sexta-feira, 19 de junho de 2015

SÃO JOÃO EM JEQUIÉ - SÉRIE: O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA

JEQUIÉ-BAHIA: Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por seu clima quente. Cercada de montanhas, a cidade sofre com ocalor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 48 °C.
Jequié é rica em minério de Ferro, por isso é muito quente durante o dia e fria durante a noite
Origens
A cidade se desenvolveu a partir da movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final doséculo XIX. Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1897, Jequié abastecia as regiões Sudeste e Sudoeste daBahia, assim como a bacia do Rio de Contas. Com sua crescente importância como centro de comércio, a cidade cresce então linearmente às margens do Rio de Contas que, na época, era mais volumoso e estreito, e cercado por uma extensa mata.
O município de Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.
Pelo curso navegável do Rio de Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifrutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado, os mascates iam de porta em porta vendendo toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié carregando seus produtos em lombo de burro. O principal ponto de revenda das mercadorias de canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luís Viana, que tem esse nome devido a uma homenagem ao governador da Bahia que emancipou a cidade.
Ali veio a desenvolver-se a primeira feira livre da cidade que, a partir de 1885, ganhou mais organização com a decisão dos comerciantes italianosJosé RotondanoJosé Niella e Carlos Marotta, de comprarem todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores.
Resultado de imagem para Programação do São João de jequié
JEQUIÉ - BAHIA

São João Jequié 2015 Programação

São João Jequié. Imagem: Divulgação.
Resultado de imagem para Programação do São João de jequié Resultado de imagem para Programação do São João de jequié
São João de Jequié 2015,localizado a 368 quilômetros de Salvador, está confirmado. A confirmação do evento partiu da Prefeitura de Jequié, no dia 04 de maio.
Já a programação foi divulgada no dia 18 de junho e os festejos juninos ocorrerá entre os dias 19 e 24 de junho, na Praça Ruy Barbosa.
Segundo a prefeita de Jequié, Tânia Brito (PP), a festa cultural será realizada, mas de forma modesta, devido às dificuldades financeiras. Uma mobilização está sendo feita pela Secretaria de Cultura e o Governo da Bahia, como também em empresas privadas para a captação de recursos e assim fortalecer parcerias na realização do evento.
A secretária interina de Cultura e Turismo, Magali Chaves, falou dos planejamentos para a decoração da Praça Ruy Barbosa e de todo o centro comercial, para que a cidade entre no clima da festa.
A programação terá 70 atrações regionais e locais, na Praça Rui Barbosa. O inicio do São João de Jequié acontece na sexta-feira, a partir das 18h. As atrações são: Ballet Luciana Galvão, Coral da Escola Ademar Vieira, Quadrilha de Lafaiete Coutinho, Casamento Matuto, Dança da Vassoura, Concurso da Garota Junina, Repentista e o Trio Zabumbaia.
Já na praça da Bandeira, a partir do sábado, dia 20 o circuito de festa, terá apresentações e shows de bandas com atrações como Melva e Le Kun Cré. Entre os outros dias, a programação terá Rosy e Banda.
Música de Luiz Gonzaga em homenagem à Jequié
DALVA DE OLIVEIRA - "SERTÃO DE JEQUIÉ"
EDITORIAL: Senhoras e senhores, ao postar a programação dos festejos juninos de Jequié. o coração acelerou por causa da saudade do sertão de meu torrão natal! Os senhores já têm conhecimento sobre o São João de Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí e agora o de Jequié. São 5 cidades e vocês têm pouco tempo para escolher uma delas que será a preferida dos internautas neste São João. Boma viagem, bom São João e um feliz retorno.
Salvador-Bahia-Brasil: Sexta-feira. 19.06.2015 - 23h29m - Alberto Sampaio - blog do Painho


Nenhum comentário:

Postar um comentário