terça-feira, 25 de junho de 2013

CACHOEIRA - SÃO JOÃO DA CIDADE IMPERIAL

CACHOEIRA: CIDADE IMPERIAL:  Depois de completar a série "O Melhor São João da Bahia", postando matéria sobre as cidade de Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié, Piritiba e Senhor do Bonfim, o cachoeirano Antonio Carlos Gomes de Cerqueira, envia-me um e.mail - "Painho, ótimo trabalho sobre o São João, mas não esqueça de falar do São João de Cachoeira, minha terra". Pois não, amigo e historiador Antonio Carlos, vou atender sua solicitação.
CACHOEIRA: A única cidade do Brasil que foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial.
vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1873 (Lei Provincial 43).
Cachoeira também é a segunda capital do estado, de acordo como a Lei Estadual 10 695/07. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.10 11
Bandeira de Cachoeirinha
BANDEIRA
Brasão de Cachoeirinha
BRASÃO
fogueira de São João
A FOGUEIRA TÁ QUEIMANDO

Autores: Luiz Gonzaga e Zé Dantas
THOMAZ GONZAGA - "SÃO JOÃO NA ROÇA"

Programação do São de Cachoeira-Bahia

21 de junho (sexta-feira) Abertura Oficial Premiação dos Concursos de Bairro e de Decoração de FachadasConcurso Garota Feira do Porto Apresentação dos finalistas do Festival de Música Junina
22 de junho (sábado) 22h – Virgílio 24h – Danton e Ases do Forró 02h – Garota Safada
23 de junho (domingo) 22h – Targino Gondim 24h – Cacau e Caetano 02h – Cangaia de Jegue
24 de junho (segunda-feira) 22h – Alceu Valença 24h – Pelotão do Forró 02h – Flávio José
ÚLTIMO DIA DE SÃO JOÃO DE CACHOEIRA-BAHIA - 25.06.2013 - TERÇA-FEIRA.
25 de junho (terça-feira) 20h – Estakazero 22h – Gilberto Gil 24h – Saulo 02h – Sine Calmon
ESTAKAZERO - "QUANDO A GENTE AMA"
ESTAKAZERO - "MEU AMOR LIGOU PRA MIM"


Autores : Manuca, Raimundinho do Acordeon e Targino Gondim
                                              GILBERTO GIL - "ESPERANDO NA JANELA"                                              
DOMINGUINHOS - "ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS"
Autores: Dominguinhos e Nando Cordel
DOMINGUINHOS - "GOSTOSO DEMAIS"
Autores: Herve Cordovil e Luiz Gonzaga
LUIZ GONZAGA - "VIDA DO VIAJANTE
  
 
 
 
  
                                                      ORDEM TERCEIRA DO CARMO                         ENTRADA CIDADE DE CACHOEIRA-BA.
CIDADE HISTÓRICA - MONUMENTO NACIONAL - CACHOEIRA-BAHIA;
EDITORIAL:  Publicar a história da "Cidade Imperial" é contentamento para mim. Postar as ruas do tempo do império, a igreja, os costumes e a festa de São João, engrandecem a inciativa de qualquer escriba!. Melhor ainda, quando atende à solicitação de um amigo cachoeirense Antonio Carlos. Aproveito para homenagear o povo varonil de Cachoeira, verdadeiro herói da batalha de "Dois de Julho", hoje comemorada em toda Bahia, sendo inclusive feriado estadual. 
Salvador-Bahia-Brasil: Terça-feira, 25.06.2013 - 09.47 - Alberto Sampaio - blog do Painho.

2 comentários:

  1. Estimado jornalista e historiador Alberto Sampaio.

    Receba a nossa gratidão por seu empenho e carinho para com a nossa Cachoeira, Cidade, histórica, Heróica e Monumento Nacional pioneira dos feitos históicos pro independência do Brasil. Sua aplicação e acuidade em precisar fatos que engrandecem a data comemorativa da nossa epopéia é notável e de uma valia incomensurável. Fato que revela a sua grandeza de homem probo e de capacidade ilibada engrandecendo a nossa querida e calorosa e próspera Jequié Cidade Sol, sempre reluzindo sua grandeza na vida de filhos nobres, ilustres e abnegados, dentre tanos, queremos destacar Alberto Sampaio, notabilíssimo em promover o bem social e interagir em municipalidades, trazendo ao conhecimento dos seguidores de seu blog, a cultura do povo baiano.
    Receba amigo o nosso reconhecimento e gratidão por sua vontade e capacidade em registar o evento maior da nossa gente, destacando os nossos símbolos que tanto engrandecem o nosso povo. Salve o nosso 25 de Junho os nossos heróis de 1822, pela Independência da Bahia e do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antonio Carlos. Seu carinho para com sua terra natal - Cachoeira, é de uma relevância extraordinária. Cachoeira é como a "Pérola Negra" difícil de ENCONTRAR só existe dentro de uma ostra, no fundo do MAR! Publiquei seu inteligente comentário, que vem enriquecer o trabalho de um operário e pesquisador. Alberto de Almeida Sampaio.

      Excluir