domingo, 18 de março de 2012

GRÊMIO - DOMINGÃO DA ASBAC - 18.03.2012 - 10ª EDIÇÃO.

TEMA DO DIA: GRÊMIO  - Reverenciamos hoje, um dois melhores times de futebol do Rio Grande do Sul, o Grêmio de Futebol Portoalegrense. Após vocês tomarem conhecimento do nosso baba "Domingão da Asbac" a seguir, vejam abaixo, o que aconteceu no sábado de 26.11.2005,  inacreditável futebol clube, a  partida final do "Campeonato Brasileiro-Série B-2005 - Estádio dos Aflitos - Recife-PE".


DOMINGÃO DA ASBAC, 18.03.2012 - 10ª EDIÇÃO - GRÊMIO.

ORDEM DE CHEGADA:  Trinta atletas do baba "Domingão da Asbac" e três goleiros, fizeram parte do  nosso tradicional baba "Domingão da Asbac". Os times foram escolhidos por Rivelino e Jaime. Eis a relação:
Vinicius, Silvio, Odai, Reinaldo, Jaime, Renê, Vadinho, Otávio, Mota, Marco, Ernesto, Beto Passos, Totó,
Adelvan. Roberto, Gigio, Bartolinha, Carlos, Messias, Chiquinho, Puskas, Paulo Huck, Pedrão, Marcelino,
Sidney, Jerônimo, Clone,Toinho Filho, Getúlio e Rivelino. Goleiros: Boris, Jéfferson e Rosenildo.
TIME DE RIVELINO: Boris-gol (Jéfferson), Totó (Marcelino), Reinaldo, Adelvan (Jerônimo),Silvio,Otavio (Paulo Huck), Bartolinha (Carlos), Ernesto (Clone) e Vadinho (Pedrão)
TIME DE JAIME:  Ró-gol.,Renê, Gígio. Odai, Beto Passos (Chiquinho), Roberto (Sidney), Mota (Puskas), Vinicius (Jaime) e Marco (Alfredo).
PLACAR ESPORTIVO:  Rivelino 3x2 Jaime.
GOLS DO TIME DO TIME DE RIVELINO:  Carlos 1 - Ernesto 1 e Sílvio 1
GOLS DO TIME DE JAIME:  Chiquinho 1 e Mota 1.

RESENHA DA PARTIDA: Ninguém de sã consciência dava a vitória para o time de Rivelino..O primeiro tempo terminou em 1x1.No segundo tempo, o time de Jaime deu um passeio nos comandados de Rivelino, mas gol que era bom, não saía!Ao final da partida, o marcador registrava uma das maiores zebras da história Rivelino 3x2 Jaime.Perdendo apenas para a zebra de Grêmio1x0 Náutico, naquele dramático jogo,que ficou conhecido como "A Batalha dos Aflitos", em 26.11.2005. A equipe Pernambucana após perder dois pênaltes e o Grêmio com apenas sete jogadores em campo, inclusive o goleiro, conseguiu vencer a partida e levantar a taça de Campeão Brasileiro da série B em 2005.

RIVELINO 3x2 JAIME
Música dedicada ao vencedor Rivelino
Compositor: Paulo Vanzollini
MARIA BETHÂNIA - "RONDA"


TEMA DO DIA: VAMOS FALAR SOBRE O GRÊMIO PORTOALEGENSE.

Sábado, 26 de novembro de 2005, uma data para nenhum desportista do planeta esquecer a partida final pelo título do Campeonato Brasileiro, Série B, no Estádio dos Aflitos, em Recife (jamais um estádio teve nome tão apropriado) é digna de estar nos anais do futebol. O Grêmio precisava apenas de um empate para voltar ao lugar de onde jamais deveria ter deixado de figurar.

O jogo era tenso e o adversário, forte e valoroso, tentava desmontar a vantagem gremista construída ao longo dos jogos finais do quadrangular decisivo. O Naútico, que estava há 11 anos sem disputar a Série A, contava com o apoio de sua grande torcida, da imprensa, da Federação e dos políticos pernambucanos que queriam ver as duas equipes do Estado (o outro time, o Santa Cruz, que derrotou no mesmo dia a equipe da Portuguesa) de voltar à elite do futebol brasileiro.


Apesar da pressão do Naútico, o tricolor conseguia se manter calmo mesmo depois da equipe da casa ter perdido um pênalti, ainda no 1º tempo. Contudo, o que estava para acontecer na etapa final era algo inacreditável.


Aos 33 minutos do 2º tempo, Escalona coloca a mão na bola, sendo expulso, pois já tinha cartão amarelo.


No minuto seguinte, Galatto, numa dividida de bola com o atacante Miltinho, evita o gol do adversário.


Aos 35, o erro clamoroso do juiz! Um chute de fora da área esbarra no cotovelo de Nunes, colado junto ao corpo. O volante já tinha até virado o rosto, explicitando a sua não intenção de tocar na bola, no entanto, o juiz aponta, equivocadamente, a penalidade máxima. A reação dos atletas gremistas foi de indignação, havendo um cerco ao árbitro que expulsou primeiro Patrício (que peitara o juiz), seguido de Nunes, e mais tarde de Domingos que dera um tapa na bola tirando-a das mãos do árbitro.


Os dirigentes gremistas, indignados, invadiram o campo protestando contra essa calamidade. Entre os mais exaltados, surge a idéia de retirar o time de campo. Todavia, o bom senso prevaleceu e a decisão de seguir com o jogo foi tomada.


A partida ficou paralisada por longos 25 minutos, antes da cobrança do pênalti. Durante este período, Marcel e Galatto resolveram “arrumar” a marca da cal onde o pênalti seria cobrado.


O time tinha dois desafios: não tomar o gol de pênalti e segurar, com 7 jogadores, o Náutico por pelo menos mais 10 minutos, uma missão quase impossível.


Galatto defende o pênalti e a torcida adversária, percebendo o cheiro da tragédia, começa a deixar as dependências do estádio.


Dois minutos depois, Anderson faz uma jogada individual e é derrubado por Batata que é expulso.


Marcelo cobra rapidamente a falta para Anderson. Este, pegando a defesa adversária paralisada e que não estava acreditando no que acontecia, passa por dois marcadores em velocidade e com tranqüilidade e categoria, desvia do goleiro, fazendo um golaço incrível.


Em poucos segundos o título da Série B, que era comemorado pelo Santa Cruz no estádio vizinho do Arruda, pois o jogo já havia terminado, passa para o imortal tricolor, numa das mais espetaculares partidas da história do futebol.


Essa vitória teve repercussão na imprensa esportiva nacional e mundial, aparecendo inclusive no site do Times, sendo lembrada como exemplo de obstinação, garra e luta, e uma prova de raça, astúcia, vontade  irresignação e do peso da camisa tricolor, ofuscando até os títulos de outras competições.


GRÊMIO, CAMPEÃO.
Jogo final do Campeonato Brasileiro da série-B
Local: Recife-PE - Estádio dos Aflitos
Data: 26.11.2005 - (Sábado).
GRÊMIO 1x0 NÁUTICO



Nenhum comentário:

Postar um comentário