sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MARILYN MONROE - A TRAJETÓRIA DE UMA ESTRELA DE QUINTA GRANDEZA DO CINEMA AMERICANO.

MARILYN MONROE: nascida Norma Jeane Mortenson (Los Angeles1 de junho de 1926 — Los Angeles5 de agosto de 1962) , foi uma atrizcantora e modelo norte-americana
 (Agradecimento: Ao Google, Wikipédia e YouTube)
NORMA JEANE - UMA ADOLESCENTE
Resultado de imagem para marilyn monroe
.MARILYN - "UM PECADO MORA AO LADO"
Depois de passar boa parte de sua infância morando em lares adotivos, Monroe começou uma carreira como modelo, o que a rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox. Suas aparições nos seus primeiros filmes eram pequenas, mas suas interpretações em The Asphalt Jungle e All About Eve, além do fato de ser a primeira mulher a posar para a Playboy, chamou a atenção do público. Em 1952 conquistou seu primeiro papel principal em Don't Bother to Knock , repetindo o fato emNiagara, um filme melodramático que habitava seu poder de sedução. Sua personalidade cômica como "loira burra" foi usada para filmes posteriores como Gentlemen Prefer Blondes (1953), How to Marry a Millionaire (1953) e The Seven Year Itch(1955)
Cena que causou polêmica em 1955, quando o
vestido de Marilyn levantou, por causa da brisa
do metrô.
MARILYN MONROE E TOM EWELL
"O PECADO MORA AO LADO"
Monroe estudou na Actors Studio para ampliar seu alcance na atuação no filme dramático Bus Stop (1956), que foi aclamado pela crítica e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro. Sua produtora, "Marilyn Monroe Productions", lançou The Prince and the Showgirl (1957), pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA e ganhou o prêmio italiano David di Donatello. Ela recebeu um Globo de Ouro por sua interpretação em Some Like It Hot (1958). O último filme concluído de Monroe foi The Misfits (1961), onde ela estrelava ao lado de Clark Gable, cujo roteiro ficou por conta de seu então marido, Arthur Miller.
Comentários do crítico de cinema Marcelo Janot
sobre o clássico estrelado por Marilyn Montoe.
MARILYN MONROE E TOM EWELL
As circunstâncias de sua morte indicam para uma overdose de barbitúricos, e têm sido objeto de especulação. Embora oficialmente classificado como um "provável suicídio", a possibilidade de uma overdose acidental, bem como de homicídio, não foram descartadas. Em 1999 Monroe foi classificada como a sexta maior estrela feminina de todos os tempos pela American Film Institute. Frequentemente é citada como um ícone pop e cultural, bem como símbolo sexual por excelência americana.Em 2009, um canal americano a nomeou na 1ª posição das mulheres mais sexy de todos os tempos.
MARILYN MONROE 
"The Prince of the Showgiri"
Marilyn Monroe nasceu em 1 de junho de 1926, em Los Angeles, como Norma Jeane Mortenson (logo depois mudou para Baker), sendo a terceira filha de Gladys Pearl Baker (27 de maio de 1902 - 11 de março de 1984). Na certidão de Monroe, mostra que seu pai é Edward Mortensen, porém é desconhecida essa afirmação. O sobrenome Mortenson é listado como seu sobrenome na certidão de nascimento, embora Gladys imediatamente tivesse mudado seu nome para Baker, o sobrenome de seu primeiro marido e que ela ainda usava. O sobrenome "Martin" foi grafado na certidão de nascimento que leva a mais uma confusão sobre quem é seu verdadeiro pai. Gladys Baker tinha casado com Martin E. Mortensen em 1924, mas eles haviam se separado antes da gravidez de Gladys. Vários dos biógrafos de Marilyn Monroe sugerem que Gladys Baker usou seu nome para evitar o estigma da ilegitimidade. Mortensen morreu com 85 anos de idade, nisso a certidão de nascimento de Monroe, em conjunto com o casamento de seus pais e documentos de divórcio, foram descobertos. Os documentos mostram que Mortensen entrou com pedido de divórcio de Gladys em 5 de março de 1927, e foi finalizado em 15 de outubro de 1928.Ao longo de sua vida, Marilyn Monroe negou que Mortensen era seu pai. Ela disse que, quando ela era uma criança, a sua mãe mostrava uma fotografia de um homem, o identificando como seu pai, Charles Stanley Gifford. Ela também se lembrou de que ele tinha um bigode fino e um pouco se assemelhava ao ator Clark Gable, e que ela brincava fingindo que Gable era seu pai.
 No filme "Os Homens Preferem as Loiras", Marilyn adorna sua marca registrada
 de penteado loiro platinado de "Hollywood". Nesse filme, ela interpreta o papel de uma 
mulher sensual ainda materialista que não tem medo de usar seu charme para conseguir
 o que ela quer. Esse tipo de personagem será repetida mais vezes na cultura popular.
MARILYN MONROE - "OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS"

Prêmios e indicações


MARILYN MONROE EM 1962
MARILYN MONROE - JÁ CONSAGRADA EM HOLLYWOOD
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroeResultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
Resultado de imagem para marilyn monroe Resultado de imagem para marilyn monroe
EDITORIAL:  Esta postagens é dedicada a todos amantes da sétima arte, cinéfilos de todo universo, e a seu idealizador: Ederson Campos, para recordar dos grandes atores e atrizes do cinema e voltar ao "Túnel do Tempo" para reviver os momentos de glamour e sensualidade, dessa famosa atriz Marilyn Monroe, a loirinha que virou a cabeça dos homens na década de 50, inclusive a do saudoso presidente dos Estados Unidos - John Fitzgerald Kennedy. Foi vítima de seu ligeiro sucesso e de sua maneira de proceder, sem se preocupar em guardar energias para o futuro, Viveu intensamente uma vida amorosa e cheia de glamour, mas tem que levar em conta sua infância sofrida e conturbada  ao lado dos pais e de outras famílias que foram responsáveis por sua criação. Sua trajetória de vida, durou apenas 36 anos e 64 dias, partindo precocemente para outro universo, para contracenar com outros monstros sagrados do Cinema Celestial.
Esta postagem foi sugerida pelo leal amigo Ederson Macedo Campos - ex-presidente da ASBAC-Salvador, leitor assíduo deste blog e um dos principais incentivadores do trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo ao longo destes quatros anos. 
Salvador-Bahia-Brasil: Sexta-feira, 20.02.2015 - 08h37m - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário