segunda-feira, 9 de março de 2015

INEZITA BARROSO - NOSSO ADEUS À DEUSA DA MÚSICA SERTANEJA E DO FOLCLORE BRASILEIRO

INEZITA BARROSO: É um dever que qualquer escriba brasileiro, homenagear aquela que foi um ícone da música sertaneja e uma das maiores divulgadoras do folclore nacional. Trata-se daquela jovem que logo que, no auge da juventude e até contrariando o desejo de sua família, aprendeu a tocar violão e voando como passarinho à procura da liberdade, viajou pelo interior do Brasil, para pesquisar os costumes e as melodias do povo sertanejo. Foram trinta e cinco anos, cantando e apresentando o programa "Viola minha Viola" na TV Educativa. Trata-se da saudosa e competente pessoa - Inezita Barroso. Vamos acompanhar sua trajetória de sua vida nesta primitiva de Santa cruz.
Resultado de imagem para Inezita barroso
INEZITA BARROSO
Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima (São Paulo4 de março de 1925  — São Paulo, 8 de março de 2015 ), foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e apresentadora de rádio e televisão brasileira, atuando também em espetáculo, álbuns, cinema , teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional. Adotou o sobrenome Barroso ao se casar, em 1947, aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso.
Resultado de imagem para Inezita barroso Resultado de imagem para Inezita barroso Resultado de imagem para Inezita barroso

Biografia

Nascida numa família abastada e apaixonada pela cultura e, principalmente, pela música brasileira, Inezita começou a cantar e tocar violão e viola desde pequena, com sete anos. Estudiosa, matriculou-se no conservatório e aprendeu piano. Foi aluna da primeira turma da graduação em Biblioteconomia da USP , formando-se antes de se tornar cantora profissional.
Resultado de imagem para Inezita barroso Resultado de imagem para Inezita barroso  Resultado de imagem para Inezita barroso

Carreira artística

Com o primeiro disco, vieram também os primeiros sucessos: o clássico samba Ronda, de Paulo Vanzolini e a caipiríssima Moda da Pinga, de Ochelsis Laureano e Raul Torres, que se tornou a mais célebre das interpretações.
Ronda: do compositor Paulo Vanzolii 
  1. Nascimento25 de abril de 1924, Cambuci, São Paulo
  2. Falecimento28 de abril de 2013, São Paulo, São Paulo
INEZITA BARROSO E ISAÍAS & CHORÕES
"RONDA"

Autores: Ocheles Laireano e Raul Torres
Música: Marvada Pinga
INEZITA BARROSO "MARVADA PINGA
Ultrapassou a marca de cinquenta anos de carreira e de oitenta discos gravados, entre 78 rpm, vinil e CDs. 
Desde 1980 comanda o programa de música caipira Viola, Minha Viola, pela TV Cultura de São Paulo. Apresentou também no SBT um programa musical, aos domingos pela manhã que levava seu nome.
Inezita Barroso é reconhecida também como atriz de teatro e cinema. Por onde atuou, ela ganhou prêmios importantes, como o Troféu Roquette Pinto, como Melhor Cantora de rádio; o prêmio Guarani, como melhor cantora em disco, além de ganhar também o Prêmio Saci de cinema. Em 2003, foi condecorada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin com a Medalha Ipiranga, recebendo o título de comendadora da música raiz.
Resultado de imagem para inezita barroso condecorada por geraldo Alckmin
Desde a década de 1980, Inezita Barroso ainda arranjava um espaço na agenda para dar aulas de folclore. Atualmente, lecionava nas faculdades Unifai e Unicapital, onde recentemente recebeu o título de doutora Honoris Causa em Folclore Brasileiro.
As apresentações de Inezita Barroso nos países latino-americanos e africanos criaram uma aura de sucesso para a cantora, indicada para o Grammy sul-africano na categoria de artistas vocais populares internacionais e regionais. Os concertos de Inezita Barroso em tais países excederam a audiência de outros artistas nacionais e internacionais com maior exposição midiática, adeptos de música denominada "pop" (abrev. de Popular).
Tristeza do Jeca - autor: Angelino Oliveira
INEZITA BARROSO - "TRISTEZA DO JECA"
Resultado de imagem para inezita barroso condecorada por geraldo Alckmin Resultado de imagem para inezita barroso condecorada por geraldo Alckmin Resultado de imagem para inezita barroso condecorada por geraldo Alckmin
Ao contrário do que o público costuma esperar da artista, Inezita Barroso trabalhou em interpretações de autores mais atuais da MPB, de outras vertentes que não apenas a caipira/sertaneja. Gravações recentes mostram a cantora interpretando obras de Ella Fitzgerald e outros nomes do jazz tradicional e blues.
No programa "Roda Viva", da Rede Cultura de Televisão, que contou com a presença da cantora como principal entrevistada, em 2004, Inezita Barroso afirmou ser contra a propagação e troca eletrônica de músicas. Embora concorde que o uso de músicas em formatos digitais em notebooks e dispositivos portáteis (iPod, etc) pode facilitar o acesso dos jovens à cultura, afirmou que participa de manifesto de artistas brasileiros junto às gravadoras pedindo ações que proíbam e fiscalizem de forma mais eficiente a pirataria.
"Leva eu Sodade" - Autores: Tito Guimarães/Neto e
Alventino Cavancanti
INEZITA BARROSO E LIMA DUARTE
"LEVA EU SODADE"
O DJ Ronaldo, músico frequentemente presente na cena eletrônica carioca, perdeu ação judicial contra a gravadora EMI, por ter criado, sem autorização da gravadora detentora dos direitos sobre a composição, uma versão funk da música "Marvada Pinga - Moda da Pinga", principal sucesso de Inezita Barroso. Ainda assim, a música pode ser facilmente encontrada em sites para download, além de ter se tornado um dos "ring tones" para celulares mais comuns.
Música: Cana Verde - Domínio público
INEZITA BARROSO - "CANA VERDE"
Com a aproximação do decanato do falecimento do pianista Pedrinho Mattar, seu amigo e colega de composições e interpretações, surge grande expectativa com relação à esperada publicação da obra final deste músico, intitulada "O Portal". Grupos de entusiastas e admiradores de Mattar, que aguardam ansiosamente pela publicação da obra, afirmam que haveria co-parceria de Inezita Barroso em um dos movimentos da referida composição. O afamado violoncelista húngaro, naturalizado português, Alfonso Orelli, apresentou trechos da suposta composição, aos quais teria tido acesso durante uma turnê na qual tocou ao lado de Mattar. Dentre tais trechos, Orelli identificou forte influência da música dita "Caipira-Sertaneja" na segunda parte do primeiro movimento. Tem-se atribuído a Inezita Barroso a influência musical sobre esta parte da composição.[carece de fontes]
Em novembro de 2014, foi eleita para a Academia Paulista de Letras, ocupando o lugar da folclorista Ruth Guimarães, morta em maio.
Em fevereiro de 2015, Inezita foi internada no Hospital Sírio Libanês, onde morreu na noite de 8 de março.
"Serenata" - de: Martins Fontes e Mary Buarque
INEZITA BARROSO - "SERENATA"
"Lampião de Gás" - Autora: Zica Bergami
INEZITA BARROSO - "LAMPIÃO DE GÁS"
Filmografia.

Prêmios

INEZITA BARROSO E JAIR RODRIGUES
"VELHO PILÃO"
  • EDITORIAL:  Inezita Barroso deixou-nos na noite de 08.03.2015, (ontem), onde esteve internada desde Fevereiro-2015 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Foi cantora e apresentadora do mais brilhante programa de músicas sertanejas do Brasil - "Viola Minha Viola". Batendo um record de 35 anos de apresentação deste aprazível programa de auditório. Por certo, não vai parar sua atividade, foi contratada pela TV Celestial para cantar ao lado d'outros colegas que partiram antes dela, a fim de preparar o cenário, do novo e inesquecível espetáculo e saudar a nova componente do elenco das celebridades.
  • Salvador-Bahia-Brasil: Segunda-feira, 09.03.2013 - 23h30m - Alberto Sampaio - blog do Painho

Nenhum comentário:

Postar um comentário