domingo, 22 de novembro de 2015

CACHOEIRA - BAHIA: CIDADE MONUMENTO NACIONAL - ANIVERSÁRIO DE EDUARDO LOBO - SÁBADO, 21.11.2015

CACHOEIRA-BAHIA: Cachoeira é um município, no estado da Bahia, no Brasil. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2013 sua população era estimada em 34 244 habitantes. Sua área é de 395 quilômetros quadrados. Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heroica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil a partir do Decreto 68 045, de 13 de Janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. A vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1873 (Lei Provincial 43). Cachoeira é considerada monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalCachoeira também é a segunda capital do estado, de acordo como a Lei Estadual 10 695/07. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.

Resultado de imagem para cachoeira bahia Resultado de imagem para cachoeira bahiaResultado de imagem para cachoeira bahia
Imagens da cidade histórica de Cachoeira-BA e baianas da Irmandade Boa Morte

HISTÓRIA: Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil. É importante saber que mesmo antes da independência do Brasil em 07.09.1822, a Bahia já lutava pela expulsão das forças portuguesas de seu território, leiam acima que o movimento anti-império começou aqui na Bahia em 1821 e luta organizada, propriamente dita, iniciou-se em 02.03.1822 (seis meses antes da Independência do Brasil, em 07.09.1822). Em 02.07.1823, as forças comandadas pelo general francês Pedro Labatut, e posteriormente pelo general José Joaquim de Lima e Silva. puseram fim á guerra da "Independência da Bahia".
Vejam o que registrou Tobias Barreto, no livro "Elaboração da Independência"
"A luta foi tremenda, a resistência heróica; mas após quase cinco horas de refregas, acudindo reforços chegados da cidade e para não ver o exército bipartido, os independentes estavam ao ponto de recuar e escolher na retaguarda melhor ponto de defesa.
Já galgavam os atacantes as encostas dos montes, certos de levar de vencida o inimigo, quando ouviram o toque sinistro de avançar cavalaria e degolar. O corneta, a quem o major Barros Falcão, que comandava a ação naquele ponto, dera ordem de tocar retirada, trocara, por conta própria, o toque destinado a anunciar a derrota dos irmãos de armas, pelo do ataque inesperado, donde veio a desordem e o pânico dos portugueses. (nota abaixo sobre o Corneteiro Lopes)
O estratagema providencial de Luís Lopes, que assim se chamava esse lusitano aderente à causa do Brasil, transformou subitamente a ação. Espantados da presença dessa cavalaria imaginária, com que não contavam, os portugueses estremeceram indecisos e, por fim, recuaram. Sem perda de um momento, prevalecendo-se os brasileiros da situação, ordenaram a carga de baioneta. As hostes quase vitoriosas vinham agora de roldão sobre a planície, fugindo amedrontadas, envolvendo as reservas na mesma dispersão e na mesma derrota.
Depois desse desastre e do último malogro da ação sobre Itaparica, o exército de Madeira ficou em total abatimento, que não pôde renovar reforços para dominar além da capital."
Em maio de 1823, chegou à costa da província a esquadra comandada por Thomas Cochrane, para participar do bloqueio marítimo à capital da província. A derrota final de Madeira se deu em 2 de julho de 1823.(data em que a Bahia comemora sua independência)
ANIVERSÁRIO: Foi nesta cidade heroica e histórica que em 16.11.1953 nasceu um menino chorão que foi batizado com o nome de Eduardo Augusto Fraga Lobo "DUDA". Filho de um casal bastante querido na cidade - Sr. Nelson Marques Lobo e Srª Odete Fraga Lobo (Im memorium), são seus irmãos por ordem cronológica - Roberto, Mario, Ronaldo, Roberval, Silvia, Sonia (In memorium), Nelson "Nelsinho", Eduardo "Duda Lobo", Carlos, "Cacai", Paulo, Luis "Lucas", Marcus  Iza e Glória.
Esta é a terceira vez que os amigos de Duda Lobo deslocam-se de Salvador até Cachoeira para participar do torneio "Duda Lobo" e comemorar seu aniversário, ao lado de seus familiares. conterrâneos e amigos do futebol amador da Asbac-Salvador.

TORNEIO DE FUTEBOL "EDUARDO LOBO"- CIDADE DE CACHOEIRA
BALNEÁRIO VALE DAS CACHOEIRAS - FAZENDA PITANGA

Fotos atuais do Balneário Vale das Cachoeiras-Nossa amada Pitanga, da família LOBO, tendo à frente deste magno empreendimento, o saudoso Nelson Marques Lobo. Local do Torneio "Duda Lobo" neste sábado - 21.11.2015 - sábado.

   
 

PRIMEIRO JOGO - AMÉRICA 1 x 0 CRUZEIRO

AMÉRICA: Luiz Claudio-gol (Rosenildo), Toinho Abreu, Mauricio, Ratinho, Nelsinho, Otávio, Jaime, Adolfo (Minho).
CRUZEIRO: Dilson Kpo (gol), Messias, Adroaldo, Luiz Gonzaga, Catalá, Cidade, Adolfo e Duda Lobo.
PLACAR: América 1 x 0 Cruzeiro
GOL-AMÉRICA: Otávio cobrando pênalti
DESTAQUES: JAIME do time do América e DILSON KPO, goleiro do time do Cruzeiro.
ÁRBITRO: Arrhur Lago - atleta do Mandrake-Salvador.
RESENHA: O glorioso time do América, bi-campeão da Copa Ouro da Asbac-Salvador, enfrentou o Cruzeiro, um poderoso time formado pela família Gomes e demais atletas dos campeonatos do clube dos funcionários do BACEN. Foi um jogo considerado "Osso duro de roer", haja vista o equilíbrio das equipes. O primeiro tempo terminou de 1 x 0 a favor do América, cabendo a Otávio cobrar um pênalti, com direito à paradinha e catimba, enganando o goleiro Dilson Kpo, que nada pôde fazer senão apanhar a redonda no fundo da rede. Os times foram selecionados pelos cartolas: Ratinho e Reinaldo. Foi um duelo bastante disputado, enquanto este jogo foi decidido na cobrança de pênalti, no faroeste "Os Brutos Também Amam" Alan Ladd decidiu contra Jack Palance, nas balas de um revólver!
Resultado de imagem para alan ladd Resultado de imagem para jack palance
Allan Ladd (Defnsor do América)  -   Jack Palance (Defensor do Cruzeiro)

AMÉRICA 1 x 0 CRUZEIRO
Música dedicada ao tome vencedor do América
Autores: Délcio Carvalho e  Dona Ivone Lara
MARIA BETHÂNIA - "SONHO MEU"

SEGUNDO JOGO: ALCATEIA 0 X 0 AMÉRICA


AMÉRICA: Rosenildo-gol (Dilson kpo), Mauricio (Messias), ratinho (Etevaldo), Jaime (Gomes), Edson Borges (Rafael), Otávio (Luiz Gonzaga), Adolfo (Cidade), Luiz Claudio e Tavinho
ALCATEIA: Alex-gol., Lucas (Eduardinho), Toni, Nelsinho, Helinho, Tobias, Yuri (Lucas), Cacai (Pitoco) e Duda Lobo (Painho)
PLACAR: Alcateia 0 x o América
DESTAQUES: ADOLFO do time do América e  TINO do time do Alcateia Cachoeira
ÁRBITRO: Arthur Lago - atleta do Mandrake de Salvador
RESENHA: Os times do América e Cruzeiro que se defrontaram no primeiro jogo, foram formados por atletas que jogam na Asbac-Salvador. Qualquer time que vencesse, seria considerado um jogo "entre compadres", mas este segundo jogo, a disputa foi totalmente diferente, estava em cheque-mate a supremacia do futebol entre as cidades de Cachoeira e Salvador. Quando a equipe dos LOBOS entrou em campo, ouvir Lucas Lobo dizer: "Somos mais fortes, porque jogamos há muitos anos juntos e nosso time é mais entrosado". Embora eu fosse selecionado para defender o Alcateia contra meu América, confesso-lhes que temi pela sorte de minha equipe, que poderia sair daqui, levando um balaio de gols para Salvador. Mas estava completamente enganado, o "Mais Querido" enfrentou seu adversário em seus domínios, de igual para igual, causando boa impressão aos torcedores presentes no gramado do Balneário Vale das Cachoeiras, na fazenda Pitanga. Para torcer pelo Alcateia, cantar "Parabéns pra você" pelo aniversário do irmão Duda e secar nosso "Meriquinha", apareceram LOBOS de todas as montanhas circunvizinhas. Houve lobo que apareceu até em noite de lua-cheia como se fosse lobisomem para aterrorizar a nossa equipe, que com raça, soube se desvencilhar deste perigo. Vejam e ouçam quantos lobos estão uivando.

Família que reza unida permanece unida. Também
família que uiva unida permanece unida.

ALCATEIA 0 x 0 AMÉRICA
Música dedicada aos times do Alcateia e América
Autores: Carlito Cavalcante, Jovelina Pérola Negra
 e Lebre.
MARIA BETHÂNIA - "ÁGUAS DE CACHOEIRA"

COMEMORA-SE HOJE: SÁBADO, 21.11.2015

01-DIA DO HOMEOPATA
Resultado de imagem para dia do homeopata

02-DIA DA TELEVISÃO
Resultado de imagem para dia da televisao
Resultado de imagem para dia da televisao

03-DIA DAS SAUDAÇÕES
Resultado de imagem para dia das saudações

FOTO DE CONFRATERNIZAÇÃO - ANIVERSÁRIO DE DUDA LOBO
CACHOEIRA-BA - SÁBADO, 21.11.2015
Em pé: Toinho Abreu, Ratinho, Edson Borges, Luiz Claudio, Alexandre, Artur, Reinaldo, Adroaldo, Messias, Bruno, Gomes, Minho, Adolfo, Rafael, Luiz Gonzaga Renato Lago e Mauricio.
Agachados: Dilson Kpo, Renato, Jaime, Dilson, Rosenildo, Otávio, Painho, Catalá, Nelsinho, Duda Lobo, Cidade e Dieguito.
Mauricio, Toinho Abreu, Ratinho, Cidade e Jaime
Duda, Painho, Ratinho, Reinaldo e Sergio

Agradecemos ao motorista do ônibus nº 23690 da Viação 
Águia Branca - Sr. Antonio Fernando Ferreira 
Resultado de imagem para viação aguia branca double leito
EDITORIAL: Prezada família LOBO de Cachoeira. Nós, os 33 integrantes (30 adultos e 3 jovens) da caravana que partiu de Salvador, com o fim específico de comemorar nessa cidade, o aniversário do nosso estimado amigo Eduardo Augusto Fraga Lobo, desejamos agradecer-lhes pela acolhida e pela atenção que nos dispensou durante as festividades de aniversário de um dos membros desta Alcateia. Aos médicos homeopatas, aos profissionais da televisão e aos que procuram saudar seus companheiros, com consideração e respeito, nosso parabéns por este dia de festas e comemoração. Aos atletas que jogaram em Cachoeira, defendendo os times do Alcateia-Cachoeira, América e Cruzeiro, um bom fim de semana, com muita paz, saúde e prosperidade, votos extensivos aos familiares e amigos.
Salvador-Bahia-Brasil: Sábado , 21.11.2015 - 21h21m - Alberto Sampaio - blog do Painho

8 comentários:

  1. Como sempre, ótimos comentários do amigo Alberto Painho, inclusive dando uma aula de história ao falar da cidade de Cachoeira. Ao Eduardo Lobo, sinceros PARABÉNS pela passagem do seu aniversário em 16/11/15 e pela bela festa descontraída preparada para seus amigos do Asbac, com votos de mais bênçãos de DEUS para o amigo.

    ResponderExcluir
  2. Duda, grande abraço, infelizmente não foi possível comparecer. Marcelino

    Parabéns Painho pela cobertura do evento.

    ResponderExcluir
  3. Grande abraço Duda, infelizmente não foi possível comparecer, muita paz e saudê. Marcelino

    Parabéns Painho pela cobertura do evento. Ficou devendo as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menestrel Marcelino. Veja no que dar ter um bloguista "plebeu". Perdi meu celular e não pude comprar outro, por força de prejuízos que falsos amigos e verdadeiros estelionatários, que vivem conosco nos babas do clube me deram e ainda estou tentando recuperar, Por isso mesmo, venho pedindo a alguns amigos do blog para tirar fotos e enviar para meu e.mail. As fotos de cachoeira foram tiradas por Toinho Abreu, mas não chegaram em tempo de fazer a bela reportagem sobre Cachoeira, cono você mesmo elogiou. Hoje, no baba desta terça-feira, Toinho Abreu enviou para o celular de Beré e de Mauricio, Vou abri meu e.mail, se houver chefado vou inserir nesta postagem sobre o Aniversário de Duda Lobo. Continue lendo e prestigiando o blog do Painho, cujo lema é SIC ITUR AD ASTRA - ASSIM SE VAI AOS ASTROS, Painho.- Asa.

      Excluir
  4. É isso né Duda, quem não foi, perdeu. Foi um festão!
    Agora, Painho, quem ganhou o jogo, foi o time de azul, que deve ser o Cruzeiro no qual eu também joguei.
    Parabéns, além do aniversariante Duda a Reinaldo e a Otávio pela organização da viagem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao aniversariante Duda e a família Lobo pela recepção dada â delegação da Asbac e a Reinaldo e Otávio pela organização da viagem.
    Painho o time de azul, que deve ser o Cruzeiro, foi quem ganhou o jogo e que foi o que jogamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ratinho. Agradeço-lhe pelo comentário oportuno sobre o jogo de Cachoeira. Você me falou hoje, no baba desta terça feira, que o time que ganhou foi o de camisa azul. O lapso ocorreu porque no segundo jogo para enfrentar o time do Alcateia-Cachoeira, ao invés de entrar em campo o time de camisa azul, entrou o time de camisa do América, Como vocês foram relacionados por mim, com a camisa do "Meriquinha", não há necessidade de mudar, porque vocês que foram os vencedores, estão no time vencedor, Deixei assim mesmo, para não mexer demais e embaralhar a reportagem, além do mais se fosse o Mandrake, eu também colocaria em evidência, em homenagem ao time do mágico que têm tradição da Asbac, e não me lembro, desde minha filiação ao clube, 01.01.1991, que tivesse um time do Cruzeiro disputando o campeonato, Continue lendo o blog do Painho, elogiando e criticando, para que possamos chegar aos astros - Painhos - Puskas - TIM - ASA (Tudo batido no liquidificador, sai um Alberto Sampaio seu criado)

      Excluir
    2. Caro Ratinho. Agradeço-lhe pelo comentário oportuno sobre o jogo de Cachoeira. Você me falou hoje, no baba desta terça feira, que o time que ganhou foi o de camisa azul. O lapso ocorreu porque no segundo jogo para enfrentar o time do Alcateia-Cachoeira, ao invés de entrar em campo o time de camisa azul, entrou o time de camisa do América, Como vocês foram relacionados por mim, com a camisa do "Meriquinha", não há necessidade de mudar, porque vocês que foram os vencedores, estão no time vencedor, Deixei assim mesmo, para não mexer demais e embaralhar a reportagem, além do mais se fosse o Mandrake, eu também colocaria em evidência, em homenagem ao time do mágico que têm tradição da Asbac, e não me lembro, desde minha filiação ao clube, 01.01.1991, que tivesse um time do Cruzeiro disputando o campeonato, Continue lendo o blog do Painho, elogiando e criticando, para que possamos chegar aos astros - Painhos - Puskas - TIM - ASA (Tudo batido no liquidificador, sai um Alberto Sampaio seu criado)

      Excluir