domingo, 30 de junho de 2013

ULISSES - DOMINGÃO DA ASBAC - 30.06.2013 - 24ª EDIÇÃO

ULISSES: Ulisses (Ulisse, no original) é um filme italiano de 1954, do gênero épico, dirigido por Mario Camerini e estrelado por Kirk Douglas e Silvana Mangano. O roteiro, baseado no longo poema Odisseia, do lendário Homero, foi assinado por sete profissionais, entre eles os norteamericanos Ben Hecht e Irwin Shaw. O luxo da produção coloca-a acima da média dos épicos produzidos na Itália naquele período; entre os pontos altos, destaca-se a fotografia de Harold Hal Rosson, em espetacular Technicolor.1
Como o filme estreou nos Estados Unidos somente em agosto do ano seguinte, algumas fontes consideram-no, erroneamente, como sendo de 1955.

Sinopse[editar]

Com o fim da Guerra de Troia, o engenhoso guerreiro Ulisses retorna para sua amada Penélope, na ilha de Ítaca. No caminho, entre outros perigos, ele enfrenta ciclopes, é tentado por sereias e encontra a bruxa Circe, que transforma metade de seus homens em porcos. Somente dezanos depois, Ulisses chega a seu destino, porém ainda tem de se haver com os pretendentes que assediam sua esposa.
ULISSES 
KIRK DOUGLAS - SILVANA  MANGANO - ANTHONY QUINN 
E ROSSANA PODESTÁ
      
                                              KIRG DOUGLAS - Ulisses            SILVANA MANGANO - Penépole/Circe   ANTHONY QUINN- Antinoo
 ROSSANA PODESTÁ -  Nausícaa

BABA DOMINGÃO DA ASBAC - 30.06.2013 - 24ª EDIÇÃO - ULISSES.

LISTA DE PRESENÇA: Toinho Abreu, Otávio, Adelvam, Odaí, Puskas, Marcelino, Beto Passos, Jean, Kazuo, Bartolinha, Serrinha, Clone, Carlinhos, Paulo Huck, Marcus Vinicius, Reinaldo e Sérgio. Diretor: Fernando José Figueira Santos "Rivelino".  Os desafiantes de hoje foram Otávio e Rivelino

OTÁVIO:  Biriguidinho-gol. Marcelino (Paulo Huck), Adelvan, kazuo, Otávio, Serrinha e Jean.  (padrão verde)
RIVELINO:  Rosenldo-gol,, Toinho Abreu, Odaí, Bartolinha (Clone), Beto Passos, Carlinhos e Puskas.(padrão amarelo)
PLACAR:   Otávio 5x1 Rivelino
GOLS-OTÁVIO:  Jean 2 - Serrrinha 2 e Otávio 1
GOLS-RIVELINO:   Odaí 1
PRATO DO DIA:  Sarapatel oferecido pelo filiado Paulo Cesar Pinho Cersósimo "Gigio"
JUIZ:  Derival Serra Santana "Bienvenido Granda" - El bigode que canta!
RESENHA: Há alguns jogos, não vejo Rivelino selecionar um time de futebol tao mal!, Alguém atribuiu-lhe esta falta de coordenação,aos festejos juninos e muito licor. Otávio tirou proveito da situação, deitou e rolou em cima do mestre Riva e ainda fez embaixada diante do goleiro Rô. O atleta do jogo foi Jean, que desequilibrou a partida para o time do Pato Remador.O goleiro Biriguidinho,de nome escalafobético, e costumaz frangueiro, parecia que estava dopado, agarrou até pensamento, garantindo a vitória para o time de padrão verde do capitão Otávio. Marcelino, Adelvan, Kazuo, Paulo Huck, Otávio e Serrinha estiveram numa manhã de glória. Foram destaques neste "Domingão". Neste último dia de junho, estou dedicando uma música ao time vencedor e faço uma homenagem ao São João de Santo Antonio de Jesus-Bahia. 
OTÁVIO 5 x 1 RIVELINO
Música dedicada ao time vencedor de Otávio
Autor: Lamartine Babo
CARMEM MIRANDA E LAMARTINE BABO
"CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA"

Santo Antônio de Jesus é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na região do Recôncavo Sul . Sua população, segundo a contagem do IBGE, realizada no censo nacional de 2010, era de 90.985 habitantes. Tem importância como centro comercial e de serviços em todo o recôncavo, sendo assim considerada a "Capital do Recôncavo". Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem milhares de visitantes.
  
 
                                                          PREFEITUA MUNICIPAL                                                CENTRO                                                                                                                                        
                                                             ARRAIÁ DE SÃO JOÃO   -                          CHICLETE COM BANANA,                        
Homenagem à cidade de Santo Antonio de Jesus
Autor: Missinho
CHICLETE COM BANANA - "NO LUMI DA FOGUEIRA!
                                                                      PRAÇA PADRE MATHEUS - SANTO ANTONIO DE JESUS-BAHIA

EDITORIAL: Encerrando o ciclo das festas juninas, neste último dia de junho, presto homenagem à cidade de Santo Antonio de Jesus, que em 2013, realizou um de seus melhores São João dos últimos tempos, igualando-se às outras cidades interioranas.
Salvador-Bahia-Brasil: Domingo, 30.06.2013 - 12.54 horas - Alberto Sampaio - blog do Painho.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

SETE HOMENS E UM DESTINO - QUINTA-FEIRA, 27.06.2013 = 48ª EDIÇÃO.

SETE HOMENS E UM DESTINO: The Magnificent Seven (br: Sete Homens e um Destino — pt: Os Sete Magníficos) é um filme norte-americano de 1960, do gênero western, dirigido por John Sturges, com roteiro de William Roberts e trilha sonora de Elmer Bernstein.

Sinopse[editar]

O filme conta a história de um grupo de mexicanos, residentes em um pequeno vilarejo, e que vivem aterrorizados pelo bandido Calvera e sua gangue, que invade o local com frequência para roubarem mantimentos.
Os mexicanos não tem armas, dinheiro e nem tampouco temperamento violento. Visando obter ajuda, três deles deslocam-se até a fronteira onde encontram Chris e Vin, dois pistoleiros norte-americanos desempregados e que arregimentam mais cinco companheiros, para juntos defenderem o vilarejo.
SETE HOMENS E UM DESTINO
YUL BRYNNER - ELI WALLACH - STEVE MCQUEEN - CHARLES BRONSON - HORST BUCHHLOZ
JAMEES COBUM -E ROBERT VAUGHN 
            
        YUL BRYNNER                     ELI WALLACH                      STEVE MACQUEN                  CHARLES BRONSON
          Chris Adans                            Calvera                                       Vin                                Bernardo O'Reilly     
 HORST BUCHHLOZ            JAMES COBUM                       ROBERT  VAUGHN               ROSENDA MONTEROS
             Chico                              Britt                                         Lee                                       Petra       

BABA DA MATINA - QUINTA-FEIRA, 27.06.2013 - 48ª EDIÇÃO ´'SETE HOMENS E UM DESTINO"

ORDEM DE CHEGADA:  Schubach, Beré, Toinho Abreu, Otávio, Osvaldo,  Lourival, Ernani, Bebeto, Mauricio, Painho, Nelsinho. Clone, Kazou, Limão e Julio. Os times foram selecionados por Osvaldo Pato Navegador e Otávio pato Remador.
OSVALDO:  Toinho Abreu, Bebeto, Mauricio, Nelsinho. Ernani, Osvaldo e Limão.
OTÁVIO:  Beré, Schubach, Kazuo, Otávio (Painho), Lourival, Clone, Painho (Julio)
PLACAR:  Osvaldo 6x2 Otávio.
GOLS-OSVALDO:   Mauricio 2 - Osvaldo 2 - Ernani 1 e Nelsinho 1
GOLS: OTÁVIO:   Beré 1 e Clone 1
RFSENHA:  Depois de duas derrotas consecutivas para Otávio, Osvaldo veio mais cauteloso e organizado para a partida desta quinta-feira. Soube selecionar um time mais coeso em campo.,onde cada um sabia sua posição e não partia atabalhoado para o ataque, deixando a defesa desguarnecida!. Seu time jogou com o padrão vermelho, e seu toque de bola parecia o time do Barcelona. Houve até quem comentasse sobre isso!. Otávio não esperou para ver a goleada, dando seu lugar ao atleta Painho, que não joga na defesa. Substituição essa considerada desastrosa, porque deixou uma lacuna no meio de campo. Júlio, Beré e Schubach, tiveram que se desdobrar pra evitar uma goleada maior. Final da  partida o marcador registrava Osvaldo 6x2 Otávio.
OSVALDO 6 X 2 OTÁVIO
Música dedicada ao time vencedor de Osvaldo
Autores: Moraes Moreira e Pepeu Gomes
MORAES MOREIRA - "LÁ VEM O BRASIL DESCENDO A LADEIRA"

EDITORIAL:  Ao dedicar a música "La Vem O Brasil Descendo a Ladeira" de Moraes Moraes e Pepeu Gomes, ao time vencedor de Osvaldo, veio à tona o famoso grupo musical da década de 70.OS NOVOS BAIANOS - Baby Consuelo, Gilson, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes. Homenagem especial a este grupo, já desfeito, que hoje cada qual, seguiu a carreira solo.Os fãs nunca esqueceram a música de maior sucesso do grupo, composta por Antonio Carlos Moraes Moreira "Preta Pretinha"
Salvador-Bahia-Brasil: Quinta-feira, 27.06.2013-11.38 horas -Alberto Sampaio - blog do Painho.




                       

terça-feira, 25 de junho de 2013

SÃO JOÃO - BABA DA MATINA - TERÇA-FEIRA, 25.06.2013 - 47ª EDIÇÃO -

SÃO JOÃO:  Várias cidades do Brasil, comemoram os festejos de São João. Umas com mais esplendor e mais atrações profissionais, outras com mais simplicidade fazem a festa para o povão. Fogueira, Quadrilha, amendoim cozido, milho assado, fogos de artificio e casamento na roça.Nesta postagem vou levar até vocês a origem desta festa tão badalada em nosso país.
 História da Festa Junina e tradições
Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões
desenho festa junina
Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Festas Juninas no Nordeste 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
Comidas típicas 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
As quadrilhas vieram da Europa para o Brasil 
As quadrilhas vieram da Europa para o Brasil

BABA DA MATINA - TERÇA-FEIRA, 25.06.2013 - 47ª EDIÇÃO - SÃO JOÃO.

ORDEM DE CHEGADA: Otávio, Ernani, Schubach, Mauricio, Kazuo, Clone, Limão, Bebeto, Serrinha, Lourival e Painho. Os times foram selecionados por Lourival e Mauricio.

LOURIVAL:  Schubach, Otávio, Limão, Kazuo e Clone (Painho).  (Padrão vermelho)
MAURICIO:  Mauricio, Bebeto, Serrinha, Ernani e Lourival.  (Padrão azul).
PLACAR:  Lourival 18x16 Mauricio.
GOLS-LOURIVAL: Painho  5 - Clone 4 - Kazuo 4 - Limão  3 - Otávio 1 - Schubach 1
GOLS-MAURICIO:  Mauricio 5 - Ernani 4 - Lourival 3 - Serrinha 3 e Bebeto 1
RESENHA: Quem não está presente, fica surpreso ao saber de um placar tão dilatado! O gramado da Asbac passa por uma reforma de 50 dias, com previsão de entrega para o dia 26.07.2013. O baba estar sendo realizado no campo de grama sintética, por isso, justifica tantos gols numa só partida. nem em campo de várzea, fazem tanto gols como aqui! Santo Amaro volta a brilhar sob o comando do seu capitão Lourival. Apesar dos times entrarem em campo com cinco jogadores de cada lado, o baba foi bastante corrido e deu para suar as camisas. A vitória foi justa para o time de padrão vermelho, que chegou a estar à frente do marcador em 4x0, ainda no primeiro tempo. Com a entrada de Painho, Schubach  foi para frente de zaga e comandou a tática da partida, colocando Painho dentro da área do adversário. Final da partida Lourival 18x16 Mauricio.
Marcos Patisch/Aqui PE/D.A Press
LOURIVAL 18x16 MAURICIO
Música dedicada ao time vencedor de Lourival
Programa de Raul Gil - SBT.
Autor: Carlos Fernando
GEISILAINE HOMENAGEIA ELBA RAMALHO
 "BANHO DE CHEIRO"

Música solicitada pelo goleador Painho
Marcou cinco gols na partida para o time vencedor
Autor: Jorge de Altinho
FAGNER E JORGE DE ALTINHO
"PETROLINA, JUAZEIRO"

Músicas juninas, dedicadas ao goleador Clone
Marcou quatro gols na partida para o time vencedor
Pupurri de músicas juninas de Luiz Gonzaga
GRUPO MANIA DE DANÇA - ESCOLA MARIA DO CARMO
BOM JESUS-PB. - PUPURRI DE MÚSICAS JUNINAS.

Música dedicada ao goleador Kazuo
Marcou quatro gols para o time vencedor
Autor: Luiz Gonzaga
 NORDESTINOS DO FORRÓ - "SEU JANUÁRIO"

Música dedicada ao goleador Limão
Marcou três gols na partida para o time vencedor
Autores: Luiz Gonzaga e Zé Dantas
LUIZ GONZAGA - "RIACHO DO NAVIO"

MÚSICAS DEDICADAS AO GOLEADORES DO TIME DE MAURICIO

Música dedicada ao goleador Mauricio
Marcou cinco gols na partida para o time perdedor
Autores: Humberto Teixeira e Luiz gonzaga
LUIZ GONZAGA - "LÁ NO MEU O´PE DE SERRA"

Música dedicada ao goleador Ernani Riquelme
Marcou quatro gols na partida para o time perdedor
Autor: Dominguinhos 
GILBERTO GIL "EU SÓ QUERO UM XODÓ"

Música dedicada ao goleador Lourival
Marcou três gols na partida para o time perdedor
Autor: Walmir Lima
ALCIONE - "ILHA DE MARÉ"

Música dedicada ao goleador Serrinha
Marcou três gols na partida para o time perdedor
Autores: Abel Silva e Moraes Moreira
GAL COSTA - "FESTA DO INTERIOR"

SÃO JOÃO NO PELOURINHO - SALVADOR -TERÁ 30 DIAS
EDITORIAL: Durante este mês de junho, procurei mostrar a vocês, qual seria a melhor cidade para passar o São João. Valeu demais galera! Os baianos do interior receberam a todos com amabilidade e hospitalidade. Despeço-me com um fraternal abraço e com imagem do São João do Pelourinho em Salvador-Bahia. Lembrando do ex prefeito da cidade de São Francisco do conde que dizia quando inaugurava obras,"Pra semana que vem tem mais". Enquanto despeço-me de vocês, dizendo, para o ano que vem tem mais!                                                                                         Salvador-Bahia-Brasil -Terça-feira, 25.06.2013 - 18.28 horas -Alberto Sampaio blog do Painho.









CACHOEIRA - SÃO JOÃO DA CIDADE IMPERIAL

CACHOEIRA: CIDADE IMPERIAL:  Depois de completar a série "O Melhor São João da Bahia", postando matéria sobre as cidade de Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié, Piritiba e Senhor do Bonfim, o cachoeirano Antonio Carlos Gomes de Cerqueira, envia-me um e.mail - "Painho, ótimo trabalho sobre o São João, mas não esqueça de falar do São João de Cachoeira, minha terra". Pois não, amigo e historiador Antonio Carlos, vou atender sua solicitação.
CACHOEIRA: A única cidade do Brasil que foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial.
vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1873 (Lei Provincial 43).
Cachoeira também é a segunda capital do estado, de acordo como a Lei Estadual 10 695/07. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.10 11
Bandeira de Cachoeirinha
BANDEIRA
Brasão de Cachoeirinha
BRASÃO
fogueira de São João
A FOGUEIRA TÁ QUEIMANDO

Autores: Luiz Gonzaga e Zé Dantas
THOMAZ GONZAGA - "SÃO JOÃO NA ROÇA"

Programação do São de Cachoeira-Bahia

21 de junho (sexta-feira) Abertura Oficial Premiação dos Concursos de Bairro e de Decoração de FachadasConcurso Garota Feira do Porto Apresentação dos finalistas do Festival de Música Junina
22 de junho (sábado) 22h – Virgílio 24h – Danton e Ases do Forró 02h – Garota Safada
23 de junho (domingo) 22h – Targino Gondim 24h – Cacau e Caetano 02h – Cangaia de Jegue
24 de junho (segunda-feira) 22h – Alceu Valença 24h – Pelotão do Forró 02h – Flávio José
ÚLTIMO DIA DE SÃO JOÃO DE CACHOEIRA-BAHIA - 25.06.2013 - TERÇA-FEIRA.
25 de junho (terça-feira) 20h – Estakazero 22h – Gilberto Gil 24h – Saulo 02h – Sine Calmon
ESTAKAZERO - "QUANDO A GENTE AMA"
ESTAKAZERO - "MEU AMOR LIGOU PRA MIM"


Autores : Manuca, Raimundinho do Acordeon e Targino Gondim
                                              GILBERTO GIL - "ESPERANDO NA JANELA"                                              
DOMINGUINHOS - "ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS"
Autores: Dominguinhos e Nando Cordel
DOMINGUINHOS - "GOSTOSO DEMAIS"
Autores: Herve Cordovil e Luiz Gonzaga
LUIZ GONZAGA - "VIDA DO VIAJANTE
  
 
 
 
  
                                                      ORDEM TERCEIRA DO CARMO                         ENTRADA CIDADE DE CACHOEIRA-BA.
CIDADE HISTÓRICA - MONUMENTO NACIONAL - CACHOEIRA-BAHIA;
EDITORIAL:  Publicar a história da "Cidade Imperial" é contentamento para mim. Postar as ruas do tempo do império, a igreja, os costumes e a festa de São João, engrandecem a inciativa de qualquer escriba!. Melhor ainda, quando atende à solicitação de um amigo cachoeirense Antonio Carlos. Aproveito para homenagear o povo varonil de Cachoeira, verdadeiro herói da batalha de "Dois de Julho", hoje comemorada em toda Bahia, sendo inclusive feriado estadual. 
Salvador-Bahia-Brasil: Terça-feira, 25.06.2013 - 09.47 - Alberto Sampaio - blog do Painho.