segunda-feira, 1 de julho de 2013

MOACIR BARBOSA - SÉRIE: A VIDA COMO ELA É

MOACIR BARBOSA:  Vamos desviar as pedradas atiradas contra Barbosa! Este notável goleiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, era tido na época, juntamente com Yashin da União Soviética, como os dois melhores goleiros do mundo.Teve seu dia de calvário quando o Brasil perdeu  a Copa do Mundo de 1950 para o Uruguay, em pleno estádio do Maracanã,
Moacir Barbosa Nascimento, mais conhecido como Barbosa (Campinas, 27 de março de 1921Santos, 7 de abril de 2000), foi um futebolista brasileiro que atuava como goleiro.
Embora tenha sido considerado um dos maiores goleiros de sua época, Barbosa é mais lembrado por sua participação na derrota da Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Uruguai, em particular pelo segundo gol uruguaio, marcado por Alcides Ghiggia.
BARBOSA
GRANDES MOMENTOS DE BARBOSA
BARBOSA E CASTILHO - "DOIS GIGANTES"

 LEV IVANOVICH YASHIN
GRANDES MOMENTOS DE YASHIN

LEV IVANOVICH YASHIN ( Russia) e
GILMAR NEVES DOS SANTOS (Brasil).
GOL DE GHIGGIA - URUGUAY 2x1 BRASIL
BARBOSA caído, após chute de Ghiggia sem ângulo. Zagueiro do Brasil coloca a mão sobre a cabeça em função do gol de virada do Uruguai. O gol mais dramático para o futebol brasileiro. No gol a direita das cabines.
Barbosa entrou em um momento muito especial do Vasco, que na época montava um de seus maiores times, o chamado Expresso da Vitória. Pelo clube, ganhou os Cariocas de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958. Teve também ativa participação na conquista doCampeonato Sul-Americano de Campeões (precursor da atual Libertadores da América) em 1948. (Campeão invicto)
Ele também jogou pelo Santa Cruz FC de Recife e os clubes Bonsucesso FC e Campo Grande AC do Rio de Janeiro. Foi bicampeão brasileiro pela seleção carioca em 1950 e campeão sul-americano pela seleção brasileira em 1949.
Titular inquestionável na Seleção Brasileira, Barbosa teve o ponto baixo de sua carreira na Copa de 50. O Brasil só precisaria de um empate para sagrar-se pela primeira vez campeão mundial. A partida estava 1 a 1, até que o ponta uruguaio Alcides Ghiggia recebeu a bola na área, e fingindo que iria lançar, chutou no canto esquerdo do gol. Barbosa, pego de surpresa, acabou chegando atrasado, numa das poucas falhas de sua carreira. No final, o Uruguai acabou sendo o campeão. Barbosa foi feito de bode expiatório e acusado como o culpado pela derrota.
Em 1953, num jogo contra o Botafogo pelo Torneio Rio-São Paulo, teve a perna quebrada num choque com o atacante Zezinho. Em princípio, teve uma grande depressão. Somente se recuperou quando o Hospital dos Acidentados começou a fazer filas para os torcedores que desejavam visitá-lo. Mesmo depois do desastre na Copa do Mundo, Barbosa sentiu o quanto ainda era querido pela torcida carioca.
Depois de encerrar a carreira, passou a trabalhar como funcionário da Suderj, no Maracanã. Barbosa morreu no dia 7 de abril de 2000 na cidade de Praia Grande-SP, onde vivia recluso, ao lado de uma filha adotiva.
A respeito de Barbosa, assim escreveu o cronista Armando Nogueira:
Cquote1.svg
Certamente, a criatura mais injustiçada na história do futebol brasileiro. Era um goleiro magistral. Fazia milagres, desviando de mão trocada bolas envenenadas. O gol de Ghiggia, na final da Copa de 50, caiu-lhe como uma maldição. E quanto mais vejo o lance, mais o absolvo. Aquele jogo o Brasil perdeu na véspera. "
SELEÇÃO BRASILEIRA - VICE-CAMPEÃ MUNDIAL DE 1950
Seleção Brasileira escalada para a partida decisiva contra o Uruguai. De pé: Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal, Bauer e Bigode. Agachados: Jonhson (massagista), Friaça, Zizinho, Ademir Queixada, Jair, Chico e Mario Americo (massagista)

Jogos do Brasil: Copa-1950
1ª Fase: Brasil 4 x 0 México / Brasil 2 x 2 Suiça / Brasil 2 x 0 Ioguslávia
Rodada Final:
-
 Brasil 7 x 1 Suécia
- Brasil 6 x 1 Espanha
Final: Brasil 1 x 2 Uruguai (Gol do Brasil : Friaça) (Gols do Uruguai: Schiaffino e Ghiggia)
Escalação do Brasil : Barbosa; Juvenal e Bauer; Augusto , Danilo e Bigode; Jair e Zizinho; Friaça, Ademir e Chico
Campanha do Brasil: 6 jogos / 4 vitórias / 1 Empatae / 1 Derrota / 22 gols pró / 6 gols contra
Artilheiro da Copa de 1950:  Ademir (Brasil) com 9 gols
Curiosidades:
- Foi somente a partir da Copa do Mundo de 50 que os jogadores passaram a usar camisas numeradas. Os números na camisa de cada jogador facilitou a identificação de cada jogador por parte do árbitro, imprensa e torcida.
- Estima-se que cerca de 200 mil pessoas assistiram o jogo da final no Maracanã. Provavelmente, o maior público de um jogo de futebol de todos os tempos. Com a derrota do Brasil, o clima no estádio ficou extremamente triste. Eram milhares de torcedores chorando no estádio e, logo depois, nas ruas do Rio de Janeiro.
- Como neste ano ainda não havia transmissão televisiva no Brasil, quem não compareceu aos estádios, acompanhou os jogos através do rádio, principal meio de comunicação até a década de 50.
EDITORIAL:  Faço justiça a um dos melhores goleiros do mundo, que viu sua imagem maculada injustamente, por não haver evitado o segundo gol de Ghiggia, naquele fatídico 16.07.1950, data que o Uruguay venceu o Brasil, em pleno Maracanâ pelo marcador de 2x1. e ficou marcada como "O Desastre do Maracanã". Quando Giggia desceu pela direita, Bigode foi ultrapassado e Ghiggia que parecia cruzar, entretanto ele chuta rasteiro e a pelota entra no canto esquerdo de Barbosa, que não conseguiu evitar aquele gol que abalou o Maracanã e o Brasil!. 
Salvador-Bahia-Brasil - Segunda-feira, 01.07.2013 - 09.52 hoas - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário