sexta-feira, 22 de julho de 2011

'"SANTO AMARO" BABA DA MATINA -53ª EDIÇÃO - QUINTA, 21.07.2011.

BABA DA MATINA, QUINTA-FEIRA, 21.07.2011 - 53ª EDIÇÃO.

ORDEM DE CHEGADA:  Remo, Renê, Ernane, Schubach, Catalá, Mauro, Mauricio, Cacau, Osvaldo, Bebeto, Fausto, Luiz Valverde,Clone, Gustavo,Adriano, Painho, Vadinho, Pains e Zezito.
TIME DE LUIZ VALVERDE:  Valverde (Pains), Fausto, Osvaldo, Schubach, Cacau, Catalá e Ernane (Zezito)
TIME DE REMO: Remo (Adriano"Teco"), Bebeto (Vadinho), Mauricio, Mauro,Gustavo "Tico", Renê e Clone.
PLACAR DA PARTIDA:  Luiz Valverde  5x3  Remo.
GOLS DO TIME DE VALVERDE:   Osvaldo 2 - Fausto 1 - Valverde 1 e Zezito 1.
GOLS DO TIME DE REMO PACE:   Gustavo 2 e Clone 1.
 RESENHA "SANTO AMARO x JEQUIÉ" Duelo do interior - Nesta briga de foice com facão, deu a primeira! Luiz Valverde é natural de Santo Amaro e Remo Pace de Jequie  conterrâneo) Os tambores da terra de  Dona Canô, Caetano, Maria Bethânia e Valverde, retumbaram a noite toda, evocando os orixás da Bahia! Bateram mais forte do que os da"Cidade Sol".O Santamarense com esse rufar dos tambores, venceu o Jequiéense pelo marcador  de 5x3.  O vencedor  Luiz Valverde teve direito ao prêmio pela vitória  e vai ouvir a música do famoso compositor, seu conterrâneo  -Caetano Velloso  "Sampa"

LUIS VALVERDE 5x3 REMO PACE
Música dedicada ao vencedor da partida: 
Luiz Valverde e ao povo de Santo Amaro-Bahia.
CAETANO VELLOSO E SANDY - "SAMPA"

Santo Amaro -  (Antigamente chamada de Santo Amaro da Purificação) é um município brasileiro do estado da Bahia, na mesorregião Metropolitana de Salvador e microrregião de Santo Antônio de Jesus. A cidade nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil e é o centro de um município com 486 km² de área e uma população de 58 414 habitantes (2000), o que dá uma densidade demográfica de 120,2 h/km².
Foi fundada em 1557, tem sua história ligada ao Engenho Sergipe do Conde, o "rei dos engenhos reais de cana-de-açúcar", foi elevada a vila e município em 1727. Tornou-se cidade em 1837 juntamente com a cidade irmã de Cachoeira-BA.
Personalidades
Terra natal dos cantores e irmãos Caetano Veloso, Maria Bethânia, que são filhos de uma das mulheres símbolos das mães baianas, Dona Canô. Lá nasceu José Antonio Saraiva, conselheiro e também fundador de Teresina, capital do Piauí,José Silveira, Marquês de Abrantes, Teodoro Sampaio, Genebaldo Correia. Cidade natal do cantor e compositor Roberto Mendes. O apresentador e professor Jorge Portugal, a escritora Amélia Rodrigues e a historiadora Zilda Paim, ícone na cidade. Santo Amaro possui uma grande fertilidade para novos artistas mesmo sem investimentos nessa área, são dezenas de novos escritores como Valdir do Carmo, Jorge Bóris e Herculano Neto, ganhador de vários prêmios de literatura dentre eles o Prêmio Braskem, músicos como Petro Paulo e Castro D`Mar. Lá também nasceram a Condessa de Barral e o reverendo Cláudio Costa, pastor e professor hoje residente em Feira de Santana, onde recebeu o título de cidadão feirense. Também nasceu em Santo Amaro no dia 23 de março de 1890, Agripina de Souza Soares (Mãe Agripina de Sangó-Obá Deyi, Íàlórisà do Àsé Òpó Àfónjá-RJ) Balbino Alves Casaes (Baluarte do Arraial da Pedra), Besouro Mangangá, que virou filme. Foi também filho da terra o artista, professor e etnólogo Manuel Querino, o primeiro negro a interessar-se pela contribuição de sua raça na formação da nacionalidade brasileira. É um lugar tão antigo que possui centenas de personalidades importantes, muitos vivos, em plena atividade, mas que não fazem questão de aparecer, do artista plástico Emanuel Araujo (escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo.) até os mais jovens músicos, médicos, advogados, sociólogos, jornalistas, esportistas, pensadores e poetas. Em hipótese alguma,poderiamos esquecer do ilustríssimo composito santamarense Assis Valente. Cidade ilustre,filhos ilustres!
Vídeo patrocinado pelo Itaú Cultural - com Dona Edith do Prato & Vozes da Purificação, cantando a música em homenagem à cidade de Santo Amaro  - "Santo Amaro ê ê"

Santo Amaro-Ba. - A cidade da música
EDITH DO PRATO & VOZES DA PURIFICAÇÃO
Música: "Santo Amaro ê ê"

Praias próximas

Distritos

  • Oliveira dos Campinhos: Lá foi erguido, entre os anos de 1866 a 1890, um hospital da Santa Casa de Misericórdia (o Hospital Nossa Senhora das Vitórias), o hospital Otávio Pedreira. É também onde está situado o Cine-Teatro Caetano Veloso, cujo maior colaborador para a sua construção foi o Dr. Olívio Martins, já falecido em provecta idade.
  • Arraial da Pedra, ou apenas Pedras: Pequeno Arraial da cidade, e elevado recentemente a distrito.
  • Cepel
  • Sítio de Camaçari
  • Itapema
  • Acupe: uma espécie de cidade dentro da outra
  • São Braz
  • Saubara

A cidade

Além das vozes e poesias que ecoam nos quatro cantos do mundo, saídos dos irmãos, Santo Amaro tem belas atrações naturais como cachoeiras e grutas e praia fluvial, além de algumas construções históricas, principalmente igrejas, a principal delas a de Nossa Senhora da Purificação. No mês de fevereiro, nesta igreja acontece a tradicional lavagem da escadaria, organizada por dona Canô (mãe de Caetano e Bethânia) com a participação de mais de 400 baianas.Também há um evento chamado Bembé do Mercado que simboliza e comemora o dia da abolição da escravatura.
É impossível ir à cidade e não dar uma passadinha ao menos na frente da casa onde nasceram a dupla, um dos ícones de Bahia. Na avenida Viana Bandeira, mais conhecida como a rua do Amparo está a casa de dona Canô que vive na tranquilidade local. Em frente à casa de número 179, há uma homenagem que diz: "Caetano, poeta da terra, menino da gente, nós amamos você" e "Bethânia, de tuas cordas vocais emerge esta gente bonita, tua voz é a melhor notícia da terra que te gerou" Infelizmente há um índice elevado de poluição no rio que corta a cidade o Rio Subaé.

Educação

Felizmente Santo Amaro ganhou um campus do Instituto Federal da Bahia antigo CEFET,que todo ano abre vagas para concurso do ensino superior e médio e para as pessoas que já concluíram o ensino médio. Há aproximadamente 8 escolas particulares na cidade sendo 3 com disponibilização para o ensino médio. O ensino público em Santo Amaro não deixa à desejar tem aproximadamente 10 escolas públicas sendo uma delas conta com o curso de Magistério. Não poderíamos nos esquecer da APAE(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que com a colaboração da prefeitura e dos seus funcionários cada dia de aula se torna mais alegre e crucial na vida dos nossos irmãos especiais.

Geografia

Limites: Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Saubara, Cachoeira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana e Amélia Rodrigues. Rios:Rio Subaé e seu afluente Rio Serjimirim. Distância até a capital:79 km. Clima:Quente

Música

Existe neste municipio a rádio Santo Amaro que nos alegra diariamente com a sintonia 105,5.Site:www.santoamarofm.com.br/. Para completar nossa postagem em homenagem à essa histórica e hospitaleira cidade de  "Santo Amaro",  não podia faltar  a sua filha ilustre Maria Bethânia. Apresento-lhes um trecho do show Pássaro da Manhã - poema de Fauzi Arap e música de Isolda. Nesse show, Maria Bethânia canta a música dos compositores Isolda e Milton Carlos - "Um jeito estúpido de te amar"

Compositores: Isolda e Milton Carlos
MARIA BETHÃNIA-"UM JEITO ESTÚPIDO DE TE AMAR"

Composições

Purificar o Subaé(Caetanoo Velloso).Letra:http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/568986/ Dona Canô(Daniela Mercury).Letra:http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25768/ Céu De Santo Amaro(Caetano Velloso).Letra:http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/84162/ Purificai: Agnoell Djymbê Crioulo e Paulo B-3

Dados Gerais
DDD:75 CEP:44200-000.

Um comentário:

  1. favor quem souber mim responde se luis valverde é da familia do falecido chico valverde,que eu sou roberto de souza valverde filho de chico favor se tiver algum conhecido mim contate pelo email gaspar19761@hotmail.com muito grato.

    ResponderExcluir