quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MEDICINA E SAÚDE - VIVER BEM E POR MUITO TEMPO - POSTAGEM DE UTILIDADE PÚBLICA.

VELHICE:  Uma velhice saudável é construída, na verdade, muito antes da velhice, com uma alimentação correta, exercícios, diminuição do nível de estresse. A genética é responsável por 20% do nosso destino. A maior parte é construção da própria pessoa.

O aumento da longevidade em todo o mundo, incluindo no Brasil, não é mais nenhuma novidade. Estamos vivendo cada dia mais. Dados do IBGE mostram que entre 1980 e 2013 a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer cresceu de 62,5 anos para 74,6. Significa dizer que em pouco mais de três décadas foram acrescentadas 12 anos à existência das pessoas. Estima-se que, em 2050, essa expectativa de vida deva atingir os 81 anos de idade,

Essa sobrevida é uma conquista, mas de que adianta se não for vivida de forma equilibrada e com o máximo de qualidade possível? Não adianta chegar aos 75 ou 80 anos sem autonomia motora ou sem consciência, Não é por acaso que os doutores em envelhecimento preferem das mais vida aos anos do que simplesmente mais anos de vida.

Qualidade de vida, tanto no presente quanto no futuro próximo, não é assunto para ser adiado indefinidamente. Este é um tema de maior importância para cada indivíduo, em qualquer idade, que tenha alguma preocupação com seu futuro e dos seus familiares. Envelhecer com dignidade exige uma ação preventiva.

Planejar as finanças para o período da aposentadoria é fundamental. O primeiro passo você deu ao tornar-se participante da Bases, Ter um plano de benefício previdenciário lhe dá uma perspectiva de renda extra futura e você não fica dependente somente do INSS. É uma ferramenta de planejamento que permite que você garanta o seu futuro aos poucos, sem depender de grandes aplicações.

Tudo bem. Foi uma ótima decisão, mas qualidade de vida não se limita apenas à questão previdenciária. A sociedade civil, assim como os setores governamentais, também precisam aprender a lidar com um mundo que está envelhecendo, tratando idosos com respeito e dignidade, Entretanto, um fator é essencial para o envelhecimento saudável: cabe a própria pessoa ter atitudes positivas que vão determinar lá na frente se valeu a longevidade maior,

Nossos hábitos são determinados. Estudos apontam que entre os fatores que interferem na saúde das pessoas, 51% estão relacionados a hábitos de vida, 20% à hereditariedade, 19% às condições ambientais e apenas 10% a doenças. Portanto, não podemos mudar a nossa genética, mas podemos avaliar nossas atitudes e observar se elas são compatíveis com a velhice que queremos,

Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como a pessoa se prepara para essa fase da vida. Aposentadoria não é sinônimo de ociosidade. Viver mais requer planos e sonhos. Para quem pensa no amanhã, o futuro começa agora,

A CABEÇA: "A cabeça é o carro chefe. Quando a cabeça está bem, tudo melhora, porque os problemas oriundos da idade ficam mais suaves quando encarados com naturalidade" escreve a geriatra Maria Auxiliadora Rohrs da Cunha.

Envelhecer com qualidade é uma questão de escolha pessoal que começa pelo estilo de vida. Podemos prevenir bem cedo a maioria dos males comuns à terceira idade. As atitudes que tomamos ao longo dos anos mostrarão deus frutos nesta fase.
"Hoje existe um leque de opções que favorecem a transição para a terceira idade. Mas para se chegar bem nesta fase, o primeiro passo é aceitar as mudanças orgânicas inevitáveis e saber administrá-las", explica a médica Maria Auxiliadora.
A medicina hoje privilegia a prevenção, que começa cedo, Quem deseja estar bem aos 80 deve começar a se cuidar já, quer esteja agora com 20, 30 ou 40 anos, Afinal, os bons hábitos melhoram o dia de hoje, mas só garantem a saúde na velhice se adotados bem antes de ela acontecer.
FRUTAS PARA A SÁUDE
"Ter uma alimentação saudável, evitando frituras, sal em excesso e bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas, ler, se atualizar através de jornais, revistas, TV e, se possível, internet, desenvolver atividade filantrópica, se socializar. Este estilo de vida positivo á uma contribuição impar ao idoso no que concerne a físico e psíquico", esclarece a Dra. Maria Auxiliadora. 

EXERCÍCIO AO AR LIVRE

Um dos violões do envelhecimento precoce é o cigarro-. é normal o aparecimento de rugas com o passar do tempo, mas o fumante tem esse processo acelerado em quase quatro vezes. É claro que a ação do cigarro não interfere só na pele. Ele tem influência direta na incidência de doenças graves.
"O fumo está relacionado ao desenvolvimento do câncer, arteriosclerose, fibrose pulmonar e outras doenças pulmonares vinculadas ao idoso", alerta a geriatra.
Não são poucas doenças relacionadas ao processo de envelhecimento: a memória falha, a pele resseca, a estatura encolhe, os músculos enfraquecem, os reflexos diminuem. Dra Maria Auxiliadora esclarece, entretanto, que "um estilo de vida responsável com os cuidados de saúde ajudam na prevenção das patologias".
"Como diz a célebre frase 'Corpo são e mente sã'. Costumo dizer que a cabeça é o carro chefe. Quando falo 'cabeça' me refiro ao aspecto mental (consciência) e ao emocional (sentimento). Quando a cabeça está bem, tudo melhora, porque os problemas oriundos da dade ficam mais suaves quando encarados com naturalidade e se caminha na busca de soluções ou formas de miniminizá-los", aconselha a médica.
CIGARRO - RUIM PARA TODOS

Vários estudos enfatizam a importância de se manter vínculos sociais fortes à medida que envelhecemos, Médicos especialistas no assunto que pesquisam o comportamento dos centenários concluem que para viver mais é preciso ser feliz, ter laços de amizade, cuidar da saúde e permanecer sempre ativo. E não esquecer que a longevidade é algo que se ganha desde cedo.

MORGAN FREEMAN - ATOR

Para aproveitar estes bons momentos da vida, ter saúde é fundamental. Siga as dicas e descubra como envelhecer com saúde é possível.

* Atividades físicas
Além de fortalecer a musculatura, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão,osteoporose e colesterol. Por isso, anda de passar suas horas  livres em casa sentado na frente da TV. Deixe a preguiça de lado e reúna uns amigos para fazer caminhada ou ir para a academia!
CAMINHADA

* Alimente-se bem, mas sem exageros
Não exagerar no tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Ma não é preciso deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação. E lembre-se de consumir no mínimo dois litros de água por dia, para manter seu corpo bem hidratado.
FEIJOADA CARIOCA

* Check up 
A partir dos 40 anos, homens e mulheres devem realizar ao menos um chek up anual. Esse controle periódico serve para diagnósticos precoces e controle de doenças crômicas.

CHECK UP - FAZER ANUAL

* Beba muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo, Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção de nutrientes, Assim, seu corpo funciona bem e você chega à maturidade como mai saúde.
CATARATAS DO IGUAÇÚ - BEBA ÁGUA

* Exercite o cérebro
Leia, assista a um filme, jogue com os amigos, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.
AULA DE PORTUGUÊS

* Durma bem
A privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento de peso, até o envelhecimento precoce, Dormir bem não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo, Por isso, quem dorme menso do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.
DURMA.MAS NUNCA EM SERVIÇO

* Abandone os maus hábitos
Dê adeus ao cigarro e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hábitos que aumentam a produção de radias livres, Quando em excesso, essas moléculas causam o envelhecimento precoce e trazem prejuízos à saúde, por danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes, e dedsordens neurológicas, como o Mal de Parkinson.
PARE DE FUMAR

* Consuma alimentos saudáveis
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E consuma leite e derivados, ricos em cálcio e vitamina D,para evitar a osteoporose. Outros nutrientes que devem fazer parte do seu prato: proteínas para preservar o sistema imunológico e os músculos, fibras, para o bom funcionamento do intestino, e a injestão de gorduras boas.que ajudam na prevenção de doenças do coração. 
FRUTAS E LEGUMES - BOA SÁUDE

* Cultive amizades
A convivência social saudável é um excelente antídoto contra a solidão e a depressão. Por isso, invista nas suas amizades: co,bine uma sessão de cinema, um jantar em um restaurante gostoso. Bata papo, d~^e risadas, relaxe. Momentos prazerosos fazem um bem danado para a saúde do corpo e da mente.
JANTAR A DOIS - NUM RESTAURANTE 

* Seja otimista
A preocupação, o pessimismo e as tensões elevam a taxa de cortisol (o hormônio do estresse). Resultado: aumento da pressão arterial e do açúcar no sangue, além da queda do sistema imunológico. Por isso, cultive pensamentos otimistas, pratique meditação ou relaxamento, evite o desgaste com idéias ruins. Pesquisadores de Harvard e da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que o segredo pode estar dentro de nós. Pense Nisso! 

Música dedicada a todos os enamorados 
Autores: Carlo Donida e Giulio Rapetti (Mogel)
Cenas do filme: Candelabro Italiano.
EMILIO PERICOLI - "AL DI LÁ"

EDITORIAL: Esta postagem foi extraída da revista "Mais Bases" - uma revista da Fundação Baneb de Seguridade Social. Ano: 2014 - Ano 3 - Número 5, no intuito de levar até vocês, conhecimentos básicos para uma nova tomada de decisão e para orientá-los a sair do sedentarismo e aparecer para seus amigos, porque vocês não podem nem devem deixar se abater pelo avanço da idade. Devem lembrar das palavras de Euclides da Cunha; 
Euclides da Cunha"O sertanejo é antes de tudo um forte, não tem o raquitismo exaus­tivo dos mestiços do litoral."
Euclides da Cunha
Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 17.09.2014 - 17h16m - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário