terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SÉRIE - NOTÁVEIS BRASILEIROS - LETRA A - 12ª EDIÇÃO

NOTÁVEIS BRASILEIROS LETRA A:  Estou publicando a 12ª edição dos brasileiros cujos nomes começam com a letra A. Lembrando que o último nome da 11ª edição foi América de Votorantim-SP.
Abelardo da Hora - escultor
  
   
  
   
 
ABELARDO DA HORA: Abelardo Germano da Hora (São Lourenço da Mata1924) é um artista plástico brasileiro. É escultorpintordesenhistagravuristaceramista radicado desde a década de 1930 na cidade do Recife. É irmão do intérprete de Frevo Claudionor Germano , do médico e escritor Bianor da Hora,do advogado e empresário Luciano da Hora, do Veterinário Edvaldo da Hora, de Leonor da Hora e Clarice da Hora.
Abelardo da Hora será condecorado com a Ordem do Mérito Cultural - Artista plástico pernambucano recebeu a notícia nessa semana. Cerimônia deve acontecer em novembro, no Amazonas. A entrega da Ordem do Mérito Cultural ao artista será feita em novembro, no Amazonas, pela ministra da Cultura,MartaSuplicy, e pela presidente Dilma Rousseff.
Este é o segundo título nacional recebido pelo artista, que em 1995 foi agraciado com a Ordem do Rio Branco, condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores.  A Câmara Municipal do Recife concedeu-lhe o titulo de "Cidadão Recifense".
Abelardo de Araújo Jurema
Abelardo de Araújo Jurema (Itabaiana15 de fevereiro de 1914 — João Pessoa9 de fevereirode 1999) foi um políticojornalista e advogado brasileiro.No Rio de Janeiro, ele teve participação ativa na federalização da UFPB, na construção de Brasília e na criação dos estados do Acre e da Guanabara. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano IHGP. Recebeu o título de Professor Honoris Causa da UFPB.Assumiu a cadeira número 23 da Academia Paraibana de Letras, em 14 de janeiro de 1982, saudado pelo acadêmico Luiz Augusto Crispim.
Abreu Sodré - ex governador de São Paulo-SP

Aecio Sarti - pintor
  
  
                             Aecio Sarti -  Nasceu em Aracaju , no dia 24 de fevereiro de 1959

Adelino Fontoura Chaves - ABL

Adelino Junior - cantor

Adelmo Casé e Luis Caldas - cantores

Ademilson - jogador São Pauo-SP

Ademyr Ryco - cantor sertanejo
Adolfo Celi - ator
Aleijadinho - Antonio Francisco Lisboa 
  
               Esculturas do "Aleijadinho" em Congonhas do Campo-MG
Almir Guineto - sambista
      
   Americano F. Clube             Amilcar Babuy - CBD                    Ananias - jogador
       Campos-RJ                           Corinthías-SP                               Cruzeiro-BH
   
         Andrade - jogador                          Andrade - jogador             Ane Brito Leal Ivo
              Flamengo-RJ                                     Vasco-RJ                            escritora 
   André Filho - Compositor
No ano de 1934, o próprio André gravou seu grande sucesso, em dupla formada com Aurora Miranda, de apenas 19 anos. Cidade maravilhosa foi inscrita, no ano seguinte, no Concurso de Carnaval da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, obtendo a segunda colocação. Em 1960, um decreto oficializou Cidade maravilhosa como hino da cidade.
Autor: André Filho (Antonio André de Sá Filho)

                                              AURORA MIRANDA - "CIDADE MARAVILHOSA"                                                
                                                              Anete Guimarães - Doutora      Ângela Diniz - atriz                        Anísia Leoni - atriz                             
 Antonia Fontenelle - atriz            Antonia Gomes - cantora                 Antonia Moraes - atriz
         
    Antonio da Rocha Marmo - Santo Antoninho
ANTONIO DA ROCHA MARMOAntônio da Rocha Marmo (São Paulo, 19 de outubro de 1918 - São Paulo, 21 de dezembro de 1930) foi uma criança católica paulistaa quem se atribuia o dom de predizer acontecimentos futuros. Teria inclusive previsto a própria morte.
Antoninho tornou-se objeto de veneração e passou a ser conhecido como Santo Antoninho. Hoje em dia, é conhecido como o Santo do Povo.
  
Antonio Carlos Brasileiro Jobim  "Tom Jobim"                          Antonio Conselheiro
   
 Antonio Maria - Sergio Cardoso            Antonio Maria - Padre               Antonio Maria Coelho-poeta
Apolinário de Carvalho 
9/02/1912, Corumbá (MS) - 23/09/2005, Rio de Janeiro (RJ)
Exilado, foi para a Argélia, e depois para a França, onde viveu até a anistia política, em 1979. De volta ao Brasil, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores. No entanto, devido a seu descontentamento com os rumos do governo Lula, sua família não permitiu que a bandeira do PT fosse colocada sobre seu caixão, quando morreu. Jorge Amada o chamava de o "Herói de  Três Pátrias". Por serviços prestados na Resistência, foi condecorado com a Legião de Honra pelo governo da França. Pela luta na Espanha, recebeu a cidadania espanhola, nos anos 1990. Nessa mesma década, por recomendação médica, Apolônio afastou-se da militância política intensa. Conhecido pelo otimismo, a fala mansa e a polidez, dedicou-se a escrever seu livro de memórias, "Vale a pena sonhar".
Viana Júnior   
Apôlonio - (Viana Junior) e a velha surda (Rony Rios) 
"A Praça é Nossa" - SBT  
Arlete Sampaio - Doutora e política
Arlete Sampaio

Arlete Sampaio

@arletesampaio

Fundei o PT/DF e a CUT/DF. Fui Vice Governadora, Dep Distrital mais votada em 2002, reeleita Dep. Distrital em 2010. Atual líder de governo na CLDF.
Arlete Avelar Sampaio (Itagibá28 de junho de 1950)[1] é uma política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Veio para Brasília em 1971.[1] É formada em Medicina pela UnB e especializou-se em Saúde Pública.[1]
Foi Vice-Governadora do Distrito Federal entre 1995 a 1998.
Foi Secretária de Desenvolvimento Social do governo Agnelo de 4 de janeiro de 2011[2]até 30 de janeiro de 2012, quando retornou à CLDF.[3]
HISTÓRICO: Por volta de 1954 a quebradeira deu pro lado de meu pai. Quem estendeu a mão? Foi o pai de Arlete Avelar Sampaio, meu irmão por parte de pai - Juvenal de Almeida Sampaio! Por volta de 1954 chegamos em Itagibá-BA. Todas as despesas eram feitas por Juvenal que ainda colocou uma vendinha para meu pai ganhar alguns trocados. A união das duas famílias era tanta, que Arlete chamava minha mãe de dindinha Áurea. Meu pai faleceu em 27.09.1957  e  em 1958 retornamos à Jequié. Onze anos após a inauguração de Brasilia, Arlete seguiu seu destino e foi estudar na nova capital sob os auspícios do tio Edmundo Avelar. Hoje é uma figura atuante na política e na medicina. Por idealismo filiou-se ao  PT-Partido dos Trabalhadores e por convicção formou-se em medicina. Sobressai-se em ambas atividades - como política foi vice-governadora no governo de Cristovam Buarque e exerce um cargo importante na cúpula do partido e como médica é convidada por vários países da América e Europa, para palestras e seminários concernentes à medicina. 
Arnaldo Antunes - campositor
Arnaldo Cezar Coelho - ex-juiz de futebol e comentarista
Arnaldo Jabor - cineasta, crítico e jornalista
carioca -TV-Globo.
Associação Desportiva Jequié - Jequié-BA
Uma das formações da equipe da ADJ na década de 1970 com
Uma das formações da equipe da ADJ na década de 1970 com o técnico Maneca Mesquita e os atletas Maíca, Tufu, Zé Augusto, Besouro, Jurandir, Caculé e o massagista Foca. Florí, Dilermando, Maneca, Tanajura e Marcos
Asa de Águia - Banda de Salvador-BA
As Frenéticas - conjunto musical


Atanagildo da Escolinha do Prof.Raimundo              
Milton Ribeiro  
  
Augustinho Paludo 
Especialista em administração pública    
Augusto Cury - escritor e médico
   
    Augusto Garcia  - ator             Augusto Nunes - jornalista      Augusto Severo -inventor do PAX 

Augusto Severo - Dirigível PAX - Paris-França
  AUGUSTO SEVERO: 

Em 1902, reuniu todos os seus meios financeiros disponíveis, incluindo ajuda de amigos e parentes, viajou a Paris para construir o balão "PAX" dimensões menores que o anterior, medindo 30 metros e com tecnologia mais avançada. O nome usado no balão simbolizava a sua crença no instrumento, pois achava que poderia evitar guerras entre nações.
No dia 12 de maio de 1902, fez manobras durante 10 minutos com o seu balão, realizou círculos fechados apresentando figuras em forma de oito, provando a operacionalidade do invento e a sua habilidade em manejá-lo.
O balão pareceu tomar o seu rumo com destino ao ponto prefixado. Subitamente, quando o "PAX" achava-se aproximadamente a 400 metros de altura, o balão apresentou-se envolto em chamas e segundos depois uma violenta explosão se fez ouvir. Terminara o sonho de Augusto Severo.
Na França, no local da queda de Severo existe hoje uma placa de mármore com os seguintes dizeres:
"À la memoire de L`Aéonaute Brésilien AUGUSTO SEVERO et de son mécanicien français GEORGE SACHÊT Chute du dirigible PAX - Av du Maine. Le 12 mai de 1903"
Em Natal, no dia 12 de maio de 1913, por ocasião do 11º aniversário da sua morte, foi inaugurada a Praça Augusto Severo em homenagem ao ilustre potiguar.
No cemitério São João Batista:Na base do túmulo de Severo há um baixo relevo em bronze com o desenho do PAX e uma âncora, colocada como homenagem da Marinha de Guerra ao seu grande defensor na Câmara dos Deputados. Na parte superior do túmulo pode ser visto outro medalhão de bronze, com o retrato do aeronauta.

Há também uma inscrição em latim, de autoria do Senador pelo Rio Grande do Norte Almino Afonso: "Sidera vincere conatus vincit mortem", que significa "Tendo se esforçado para vencer os astros venceu a morte".
  
          Alberto Santos Dumont - 14 Bis                   14 Bis - Primeiro voo em Paris-França
 
 Alberto Santos Dumont      O povo francês assiste deslumbrado o primeiro voo do 14 bis                                                                          
Avião antigoDesde a mitologia grega, o sonho humano de voar foi considerado uma das grandes metas a serem realizadas pelas civilizações. A lenda de Ícaro  conta que este, para conseguir fugir do labirinto do Minotauro, construiu asas artificiais usando cera de abelhas e penas de gaivotas. O desfecho dessa história  não foi muito agradável, pois as asas criadas por Ícaro derreteram assim que seu criador chegou perto do sol. Na história humana, porém, a vontade de voar resultou em um final diferente da tragédia grega.

Quem inventou?

Wilbur e Orville Wright.A origem dos aviões traz uma polêmica: no Brasil, acredita-se que Santos Dumont  foi o inventor da máquina, enquanto no resto do mundo os créditos pela invenção são dados para os irmãos Wilbur e Orville Wright. Na França,Clément Ader é considerado como o inventor do avião , por ter realizado o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi crescente a utilização das aeronaves como máquinas de guerra e, consequentemente, a tecnologia investida nelas. Os combates aéreos realizados na época decidiram grandes batalhas e fizeram a diferença na guerra. Foi nessa época que que surgiram os grandes ases, como o Barão Vermelho

A “Corrida Aérea”

Avião quebrando a barreira do somApós a guerra, a corrida tecnológica foi a maior bandeira levantada pelo países envolvidos na Guerra Fria. Desenvolver as melhores aeronaves virou uma questão de demonstração de poderio bélico e isso fez com que os novos aviões saíssem ainda mais desenvolvidos. Surgiram então os primeiros aviões supersônicos (os concordes). Esses aviões tinham a impressionante capacidade de superar a velocidade do som, e por conta de seu alto preço, eram usados mais a nível de demonstração. Futuramente tal tecnologia barateou e hoje em dia é comum vermos aviões que superam a velocidade de 1.226 Km/h.
Atualmente, a aviação é focada principalmente no uso cotidiano, em transporte de passageiros e cargas. A segurança e a tecnologia dispostas nas aeronaves atingiram um nível nunca antes visto, e a tendência é de que as aeronaves sejam cada vez mais modernas e mais baratas.
 
 
                  
         
  
 
  
 
  
 
  
   
EDITORIAL:  Alfredo Bernhard Nobel - Estocolmo-Suécia, 21.10.1833 (+) San Remo-Itália. 10.12.1896.
Entre 1866 e 1867, Nobel resolve o problema, acrescentando à nitroglicerina certas substâncias absorventes, de modo que se torna possível armazená-la e transportá-la sem riscos: só explodiria mediante um detonador especial. Nobel batizou o produto, sob nova forma, de dinamite (do grego Dynamis, que significa força). Para o povo, tinha outro nome: "a pólvora de segurança de Nobel". Este nobre cientista sueco jamais poderia imaginar que seu invento, seria algum tempo depois, a maior bomba contra a humanidade. As bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, causaram a destruição de quase a totalidade da população das duas cidades japonesas.
Por outro lado, O brasileiros Alberto Santos Dumont  (14 bis) e Severo Augusto (PAX), o francês Clément Ader e os americanos - irmãos Wilbur e Olville Wright, também, jamais imaginariam que seus sonhos de Ícaro, inventando uma máquina mais pesada que o ar e que seria capaz de voar, viesse a ser uma arma poderosa e avassaladora para a humanidade. 
"Assim Caminha a Humanidade" e "A mesma mão que aplaude é a mesma que apedreja" 
Salvador-Bahia-Brasil-Quarta-Feira, 20.02.2013 - 19.09 horas - Alberto Sampaio - blog do Painho.


  











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário