segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

OS MELHORES ESPORTISTAS DO SÉCULO 20 - LETRA R

RENAN:  Jogador de vôlei, Brasil  (1951)-  Aos 20 anos de idade, Renan era considerado o melhor passe e a melhor defesa do mundo. Aos 24, foi eleito pelos japoneses o "Jogador mais Espetacular" e colocado ao lado de outras cinco estrelas do vôlei mundial no "Dream Team" da época. RENAN DAL ZOTTO já era uma das principais estrelas da geração de prata que conseguiu os primeiros títulos importantes para o vôlei brasileiro. Começou a jogar em Porto Alegre aos 11 anos. Em 80, transferiu-se para o Rio. Escalado para a seleção. Renan viajou para a Argentina em 82 e ajudou a trazer a primeira prata do Brasil em um mundial.Dois anos depois, na Olimpíada de Los Angelis, conquistava a sua segunda prata.  O volume de jogo e o domínio de todos os fundamentos o colocavam como um dos melhores jogadores brasileiros e uma figura disputada pelos times. Depois de Los Angeles Renan voltou a jogar no Rio Grande do Sul, mas, um ano depois, a oferta da Pirelle o trazía de volta.Renan passou dois anos somando ótimos resultados jogando na Pirelli. Em 88, porém, disse adeus ao Brasil embalado por uma posposta de um clube italiano. Esteve no Maxicono do Parma,por quatro anos.Em seu primeiro ano na Itália foi considerado o melhor jogador.Nesses quatro anos na Itália, conquistou dois campeonatos para o Maxicono e dois vice-campeonatos.  E foi ainda, campeão da Copa das Copas - sendo eleito a melhor defesa do torneio. Renan naturalizou-se, virou estrela na mídia e ídolo italiano. Em 92, passou a vestir a camisa do II Messagero. Mas a sua estada na Europa estava para terminar. Em 93, voltou ao Brasil,  como técnico do Palmeiras de São Paulo. Nessa função, ele conquistou importantes títulos por clubes brasileiros. Sua passagem pelo vôlei, ainda é uma referência  para grande parte dos jogadores que o sucederam.

RENAN DAL ZOTTO


RICARDO PRADO:  Nadador, Brasil  (1965)-  A natação brasileira sempre foi consolidada por talentos individuais.Assim como os ex-recorditas mundiais Maria Lenk (200 e 400m - 1939), Manuel dos Santos (100m - 1961) e José Silvio Fiolo (100m - 1968). Ricardo Prado  também foi um primeiro fundamental na tradição do esporte e na conquista de recordes e medalhas. Prado foi o primeiro brasileiro a ganhar um titulo mundial, quando em 1982, faturou o Mundial do Equador e o recorde mundial da prova (4m10s10, nos 400 metros medley). Os recordes tambem se repetiram em campeonatos pan-americanos e americanos de natação. Mas foi em 1984, que o pacato paulista de Andradina chegou ao auge. Nas Olimpíadas dos EUA,em Los Angelis, o nadador ganha uma disputada medalha de prata, tambem nos 400m medley,  única em todas as participações olímpicas brasileiras. Depois de abandonar as piscinas em 1987, Prado mudou-se para os Estados Unidos . Trabalhou um ano e meio como assistente na equipe principal de Mission Viejo,da Califórnia e um ano como técnico de uma equipe sênior de Mission Bay (Flórida). Em 199l, voltou ao Brasil para ser técnico da equipe cariosa do Flamengo, visando sempre massificar o esporte.

RICARDO PRADO


RIVELINO:  Jogador de futebol, Brasil  (1946)- "Para o brasileiro a distância entre a fossa e a euforia é um milímetro". Um dos que sentia na pele a máxima do dramaturgo Nelson Rodrigues foi Roberto Rivelino,meio
campista da seleção. Um dos craques de seu tempo, a torcida do Corínthians confiava nele para quebrar um
longo jejum de títulos. Porém, em 22 de dezembro de 1974, o clube perdia a final do  Campeonato Paulista para o Palmeiras e completava 16 anos sem ganhar nada. A torcida pegou no pé de seu melhor jogador, e Rivelino nunca mais jogou pelo Corínthians -time que o havia revelado em 65. Foi trasnferido para o time do
Fluminense, onde logo de cara, tornou-se bi-campeão carioca em 1975/1976. Rivelino reconquista o lugar e
a confiança que fez dele, um dos craque da Copa de 1970 no México, onde fou campeão do mundo. Jogou ainda mais duas Copas, em 74 e 78.Após essa últma, transferiu-se para o futebol árabe e ganhou vários títulos. Mas Rivelino, além da esquerda potente, tinha tembém o temperamento explosivo. Brigou com os árabes e decidiu parar de jogar futebol.O jogador que chegou a marcar gol com apenas cinco minutos de bola rolando no segundo tempo de um jogo entre Corínthians e América, passou a dedicar-se como técnico e na televisão,como comentarista esportivo.

LULA HOMENAGEANDO RIVELINO


ROBERTO DAS NEVES: Lutador, Brasil (965)- O representante da luta greco-romana no Brasil é o carioca ROBERTO CLÁUDIO DAS NEVES LEITÃO FILHO. Ele foi vice-campeão no Panamericano de 87, Campeão Sul-Americano de 1986, 1987, 1988 e 1995, foi sexto mo Mundial de 1982 e encerrou a sua carreira internacional depois do Pré-Olímpico em 1995, sem jamais ter sofrido uma derrota para outro atleta brasileiro.Roberto das Neves começou a lutar em 79.Participou de duas Olimpíadas-Seul e Barcelona Apesar de pouco incentivo e todos os problemas inerentes ao esporte amador no Brasil, Roberto das \neves conseguiu alcançar uma posição privilegiada na luta greco-romana. E com o aumento de campeonatos de Vale-Tudo nos EUA, foi convidado a passar um pouco de sua experiência para Marco Ruas - outro lutador brasileiro. Ele mesmo, nunca participou desses tipo de campeonatos, mas tem vivência suficiente na luta greco-romana para impulsionar qualquer lutador. Fora do esporte, Roberto das Neves trabalha como engenheiro no Rio de Janeiro- (RJ.)

l
LUTA GREGO-ROMANA


ROBSON CAETANO:  Atleta, Brasil  (1964)-  Apontdo como um dos homens mais rápido do mundo, Robson Caetano é recordista sul-americano  nos l00 e 200m. e mundial nos 300m. Isto sem contar a medalha de Bronze em Seul, nos 200m, e as inúmeras provas internacionais que lhe consagrar oitam como um dos oito melhores velocistas do  mundo. Nascido em Acari (RJ), o garoto pobre começou competindo no saldo em distância, modalidade que, em 1981, lhe deu o recorde sul-mericano juvenil. Em 82, venceu Carl Lewis com 9 centímetros de segundo de vantagem no Pan-Americano juvenil. Em 1983, tornou-se a grande revelação no Pan-Americano de Caracas aos 20 anos. Estava entre os dez melhores do mundo em 86, fama que justificou vencendo várias provas internacionais. Em Barcelona obteve o 4º lugar. Nada comparado à sua melhor marca até hoje nos 200m: 19s96 (Bruxelas, em 89). Caetano adquiriu fama de indisciplinado. Em 1984, em Los Angeles, foi desligado da delegação brasileira por perder o horário da prova de revezamento 4x100. Passada a má fase, Robson Caetano continuou a treinar forte.Os resultados vieram em 1996, nos jogos de Atlanta. Ele era o atleta mais velho da equipe que participou da prova dos "4x100"!. Conquistou um lugar no pódio, voltando com uma medalha de bronze para o Brasil. 

ROBSON CAETANO


ROMÁRIO:  Jogador de futebol, Brasil  (1966)- Na hora do sufoco,  o técnico Carlos Alberto Parreira decidiu apelar para Romário. Eram as elominatórias para a Copa de 94. e no último jogo contra o Uruguai, o Brasil precisava de no mínimo empatar. O Maracanã lotado assistiu Romário voltar à seleção, após o afastamento devido à fama de indisciplinado. Mas ele provou que não podia ficar de fora. Fez dois gols e levou o Brasil à Copa e continuou dando declarações polêmicas. Na viagem para os Estados Unidos, por exemplo, Romário recusou-se a viajar entre Muller e Bebeto, com os quais não se dava muito bem. Justificou assim:  "gosto de viajar na janelinha". Mas era difícil criticá-lo.  Foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa e fez cinco gols que garantiram na Copa dos EUA, o título de Campeão Mundial de 1994 para o Brasil.  ROMÁRIO DE SOUZA FARIA - saído do Olaria (RJ) em 1980 - estava feliz e consagrado. Em sua carreira o centroavante fez muitos gols pelo Vasco, PSV da Holanda, pelo Barcelona e Valença da Espanha e Flamengo do Rio de Janeiro. Pela Seleção, foi também artilheiro nas Olimpíadas de Seul e campeão da Copa América de 89. Sobre seu estilo, ele mesmo analisa: "Sou egoísta. Na área se puder fazer o gol,não dou para ninguém".

ROMÁRIO - TETRA-CAMPEÃO

ROMÁRO - 1000 GOLS

RONALDO E RICARDO CARVALHO:  Remadores, Brasil (1959 e 1961)-  Em apenas nove anos, os irmãos Carvalho foram responsáveis por algumas das melhores marcas do remo brasileiro. Competindo pela categoria "dois sem timoneiro" eles conseguiram dar ao Brasil uma quantidade de títulos der dar inveja  aos melhores do mundo. Só por aquí eles colecionaram dez campeonatos nacionais.  Lá fora eles venceram: seis sul-americanos - dois pan-americanos em 83 e 87 e a medalha de prata no Torneio Universíade em 87. Em três Olimpíadas ficaram entre os 12 finalistas.A melhor marca da dupla em cinco mundiais foi em 1987, 5ª colocação no Mundial de Nottingham, Inglaterra. Apesar de competirem juntos, Ronaldo começou antes. Aos 12 anos, foi campeão carioca infaltil.  Nos bons tempos, eram capazes de fazer o barco alcançar a média de 20 km/h.

TÉCNICO ZÉ CARVALHO E FILHOS RONALDO E RICARDO


ROSA BRANCA:  Jogador de basquete, Brasil  (1940)- Rosa Branca atuou na fase mais importante do basquete brasileiro. Conquistou o OURO no Pan-Americano de 1957, foi bicampeão mundial em 1959 e 1963, em cima dos EUA, e a medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio, em 1964. Foi um dos atletas que elevou o interesse do país pelo basquete. Em 63, Rosa Branca e os outros jogadores desfilaram  em carros abertos por várias cidades e chegaram a ser recebidos pelo presidente do Brasil - João Goulart. Rosa Branca é o apelido que CARMO DE SOUZA ganhou logo que começou no basquete, isso aos 14 anos, Costa que era muito parecido com um jogador norte-americano, o White Rose. Aos 16 anos, já com 1,90 - o que para a época era uma altura respeitável - Rosa Branca já começava a despontar. Sempre gostou de dribles ágeis e das jogadas de efeito que incendiavam as torcidas. Parou em 1978. Desde aquele ano trrabalha em centro de esportes formando novos jogadores.

ROSA BRANCA

RUY CHAPÉU:  Jogador de snooker, Brasil  (1949)-  Famoso por participar de competições sempre com seu inseparável boné. RUY MATOS DE AMORIM, ou Ruy Chapéu, marcou a história do snooker brasileiro - sendo sem dúvida, seu maior representante. Baiano de  Itatuba, aos 25 anos Rui deixou de lado as mesas de sinuca - até então um passatempo - para trabalhar em um volante de caminhão.Tudo ia bem até que um problema cardíaco, nas suas coronárias, fez com que ele deixasse o trabalho por recomendação de um médico especialista em problemas do coração. Foi aí quando começou. Após transferir-se para São Paulo em 1979, em seis meses já era conhecido como campeão em vários campeonatos brasileiros. Com seu estilo inconfundível - além do boné, sapatos brancos e gravata borboleta - Chapéu chegou a vencer até o hexacampeão mundial de sinuca, o quase imbatível Steve Davis. Sua carreira sofreu um grande abalo, quando em 1989, foi alvo de um inquérito apontando-o como responsável por manter jogos ilegais em seu salão de sinuca, na cidade de São Paulo, aberto no mesmo ano em parceria com o então jornalista Juarez Soares, na época secretário municipal de Esportes.

RUY CHAPÉU

2 comentários:

  1. Quanto de bom esses atletas do século vinte fizeram pelo Brasil.È fundamental que nossa juventude siga treinando, porque o Brasil vai precisar de novos heróis para não fazer feio nos futuros campeonatos do mundo e Olimpíadas.
    Orlando Silveira - Vit. da Conquista-Ba.

    ResponderExcluir
  2. Este blog traz assuntos que gostamos de ler!. Quantas curiosidades, esportistas, piadas, conhecimento sobre plantas, raizes e árvores, medicina e saúde e frase dos famosos, resultado de futubol amador e comparação entre Ivete e Cláudia Leite - Record x Globo - Dominguim x El Cordobés, Tom e Jerry enfim assuntos variados.
    Continui. Os eleitores de Conselheiro Pena-Mg.

    ResponderExcluir