sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - CARMÉLIA ALVES

CARMÉLIA ALVES:  Uma cantora versátil, canta sambas e baiões. Foi nomeada pelo imortal Luiz Lua
Gonzaga como "A Rainha do Baião" com músicas que fizeram sucesso na época - Cabeça Inchada, Deixei de Sofrer,  Dezessete e Setecentos, Sabiá na Gaiola etc.   

CARMÉLIA ALVES E LUIZ GONZAGA


Carmélia AlvesOrigem: (Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa)

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde dezembro de 2009).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

Carmélia Alves

Informação geral

País Brasil

Carmélia Alves.Carmélia Alves Curvello (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1923) é uma cantora brasileira.

Nomeada por Luís Gonzaga a "Rainha do Baião", fez sucesso na década de 1950 com Sabiá na gaiola. Reconhecida no Brasil e na América Latina, vendeu milhares de cópias, o que obrigou a gravadora Continental de Buenos Aires a abrir outra filial para conter a venda tão grande. Ganhou todos os prêmios importantes da época, que estão expostos em um museu. Foi croone da boate do hotel Copacabana Palace e cantou sambas no estilo de Carmem Miranda. É integrante do grupo "Cantoras do Rádio", formado em 1988, ao lado das amigas Ellen, Violeta e Carminha. O grupo está apresentando o espetáculo "Estão voltando as flores". Atualmente ainda mora em sua cidade natal e comanda um programa na Rádio Nacional, onde começou sua carreira.

Maiores sucessos - Ordem cronológica

1943 - Deixei de Sofrer

1944 - Quem Dorme no Ponto é Chofer

1949 - Me Leva (com Ivon Curi)

1950 - Coração Magoado

1950 - Trepa no Coqueiro

1951 - Sabiá na Gaiola

1951 - Pé de Manacá (com o Trio Madrigal)

1951 - Esta Noite Serenou

1951 - Cabeça Inchada

1956 - Cevando o Amargo

Filmografia: 1952 - Tudo Azul


CARMÉLIA ALVES - FILME:  TUDO AZUL


1952 - Está com Tudo

1953 - Agulha no Palheiro

1954 - Carnaval em Caxias

1955 - Carnaval em Lá Maior

1955 - Trabalhou Bem, Genival

1956 - A Pensão de Dona Estela

Carmélia Alves 14/02/1923


Carioca filha de pais nordestinos, iniciou a carreira de cantora em programas radiofônicos de calouros, e conseguiu um contrato na Rádio Nacional em 1940. Seu repertório era composto basicamente de sambas e seu estilo procurava imitar o de Carmen Miranda. Trabalhou também como crooner de boates famosas como a do Copacabana Palace, e lançou discos que fizeram sucesso com músicas de carnaval, o que a levou a excursionar pelo Brasil. Em 1949 gravou "Me Leva" (H. Cordovil/ Rochinha), seu primeiro baião, estilo musical que ajudou a divulgar e que a faria famosa a ponto de receber o título de rainha do gênero das mãos do "rei", Luiz Gonzaga. Entre seus sucessos estão "Cabeça Inchada" (Hervê Cordovil), "Trepa no Coqueiro" (Ary Kerner) e "Coração Magoado" (Roberto Martins). Nos anos 60, gravou o LP "Bossa Nova", com clássicos do gênero. Prosseguiu gravando, se apresentando e participando de filmes, e gravou um LP ao vivo, ao lado de Luiz Gonzaga, em 1977. Em fins dos anos 80, passou a integrar o grupo As Eternas Cantoras do Rádio, ao lado de Nora Ney, Violeta Cavalcante, Rosita Gonzales, Ellen de Lima e Zezé Gonzaga. Em 98, saíram Rosita, Zezé e Nora, e entrou Ademilde Fonseca. Gravou três CDs com o grupo, e em fins de 1999 lançou "Carmélia Alves Abraça Jackson do Pandeiro e Gordurinha" (CPC-UMES).

CARMÉLIA ALVES E SALU MACIEL


Discografia

Discos de carreira

AS ETERNAS CANTORAS DO RÁDIO - ADEM ILDE FONSECA, CARMÉLIA ALVES, ELLEN DE LIMA E VIOLETA CAVALCANTE.

AS CANTORAS DO RÁDIO


Leblon Records - 2000

CARMÉLIA ALVES ABRAÇA JACKSON DO PANDEIRO E GORDURINHA

CPC-UMES - 1999

AO VIVO NO SEIS E MEIA - LUIZ GONZAGA & CARMÉLIA ALVES

RCA Pure Gold - 1977

RITMOS DO BRASIL COM CARMÉLIA ALVES

Premier - 1974
BOSSA NOVA COM CARMÉLIA ALVES

Mocambo - 1969

CARMÉLIA ALVES

Copacabana - 1969

Extras

AS ETERNAS CANTORAS DO RÁDIO - ADEMILDE FONSECA, CARMÉLIA ALVES, ELLEN DE LIMA, NORA NEY, ROSITA GONZALEZ, VIOLETA CAVALCANTI E  ZEZÉ GONZAGA
Fama/CID - 1991

Livro:  Carmélia Alves

CARMÉLIA ALVES - CINELÂNDIA-RIO - CARNAVAL-2009

Um comentário:

  1. OLA BOM DIA MUITO BEM MOTADO O SEU BLOG. EU TENTO FAZER UM ASIM MAIS NAO CONCIGO
    CASO VC QUEIRA MIM DAR UMA DICA EU AGRADESERIA MUITO.
    http://jrzezitopb.blogspot.com/ E ESTE O MEU APROVEITANDO CASO VC TENHA A MUSICA DE CARMELIA ALVES VAMOS PRA CASA DE NOCA SE VC MANDACE PRA MIM VIA EMAIL:zezito_80@hotmail.com.

    anteciosamente

    zezito

    ResponderExcluir