sexta-feira, 6 de abril de 2012

REGINA DUARTE - A NAMORADINHA DO BRASIL

TEMA DO DIA: REGINA DUARTE  Durante alguns anos essa formidável atriz da TV-Globo e das telenovelas, vem fazendo sucesso no Brasil e no exterior, com suas inesquecíveis atuações em vários papéis de destaque como a viúva Porcina em Roque Santero.
Regina Blois Duarte (Franca, 5 de fevereiro de 1947) é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.

REGINA BLOIS DUARTE - EM 2010
Regina Duarte, em junho de 2010.
Nome completoRegina Blois Duarte
Nascimento5 de fevereiro de 1947 (65 anos)
Franca,  São Paulo
Brasil
Ocupaçãoatriz
CônjugeEduardo Lippincott
IMDb: (inglês) (português)

Biografia:

Regina, filha de Jesus Duarte (militar) e Dulce Blois (professora de piano), nasceu na cidade de Franca, interior de São Paulo, em  05.02.1947mas viveu dos seis aos dezoito anos em Campinas. Tem cinco irmãos: Maria Lúcia, Cláudio, José, Flávio e Tereza.
Sua carreira teve início aos 14 anos de idade como atriz amadora no grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Estreou interpretando O Palhaço em O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Participou da montagem de Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, Rapunzel, Natal na Praça e O Tempo e os Conways, de Priestley, e Via Sacra, de Ghéon.
Em 1964 apareceu em cartazes para uma campanha de sorvetes. Em seguida, fez anúncio para a televisão de uma marca de refrigeradores.
Sua formação inclui aulas de balé clássico com Mozart Xavier, declamação com Maria Silvia Ferraz Silva e um curso de três meses com Eugênio Kusnet sobre o método Stanislavski.
profissional
Profissionalmente estreou em 1965 na TV Excelsior, atuando na telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, sob a direção de Walter Avancini, e no teatro, no mesmo ano, sob a direção de Antunes Filho na montagem de "A Megera Domada", de Shakespeare.
Chegou a fazer um ano do curso de Comunicação da USP, mas trancou matrícula em função do convite de Boni para estrelar Véu de Noiva na Rede Globo, em 1969, sob a direção de Daniel Filho.
Ganhou a alcunha de Namoradinha do Brasil quando fez a telenovela Minha Doce Namorada, em 1971, na TV Globo. Em seguida recebeu o convite para participar da montagem brasileira da peça Hair, mas não aceitou o papel porque não ficaria nua no palco, mas em 1976 fez um ensaio sensual para a revista Playboy.
A imagem de Namoradinha só seria esmaecida aos poucos. Começou com a atuação na telenovela Nina, em 1977, consolidando-se de vez o fim da imagem de Namoradinha do Brasil com o seriado Malu Mulher, de 1979, onde interpretava uma mulher divorciada e independente, levando diversos grupos conservadores a protestarem.
Regina Duarte participou de vários programas históricos da televisão brasileira, desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 1980, onde a televisão brasileira era marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos que apresentavam os novos talentos da MPB, registravam índices recordes audiência.


Regina Duarte em 2007.
Um desses momentos marcantes da televisão foi Mulher 80, na Rede Globo. O programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas na MPB, com Gal Costa, Maria Bethânia, Zezé Motta, Elis Regina, Joanna, Rita Lee, Marina Lima, Simone e as participações especiais de Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizavam o seriado Malu Mulher à época.
Em novelas, Regina Duarte é a atriz que obteve os maiores índices de audiência no Ibope ao longo da carreira.
Viveu personagens antológicos na TV como a Simone Marques de Selva de Pedra (1972), a Malu do seriado Malu Mulher (1979/1980), a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em Sétimo Sentido (1982), a politicamente correta Raquel Accioli em Vale Tudo (1988), a espalhafatosa Maria do Carmo de Rainha da Sucata (1990), além de ter sido a atriz que mais deu vida às Helenas de Manoel Carlos, nas novelas História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006). Em 2008 viveu a cômica Waldete Maria, uma mulher despachada, divertida, pragmática e sem papas na língua, na novela 3 Irmãs. Mas sem dúvida seu maior sucesso foi a extravagante Viúva Porcina em Roque Santeiro (1985).
Em 2011, Regina retornou à TV em um papel de destaque, a enigmática e fútil ricaça Clô Hayalla no remake, O Astro. De acordo com a própria Regina, Clô é um dos papéis mais marcantes e importantes de sua carreira.[1]

Política e polêmica

Regina Duarte é simpatizante do PSDB e já apoiou vários candidatos tucanos em eleições presidenciais e estaduais por diversas ocasiões.
Nas eleições de 1985 para prefeito de São Paulo, ao apoiar Fernando Henrique Cardoso, a atriz Regina Duarte gravou um comercial pedindo a união das esquerdas para combater o então candidato conservador Jânio Quadros. Na prática isso representou uma campanha pelo voto útil, em desfavor de Eduardo Suplicy, então terceiro colocado na disputa.
Em 2002, Regina, ao lado de Raul Cortez e outros artistas, apoiou o candidato José Serra. Causou polêmica quando gravou depoimento usado no horário eleitoral gratuito afirmando ter medo do que o candidato adversário, Lula, faria na presidência caso fosse vitorioso. Ela mencionava um suposto retrocesso para com a economia brasileira e um aumento na inflação devido a notória oposição do PT ao Plano Real. O seu medo era também sentido por outros setores da sociedade, em especial o empresariado e o mercado financeiro, mesmo que o candidato houvesse assinado documento se comprometendo a não fazer grandes mudanças na área econômica. Por causa desse depoimento, Regina foi duramente criticada por outros artistas, alguns dos quais apoiavam Lula.[2]
Em 2006 Regina Duarte ratificou sua posição e, em entrevista à revista IstoÉ Gente, afirmou: "Nunca me arrependi do que disse. O PT foi muito agressivo, dono da verdade. Hoje, estou profundamente triste, porque amo o meu país. As pessoas devem pensar melhor no voto com esta nova chance (em referência as eleições presidenciais daquele ano).[3]
Em 2010, Regina Duarte comemorou 45 anos de carreira em telenovelas. No dia 5 de junho de 2010, houve uma comemoração ímtima apenas para amigos e seu fã-clube. Na ocasião, Regina Duarte foi homenageada por sua amiga, a atriz e poetisa Elisa Lucinda.
A eterna namoradinha do Brasil voltou a TV em 2011, com um papel marcante, na novela O Astro. Viveu a vilã Clô Ayala. Curiosamente nesta versão da novela, sua personagem foi a assassina de Salomão Ayala.

Vida pessoal

Regina tem três filhos: André, Gabriela e João Ricardo.
Dos filhos, apenas Gabriela Duarte seguiu carreira artística. Ambas protagonizaram a novela "Por Amor", de Manoel Carlos, e a minissérie Chiquinha Gonzaga.
Gabriela, nascida em 1974 e André, nascido em 1970, são frutos do casamento de Regina com o engenheiro Marcos Franco, com quem se casou em 1969, mas alguns anos depois houve o divórcio.[4]
Seu filho caçula, João Ricardo, nascido em 1981, é filho da atriz com seu segundo marido, o publicitário argentino Daniel Gómez. Se separaram alguns anos depois do nascimento de João. Atualmente ele namora a atriz Regiane Alves.
Tem três netos: Manuela e Frederico, filhos de Gabriela e Jairo, e Théo, filho de André e Bettina.
Atualmente, Regina é casada com o pecuarista Eduardo Lippincott.

Carreira

Televisão

Cinema

Teatro

Prêmios

Prêmio Contigo
  • 1997 - pelo conjunto da obra (na atuação em "Por Amor")
Prêmio Qualidade Profissional
  • 2002 - pelo conjunto da obra (na atuação em "Desejos de Mulher")
Prêmio Globo de Melhor Atriz
  • 1971 - por "Patrícia", de Minha Doce Namorada
Troféu Imprensa de Melhor Atriz
  • 1965 - por "Malu", de A Deusa Vencida (Atriz Revelação)
  • 1967 - por "Bete", de Os Fantoches
  • 1970 - por "Ritinha", de Irmãos Coragem
  • 1972 - por "Simone" e "Rosana", de Selva de pedra
  • 1973 - recusou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em Carinhoso e o ofereceu a Eva Wilma.
  • 1979 - por "Malu", de Malu Mulher
  • 1985 - por "Viúva Porcina", de Roque Santeiro
Prêmio APCA/TV de Melhor atriz
  • 1979 - por Malu Mulher
  • 1980 - por Malu Mulher
  • 1985 - por Roque Santeiro

Homenagens Especiais

  • 2006 - Prêmio IstoÉ Gente ... Personalidade do ano em Televisão (IstoÉ Gente)
  • 2011 - Troféu Mário Lago (entregue no Domingão do Faustão) ... Conjunto da Obra
  • 2012 - O que vi da Vida ( Fantastico ) ... Grande Atriz

Referências

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Regina Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário