domingo, 7 de outubro de 2012

ERVAS QUE PREVINEM A CURA - MEDICINA DE A a Z

EDITORIAL:  "No Brasil, assim como em outros países do mundo, a cura através das ervas é praticada por curandeiros populares quanto por fitoterapeutas profissionais. Nos últimos 20 anos o interesse pelas plantas medicinais ressurgiu, tornando a procura por novos medicamentos intensa e atuando como opção terapêutica eficaz, de baixo custo e menores efeitos colaterais. Nesta edição de  Ervas que Previnem a Cura, você encontrará as propriedades medicinais de diversas ervas, como amor perfeito, babosa, guaco, 
melissa e papoula, além de dicas e receitas de como utilizá-las na culinária e na estética". Aproveite! Maria Claudino e Simone Tavares.
CULTIVO DE AGRIÃO

AGRIÃO - Nome científico: Nastirtium officinalis.  Família: Cruciferau - 
Uso medicinal:  O agrião é diurético, depurativo, antidiabético, antiescorbútico, anti-raquitismo,cicatrizante, unguento e expectorante. Esse vegetal possui valor nutritivo e grande teor de vitaminas. 
Indicação: afecções pulmonares, bronquite, tosse e tuberculose.  Parte utilizada: Todo o vegetal.
Uso culinário: O agrião é utilizado largamente nas saladas brasileiras. Ele possui um bom paladar de sabor um pouco amargo e picante. Ele deve ser usado sempre fresco, com as folhas verde-escuras.
Virtudes do Alcaçuz, Planta medicinal
ALCAÇUZ
ALCAÇUZ - Nome científico:  Glycyrrhisa glabra I.  -  Família:  Leguminosas
Uso medicinal:  Esta erva tem propriedades diuréticas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, anti-sépticas e expectorante. O alcaçuz ainda auxilia no tratamento de feridas, furúnculos, úlceras de estômago, rouquidão. bronquites e tosses catarrais. Inflamações bucais são aliviadas com bochechos de infuso. As compressas de infusão da raiz acalmam conjuntivite aguda.
Infusão: Prepare chá poe decocção com 2 colheres de sopa de raiz moída pata 1 litro de água.e deixe ferver por 10 minutos. Beba 3 vezes ao dia, sem açúcar. Se o chá for para crianças, reduza a quantidade de erva para 1/3.
Compressas: Prepare chá por decocção com 5 colheres de sopa de raiz moída para 1 litro de água e deixe
ferver por 10 minutos. Faça aplicação local.
Para regular o intestino:  Coloque 100g de alcaçuz em pó em pouco de água e misture 20g de erva doce moída. Tome uma colher (sobremesa), à noite.
Uso Culinário: Alcaçuz é corretivo de sabor em preparo de confeitaria e farmacêuticos. Obs. Para quem quer abandonar o cigarro, recomenda-se mascar alcaçuz.
Post image for Ah Garlic ! Ah Alho ! Love it !
ALHO

ALHO - Família: Liláceas  -  
Uso medicinal:  É indicado para resfriados, gripes, asma, bronquite e pneumonia.Parte utilizada: bulbo.
O alho é um regulador de gorduras no sangue, ajuda a equilibrar a flora intestinal e a glicose do sangue e a combater toxinas intestinais, resfriados, gripes, bronquite, pneumonia, díabetes e asma. Para 
pessoas enfraquecidas e com fadiga, o alho também é usado como tônico estimulante. Ainda elimina vermes,
diminui a pressão alta, desintoxica fumantes,estimula o apetite, expulsa bactérias maléficas do intestino, diminui a tensão arterial, é adstringente, depurativo do sangue e bactericida. Diminui as taxas de colesterol e dilata os vasos coronários. Aumenta a resistência contra as infecções. É usado contra nematóides e ascarídeos, em forma de irrigação, para catarros do estômago e intestino com diarreia  e prisão de ventre, tuberculosr intestinal, flatulência, catarros intestinais crônicos e das vias respiratórias, infecciosos e agudos, cólicas, inflamações do intestino grosso e do reto, diarreia, doenças hepáticas e biliares, disenteria amebiana, cólera, enfisema pulmonar, tifo e paratifo.
Contra indicação:  O alho pode ser prejudicial para pessoas com pressão baixa, que pode ter seu quadro clínico agravado. Ele também é conta-indicado a pessoas que tenham hipersensibilidade ao óleo de alho.
Algumas pessoas ainda apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho. Os que sofrem de hipotensão também devem tomar cuidado com o uso do alho, já que ele provoca queda de pressão. As lactentes devem evitar o uso liberal do alho, uma vez que pode provocar cólicas no ventre do lactente. Crianças muito pequenas e mães que amamentam só devem consumir alhos cozidos e em pequena quantidade.
Uso culinário: O alho é usado principalmente nos temperos. O seu odor e sabor característico incrementam arroz, feijão, salada, carnes...É só dosar! A melhor forma de usá-lo é cru. Pode ser consumido de meio dente a um, dente.
ALERTA:  O consumo exagerado do alho pode causar dor de cabeça, no estômago, rins, cólicas, tonturas e diarreia. Também pode provocar irritações gástricas, náuseas e mau hálito.

Amor-Perfeito
AMOR-PERFEITO

AMOR-PERFEITO - Nome científico: Viola Tricolo L.  -  Família: Violáceas;
Indicações:  Doenças cardíacas, nervosas, icterícia, feridas, chagas, úlceras, eczema úmido, infecções cutâneas, afecções do sangue, debilidade nervosa e cansaço. Partes utilizadas: toda a planta.
Uso medicinal: Planta estimulante, expectorante, antininflamatória, sudorífera, diurética, antitumoral, emético,
emoliente e laxante.
O amor-perfeito é largamente usado no tratamento do eczema úmido. ele age favoravelmente sobre os gânglios linfáticos. 
As folhas seca do Amor-Perfeito, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, ajudam a cicatrizar feridas quando aplicadas em compressas. Para infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gazes embebidas em uma infusão da planta. Alivia as dores reumáticas, atua com um bom expectorante. devido ao alto teor de saponinas e também tonifica e fortalece os vasos sanguíneos. Para feridas, chagas e úlceras, usa-se cataplasma.
Infusão:  Use 2 colheres de café por xícara de água fervente, deixe descansar por 15 minutos e adoce com mel. Por ter efeito emético, é desaconselhável muitas doses de infusão.
Cataplasma: Para favorecer a cicatrização, faça compressas com flores e folhas frescas e esmagadas da planta, misturadas com leite frio.
Contra indicação:  Não devem ser consumida doses muto altas, já que o amor-perfeito contém saponinas que podem causar náuseas e vômitos.
Uso cosmético: O amor-perfeito é usado na cosmética para a limpeza de pele e como loção capilar contra a queda de cabelo. É empregado também em gargarejos.
 Autores: Lincoln Olivetti e Robson Jorge
 CLAÚDIA LEITE - "AMOR PERFEITO"

JARDIM DA ESPERANÇA - MEU BRASIL BRASILEIRO
NOTA DO REDATOR: Neste domingo de eleição para prefeitos e vereadores em todo Brasil, o povo se movimenta para exercer seu direito democrático do voto. Ele outorga poderes aos políticos, na intenção que eles, pelo menos, respeitem a carta magna que diz - "Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido".
Espero que o povo saiba separar o joio do tigre e enxergar a porta mais estreita da vida, pois a larga já foi escancarada por uma quadrilha altamente perigosa que atualmente está no comando dos três poderes de nossa pátria amada Brasil, exceção feita,é claro, aos homens e mulheres de bem, que têm vontade de mudar
essa corja de ladrões, mas nada podem fazer perante a cúpula superior! Salvador-Bahia-Brasil:Domingo 07.10.2012 - 21h52m - Alberto Sampaio - Blog do Painho.                                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário