quarta-feira, 29 de maio de 2013

AVE MARIA - JOHANN SEBASTIAN BACH - FRANZ PETER SCHUBERT E CHARLES GOUNOD

AVE MARIA: Caros leitores e leitoras. A internet, Enciclopédia Wikipédia, Facebook, Google,YouTube,  Folha de SãoPaulo, são fontes fidedignas de pesquisa. para trazer à tona, o verdadeiro compositor da famosa e linda música - AVE MARIA -  Será que foi o alemão Johann Sebastian Bach, ou o austríaco Franz Peter Schubert ou ainda o francês Charles Gounod? Todos deverão pesquisar, para se possível, enriquecer, retificar ou ratificar a minha pesquisa.

JOHANN SEBASTIAN BACH: Nasceu em Eisenach na Alemanha, em 31.03.1685 e morreu na cidade alemã de Leipzig em 28.07.1750, viveu apenas 65 anos. Examinando cuidadosamente sua biografia, não encontrei nenhuma alusão, como sendo Bach, o autor da música Ave-Maria.
Porém vocês encontram em uma das fontes acima citadas, a dobradinha  Bach/Gounod - leiam abaixo:
"A  Ave Maria de Bach/Gounod  é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em latim da Ave Maria". Saibam que Bach nasceu em 1685 e Gounod em 1818, são 133 anos de diferença; Como pode a música em foco ter sido composta por Bach/Gounod?  A não ser que Gounod  tenha feito uma adaptação para o latim! Vamos acompanhar o raciocínio. Abaixo a biografia de Schubert para uma analise mais detalhada".
JOHANN SEBASTIAN BACH


FRANZ PETER SCHUBERT: Franz Peter Schubert (Himmelpfortgrund, 31 de Janeiro de 1797 — Viena, 19 de Novembro de 1828) foi um compositor austríaco do fim da era clássica Alguns autores dão a Ave Maria de Schubert/Gnoud.  - Viveu 31 anos e morreu em plena flor de sua juventude!
Vejam acima o que expressa uma das fontes consultadas - "Ave Maria de Bach/Gounod" e comparem com esta - Ave Maria de Schubert/Gounod.  Bach nasceu em 1685. Schubert em 1797 e Gounod em 1818. Seria mais sensato haver uma ligação mais próxima entre Schuberrt/Gounod do que Bach/Gounod! 

FRANZ SCHUBERT  - Folha de são paulo.

"Depressão afeta autor de Ave Maria" 

Vários compositores escreveram música para o texto da Ave Maria (alguns em sua versão protestante, usada nas Igrejas Anglicana e Luterana) , entre os quais pode-se citar Johann Sebastian BachFranz SchubertCharles Gounod, Giuseppe VerdiGiacomo PucciniBonaventura Somma,Beyoncé Giulio Caccini e Gabriel Fauré.
A música foi cantada pelo grupo Celtic Woman, pela soprano Hayley Westenra e pelas cantoras Céline DionBeyoncé e Helene Fischer.
Prosseguindo em minha curiosidade, vamos ver abaixo, a biografia do francês Charles Gounod. Notem que já existem pesquisadores para saber quantas Ave Maria existem: e quais são os autores. Leiam abaixo:

Pregunta resuelta

Muéstrame otra»

"¿Cuantas Ave Maria existen y cuales son sus autores?

Me podrían ayudar? Solo conozco 2, la de Shubert y la de Bach-Gounod, pero hace poco en un programa escuché otros Aves Maria, me podrían ayudar?  Gracias"
    FRANZ PETER SCHUBERT
CHARLES GOUNOD: Charles Gounod (Paris17 de junho de 1818 – Saint-Cloud18 de outubro de 1893) foi um compositor francês famoso sobretudo por suas óperas e música religiosa.
Por volta dessa época, ficou conhecendo duas mulheres, que tiveram grande influência na sua vida: uma foi a cantora Pauline Viardot, que o introduziu ao mundo da ópera, e a outra foi Fanny Hensel, que apresentou a Gounod seu irmão, o célebre compositor Felix Mendelssohn. Através de Mendelssohn, Gounod entrou em contato com a música de Bach, então pouco conhecida.  (Notem que Gounod entrou em contacto com a música de Bach, que era pouco conhecida, daí  poder haver alguma ligação, mas não se refere à música Ave Maria) 
Vamos publicar as músicas sacras compostas por Gounod, dentre elas consta a Ave Maria, a saber:

Música sacra [editar]

  • Mors et Vita (oratório)
  • Tobias (oratório)
  • Ave Maria
  • Salmos
  • Missa de Requiem
  • Missa de Santa Cecília
  • Missa Joana d'Arc
    CHARLES GOUNOD
    AVE MARIA:  Enquanto fica no ar, a pergunta - quem são os autores da música Ave Maria?, vamos ouvi-la em várias versões. Ave Maria de Gounod, Ave Maria de Schubert ou quiças de Bach!  (Trata-se da mesma música, mas com arranjos diferentes). 
MENINAS CANTORAS DE PETRÓPOLIS
'"AVE MARIA"
                                    
ANDRE RIEU E MIRUSIA LOUWERSE
'"AVE MARIA"
                                                                                                     
LUCIANO PAVAROTTI - "AVE MARIA"
    JORGE ARAGÃO - "AVE MARIA"
EDITORIAL:  Tenham fé e esperança e nunca esqueçam das palavras do SENHOR. Façam um exame de consciência para saber como estão suas relações com O MAIOR ARQUITETO DO UNIVERSO. Siga os Dez Mandamentos e não esqueçam dos Sete Pecados Capitais. A porta larga é fácil de ENTRAR, mas a pequena é difícil de PASSAR. "É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, do que um avarento entrar no Reino dos Céus" - Palavras do Senhor.
Salvador-Bahia-Brasil - Quarta-feira, 29.05.013 - 00;17 horas - Alberto Sampaio - blog do Painho.


2 comentários:

  1. Parabéns!
    Muito bom gosto na seleção.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Alberto de Almeida Sampaio, vulgo Painho, interessante à sua observação quanto a autoria da Ave Maria, minha opinião e complementando a sua colocação.
    Ave Maria não é de Johann Sebastian Bach, Gounod baseou-se no Prelúdio nº 1 em Dó Maior da Obra Cravo Bem Temperado, trata-se do primeiro trabalho do primeiro livro desta obra. Daí a citação Gounod/Bach - em muitas partituras consta como meditação de Gounod sobre o Cravo Bem Temperado de Bach.
    Com relação à Ave Maria de Schubert a obra é bastante diferente. Ouça às três peças apenas instrumental e notará.
    Quanto ao lapso de tempo entre as obras, lembremos que o Hino Nacional Brasileiro teve a sua música composta em 1822, e a letra oficial em 1906. Gente Humilde de Garoto foi composta em 1952 e a letra composta por Chico Buarque e Vinicius em 1969. Além de Carinhoso de Pixinguinha composta entre 1916/1917 e a letra de João de Barro em 1937.
    Muito bom o seu blog.
    No link abaixo, compartilho às versões de Bach, Gounod e Schubert.
    https://drive.google.com/folderview?id=0B9F356bpnhA-MzVza1JwQ3ZjSVU&usp=sharing

    ResponderExcluir