domingo, 5 de janeiro de 2014

NOSSO ADEUS À NELSON MANDELA - O MAIOR LÍDER AFRICANO.

NELSON MANDELA: Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918  — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde epresidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993,1 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.2
Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.3
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política.4 Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo,5 após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.6
Mandela foi criticado muitas vezes por ter traços egocêntricos e por seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos aoCongresso Nacional Africano (CNA). Em seu foro íntimo, enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país.7 Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.1 8 No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".9
NELSON MANDELA E A TAÇA DO MUNDO-2010
18ª Copa do Mundo - África do Sul.
  
     
  
                    Nelson Mandela e Pelé                                  O Papa Paulo II e Nelson Mandela
 
 
         Nelson Mandela e Kofi Annan            Imortal líder da África do Sul - Nelson Mandela Mandela
  
                      Sala em Lileslealf Farm - esconderijo de Mandela       casa onde Mandela morou em Joanesburgo
Habitação típica do povo de Mandela na África do Sul
  
       Mandela em 1937                    Queimando o passe - 1960       Mandela votando em 1993
Pintura retratando o Massacre de Sharpeville em 1960
  
O pequeno claustro de Mandela na ilha Robben           46664 - Número de Mandela na Ilha Robben

  
    Em 10.05.1994 - Mandela assume a presidência           Bill Clynton e Nelson Mandela
  
          Nelson Mandela e David Beckham         Mandela e Frederik de Klerk - Premio Nobel da Paz-1993
Nelson Mandela - presente ao sorteio da Copa do Mundo
A emocionante trajetória de Nelson Mandela
Líderes do mundo inteiro viajam para o funeral de
Nelson Mandela.
Nelson Mandela ovacionado na final da Copa
Nelson Mandela "O Maior Lider da África do Sul" - Morre aos 95 anos.
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918  — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013)
Estátua de Nelson Mandela, com 9 metros de altura é inaugurada.
Nesta segunda-feira (16), o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, inaugurou em Pretória uma estátua de Nelson Mandela de braços abertos e sorridente, com nove metros de altura, um dia após o sepultamento do corpo do ex-presidente em Qunu, sua aldeia natal, no sudeste do país.

A estátua esculpida em bronze, obra dos artistas sul-africanos Andre Prinsloo e Ruhan Janse Van Vuuren, foi erguida nos jardins dos Union Buildings, a sede do governo sul-africano na capital.

Zuma afirmou que a postura de Mandela “denota que a África do Sul agora é um país democrático, abraça toda a nação e nos convida à união”, ao contrário de outras estátuas de Mandela, que o mostram com o punho para o alto.

A apresentação da escultura coincidiu com a celebração do Dia da Reconciliação, feriado que lembra o fim do regime racista do apartheid. Mandela foi sepultado ontem em Qunu após um funeral de Estado assistido por cerca de cinco mil pessoas, entre familiares do herói sul-africano e líderes estrangeiros.
               COMITIVA DO BRASIL PARA O FUNERAL DE NELSON MANDELA

Presidente Dilma Rousseff partiu para a África do Sul acompanhada dos ex-presidentes José Sarney, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor
Foto: Divulgação
Presidente Dilma Rousseff partiu para a África do Sul acompanhada dos ex-presidentes José Sarney, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor.
EDITORIAL: "Todos os caminhos da vida levam ao cemitério". Este é o destino de todos nós, mas enquanto não chega este dia, pelo mesmo neste funeral. há de se admitir que o saudoso líder mundial Nelson Mandela, sem ser sua intenção, conseguiu reunir esta turma da pesada: Nada menos que quatro ex-presidentes, e o melhor é que eles, respeitando o evento, e respeitando uns aos outros, uniram-se nesta despedida do "Maior Líder da Àfrica do Sul" e o principal responsável pela ascensão dos negros no continente africano e quiças no mundo! Pesquisa: Google, Internet, Wikipédia e Youtube.
 Salvador-Bahia-Brasil: Domingo, 05.12.2014 - 22.15 hs. - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Um comentário:

  1. Estimado amigo Alberto Sampaio.

    Felicidade! são os votos que desejo a você e sua digníssima família.

    Manifesto minha satisfação em vê sua dedicação em oferecer aos seguidores do seu conceituado Blog, ARTIGOS da maior relevância, são notícias que enriquece o conhecimentos dos seus leitores, tendo em vista a clareza com narra os fatos num gesto de apresentar o que há de melhor, o que faz de seu blogum Factual aprazível.

    Formulo meus agradecimentos e augúrios de continuado sucesso neste ano de 2014, com meu reconhecimento ao seu talento e dedicação na arte de escrever e por conseguinte registrar nos anuais do seu Blog, materias de interesse de todas as idades, o que podemos considerar como uma fonte de pesquisa de fatos relevantes ocorridos no Brasil e no mundo.

    Meu forte abraço.

    Antonio Carlos Gomes

    ResponderExcluir