Fundada em 31 de dezembro de 1931, é uma das escolas de samba mais antigas do Rio de Janeiro em atividade. A agremiação surgiu a partir da fusão de blocos existentes nos morros das redondezas do Morro do Borel (comunidades da Casa Branca, Formiga e Ilha dos Velhacos) no sub-bairro da Tijuca chamado Usina. Mas o Morro do Borel é seu maior reduto, local de onde sai boa parte de seus componentes. Entre seus fundadores estão Leandro Chagas, João de Almeida, Pacífico Vasconcelos, Tatão, Alfredo Gomes, Marina Silva, Orlando da Costa Godinho (sócio no. 7 e quem possuía o "livro de ouro" na Muda), Zeneida Oliveira e Regina Vasconcelos.
Em 1936, a escola foi a grande campeã do carnaval carioca, com o enredo Sonhos delirantes. Naquele desfile, realizado na Praça Onze, a Tijuca trouxe uma inovação, apresentando alegorias aludindo o enredo.
G. R. E. S. UNIDOS DA TIJUCA
UNIDOS DA TIJUCA É CAMPEÃ NO RIO - VEJA OS MELHORES MOMENTOS.
Escola do carnavalesco Paulo Barros fatura o quarto título de sua história. Agremiação já havia conquistado o carnaval em 1936, 2010 e 2012.
Vídeo para ficar na história da cimunidade do Morro do Borel
DESFILE DA UNIDOS DA TIJUCA EM 2014
ENREDO: ACELERA, TIJUCA
Presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, com a taça de campeã.
EDITORIAL: Nossa homenagem à comunidade do Morro do Borel e a esta aguerrida Escola de Samba Unidos da Tijuca, pelo quarto título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Seu enredo "Acelera Tijuca" é uma homenagem ao brasileiro Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de corrida de todos os tempos. Ele, lá no reino do céu, atendeu os pedidos de todos componentes da Unidos da Tijuca, acelerou sua McLaren para a vitória e subiu pela primeira vez num pódio diferente - o da Marquês de Sapucaí.
Salvador-Bahia-Brasil - Quarta-feira, 05.03.2014 - 20h16m.- Alberto Sampaio - blog do Painho.
:
Nenhum comentário:
Postar um comentário