segunda-feira, 9 de maio de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - CÉU

Céu (cantora)

Ir para: navegação, pesquisa
Céu (nome artístico de Maria do Céu Whitaker Poças, São Paulo, 17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora brasileira de música popular brasileira.
Iniciou sua carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como de hip hop, afrobeat, jazz, R&B etc. Já afirmou em entrevista que não rejeita o rótulo de MPB, mas considera que ele já ficou limitado:
No dia 7 de Julho de 2009, Céu, lançou seu segundo álbum "Vagarosa", que recebeu grande aclamação da crítica internacional.  No mesmo ano, foi considerada pela revista Época  um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009, vendendo mais de 25 mil cópias na Europa e, 100 mil nos Estados Unidos.

Biografia:
Céu é filha de Edgar Poças, um maestro e compositor brasileiro, responsável pelos arranjos musicais do grupo Balão Mágico e de Carolina Whitaker, artista plástica. Entrou em contato com a música ainda jovem, e aos 15 anos decidiu seguir carreira na área. Chegou a gravar vocal em jingles publicitários.
Aos 18 anos foi morar em Nova York, onde trabalhou em bares e teve empregos variados: faxineira, garçonete, guardadora de casacos. Em Nova York encontrou por acaso o músico Antonio Pinto,[3] que posteriormente descobriu ser um primo distante, e com quem dividiu um apartamento enquanto ele passava por problemas financeiros.
Antonio Pinto juntou-se a Beto Villares— como ele produtor e compositor atuante em trilhas sonoras de filmes brasileiros — para produzir o primeiro disco de Céu. Ela é co-autora de 12 das suas 15 faixas. Foi lançado no Brasil em 2005, pelos selos Urban Jungle e Ambulante Discos (de Beto Villares), e posteriormente distribuído na América Latina pela Warner Music. Em 2007 foi lançado nos EUA (onde vendeu 30 mil discos na duas primeiras semanas) e no Reino Unido, bem como em diversos outros países, da Europa ao Japão. Nos EUA, o álbum foi lançado na série Starbucks Hear Music Debut, vendido tanto em lojas tradicionais como na rede estadunidense Starbucks; Céu foi a primeira artista estrangeira a ter um álbum nessa série.
Sua música "Lenda" compôs a trilha sonora da novela Pé na Jaca, e "Malemolência" compôs a trilha sonora da novela Beleza Pura, ambas da Rede Globo. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptibles como uma das cinco revelações do ano. Seu primeiro disco apareceu na primeira posição nos rankings "Heatseekers (new artist)" e "World Music", e na posição 57 do "Hot 100", todos da Billboard.[4] Foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963.
Em 2006 foi indicada para o Grammy Latino na categoria melhor artista revelação, e para o Prêmio Tim de Música na categoria melhor cantora. Em 2007, foi indicada para o Grammy na categoria melhor álbum de world music contemporânea, e apresentou-se na abertura dos XV Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro.
O CD vendeu 25 mil cópias na Holanda e na França, e os bons números renderam shows na Europa, no Estados Unidos vendeu mais de 100 mil cópias, 15 mil só na primeira semana. Foi considerada pela revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Discografia:

Discografia de Céu
Lançamentos
Álbuns de estúdio2
Álbuns para Internet1
Extended plays (EP)2
Singles3
Vídeos musicais2
AnoÁlbumBillboard - Paradas estadunidensesVendagem EUAs
Estados UnidosTop Independent AlbumsTop HeatseekersTop World Music Albums
2005"CéU"57211100,000
2007"Remixed EP" (iTunes Digital download)*
2009"Cangote EP"11
2009"Vagarosa"2
Total de Vendas105,000 mil

Singles:

AnoSingleListaÁlbum
Hot100Brasil
2006"Malemolência"42"CéU"
2007"Lenda"75
2008"10 Contados"60
2009"Cangote"60

CÉU canta a música "Samba de Verão" ao piano Marcos Valle: autores:  Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle.

CÉU E MARCOS VALLE - "SAMBA DE VERÃO"
CÉU canta a música "Ronco da cuica" autores: Aldir Blanc e João Bosco.
CÉU E JOÃO BOSCO - "O RONCO DA CUÍCA"

Prêmios:
CÉU e João Bosco cantam a musica "De frente pro crime"  autor João Bosco.

CÉU E JOÃO BOSCO - "DE FRENTE PRO CRIME"

Referências:

CÉU canta a música "Concrete jungle" de Bob Marley

CÉU - "CONCRETE JUNGLE"
EDITORIAL:  CÉU é uma cantora brasileira, da nova geração,  com fama internacional.  Ela tratada no exterior como "Brazilian Superstar CÉU" - performs With Beto Villares,and  the Amsterdam Symphony Orchestra,a version of her song Valsa pra Biu Roque.Arranged for classical performance by BobZimmerman
Tradução do ingês para o´portugês:"Brasil Super-estrêla CÉU " realiza com Beto Villares -Orquestra Sinfônica de Amsterdam, uma versão de sua canção: "Valsa pra Biu Roque".Arranjo para o desempenho clássico de Bob Zimmerman.

CÉU E ORQUESTRA SINFÕNICA DE AMSTERDAM
Música: Valsa para Biu Roque


Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário