quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ERVAS QUE PREVINEM A CURA - MEDICINA DE A a Z

ANGICO - Nome científico: Anandenanthera peregrina. Nome comum: Angico, Paricá, Angico-de-Curtume, Paricá-da-Terra, Angico-do-Morro. Família: Fabaceae - Mimosoideae. Espécie pioneira, de grande porte, podendo atingir de 14 a 22 metros quando adulta. Sua madeira é pesada, de boa resistência e muito durável. Sua madeira pode ser empregada na construção civil, móveis e esquadrias. Floresce exuberantemente nos meses de setembro e outubro, geralmente com a planta totalmente destituída de sua folhagem. Os frutos amadurecem em julho e agosto. Espécie é conhecida por suas propriedades medicinais, sendo utilizada para o combate a diarréia, úlceras, contusões e catarros, entre outros

ANGICO DO MORRO
USO MEDICINAL:  O angico possui propriedades adstringentes, anti-térmica, depurativas, emoliente e anti-fúngica, 
Feridas e cortes:  Prepare uma mistura de 200 g de casca para 1 litro de álcool para usá-lo externamente quando necessário.
Bronquite e tosse:  A bronquite é curada a partir da infusão com 8 g de goma para 250 ml de água morna adoçada com açúcar e mel.Tomar uma colher de sopa para adulto ou uma colher de chá para criança
3 vezes ao dia.
Tosse:  O xarope é composto de 50g de casca de angico para 600ml de água fervendo. Coar e fazer xarope com açúcar escuro e rapadura. Tomar uma colher de sopa para adulto ou uma colher de chá para as crianças, 3 vezes ao dia. 
Toxicidade: As folhas murchas do angico são tóxicas para o gado que inclusive são usadas como defensivo natural.
BABOSA: Aloe succotrina e Aloe vera são espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa e aloés[1]. São nativas do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensisMiller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.
Pela legislação brasileira, somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente a partir da planta. Alimentos à base de babosa, como sucos eisotônicos vendidos em outros países, no entanto, já estão autorizados a serem produzidos, pois já foram feitas pesquisas relacionadas a segurança alimentar.[2]
Uso medicinal: Coceiras, febre, pé-de-atleta, queimaduras solares, picadas de insetos e aumento do fluxo menstrual. Usada como laxante, purificador e no tratamento de alergias.anemia, aftas, cólicas, asma, doenças da pele, cãibras, artrose, infecções de bexiga, feridas venéreas, lepra, verrugas, vermes e varizes.. Contra indicação: Uso interno em gestantes e em fase de amamentação ou menstruação. Pessoas com varizes, desinterias, hemorróidas, afecçções renais, apendicite, cistite, enterolite e prostatites também não podem usá-la internamente. Podem provocar inflamação dos rins (nefrite-com abuso da casca) se usada em doses altas e contínuas, pois tem um certo grau de toxicidade.
Uso cosmético: A babosa é muito utilizada em campus, pois fortalece o couro cabeludo e combate a caspa e cabelos secos. Também é encontrada em cremes de prevenção a rugas, de combate a peles com flacidez e secas e em loções pós-barba.
betula
BÉTULA 
BÉTULA: Também chamada de árvore da sabedoria, a Bétula é uma planta silvestre originária da Ásia e da Europa, cuja casca era bastante utilizada para fabricação de tinta amarela e seu óleo para curtir o couro.
Nome científico:  Betulia alba L.sny - B. pendula Roth, B. verrucosa Ehrt.
Indicação:  Casos de infecções urinárias, gota, reumatismo, celulite. artrite e como estimulante digestivo. Eliminar caspa e seborreia e estimular o crescimento dos cabelos. Aliviar dores musculares e articulares. Parte utilizada:  Caule, folha, seiva e gemas.
Uso medicinal:  As propriedades medicinal da bétula dependem da parte da planta a ser usada, uma vez que cada uma delas possui constituintes químicos diferentes. O uso interno da folha desta planta aumenta a eliminação de toxinas através da urina, tornando-se muito útil no tratamento de goa e celulite.
Uso cosmético:  Incluida na forma de xampus e cremes, por eliminar a caspa e a seborreia e estimular o crescimento capilar. A gema da bétula contém ação balsâmica e seu óleo diminui e alivia dores musculares e articulares. Empregada diretamente na pele, funciona como adstringente e cicatrizante de grande ação germicida. Também é utilizada em forma de compressas, feitas com as gemas. infuso, feito com as folhas; e pomadas, que são produzidas com o óleo. Não há contra-indicação ou efeito colateral para mulheres gestantes e em fase de amamentação.
Luffa aegyptiaca Blanco2.334.png
BUCHA DO NORTE
BUCHA -  A bucha é uma trepadeira que alcança até 5 metros de altura, possui folhas grandes e amarelas. O fruto, de 50 cm de comprimento, é cilíndrico. amarelo, quando maduro e castanho escuro quando seco. Esta planta se desenvolve em clima tropical, mas em regiões com 900 a 1200 metros de altitude, verões suaves e boa ventilação, mas deve ser plantado na primavera. Adéqua-se melhor em solo argilo-arenoso, fértil, bem drenado e com fraca acidez. 
Uso medicinal: A polpa da bucha madura é utilizada como purgativa em infusão. Já os caules e as folhas são usadas para combater prisão de ventre, pertubações do fígado e anemia. A polpa também combate a sinusite  
Infusão:  Use 8g para um copo de água fervida.
Para sinusite: Sem pele e sem sementes, coloque meia buchinha do norte seca em 1 litro de água, fervendo por 2 minutos. Deixe amornar tampado, coe e adicione 1 colher (sopa) de sal de cozinha. Mexa bem,pingue 2 gotas em cada narina a cada 4 horas por 4 dias no máximo. 
Contra-indicação: A bucha do norte em doses elevadas é atualmente tóxica, podendo causar hemorragias e até acidentes fatais. O seu uso deve ser recomendado por um médico e não deve se prolongar por mais tempo que o indicado. Em caso de dor de cabeça. o uso deve ser interrompido imediatamente.
Uso cosmético:  O uso da bucha na cosmética é bastante conhecida, pois é muito popular como esponja de banho.
Cidades do Sertão Nordestino por onde Lampião 
passou: Canindé (Se), Grota do Angico - Poço Redondo (Se)
Paulo Afonso (Ba), Piranhas (Al.) e Xingó (Se)
Autor: Geraldo Vandré e Théo de Barros
ELBA RAMALHO - GERALDO AZEVEDO E 
ZÉ RAMALHO -  "DISPARADA"

Caravana da Bahia até a Grota do Angico, para visitar
o local onde foram mortos e tiveram as cabeças decepadas
em 28.07.1938 - Virgulino Ferreira da Silva - "Lampião"
Maria Bonita, Luis Pedro, Quinta-feira, Elétrico, Mergulhão,
Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Macela.

GROTA DO ANGICO - POÇO REDONDO-SE.
EDITORIAL: Nossa língua portuguesa é rica em Polissemia  São diferentes significados apresentados por uma mesma palavra: Exemplo: Adoro chupar manga ou então, o animal está pastando na manga, não ponha o braço na manga do sofá etc. Nesta postagem eu publiquei algo sobre o Angico, que é uma árvore e procurei uma matéria sobre a "Grota do Angico", o local que Lampião e seu banco foi emboscado no dia 28.07.1938, pelas tropas do tenente Bezerra. Para que vocês encontrem com precisão, uma matéria histórica sobre os últimos dias de vida do cangaço!
Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 10.10.2012 - 15h51m - Alberto Sampaio - Blog do Painho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário