quinta-feira, 22 de maio de 2014

MANGA - SAUDÁVEL ATÉ O FIAPO - ARTIGO: UTILIDADE PÚBLICA

MANGA:  Prezados internautas. Este artigo foi extraído da revista Saúde da Editora Abril, edição de Fevereiro de 2014. Apesar de seus conhecimentos sobre a matéria ora transcrita, meu desejo é levar até os ilustres amigos e amigas, mais conteúdo sobre esta deliciosa fruta, campeã de fibras!
PÉ DE MANGA
SAUDÁVEL ATÉ O FIAPO: "É tempo de manga...e trate de aproveitar! A fruta que colore as feiras no verão protege o peito e ajuda a espantar o câncer" por Ana Carolina Barella.
MANGA: Cultivada na Índia há quatro milênios, a manga desembarcou no Brasil faz pouco mais de 300 anos. Por aqui, adaptou-se tão bem às condições climáticas que hoje somos o sétimo produtor mundial, com cerca de 1,3 milhões de toneladas anuais. Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Jorge Rossetto, do Instituto Agrônomo de Campinas, no interior paulista, os indianos seguem no topo da lista, até porque eu seu território convivem 1.000 entre os 1.600 tipos de mangas existentes no globo. Foram eles, aliás, que lhe deram o apelido de fruto do amor eterno. Tanta doçura e também apreciada pelo povo brasileiro, fica mais evidente nesta época do ano, quando a fruta empresta seu rosa, vermelho e amarelo a feiras e supermercados. E, nesse caso, beleza se põe mesmo à mesa, Já há dados científicos suficientes para dizer que a manga presta uma senhora constituição ao organismo.
Um estudo recente da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, constatou que seus consumidores frequentes têm, em geral. um cardápio mais saudável em comparação com quem despreza a fruta. Para chegar a esta conclusão, a pesquisadora Carol O'Neil cruzou informações obtidas no Levantamento Nacional de Saúde e Nutrição, com quase 30.000 americanos. "Os adeptos do alimento apresentavam níveis mais baixos de proteína-C reativa, um indicador de risco cardíaco", conta. Há explicação para o achado: as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na fruta zelam pelo bom funcionamento das artérias. "As fibras, por exemplo, baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue", elenca a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.
Nas universidades chilenas de Antofagasta e Andrés Bello, o foco das análises foi o combate aos radicais livres. Os especialistas compararam as variedades tommy e pica. esta típica da região do Atacama. Embora a segunda tenha apresentado o dobro da capacidade antioxidante, ambas carregam doses significantes de substâncias que evitam a degeneração das células - beneficio que não restringe aos vasos do coração. O efeito se deve sobretudo à quercetina. "No organismo, ela se liga aos radicais livres e minimiza a possibilidade de danos celulares", explica a nutricionista Solange Bazaca, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.
O MAPA DA MANGA: Ela dá em todo o Brasil, mas certos locais do Sudeste  do  Nordeste se destacam. Jaíba-MG - Juazeiro-BA - Livramento do Brumado-BA -  Petrolina-PE - Monte Alto-MG e Taquaritinga-SP.
JAÍBA - MINAS GERAIS
JUAZEIRO-BAHIA
LIVRAMENTO DO BRUMADO-BAHIA
PETROLINA-PERNAMBUCO
MONTE ALTO-SÃO PAULO
TAQUARITINGA-SÃO PAULO
POLPA RICA: O que você encontra em uma porção de 100 gramas de manga Tommy.
Energia (kcal)........................ 51
Proteínas (g).........................0,9
Lipídios................................0,2
Carboidratos (g)...................12,8
Fibras (g)............................. 2,1
Potássio (g)..........................138
DOCE DUELO: As qualidades dos cinco tipos preferido por aqui.
01- ROSA:  Costuma ser uma boa pedida para sucos, já que a popa de tom amarelo-dourado, equivale a 67% do fruto. Muito cultivada em Pernambuco, tem esse nome por causa da casca rosada.
02- PALMER: São duas as vantagens dessa variedade: tem 65,5 gramas de vitamina C, o maior valor entre as cinco, e não apresenta fiapos. A desvantagem está nas calorias: 72 por fatia. A maior engordativa, portanto,
03-TOMMY: Originária da Flórida, nos Estados Unidos, é a queridinha dos brasileiros, a mais consumida e cultivada nestas terras. Também é a campeã de fibras 2,1 gramas em uma fatia média. As demais têm, em média 1,6 grama.
04- HADEN: Depois da Tommy, é o tipo mais apreciado no Brasil. Tem caroço pequeno e a casca fica vermelha quando está madura. Fornece 6,4 calorias. è a segunda mais calórica - só perde para a palmer.
05- COQUINHIO: Pequenina e arredondada, conquista pelo sabor doce. É facilmente encontrada no estado de São Paulo e muito vendida em beira de estrada. Só peca pela quantidade de fiapos, que predomina na polpa.
NA FEIRA:  Na hora de comprar, repare na casca: ela não pode estar muito dura nem muito mole. Evite as rachadas ou meladas, sinas de que a fruta está madura demais.
NO COPO: Atenção: o suco tem bem menos fibras que a fruta, especialmente quando coado.
VITAMINA DE MANGA PODE? Não tem o menor problema combinar a fruta com leite. A história de que essa receita destrambelha a saúde surgiu no período colonial. "O leite era um alimento exclusivo dos senhores do engenho", conta Maria Carolina von Atzingen, da USP. "Para evitar que os escravos o consumissem, espalharam que a mistura com a manga, abundante nas propriedades, fazia mal". A lenda deu pano para a manga e até hoje gera temores,
MANGA ESPADA:  Esta era a manga mais apreciada pelos baianos e acredito, por outros estados. Faz-nos lembrar de sua abundancia em Jequié. Era um convite para a garotada pular o muro do vizinho a fim de chupar aquele fruto bastante delicioso e convidativo!.
 
  MANGA ESPADA DE COR VERMELHA           MANGA ESPADA DE COR VERDE
CONSIDERAÇÕES FINAIS:  A grande quantidade de fibras e antioxidantes também está por trás do seu potencial anticâncer. Experimentos sugerem que haveria uma ação especial contra tumores da mama e cólon, No caso do intestino, é mais fácil entender o porquê: as fibras da fruta famosa pelos fiapos auxiliam a regular o trânsito ali, o que favorece a eliminação de possíveis elementos carcinogênicos.
Outra virtude da manga, que colabora para o seu papel frente ao infarto e ao câncer, é a riqueza em potássio. "Esse mineral participa do funcionamento de quase todas as células e é essencial no controle da pressão arterial", diz Beatriz Botéquio. Para fechar o pacote de elogios, vale apontar que a fruta dá uma força ao sistema imune. "Uma fatia média já supre a necessidade diária de vitamina C e betacaroteno", justifica a nutricionista.
Mas tem sempre alguém questionando: "Manga engorda, não?" Maria Carolina do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo (USP), esclarece: "A manga só favorece o ganho de peso se consumida em excesso, Se há preocupação com a balança, a recomendação é comer uma fatia como sobremesa, por exemplo". Em termos de valor energético, meia manga costuma equivaler a meio mamão papaia. Só note que os valores nutricionais mudam bastante de acordo coma variedade. Uns 100 gramas do tipo Palmer possuem 72 calorias, enquanto a mesma quantidade de Tommy tem 51.
Os tipos de frutas também oferecem uma diversidade de sabores e texturas. A coloração, o aroma e a quantidade. "Aquelas com mais fiapos são desvalorizadas no mercado e não costumam ser exportadas", conta Carlos Rossetto. Pura questão de gosto.Nutricionalmente, não dá para afirmar que os fiapos façam tanta diferença. Mas, levando em conta os benefícios escondidos entre eles. dá para ficar a vontade para se lambuzar. O único trabalho será passar o fio dental depois.
Salvador-Bahia-Brasil - Quinta-feira, 22.05.2013 - 23h51m - Alberto Sampaio,- blog do Painho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário