domingo, 6 de janeiro de 2013

JACKSON DO PANDEIRO - DEPOIMENTO Á TV CULTURA-1972

JACKSON DO PANDEIRO - Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho (Alagoa Grande31 de agosto de 1919 – Brasília10 de julho de 1982), foi um cantor e compositor de forró e samba, assim como de seus diversos subgêneros, a citar: baiãoxotexaxadococo,arrastapéquadrilha, marchafrevo, dentre outros. Também conhecido como O Rei do Ritmo. (Wikipédia, a enciclopédia livre).
FOTO INÉDITA - FAGNER - MORAES MOREIRA - ZÉ RAMALHO E JACKSON DO PANDEIRO

Biografia

Paraibano de Alagoa Grande, Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho. Ele era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão, que lhe deu o seu primeiro instrumento: o pandeiro.
Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry.[2] A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado.
HISTÓRICO: Esta postagem foi-me entregue em 04.01.2013 por um Jequiense, um conterrâneo que trabalha como vendedor ambulante de produtos de limpeza. Seu nome ele não me disse, mas de tanto cantar a música "Cabo Tenório" de Jackson do Pandeiro num pequeno bar e restaurante  "100 comentários" sito no Parque Julius Cezar,- Pituba  nesta capital. lá pelos meados de 1998/2004, eu o apelidei de  Cabo Tenório. Porem na sexta-feira, 04.01.2013 por volta das 16;30 horas,encontrei-o por acaso na rua Minas gerais, e ele me entregou dois folhetos do jornal "Correio da Bahia", ambos publicados na edição de 29.12.2012. Um sobre Luiz Gonzaga que já publiquei ontem neste blog e o outro sobre o "Rei do Ritmo" Jackson do Pandeiro que estou postando agora.
"MÚSICA JACKSON DO PANDEIRO -  ZÉ JACK -  Ele conhecia tudo sobre o ritmo. Em 1972, sob a direção de Fernando Faro, o mestre Jackson do Pandeiro (1919-1982) gravou um especial pata a TV Cultura, cantando seus clássicos e contando histórias curiosas de sua carreira. O material RARO é lançado agora em DVD.
"Sou da Paraíba, meu camarada. Pensam que sou pernambucano ou baiano. Sabe como é, pensam logo que todo crioulo é da Bahia"  Jackson do Pandeiro em depoimento à TV Cultura.
"Especial da TV Cultura , de 1972, com o Rei do Ritmo, sái em DVD"  - Escreve a jornalista do Correio da Bahia Laura Fernandes - laura.fernandes@redebahia.com.br
Ele se chamava José gomes Filho, mas sua fama foi construída com o nome de Jackson do Pandeiro (1019-1982). Porque Jackson? É uma pergunta que todo mundo me faz, diz sorridente. O nome veio do cinema mudo, que tinha muitos autores chamado Jack, Jacks ou Jackson e ele - "moleque brincando de artista" escolheu um daqueles .A reação de sua mães foi instantânea; "Que cinema, o quê diabo!". "Eu sei, que por causa disso, andei levando tapa depois de rapazote", conta, bem humorado, o paraibano de Alagoa Grande;em depoimento ao MPB Especial (1972). O programa gravado há 40 anos para a TV Cultura (SP) foi em DVD.. com essa e outras histórias desse grande nome da cultura nordestina. Clássicos como O Canto da Ema, Sebastiana Forro do Limoeiro, Catarina e Chiclete com Banana, são algumas das 16 músicas que compões o DVD em preto&branco. Dirigido por Fernando Faro,, Jackson intercala canções com história curiosa de sua vida e de sua carreira., a partir de perguntas do entrevistador em off. No palco, o anfitrião é acompanhado pela banda  formada por Neuza, Severo, João gomes e Geraldo Gomes.
CRIOULO. Logo no início do programa, Jackson dá pista de sua personalidade. "Eu sou da Paraíba, camarada Muita gente pensa que sou pernambucano, outros pensam que sou baiano. Sabe como é, pensam que todo crioulo é da Bahia. Não sou. Sou da Paraíba". Filho do oleiro João Gomes, Jackson cresceu ouvindo a mãe, dona Flora Mourão, cantar coco em festas e passou a acompanhá-la. Com a morte do pai, foi morar em Campina Grande e arranjou emprego numa padaria. 
Certa feita, um grupo de boêmios estava cantando de madrugada, perto do trabalho de Jackson, como registrou no livro O FOLE RONCOU - Uma história do forró. (Zahar 470 páginas) de Carlos Macedo e Rosualdo Rodrigues.
Então ele, aos 17 anos, suado e com sono, fez um juramento "Tá doido! Vou nada ficar nessa bexiga!. não vou mais fazer pão pra homem nenhum. Vou sair daqui de qualquer maneira. Vou é entrar na roda da batucada do samba. Quero fazer ritmo!".
Aventurou-se na música com instrumentos como bateria, tamborim e reco-reoo, até firmar-se no pandeiro e ficar conhecido como o Rei do Ritmo. "A raça foi me chamando ZÉ JACK.  "Aí perguntavam, você não conhece o Zé Jack? Jackson do Pandeiro rapaz!", conta. Ao se mudar para Recife, passou a cantar na Rádio Jornal do Comércio. Me botaram mais o 'son' para acabar de ajustar o negócio, então ficou JACKSON DO PANDEIRO,. Confere?
BALANÇO . O registro histórico, dá conta de seu primeiro contato com o plano - "Miserável da goteira que não tem balanço": passando pela primeira apresentação de Sebastiana no Carnaval de Recife, e "a fome da bexiga" que enfrentou na infância. Amizade, acidentes, carro e espiritismo são temas abordados por Jackson no DVD
Caetano Veloso e Gilberto Gil ganham menção especial "Os dois rapazes são dos melhores artistas brasileiros. O Caetano 100%, o Gil ainda acho um tiquinho mais à frente, porque canta no balanço, na pesada, como eu gosto".Apesar do áudio e da imagem serem prejudicados pela captação feita há 40 anos, o DVD deixa sua mensagem nas palavras do próprio Jackson, sobre os baianos. "Agradeço a eles que puseram a juventude de agora para conhecer Jackson do Pandeiro".
TV Cultura - MPB Especial em 1972
JACKSON DO PANDEIRO - "CABO TENÓRIO"
JACKSON DO PANDEIRO - "COMO TEM ZÉ NA PARAÍBA"
JACKSON DO PANDEIRO - "SEBASTIANA"
JACKSON DO PANDEIRO - PROGRAMA ARQUIVO N
JACKSON DO PANDEIRO - "O CANTO DA EMA"
JACKSON DO PANDEIRO - "CAPOEIRA MATA UM"
JACKSON DO PANDEIRO - "CHICLETE COM BANANA"
JACKSON DO PANDEIRO - "CASACA DE COURO"
JACKSON DO PANDEIRO - "FORRÓ NO LIMOEIRO!
E "VOU GARGALHAR"
JACKSON DO PANDEIRO - "PISEI NUM DESPACHO"
JACKSON DO PANDEIRO - "A MULHER DO ANÍBAL"
JACKSON DO PANDEIRO - "FREVO DO BI"
JACKSON DO PANDEIRO - "MORENA BELA"
JACKSON DO PANDEIRO - "MEU ENXOVAL"
JACKSON DO PANDEIRO E GORDURINHA
"VENDEDOR DE CARANGUEJO"
ESPECIAL TV CULTURA - ENSAIO=1973 - PARTE 01
ESPECIAL TV CULTURA  - ENSAIO-1973 - PARTE 02
ALAGOA GRANDE - CIDADE NATAL DE JACKSON
DO PANDEIRO.
ALAGOA GRANDE-PB - TERRA NATAL DE JACKSON DO PANDEIRO

EDITORIAL: Obrigado senhor por mais um dia, obrigado senhor pela oportunidade que tive de postar esta matéria que evoca a memória de uma garoto humilde, nascido no interior da Paraíba - Alagoa Grande, na época em que os governantes eleitos eram em sua maioria sulistas, nenhum comprometimento tinham com o norte e nordeste brasileiro. Daí se notabilizaram Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que cantaram os sofrimentos do povo sertanejo em músicas como Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro, Triste Partida (de Luiz Gonzaga) ) e  A Mulher do Aníbal, Como tem Zé na Paraíba, Sebastiana e tantas outras melodias que ainda estão na memória do povo nordestino, que reverencia seus maiores cantadores de baião, xote, xaxado.,coco e embolada - LUIZ GONZAGA "O Rei do Baião" e JACKSON DO PANDEIRO- "O Rei do Ritmo"
Salvador-Bahia-Brasil - Domingo, 06.01.2013 - 19,56 horas - Alberto de A. Sampaio -  Blog do Painho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário