quarta-feira, 9 de julho de 2014

MEDICINA E SAÚDE - ABAIXO AS PEDRAS NOS RINS - POSTAGEM DE UTILIDADE PÚBLICA

ABAIXO AS PEDRAS NOS RINS:  Revista Saúde - edição fevereiro/2014 - fitness: Theo Ruprecht e Minha Vida - saúde, alimentação e bem-estar.
Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
O cálculo renal está entre os problemas de saúde que mais provocam dor. Se você não deseja passar por essa situação para lá de desconfortável, um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, aponta que uma boa saída é adotar hábitos que demandem esforço de corpo. A conclusão veio depois que o urologista Mathew Sorensen observou 84.225 mulheres por cerca de oito anos e, aí, notou que as mais ativas possuíam um risco de 31%  menor de apresentarem pedregulhos nos rins. Ainda de acordo com o trabalho, a intensidade do exercício não faz tanta diferença - o essencial é deixar o sofá regularmente, não importa se para correr, caminhar ou dar um trato no jardim, "Há várias teorias para elucidar esse efeito. Uma delas defende que a atividade física ajusta a maneira como o organismo lida com o cálcio e o sódio, eletrólitos que, em excesso, incitam a formação das pedras", afirma Sorensen.
Com o reservatório cheio
A Sociedade Brasileira de Nefrologia alerta que, no verão, a incidência de cálculo renal sobe até 20% . Isso por causa da desidratação decorrente das altas temperaturas. Ou seja, principalmente ao malhar, não se esqueça de beber bastante água.

PREVENÇÃO DO CÁLCULO RENAL

Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
O que é cálculo renal?
Consulte também: Cistinúria

Causas

As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras.
AdamCálculos renais localizados no rins e na uretra
O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação.
Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave.
Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro. É comum os cálculos renais aparecem em bebês prematuros.
Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doenças intestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal.
Existem diferentes tipos de cálculos renais. A causa verdadeira depende do tipo de cálculo.
  • Os cálculos de cálcio são os mais comuns. Eles ocorrem mais frequentemente em homens do que em mulheres e aparecem, em geral, entre 20 e 30 anos. Eles tendem a reaparecer. O cálcio pode combinarse com outras substâncias, como o oxalato (a substância mais comum), o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. As doenças do intestino delgado aumentam o risco de que se formem cálculos de oxalato e cálcio.
  • Os cálculos de cistina podem aparecer em pessoas que têm cistinúria. Essa doença renal é hereditária e afeta tanto homens quanto mulheres.
  • Os cálculos de estruvita são encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.
  • Os cálculos de ácido úrico são mais comuns em homens do que em mulheres. Eles pode ocorrer juntamente com gota ou quimioterapia.
Outras substâncias também podem formar pedras.

Exames

A dor pode ser forte o suficiente para que seja necessário tomar analgésicos. A região da barriga (abdômen) ou das costas podem estar sensíveis ao toque.
Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
AdamEsquema mostra como é feito o pielograma intravenoso
Os exames de cálculos renais incluem:
  • Análise da pedra para saber qual é o tipo de cálculo
  • Nível de ácido úrico
  • Urinálise para detectar cristais e glóbulos vermelhos na urina
Os cálculos ou bloqueios do ureter podem ser vistos em:
  • Tomografia computadorizada abdominal
  • Ressonância magnética abdominal ou dos rins
  • Radiografia abdominal
  • Pielograma intravenoso (PIV)
  • Ultrassom do rim
  • Pielograma retrógrado
Os exames podem revelar níveis altos de cálcio, oxalato ou ácido úrico na urina ou no sangue.

Sintomas de Cálculo renal

O principal sintoma é dor grave que começa subitamente e pode desaparecer de repente:
  • A dor pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas
  • A dor pode migrar até a virilha ou até os testículos
Outros sintomas podem incluir:
  • Urina de cor anormal
  • Sangue na urina
  • Calafrios
  • Febre
  • Náuseas
  • Vômitos

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se tiver sintomas de cálculo renal.
Além disso, entre em contato se os sintomas reaparecerem, se sentir dor ao urinar, se o volume de urina diminuir ou se surgirem novos sintomas
.                                                                    Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar                                                                          Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 09.07.2014 - 12h50m.- Alberto                                        Sampaio - blog do Painho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário