sábado, 22 de junho de 2013

PIRITIBA - SÉRIE - "O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA"

PIRITIBA: O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA:  Para que você possa aquilatar e responder a pergunta: Qual o melhor São João da Bahia? Sugiro acessar o blog do Painho, para formar sua opinião precisa sobre o assunto em tela. Já postei imagens sobre o São João de Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié e agora sobre Piritiba. Falta apenas a cidade de Senhor do Bonfim.

SÃO JOÃO DA CIDADE DE PIRITIBA-BAHIA-2013
XIQUESAMPA
SÃO JOÃO DE PIRITIBA
SÃO JOÃO DE PIRITIBA-BAHIA
ARRAIÁ CAPIM GUINÉ - ZÉ RAMALHO  - DORGIVAL DANTAS
TENISON DEL REY   E  GIAN E GIOVANE. 
KIKO E JEANNE - CANÁRIOS DO REINO  - CARLOS PITA
E FORRÓ LPM
Piritiba é um município brasileiro do estado da Bahia, região Centro-Norte. Localizado na região da Chapada Diamantina, encontra-se a 316 quilômetros de Salvador. Possui área territorial de 994,5 quilômetros quadrados, temperatura média de 23,6 graus e encontra-se a 554 metros acima do nível do mar.
A região onde hoje encontra-se Piritiba começou a ser desbravada por volta de 1883, e o primeiro povoamento do lugar iniciou-se por volta do ano de 1925, com a fazenda Cinco Várzeas 6 .
O município de Piritiba foi fundado em 1952, emancipando-se então do vizinho município de Mundo Novo. Logo após, voltou a ser reanexado, mas tornou a emancipar-se em 1958. O nome do município deriva de expressão que significa, em língua indígena desconhecida, "terra do junco". A localidade foi batizada com a atual nomenclatura apenas em 1938, quando o povoamento foi intensificado.
Piritiba possui população estimada, para o ano de 2006, em aproximadamente 23 mil habitantes. Sua economia tem funcionado, ao longo de décadas, nas atividades de agricultura (especialmente o cultivo de mandioca), microindústria e outras rendas provenientes do comércio e do funcionalismo público.Possui um dos mais conhecidos festejos juninos do estado da Bahia, o São João de Piritiba, usualmente realizado entre os dias 20/24 de junho, época que o município recebe considerável aporte de renda e pessoas, em função do festejo.
Conhecida também pela citação de Raul Seixas, na música "Capim Guiné", composição de Wilson Aragão (Compositor e Cantor da terra.)   
 
 
 [
LINDAS PAISAGENS DA CIDADE DE PIRITIBA-BAHIA.
   
CAVALEIROS DO FORRÓ -  SÃO JOÃO DE PIRITIBA
 
AVIÕES DO FORRÓ "ZIRIGUIDUM"
AVIÕES DO FORRÓ - "ALÔ FALA COMIGO"
Autores: Luiz Gonzaga e Zé Dantas
LUIZ GONZAGA - "RIACHO DO NAVIO"

Autores: Luiz Gonzaga e José Marcolino
LUIZ GONZAGA "NUMA SALA DE REBOCO"

Autor: Luiz Gonzaga
MASTRUZ COM LEITE - "NA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO"

Vídeo histórico para a cidade de Piritiba. Como era a letra 
original da musica "Capim Guiné" e o motivo pelo qual era
foi escrita. o autor da letra: Wilson Aragão.
Autores: Wilson Aragão e Raul seixas
.
RAUL SEIXAS - "CAPIM  GUINÉ"
PRAÇA GETÚLIO VARGAS - PIRITIBA-BAHIA 
EDITORIAL: O blog do Painho homenageia a cidade de Piritiba e seu São João. Ela está na série de "O Melhor São João da Bahia". A serie é composta por sete cidades baianas, a saber: Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié, Piritiba e Senhor do Bonfim
Falta tão somente publicar a cidade de Senhor do Bonfim, para terminar a série. Acesse o blog do Painho, leia as postagens sobre as cidades em referência e responda: Qual a cidade que realiza o melhor São joão da Bahia? Seja qual for a vencedora, todas a sete cidades fazem boas festas juninas e merecem ser visitadas por todos turistas que gostam de festejar o São João.
Salvador-Bahia-Brasil: Sábado, 22.06.2013 - 23.40 horas - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário