sábado, 20 de junho de 2015

SÃO JOÃO EM PIRITIBA - SÉRIE: O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA

PIRITIBA: Piritiba é um município brasileiro do estado da Bahia, região Centro-Norte. Localizado na região da Chapada Diamantina, encontra-se a 316 quilômetros de Salvador. Possui área territorial de 994,5 quilômetros quadrados, temperatura média de 23,6 graus e encontra-se a 554 metros acima do nível do mar.
Resultado de imagem para piritiba-bahia
A região onde hoje encontra-se Piritiba começou a ser desbravada por volta de 1883, e o primeiro povoamento do lugar iniciou-se por volta do ano de 1925, com a fazenda Cinco Várzeas 
O município de Piritiba foi fundado em 1952, emancipando-se então do vizinho município de Mundo Novo. Logo após, voltou a ser reanexado, mas tornou a emancipar-se em 1958. O nome do município deriva de expressão que significa, em língua indígena desconhecida, "terra do junco". A localidade foi batizada com a atual nomenclatura apenas em 1938, quando o povoamento foi intensificado.
Piritiba possui população estimada, para o ano de 2006, em aproximadamente 23 mil habitantes. Sua economia tem funcionado, ao longo de décadas, nas atividades de agricultura (especialmente o cultivo de mandioca), microindústria e outras rendas provenientes do comércio e do funcionalismo público.
Possui um dos mais conhecidos festejos juninos do estado da Bahia, o São João de Piritiba, usualmente realizado entre os dias 20/24 de junho, época que o município recebe considerável aporte de renda e pessoas, em função do festejo.
Conhecida também pela citação de Raul Seixas, na música "Capim Guiné", composição de Wilson Aragão (Compositor e Cantor da terra
Resultado de imagem para piritiba-bahia
PIRITIBA - BAHIA
Resultado de imagem para piritiba-bahia
SÃO JOÃO EM PIRITIBA  - BAHIA

São João de Piritiba programação 2015 – São João da Bahia

Rafael Monteiro - 27/05/2015Atualizada - 27/05/2015 14h03

Nenhum comentário:

Postar um comentário