segunda-feira, 5 de março de 2012

ITALIA - DOMINGÃO DA ASBAC - 04.03.2012 - 8ª EDIÇÃO.

TEMA DO DIA:  ITÁLIA  -  Senhoras e senhores, a segunda "Copa do Mundo" de futebol, foi disputada na Italia, no perido de 27.05 a 10.06.1938. Houve influencia do governo do ditador Beito mussilini, que queria se perpetuar no poder, mostrando ao mundo, não somente o poder militar da Italia, como também a força do seu futebol. Essa primeira conquista da Copa do Mundo de 1934, serviu de propaganda para o governo ditatorial do comandante italiano Mussolini.
A Copa do Mundo de 1934 foi a primeira na qual os países tiveram que se classificar na disputa das Eliminatórias para poder participar. O número de nações participantes desta vez dobrou em relação à edição anterior, sendo que 70% das 32 nações eram do continente Europeu.
O Mundial de 1934 como o de 1938 teve interesses políticos em jogo: o regime fascista subjugava a Itália, e o ditador Benito Mussolini planejou transformar o evento numa espécie de propaganda pró-regime. A influência indiscutível de Mussolini se impôs em diversos aspectos, como por exemplo a escolha pré-determinada de árbitros "suspeitos" nas partidas da anfitriã Itália. O sueco Ivan Eklind, que apitou a semifinal e a final, teria se encontrado com Mussolini antes das partidas. Misteriosamente, decisões polêmicas foram tomadas, sempre em favor da Itália ( expulsões e gols anulados de adversário.) Alguns árbitros influenciaram tanto nos resultados da Itália que foram expulsos por suas pátrias após o torneio, caso do suíço René Mercet e do belga Louis Baert.
Duas peculiaridades marcaram a Copa do Mundo de 1934: O defensor do título, Uruguai, recusou o convite para participar, num boicote aos europeus por terem ignorado a edição anterior, em 1930  (Apenas 4 seleções européias participaram do torneio: Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia), tornando-se assim o único defensor de título que não competiu no torneio seguinte. Além disso, a anfitriã Itália teve que passar pelas Eliminatórias, na única ocasião em que um país-sede precisou disputar Eliminatórias.
O modelo do mundial aconteceu em estilo "mata-mata", composto por 5 fases com os confrontos das oitavas definidos por sorteio: Oitavas, Quartas, Semifinal, Disputa do 3º Lugar (ausente em 1930) e Final. Participaram doze seleções européias: Áustria, Tchecoslováquia, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Suécia, Suíça, França, Romênia, Bélgica e Holanda; Duas sul-americanas: Brasil e Argentina; Uma norte-centro-americana: Estados Unidos e uma africana: Egito.
A maior goleada da Copa ocorreu logo na primeira fase, Itália 7x1 Estados Unidos. O Brasil, outra vez desfalcado devido às eternas brigas entre cariocas e paulistas, deu vexame: Perdeu por 3 x 1 da Espanha e voltou para casa. Outra decepção foi a Argentina, vice-campeã do mundo, que foi eliminada pela Suécia por 3 x 2. As grandes forças Mundial de 1934 eram a Itália, a Espanha, a Hungria e a Tchecoslováquia.
O primeiro jogo-desempate da história das Copas foi entre Itália e Espanha. No primeiro jogo, empate em 1 x 1 após a prorrogação (neste tempo ainda não havia disputa por pênaltis). No desempate, deu Itália: 1 x 0. Nas semifinais, em Milão a Itália venceu a Áustria por 1x0 e em Roma a Tchecoslováquia bateu a Alemanha por 3 x 1. Na Disputa pelo 3º lugar a Alemanha venceu a Áustria por 3x2.
A final foi disputada no Estádio Olímpico de Roma, sob presença do imponente Mussolini e de outros 50 mil espectadores.
Partida final do Estadio Olímpico de Roma
Data: 10.06.1934. Tempo normal: 1x1
Prorrogação: Italia 2x1 Checoslováquia
ITALIA 2X1 CHECOSLOVÁQUIA.

LISTA DE PRESENÇA:  Vinte e dois jogadores, quatro dirigentes e  três goleiros compareceram neste domingo para participar do último baba no campo de grama sintética, tendo vista que no proximo domingo, nosso baba será no campo grande, já devidamete reformado pelo competente empregado da Asbac - Ednilson. Eis a relação:
Vinicius, Odai, Adelvan, Totó, Renê, Carlos, Carlinhos, Vadinho, Messias, Bartola, Sílvio, Otávio, Remo, Marcelino,Clone, Roberto, Sergio, Ernesto, Mota, Reinaldo, Toinho filho, Gígio. Dirigentes :Alberto,Getúlio,
Jaime e Rivelino - Goleiros: Luiz Cláudio, Ricardo e Ró.
Primeiro baba:
TIME DE RIVELINO:  Ró-gol., Totó, Odaí, Adelvan, Silvio, Otávio e Carlos.
TIME DE VADINHO:  Ricardo-gol., Renê, Messias, Carlinhos, Vinicius, Bartolinha e Vadinho
PLACAR DA PARTIDA;  Rivelino 4x2 Vadinho
GOLS DO TIME DE RIVELINO:  Carlos 2 - Otavio 1 e Silvio 1.
GOLS DO TIME DE VADINHO:  Vadinho 2.
Segundo jogo:
TIME DE FRANKLIN:  Luiz Claudio-gol., Marcelino, Messias, Franklin, Clone, Vadinho e Remo.
TIME DE RIVELINO:   Ró-gol., Totó, Odaí, Adelvan, Otavio, Silviio e Carlos
PLACAR DA PARTIDA:  Franklin 2x2 Rivelino.
GOLS FRANKLIN:  Clone 1 e Vadinho 1.
GOLS RIVELINO:   Carlos 1 e totó 1.
Terceiro jogo:
TIME DE FRANKLIN:  Luiz Claudio-gol., Marcelino (Otavio), Franklin, Messias, Vadinho, Clone e Remo.
TIME DE ERNESTO:  Ricardo-gol., Renê, Vinicius, Adelvan (Odaí), Bartolinha (Mota), Ernesto, Carlinhos (Tavinho).
PLACAR DA PARTIDA:  Franklin 5x3 Rivelino.
GOLS FRANKLIN:  Vadinho 2 - Clone 1 -Messias 1 e Remo 1.
GOLS ERNESTO:  Ernesto 1 - Renê 1 e Tavinho 1.

RESENHA DAS PARTIDAS:  Nas partidas de hoje, houveram dois vencedores.  RIVELINO  que venceu o capitão Vadinho no primeiro jogo por 4x2 e Franklin que venceu o capitão Ernesto no terceiro jogo, por 5x3. Ao vencedor Rivelino dedicamos a música de Zexe di Camargo e Luciano - "É o amor"

RIVELINO 4X2 VADINHO
Música dedicada ao vencedor Rivelino
Compositores: Zezé di Camargo e Luciano
ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO - "É O AMOR"

FRANKLIN COSTA MARQUES - "FRANKLIN" - Foi outro vencedor, derrotando Ernesto por 5x3. Foi-lhe dedicada a música da dupla Chitãozinho e Xororó - "Fio da Cabelo"

FRANKLIN 5x3 ERNESTO
Música dedicada ao vencedor Franklin
Compositores: Darci Rossi e Marciano
CHITÃOZINHO E XORORÓ - "FIO DE CABELO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário