo" disputada na França, no ano de 1938. Blog do Painho.
A Copa do Mundo de 1938 foi a terceira Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 36 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na França.
Foi um mundial tenso, marcado pela gravíssima situação internacional, que levaria a Europa e o mundo à Segunda Guerra Mundial, pouco mais de um ano depois do certame. A Áustria que fora anexada pela Alemanha de Hitler não participou do mundial, pois foi obrigada à ceder seus jogadores à seleção alemã. As grandes forças do mundial eram a Itália, campeã mundial, a Hungria, a Tchecoslováquia e o Brasil. Foi a primeira copa em que o Brasil realmente se organizou, evitando as eternas e infrutíferas brigas entre cariocas e paulistas. O Brasil tinha um grande jogador, o 1º grande gênio da seleção em copas, Leônidas da Silva. Na estréia um épico, Brasil 6 x 5 Polônia. Um jogo cheio de alternativas decidido só na prorrogação. Uma guerra, com vários jogadores contundidos em ambas as equipes. Durante as Oitavas aconteceu a primeira grande zebra em copas, empate de 3 x 3 entre Cuba e Romênia. No jogo desempate deu Cuba por 2 x 1. A Suíça empata com a Alemanha em 1 x 1 e vence o jogo desempate por 4 x 2, despachando a seleção teuto-austríaca da copa. Os italianos venceram a Noruega por 2 x 1 e os húngaros golearam as Índias Orientais Neerlandesas (hoje Indonésia) por 6 x 0.
Nas quartas o Brasil jogou duas vezes contra a Tchecoslováquia, 1 x 1 e 2 x 1 (jogo desempate). A Itália eliminou a França , dona da casa, por 3 x 1. Os húngaros avançaram com seu futebol técnico eliminando a surpreendente Suíça por 2 x 0. O destaque coube à Suécia que não jogou as Oitavas (seu adversário seria a Áustria) que espantou a zebra cubana por 8 x 0. Na semifinal o Brasil, sem Leônidas (poupado), perdeu para a Itália, campeã mundial, por 2 x 1. Os húngaros confirmam sua força e goleiam a Suécia por 5 x 1. A seleção brasileira ganhou da Suécia a decisão do 3º lugar por 4 x 2, na primeira grande participação canarinho em copas.
Na final, a Itália de Vittorio Pozzo, o técnico, e do grande Giuseppe Meazza, contra a forte Hungria. Itália 4 x 2 Hungria, e a Azzurra era o primeiro time a ser bicampeão mundial de futebol. Leônidas, o diamante negro, foi o artilheiro do mundial 38. Pozzo, até hoje, é o único técnico campeão mundial em duas Copas 1934 e 1938, como treinador.
Stade Olympique de Colombes, Paris
Arbitro: Capdeville (Bandeira da França França)
Público: -60 000

Campeão da Copa do Mundo FIFA de 1938
Itália
Itália
Segundo título
Final da 3ª Copa do Mundo - em 19.06.1938
Cidade: Paris-Fr. - Estádio: Olynpique de colombes
BICAMPEÃ - ITALIA 4x2 HUNGRIA


BABA DA MATINA - QUINTA-FEIRA, 01.03.2012 - 16ª EDIÇÃO - ITALIA.

LISTA DE PRESENÇA:  Vinte jogadores compareceram nesta quinta-feira ao campo de grama sintética da Asbac, para participar do nosso tradicional "Baba da Matina", por ordem, de chegada, a saber:
Toinho, Schubach, Remo, Renê, Adolfo, Cacau, Painho, Nelsinho, Mauricio, Ratinho, Serrinha, Clone, Bebeto, Adriano, Gustavo, Felipe, Fausto, Julio, Celsinho e Israel. Os times foram escolhidos por Ratinho e Remo.
TIME DE RATINHO:  Ratinho, Gustavo, Cacau, Toinho (Israel), Clone, Serrinha (Celsinho) e  Painho (Bebeto) - (jogou com o padrão vermelho).
TIME DE REMO:  Remo (Fausto),Adriano, Mauricio, Schubach, Nelsinho (Julio), Renê, Adolfo (Felipe)
(jogou com o padrão azul).]
PLACAR DA PARTIDA:  Ratinho 7x7 Remo.
GOLS DO TIME DE RATINHO:  Clone 4 - Cacau 1 - Gustavo 1 e Painho 1.
GOLS DO TIME DE REMO:  Fausto 2 - Adolfo 1 - Adriano 1 -Felipe 1 - Mauricio 1 e Nelsinho 1.

RESENHA DA PARTIDA:  O baba de hoje foi escolhido por dois adversários do interior da Bahia. RATINHO, filho de Itabuna, cidade cujo padroeiro é São José e REMO natural de Jequié, sendo seu padroeiro Santo Antonio. Entre as novenas e resas em homenagem aos padroeiros, podemos constatar que ambos os santos fizeram milagres neste dia, pois ao final da partida, o placar registrava Ratinho 7x7 Remo. Pelo empate foi dedicada aos capitães Ratinho e Remo, a bonita  música de Chico Buarque de Hollanda,
"A BANDA"
RATINHO 7x7 REMO
Música dedicada à Ratinho e Remo,pelo empate.
CHICO BUARQUE DE HOLLANDA - "A BANDA"

JOSÉ ELIDIO OLIVEIRA: CLONE - É figura costumaz na galeria dos goleadores deste blog. Não se fez de rogado e a cada que gol que fazia ele dizia "Hoje eu vou querer minha música". Atendendo ao pedido do goleador, estou postando o samba de Ataulfo Alves e Mario Lago - "Ai que saudades de Amélia".

Música dedicada ao goleador Clone
Marcou 4 gols na partida
Compositores: Ataulfo Alves e Mario Lago
ATAULFO ALVES - "AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário