terça-feira, 2 de outubro de 2012

VIDA E SAÚDE - OS OLHOS - 01.10.2012 - 1ª EDIÇÃO

VIDA E SAÚDE - OS OLHOS:  E devedor de todos nós, contribuirmos para o bem estar de nossos semelhantes. Assim falou NOSSO SENHOR durante seus sábios sermões e parábolas. Faço parte deste exército vitorioso do grande arquiteto do universo.
Vou publicar uma matéria sobre nossa visão, quiças poderá ser útil aos leitores do Blog, amigos e familiares.
Nos tempos da juventude, minha mãe Áurea Sampaio, gostava de fazer aquela brincadeira de pergunta e resposta: ela dizia "O que é o que é,uma caixinha de bom parecer, não há carpina que possa fazer"? Como não sabíamos, ela mesma respondia - Os olhos!
Autores: Erasmo Carlos e AntonioTom Jobim
NANA CAYMMI - "ESTE SEU OLHAR"

Olho humanoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olho
Schematic diagram of the human eye pt.svg
Diagrama esquemático do olho humano.
olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5 cm³.


Anatomia


Figura mostrando o olho humano em suaórbita.
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visãonutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e ocristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.

Figura mostrando os músculos da órbita, que movimentam o olho.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás dapupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que levam a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.
Não importa se o cristalino fica mais delgado ou espesso, estas mudanças ocorrem de modo a desviar a passagem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos ficam mais próximos o cristalino fica mais espesso, e para objetos a distância fica mais delgado a isso chamamos de acomodação visual.
O olho ainda apresenta, as pálpebras, as sobrancelhas, as glândulas lacrimais, os cílios e os músculos oculares. A função dos cílios ou pestanas é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz. As sobrancelhas também têm a função de não permitir que o suor da testa entre em contato com os olhos.

Anatomia do olho humano.
Membrana conjuntiva é uma membrana que reveste internamente duas dobras da pele que são as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líquido que conhecemos como lágrima.
O líquido que conhecemos como lágrimas são produzidos nas glândulas lacrimais, sua função é espalhar esse líquido através dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho.
O ponto cego é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho. É assim chamada porque não existem, no local, receptores sensoriais, não havendo, portanto, resposta à estimulação. O ponto cego foi descoberto pelo físico francês Edme Mariotte (1620 - 1684).

[editar]Histologia

O bulbo do olho humano pode ser dividido em três túnicas: externa, média e interna.

[editar]Túnica externa


Os músculos do olho humano.

Dilatação.
  • Esclera: tecido conjuntivo denso, pouco vascularizadoopaco, branco.
  • Córneatransparente, muito inervada, nutrida pelo humor aquoso, e é subdivida em 5 camadas;3 camadas celulares e duas membranas que separam essas camadas:
    • epitélio anterior estratificado pavimentoso não queratinizado (5 a 6 camadas celulares)
    • membrana de Bowmann: membrana vermelha acelular, constituídas por fibras colágenas do tipo I. Da sustentação ao epitélio anterior.
    • estroma: formado por mais ou menos 200 camadas de fibras colágenas.
    • membrana de Descemente: membrana basal do epitélio posterior, camada acelular homogênea que separa a substancia própria do endotélio.
    • epitélio posterior simples pavimentoso.

[editar]Túnica média

[editar]Túnica interna

  • Retina: membrana mais interna do olho, onde se encontra o nervo óptico, responsável por enviar os estímulos luminosos ao cérebro.
  • Cristalino (não está em nenhuma camada): transparente, avascular, formado por duas superfícies convexas. Tem a função de concentrar os raios luminosos e direcioná-los à retina. É a estrutura responsável por ajustar o foco da visão.

[editar]Formação de imagens no olho humano

No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso , o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida.
O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram.
Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos.
A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.

[editar]Cores

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho.[1][2] Os humanose os animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos.[3] Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuída a diversos rácios de melanina produzido por melanócitos na íris.[2] O colorido brilhante dos olhos de muitas espécies de aves estão em grande parte determinados por outros pigmentos, como pteridinaspurinas, e carotenóides.[4]
Autores: Adolfo Utrera, João de Barro e Nilo Menendez
TRIO IRAKITAN - "AQUELES OLHOS VERDES"


Cores dos olhos humanos.

CATARATA:  É o processo de opacificação e enrijecimento do cristalino. O cristalino é a lente natural do olho, se localiza atrás da pupila e ajuda a fazer com que os raios de luz sejam focalizados na retina.
1-Facoemulsifcação: É o tratamento mais moderno da catarata, é a cirurgia na qual a catarata é emulsificada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, coloca-se um lente intra-ocular para restaurar a visão. As lentes intra-oculares comuns protegem apenas contra a luz ultravioleta. Porém, também é importante proteger-se conta a luz azul, que pode ser prejudicial à sua retina.
Apresentando a Acrysof Natural. A Acrysof Natural é uma lente intra-ocular dobrável de acrílico com o maior avanço tecnológico atual. Ela poderá ajudar a prevenir a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma condição que deteriora a visão central, além de fornecer uma proteção adicional, tanto contra os raios UV invisíveis quanto os raios azuis visíveis.
2-Erros de Refração -Tudo o que você deve saber:  A reflação é a forma como o olho direciona a luz que vem do ambiente externo e atravessa o globo ocular até chegar à retina. É a incidência da luz na retina que nos permite ver uma imagem. Quanto esta luz sofre algum desvio e muda sua direção, ela não chega bem focada até a reina. É isso que chamamos de erro refrativo. Acompanhe as ilustrações e veja quais são e o que causa estes erros.
A- Miopia:  (vista curta)
Quando o globo ocular é muito grande, o feixe de luz é focalizado antes da retina. Isso leva o míope a ver de perto e ter dificuldade de enxergar objetos a longa distância.
B- Hipermetropia: (vista longa)
Quando o globo ocular é menor que o normal, o feixe de luz é focalizado depois da retina. Isso leva o ser portador da hipermetropia a enxergar bem de longe e ter dificuldade de ver objetos mais próximos.
C- Astigmatismo:  (vista dirtorciada)
Quando o globo ocular apresenta uma forma irregular, meio oval, o feixe de luz incide com angulaçoes diferentes em cada parte da retina, esta situação pode causar o mesmo efeito da miopia ou da hipermetropia
LASIK: Este é o método mais avançado e eficaz da cirurgia a laser. Ele oferece diversas vantagens:  A)- A recuperação é mais rápida. B)- O desconforto pós operatório é muito menor. C)- O processo cirúrgico é mais preciso, o que garante uma melhor visão. No Lasik,depois de anestesiar o olho com um colírio, remove o disco da superfície externa da córnea e aplica-se o raio lazer na parte interna, corrigindo as deformações existentes. Ao final, o disco da superfície é recolocado em sua posição original. A cirurgia com Lasik é uma das mais seguras e eficientes tanto na correção de graus baixos como elevados.
O Candidato ideal: Deve ter uma retração estável, um olho sadio e mais de 18 anos de idade.
O pós operatório: Em alguns casos, o paciente pode sentir  a vista ligeiramente turva ou dificuldade de enxergar de perto.Esses problemas podem durar semanas ou meses, dependendo da capacidade de cicatrização de cada paciente.
Faça a escolha certa: Converse com seu oftalmologista e tire todas as dúvidas antes de decidir submeter-se à cirurgia refrativa. É importante que você esteja seguro e ciente de todos os benefícios e possíveis riscos deste tratamento.
Atenção: Qualquer doença ocular só pode ser diagnosticada por um profissional especialista.Aos primeiros sinais de qualquer problema visual, procure o seu oftalmologista. Quanto mais cedo você se tratar, maior a sua chance de cura.
GLAUCOMA: É chamado com frequência de "Ladrão sorrateiro da visão". É uma doença que ataca sem nenhum sintoma aparente. Geralmente, você nem sabe que é um portador até que uma perda de visão mais séria ocorra. E infelizmente, não existe cura para o glaucoma. Uma vez perdida a visão, não é possível recuperá-la.
O glaucoma uma doença ocular que envolve danos no nervo óptico, responsável por enviar sinais visuais ao cérebro. Ninguém sabe ao certo o que causa este dano, mas já foi provado que elevação da pressão inta-ocular é um dos principais fatores de risco associado ao glaucoma. Quando o nervo óptico sofre lesões em consequência da PIO elevada, alguns sinais não são transmitidos do olho para o cérebro. Isto pode resultar em perda de visão, que se não tratada, pode eventualmente levar à cegueira.
Existem vários tipos diferentes de glaucoma. O mais comum é denominado glaucoma primário do ângulo aberto (GPAA), que é responsável por 80% dos casos. Este tipo de glaucoma desenvolve-se lentamente,
geralmente em pessoas acima de 40 anos de idade. Pacientes com este tipo de glaucoma pode experimentar um estreitamento gradual de sua visão periférica, que muitos chamam de "visão tubular", ou áreas de perda da visão.
A boa noticia é que o glaucoma pode ser detectado em seus estágios iniciais, antes de haver uma perda da visão. Além disso, existem tratamentos que podem reduzir a pressão intra-ocular (PIO), o principal  fator de risco do glaucoma.
As principais medidas preventivas de doenças que causam perda de visão são o diagnóstico precoce, o tratamento adequado, e exames de vista regulares. Seu oftalmologista tem condições de avaliar se você corre algum risco de desenvolver a doença e pode prescrever medicamentos que ajudam a prevenir ou retardar a perda da visão se você for portador de glaucoma.
Os médicos podem medir o PIO facilmente, e usá-la como um parâmetro importante no diagnóstico e tratamento do glaucoma..A PIO normal varia entre 10 e 21 mmHg (milímetros de mercúrio, que é a unidade
usada para medir a PIO)
Um dos testes mais comuns e importantes para medir a PIO é a tonometriaA tonometria é um procedimento no qual o médico utiliza um tonômetro para medir a PIO. Contudo, uma PIO elevada não significa necessariamente que você desenvolverá o glaucoma, como uma PIO normal não significa que você está livre da doença.
O controle da PIO é o objetivo mais importante na terapia da glaucoma. Quando a PIO está controlada, o nervo óptico corre menos risco de sofrer danos. e assim a visão é preservada.
Cuidados especiais com pessoas acima de 40 anos - Caso de glaucoma na família - PIO muito elevado - Ancestrais Africanos, Escandinavos, Celtas ou Russos. - Diabetes - Miopia - Uso prolongado e continuo de esteróides/cortisona - Histórico de lesão no olho.
TRAVATAN:  É uma das mais novas drogas para o tratamento do glaucoma, pertence a uma classe de drogas denominada análogos da prostaglandina. Essas drogas atuam aumentando a drenagem do humor aquoso dos olhos. O maior escoamento reduz a PIO e pode ajudar a evitar lesões ao nervo óptico.
ATENÇÃO:  Qualquer medicamento deverá ser prescrito por seu oftalmologista ou médico de sua total confiança
Cuide de sua saúde, de seus olhos, mas também de seu espírito, pois  "Mens sana in corpore sano"
Autor: Chico Buarque
MARIA BETHÃNIA - "OLHOS NOS OLHOS"
FONTE DO PRAZER - UM COLÍRIO PARA OS OLHOS
EDITORIAL: Tudo na vida é questão do olhar, pois através dessa caixinha de bom parecer  é que nós podemos ver tudo que se passa ao nossa redor. Minha mãe era contadora de causos que acontecerem na Fazenda Limoeiro, povoado de Poço D'Anta, distrito do Baêta, município de Jequié, estado da Bahia,neste sertão do Brasil. Certa vez um matuto foi comprar um cavalo d'um cigano - disse o matuto "Oh Gajão, por quanto tu tá vendendu esse animá" - Disse o cigano "Too vendedoo Gajão, por 500 cruzeiros" - O matuto: "E esse bicho tá bom, tá im perfeta saudi" - "Oh Gajão, o defeitu tá na vista". O matuto pagou Cr$500,00 cruzeiros pelo garanhão. Dois dias depois chegou o matuto para devolver o cavalo, porque o animal era cego. Conversa vai e conversa vem, chegou o delegado. O cigano arrolou duas testemunhas e disse "Oh Gajão qundu vosmicê veio cumprar meu pangaré, eu nun  dissi que u defeitu tava na vista" - "Dissi sim sinhor" - "Pois intão, vosmicê pode levar o alazão qui nun inrolei o sinhô  não" - Por aí pode se concluir que a imagem fotográfica é clicada por um dedo, mas revelada pelos olhos! Salvador-Bahia-Brasil: Segunda-Feira: 01.10.2012-Postada às 22h59m e Publicada já na terça-feira, aos 00.48 min. da madrugada - Alberto Sampaio -Blog do Painho


Nenhum comentário:

Postar um comentário