sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LITERATURA DE CORDEL - 3ª EDIÇÃO - BAHIA X VITÓRIA

NOTA DO EDITOR:  O tema é realmente interessante!. Noto que boa parte dos leitores do Blog gosta de  "Literatura de Cordel",  principalmente pela sátira apresentada. Uma brincadeira em versos e prosas, numa   linguagem simples do sertanejo!.É como água pura e cristalina da nascente de um rio, que ao longo do seu  percurso,vai se avolumando até formar um córrego,  um riacho  e depois um rio caudaloso que na sua passagem vai irrigando os vales, abastecendo  vilas e  cidades, descendo as   cordillheiras  em direção ao mar! O tema de hoje é dedicado às torcidas do Bahia e do Vitória.Esses abnegados torcedores - de pura raça brasileira - que não medem esforços para acompanharem seus times em todos os jogos, dando tudo de sí, e até sacrificando seus orçamentos para torcerem por seus times de coração!.

BAHIA MEU AMOR - VITÓRIA SOFREDOR


BAHIA x VITÓRIA


DIPLOMA DO  BAHIA SOFREDOR

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO



O BAHIA E VITÓRIA:
Na língua de dois torcedores apaixonados:
Autor: Antonio Carlos de Oliveira Barreto
O Bahia que se cuide
pra não ser exterminado:
não anda bem no presente
e só vive do passado,
perde tanto pra o Vitória
que já está acostumado.

- É melhor ficar calado
que o Vitória nada tem,
nem passado nem presente.
não assusta mais ninguém:
vai ganhar um Brasileirão
na encarnação que vem.

- Sei que no ano que vem
o Bahia vai morrer,
só tem jogador ruim
e nasceu para perder,
saiba que meu Leão
Já começou a crescer.

- O Vitória vai crescer
que nem rabo de cavalo,
afundando todo dia
como bosta pelo ralo:
é um time muito frouxo
que nunca cantou de galo.

- Cale a boca "disgramado",
não fale mal do Leão.
O Tricolor de Bagaço
não vai ser mais campeão.
qualquer dia ele cai
para a quarta divisão.

- O seu time de lixão
tá devendo a todo mundo,
vai vender o Barradão,
que é um buraco fundo,
pois todo castigo é pouco
para time vagabundo.

- O Bahia é imundo,
ele nunca se renova,
vai vender o Fazendão
vai fugir da Fonte Nova...
O seu time já morreu
e so falta entrar na cova.

- Seu safado eu quero é prova,
não comece a inventar:
nós temos duas Estrelas,
podemos nos gloriar;
e o Vitória, sempre vice,
começou a viciar.

- Nossa estrela vai brilhar
espere só para ver,
que o nosso Leão da Barra
nasceu foi para vencer.
E o esquadrão de Lata
tá pedindo pra morrer.

- É consolo pra você
pensar em transformação.
O Vitória nada tem
e já deu foi apagão
Nosso Tricolor de Aço
não tem medo de Leão.

- Meu Vitória é um dragão,
O Bahia é um mosquito,
que só ganha do meu time
com ajuda do apito.
Cale a boca, seu safado
não queira ganhar no grito.

- Meu Bahia é um mito:
raça, glória e tradição,
que tem a maior torcida,
nasceu pra ser campeão;
e o Vitória que se cuide
com a sua extinção.

- Seu Bahia é um azarão,
Tem que ir pra frigideira,
porque Tricolor assado
É churrasco de primeira,
Eu como e vomito logo
pra não ter caganeira.

- O Leão numa assadeira
perde toda valentia,
ele abre logo as pernas
e se oferece pra o Bahia,
mas carne fedorenta
vai me dar disenteria.

- Quem apanha todo dia
devia ficar calado.
pois o meu Leão lhe morde
e lhe deixa humilhado:
eu vou mandar por inferno
o Esquadrão esculhambado.

- O Vitória está marcado
pra ser um perdedor
Na Bahia, no Brasil
em qualquer lugar que for:
só quem não enxerga isso
É o besta do torcedor.

- Toda nação tricolor
vive sempre adormecida.
Viaja na maionese,
completamente iludida.
Saiba que pra seu Bahia
não existe mais saída.

- O Vitória está na lista
dos maiores perdedores;
e conforme o tempo passa
vão sumindo os torcedores,
tenho pena de vocês,
rubro-negros sofredores!

- Não respeito nem as cores
desse time azarado,
que vive sujando a honra
do nome do nosso Estado.
O Bahia de vocês
deve ser exterminado.

- Seu conselho eu não acato
porque temos competência;
e o Vitória da Bahia
já está na decadência.
Você deve ir ao Bonfim
e a Jesús pedir clemência.

- A falta de competência
reina solta no Bahia;
seu time não levanta
nem com uma bruxaria,
nem com reza, nem com choro,
nem com a força da magia.

- Chega de demagogia,
teu Vitória já morreu.
De Leão virou gatinho!
De gigante pigmeu!
O lugar de ferro-velho
é no lixo e no museu.

- Olha aqui meu amigo:
eu termino essa peleja.
Muita paz e muito amor
o Vitória lhe deseja.
Eu quero lhe convidar
pra tomar uma cerveja!

- Adorei a gentiileza
e termino a discussão.
O Bahia lhe deseja
muita paz e união.
Na verdade você é
meu amigo e meu irmão.

ARREMATE FINAL:  É isso aí galera. A brincadeira deve ser sadía e cada qual nasce com sua crença, com sua personalidade e com seu "Astral".Todos somos irmãos perante a Deus e apenas não seguimos as diretrizes traçadas pelo mestre e não cumpridas  por cada um de nós! Às vezes, desviamos do rebanho tal qual a "Ovelha negra", mas nem por isso o pastor a considera rejeitada!. Tomem cuidado com seus atos na terra, eles serão seus passaportes para um futuro brilhante, de paz e de harmonia ao lado do nosso  "Grande Arquiteto do Universo"!.  Salutem.

CAJÚ E CASTANHA - REPENTISTAS



2 comentários:

  1. Boa materia sobre os cordelistas. Aproveite e faça uma sobre os repentistas, incluindo Bule Bule e Cajú e Castanha e tantos outros a pesquisar.
    Celso Rodrugues.
    Salvador-Bahia

    ResponderExcluir
  2. Esta sátira do BAxVI é muito boa, como tambem seu autor é estudioso do assunto e um bom mestre
    do cordel. Outro presente foi a dupla de repentistas Caju e Castanha sobre o BaxVi. Está sensacional!. Alfredo Costa - Jequié-Bahia.

    ResponderExcluir