sexta-feira, 15 de julho de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - DÉBORAH BLANDO

Deborah Blando

Debora Blando
Informação geral
Nome completoDeborah Salvatrice Blando
Nascimento3 de março de 1969 (42 anos)
OrigemSant'Agata di Militello
País Itália
GênerosPop, Dance
InstrumentosVocal,Piano
Período em atividade1991 - presente
Gravadora(s)Sony Music,Virgin Records,Abril Music e Universal Music
Página oficialwww.deborahblando.com
Deborah Salvatrice Blando (Sant'Agata di Militello, 3 de março de 1969) é cantora e compositora italo-brasileira. Tem cerca de 5 milhões de cópias vendidas internacionalmente, tendo 6 discos lançados entre 1991 a 2002. Possui 7 singles #1 e 10 singles no Top 10 Brasil. Tem também 5 singles no Hispanico America, sendo 2 deles no Top 10.[1
Biografia
Deborah nasceu em Sant'Agata di Militello, filha de pai italiano e mãe brasileira descendente de ucranianos, veio morar no Brasil aos cinco anos, fixando residência em Florianópolis. Aos 12 anos, foi convidada a gravar seu primeiro álbum sob o pseudônimo de Giovanna, intitulado "Alegria da Gente" e completamente gravado em italiano, se apresentando nos principais programas de televisão da época. Seus pais no entanto, não permitiram que a carreira viesse a atrapalhar seus estudos e assim parou com a carreira infantil. Tempos depois, retomou sua carreira trabalhando em musicais de Oswaldo Montenegro, entre eles Os Menestréis.

Carreira Internacional

A Diferent Story

Em 1989, Deborah Blando já era contratada da Sony Music Brasil e conheceu Cyndi Lauper e seu empresário na época, David Wolf. Deborah logo se mudou para Nova York e assinou contrato com a Sony Music Internacional para o lançamento do disco "A Different Story". O primeiro single "Boy (Why Do You Wanna Make Me Blue)" que entrou para o American Dance Chart, e no comercial da Coca-Cola (Diet Coke). O álbum recebeu uma edição especial ("A Different Story: Special Edition") em 1993, incluindo uma nova versão para "Decadence Avec Elegance", de Lobão, e uma versão de "A Maçã", sucesso de Raul Seixas. O single Innocence, ficou em #13 nas maiores rádios da Europa.
Em 1995, Deborah foi convidada pela banda espanhola de trip-hop, B-Tribe, a participar do álbum Suave, Suave. Foi também convidada pela Coca-cola a gravar a faixa Descobridor dos sete Mares. O single dessa música vendeu 1 milhão de cópias no Brasil.

Unicamente

Em 1997, Deborah lançou o CD "Unicamente", e a música que dá título ao CD explode nas paradas como tema principal da novela A Indomada. Na música Unicamente ela homenageou com uma bela letra e um clipe na praia sua mãe de cabeça, Iemanjá. No mesmo ano, o single Gata vai para a trilha do seriado Malhação, também na Rede Globo. Esse álbum teve a participação de produtores de renome como Patrick Leonard (Madonna, Jeff Back) e David Foster (Michael Jackson, Natalie Cole, Whitney Houston).
Em 1998, Deborah lançou um novo CD e mais uma vez explode nas paradas com o single Somente o sol, versão da música I'm not in love, que vira tema de abertura da novela das 19h da Globo Corpo Dourado. Seu segundo single e primeiro clipe desse ano foi Águias. Dois anos mais tarde, a música Próprias Mentiras, ainda deste CD, vira hit nacional devido ao sucesso da novela Laços de Família, tema da personagem Íris (Débora Secco). Produzido por Deborah e o programador da cantora Madonna, Marc Moreau. Este álbum é o maior sucesso de Deborah na Europa, sendo disco de ouro em Portugal.

DÉBORAH BLANDO - "ÁGUIAS"

Anos 2000

No ano 2000, Deborah enfrentou uma grande crise com sua gravadora Virgin / EMI. Gerando um grande processo e boicote de suas músicas nas rádios nacionais. Acobertada pela Abril Music volta às origens com o álbum Salvatrice, apenas com regravações italianas recentes com covers de Rolling Stone e Laura Pausini. Nessa mesma época, é convidada pela Walt Disney, a gravar o tema do filme Atlantis: The Lost Empire.
Em 2002 ela lança pela Universal Music sua primeira coletânea, incluindo todos os seus hits, tendo ainda, um bônus com mais cinco faixas inéditas.
Novamente cotada para fazer uma trilha sonora para a Rede Globo, mais uma vez, tema de abertura para a novela Chocolate com Pimenta.

Parceria com o Ronan Keating

Foi convidada em 2003 pelo cantor Irlandês Ronan Keating, ex-Boyzone, a faixa When You Say Nothing At All um dueto de grande sucesso na Inglaterra.

O Álbum Polares

Mesmo passando por uma crise pessoal, Debora encontrou forças para lapidar um glorioso álbum de Música eletrônica, passando entre o House, Psy e as baladas com influência do Trip-hop. O álbum foi gravado durante sua temporada nos Estados Unidos e México. Pronto Desde o Fim de 2007,ele talvez seja o mais ousado que ela tenha feito até hoje.Contém 16 faixas e é totalmente composto em parceria com seu amigo Alexandre Green. Os mixes do álbum ficam por conta total dos DJs: Cláudio Ferreira "Audiocactos" e Sandrinho "Sanschwartz", que trouxeram à obra os elementos house e Psy-transe. Polares transita em dois universos, um dançante com base na música eletrônica e outro melancólico, com elementos acústicos tais como piano, cordas e violão. A cantora interpreta as músicas em inglês e português e duas delas foram incluídas na trilha sonora nacional e internacional da novela da Rede Globo "7 pecados", respectivamente "Contrato Assinado" e "Every Minute".

DÉBORAH BLANDO - "EVERY MINUTE"


Crise pessoal

Afastamento Popular
Deborah Blando sofre de Transtorno Bipolar e isso atrapalhava consideravelmente suas atitudes pessoais e na carreira. Decidiu então deixar sua carreira de lado, mudar-se novamente para os Estados Unidos e estudar o Budismo para procurar a paz interior.
Devido ao agravamento da doença de transtorno bipolar e a depressão profunda que a cantora enfrenta e luta há anos, no ano de 2010 a cantora se internou em uma clínica de reabilitação em Florianópolis para um tratamento intenso. Com a doença de Deborah, seus projetos musicais foram deixados para segundo plano para se dedicar completamente ao tratamento.

O retorno Acústico

Em 2011 é anunciado no site oficial que Deborah Blando revisitará sua carreira em show acústico após 8 anos de afastamento. Mais intimista, e com o objetivo de passar a limpo sua carreira, sem deixar de dar pistas do que vem por aí. Deborah Blando volta à estrada com uma roupagem que inclui dois violões e piano. Com o produtor e parceiro Alexandre Green, decidiu com este formato rever seu repertório de sucessos e ainda criar versões de clássicos que vão de Red Hot Chili Peppers e Nirvana a Prince, David Bowie e Guns n’ Roses. Depois de muito experimentar o repertório, Deborah misturou em seu caldeirão de influências canções que revelam seu DNA artístico, demonstrando uma maturidade que a destaca entre o pop produzido no país. Apoiada pelo violão de Ricardo Medeiros e o piano e violão de Green, a cantora embarca nesta maratona de shows com o propósito de mostrar ao público suas músicas e interpretações despida de qualquer artifício. Música pura, nua, onde o maior destaque é sua voz e a beleza de um instrumental reduzido e sofisticado.

Discografia:

Álbuns

AnoÁlbumPosiçãoVendasCertificação
BRA
1991A Different Story
12,150,000Gold.png Ouro
1995Suave Suave
42100,000
1996Unicamente
1950,000Gold.png Ouro
1998Deborah Blando
25130,000Gold.png Ouro *Em Portugal
2000Salvatrice
4750,000
2009Polares
  • 6º álbum de estúdio
  • Lançado: Em Breve
  • Formatos: CD

Coletâneas

AnoÁlbumPosiçãoVendasCertificação
BRA
1993A Different Story - Special Version
15100,000Gold.png Ouro
2002A Luz Que Acende O Olhar
17150,000Gold.png Ouro

Singles

AnoSingleChartsÁlbum
BRABRA Dance ClubUSA Dance ClubEUR Dance ClubHispano-América
1991"Boy"1156888A Different Story
1992"Innocence"1---13
"A Maçã"1----
1993"Decadence Avec Elegance"1-9813-A Different Story - Special Edition
"Merry Go-Round"13--55-
1994"O Descobridor dos Sete Mares"1---33Coca-Cola Soundtrack
1995"Nanita"39---10Suave Suave
"Que Mala Vida"----13
1996"Unicamente"1----Unicamente
1997"Gata"7----
"A Última Estória"13----
1998"Somente o Sol"1----Deborah Blando
"Águias"17----
1999"Próprias Mentiras"5----
2000"Seamisai"98----Salvatrice
"Ti Amo Ovounque Sei"-----
2002"A Luz Que Acende O Olhar"4----A Luz Que Acende O Olhar
"Astronauta de Mármore"38----
"When You Say Nothing At All" (feat. Ronan Keating)3----O Beijo do Vampiro: Internacional
2003"Chocolate com Pimenta"27----Chocolate com Pimenta: Nacional
2007"Contrato Assinado"74----Polares
2008"Every Minute" ¹48----

Trilhas sonoras

AnoSingleÁlbum
1991"Boy"Vamp
"Boy"Coca-Cola: Soundtrack
1992"Innocence"Perigosas Peruas
1993"Merry-Go-Round"Olho no Olho
"Decadence Avec Elegance"Deus Nos Acuda
"A Maça"O Mapa da Mina
1994"O Descobridor dos Sete Mares"Coca-Cola: Soundtrack
1997"Unicamente"A Indomada
"Gata"Malhação
1998"Somente o Sol"Corpo Dourado
2000"Próprias Mentiras"Laços de Família
2001"Where The Dream Takes You (Junto com teu sonho)"Atlantis: The Lost Empire
"Seamisai"Roda Viva
2002"A Luz que Acende O Olhar"O Beijo do Vampiro
"When You Say Nothing At All" (feat. Ronan Keating)
2000"Chocolate com Pimenta"Chocolate com Pimenta
2007"Contrato Assinado"Sete Pecados
"Every Minute"

DÉBORAH BLANDO - "INOCENTE"
  

Prêmios

São quase 20 anos de Carreira e ao longo desse tempo a Cantora Debora Blando evoluiu muito e com sua evolução conquistou diversos prêmios musicais.Já soma em 5 discos lançados mais de 3 milhões de cópias somente no Brasil, mais de 20 trilhas sonoras para novelas e filmes.No ano de 2002 ganhou o troféu de melhor música do ano com o single "A luz que acende o olhar" (Cuccioli),tema da novela "O Beijo do Vampiro. O single também lhe rendeu o Prêmio Tim 2003 na categoria de melhor cantora de música popular. O hit também garantiu à Debora #1 posição em algumas rádios do Brasil, sendo uma das músicas mais tocadas de uma temporada.

Referências

  1. Biografia - Site oficial.

Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário