domingo, 23 de março de 2014

NOSSO ADEUS À CANARINHO - HUMORISTA DA PRAÇA É NOSSA

CANARINHO: Canarinhonome artístico de Aloísio Ferreira Gomes (Salvador29 de dezembro de 1927 — Mogi das Cruzes21 de março de 2014) foi um humorista brasileiro, conhecido por suas participações no programa A Praça é Nossa. Antes mesmo de participar do humoristico, porém, tinha sido apresentador do programa Clube dos Artistas (1950-1951)1
Canarinho
          Canarinho - "A Praça é Nossa"

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Gonçalo Gomes e Luzia Ferreira Gomes.
Em 1947 já era cantor profissional, cantando na Rádio Excelsior da Bahia.
Chegou à cidade de São Paulo em dezembro de 1955 com o Conjunto de samba do Internacional Russo do Pandeiro.
Canarinho foi colunista de esportes do jornal Folha da Manhã e ganhou notoriedade ao participar do programa humorístico denominado Praça da Alegria no ano de 1956, tornando-se um comediante instantâneo.
Após sair do programa, começou a fazer shows humorísticos. Logo em seguida, tornou-se um dos participantes do programa Praça Brasil. Participou também da primeira versão da série Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela Rede Globo nos fins dos anos 70 e até meados dos anos 80, onde interpretava o personagem "Garnizé", fazendo parceria com Tonico Pereira, que interpretava o personagem "Zé Carneiro".
Com o início da nova versão do programa Praça Brasil no SBT, denominado A Praça é Nossa, Canarinho interpretou um telefonista que atende as pessoas necessitadas com um celular, e durante muito tempo, com telefone público. Interpretou também o personagem Boneco.
Na década de 2000, Canarinho foi afastado do humorístico A Praça é Nossa. Entretanto, logo após o ocorrido, continuou no elenco do programa, por meio de shows de humor, mesmo que ele não se mostrasse presente nos estúdios do SBT para fazer o papel de telefonista no programa humorístico.
Em 2003, voltou a participar do programa nos estúdios da emissora de Sílvio Santos, provando, na opinião de alguns, que o seu suposto afastamento foi mais um ato de marketing do referido humorístico.
Afastado por problemas de saúde, ele não atuava com tanta frequência no programa humorístico. Suas últimas interpretações foi em 2013, quando deu vida ao pai de santo Pai Peroba2 .
Canarinho morreu de infarto agudo do miocárdio, no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, onde estava internado havia cinco dias3 . O corpo foi cremado no dia seguinte, no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo4 .

Filmografia[editar | editar código-fonte]

AnoFilmeAutor
1962As Testemunhas Não CondenamZélia Feijó Costa
1967A DesforraGino Palmisano
1970Sábado AlucinanteCláudio Cunha
1971Diabólicos HerdeirosGeraldo Vietri
1971Meu Pedacinho de ChãoBenedito Ruy Barbosa/Teixeira Filho
1972Jerônimo, o Herói do SertãoMoysés Weltman
1975O Dia em que o Santo PecouCláudio Cunha
1975BacalhauAdriano Stuart
1976Guerra é GuerraAlfredo Palácios
1977Costinha e o King MongAlcino Diniz
1977Snuff, Vítimas do PrazerCláudio Cunha
1978Maneco, o Super TioFlávio Migliaccio
1979Nos Tempos da VaselinaJosé Miziara
1979A Dama da ZonaOdy Fraga
1982Tem Piranha no AquárioVital Filho
 
                                                             Canarinho e "A Praça é Nossa"                                 Canarinho e Carlos Alberto de Nóbrega
 
 
 
                                                                  Canarinho - "A Praça é Nossa"                           Foto inédita:  Manuel de Nóbrega e Canarinho
EDITORIAL:  Prezados amigos e amigas. Cada humorista que compra viagem para o alem, deixa uma lacuna irreparável para aqueles que gostam de sorrir, de ser felizes! Sabemos que outros humoristas virão, mas é um dever dos saudosistas, poder se despedir com lágimas nos olhos e pesar no coração, daqueles humoristas que através de seus personagens, quer no cinema ou televisão, conseguiram reunir e unir, em torno da TV, toda uma geração familiar:  avós, pais, filhos e netos! Descanse em paz bom baiano - Aloisio Ferreira Gomes "Canarinho". Dê um abraço em Antonio Carlos Pires "Joselino Barbacena", Ankito, Brandão Filho, Carequinha, Chico Anysio, Consuelo Leandro, Costinha, Grande Otelo, José Vasconcelos, Mazaroppi, Mussum, Nair Belo, Oscarito, Paulo Gracindo, Rogério Cardoso, Ronaldo Golias, Rone Córsega, Tião Macalé, Zacarias, Zé Trindade e Zezé Macedo.
                                                                 Salvador-Bahia-Brasil: Domingo, 23.03.2014 - 18h36m. Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário