segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - ELZA SOARES.

Elza Soares - Elza da Conceição Soares, cantora caríoca, nasceu em 27.06.1937.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elza Soares
Elza Soares.jpg
A cantora brasileira Elza Soares durante o II Encontro Afro-Latino realizado na Bahia.
Informação geral
Nome completoElza da Conceição Soares
Apelido"Elzinha"
Nascimento27 de junho de 1937 (74 anos)
OrigemRio de Janeiro, Rio de Janeiro
País Brasil
GênerosSamba
MPB
Bossa Nova
Sambalanço
Hip-hop
Samba rock
Samba enredo
OcupaçãoCantora, compositora e dançarina
InstrumentosVocal
Outras ocupaçõesAtriz e modelo
Gravadora(s)EMI-Odeon, Tapecar Brasil, CBS, Recarey Brasil, Som Livre, RGE Brasil, World Music Network, Tratore, Dubas Música, Luna Brasil, Universal Music e Biscoito Fino
AfiliaçõesNando Reis, Fernanda Abreu, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Emanuelle Araújo, Wander Pires, Arlindo Cruz, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Virgínia Rodrigues, Carlinhos Brown, Zé Keti, Fred Zero Quatro e Jorge Ben Jor
Influência(s)Celia Cruz e Louis Armstrong
Página oficialElzaSoaresOficial.com.br
Elza da Conceição Soares, mais conhecida pelo nome artístico Elza Soares (Rio de Janeiro, 23 de julho de 1937),[1] é uma cantora e compositora brasileira de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, samba rock e hip-hop.
Elza Soares nasceu em uma favela do Rio de Janeiro e, se casou aos doze anos de idade. Viúva aos 18, Elza sofreu com a miséria e com a morte de entes queridos. Mas, superou tudo e, casou com o famoso jogador de futebol Garrincha. O início de sua carreira musical se deu quando ela ainda se apresentava em show de calouros, apresentado por Ary Barroso.
Elza Soares tornou-se popular com as canções "Se Acaso Você Chegasse", "Mas Que Nada", entre outros sambas de sucesso. Recebeu indicações ao GRAMMY Awards e, foi eleita pela BBC de Londres "a cantora do milênio". Em 2007, a cantora foi convidada para cantar o Hino Nacional Brasileiro a cappella na Cerimônia de Abertura dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Seu último álbum foi lançado em 2004, Vivo Feliz, que mistura diversos ritmos que vai do samba à música eletrônic. Elza canta sua primeira música de sucesso, acompanhada com o famoso baterista Wilson das Neves. 
Wilson das Neves (Rio de Janeiro - 14 de Junho de 1936) é um baterista, cantor e compositor brasileiro.
Estudou música com Joaquim Naegle e logo depois com Darci Barbosa. Aos 14 anos, através do ritmista Edgar Nunes Rocca, o "Bituca", tocou na Escola Flor do Ritmo, no bairro do Méier. Anos mais tarde, deu começo à sua carreira de baterista na orquestra de Permínio Gonçalves.



Compositores: Felisberto Martins
e Lupicinio Rodrigues
ELZA SOARES  E WILSON DAS NEVES
"Se acaso você chegasse"


Compositor: Jorge Ben Jor
ELZA SOARES - "MAS QUE NADA"


Elza Soares canta na abertura do filme da Cia. de cinema de  Mazorropi "Um caipira em Bariloche", em 1973. A música dos compositores Moacir, Nilton Russo e Pandeirinho, que foi o enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira em 1972. "Rio, carnaval dos carnavais".

Samba enredo da Mangueira de 1972
Composição: Moacir, Nilton Russo e Pandeirinho.
ELZA SOARES - "RIO, CARNAVAL DOS CARNAVAIS"

Biografia

Nascida e criada numa favela do bairro de Água Santa no Rio de Janeiro, Elza se casou e teve filho aos 12 anos. Com 18 já estava viúva, inclusive seu filho tinha morrido há pouco tempo. Sofreu muito pela miséria e pela morte das pessoas que amava. Anos depois conhece e se apaixona por Garrincha. Casou-se com ele, e teve um filho, e mais uma vez um filho seu morreu, dessa vez aos 9 anos, em 1986, num acidente de carro, quando foi visitar o túmulo do pai em Pau Grande.[2] O casamento durou 15 anos.
Ela participou de um show de calouros apresentado pelo renomado músico brasileiro Ary Barroso, e recebeu as maiores notas. No fim da década de 1950, Elza Soares fez uma turnê de um ano pela Argentina, juntamente com Mercedes Batista. Tornou-se popular com sua primeira música "Se Acaso Você Chegasse", na qual introduziu o scat a la Louis Armstrong, adicionando um pouco de jazz ao samba. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. Após terminar seu segundo LP, A Bossa Negra, Elza foi ao Chile representando o Brasil na Copa do Mundo da FIFA de 1962. Seu estilo "levado" e exagerado fascinou o público no Brasil e no exterior.
Nos anos 70, Elza entrou em turnê pelos Estados Unidos e Europa. Sua carreira remonta mais de 50 anos. Em 2000, foi premiada como "Melhor Cantora do Milênio" pela BBC em Londres, quando se apresentou num concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. No mesmo ano, estreou uma série de shows de vanguarda, dirigidos por José Miguel Wisnik, no Rio de Janeiro.

Autógrafo da artista.
Elza Soares teve inúmeras músicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974).
Alguns dos álbuns de Elza foram relançados em versões remasterizadas de CD: de 1961 – A Bossa Negra (contendo seu maior sucesso no ano, "Boato") – e de 1972, com uma grandiosa banda, Elza Pede Passagem (produzida por Dom Salvador), sendo dois dos seus mais aclamados trabalhos. Elza pede passagem não fez tanto sucesso como seus trabalhos anteriores, quando lançados originalmente no Brasil; no entanto, é considerado um clássico e representante do som "samba-soul" do início dos anos 70.
Em 2000, foi eleita a cantora do milênio pela BBC de Londres. O video abaixo Elza e Tiaguinho cantam a música "Mulata assanhada" de Atailfo Alves - Programa Som Brasil de 27.05.2011.

Música do compositor: Ataulfo Alves
ELZA SOARES E TIAGUINHO
"Mulata Assanhada"

Compositor: Silas de Oliveira
ELZA SOARES ´"AQUARELA BRASILEIRA"

Em 2002, o álbum Do Cóccix Até O Pescoço garantiu-lhe uma indicação ao Grammy. O disco recebeu críticas estupendas da imprensa da música e divulgou uma espécie de quem é quem de artistas brasileiras que com ela colaboraram: Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlinhos Brown e Jorge Ben Jor, entre outros. O lançamento impulsionou numerosas e bem-sucedidas turnês pelo mundo.
Em 2004, Elza lançou o álbum Vivo Feliz. Não tão bem-sucedido em vendas quanto suas obras anteriores, o álbum continuou a executar o tema de fazer um mix de samba e bossa com música eletrônica e efeitos modernos. O álbum apresentou colaborações de artistas inovadores como Fred Zero Quatro e Zé Keti.
Em 2007, nos Jogos Pan-americanos do Brasil, Elza interpretou o Hino Nacional Brasileiro, no início da cerimônia de abertura do evento, no Maracanã.E lançou o álbum "Beba-me" nesse álbum Elza gravou as músicas que marcaram sua carreira.

Como puxadora de samba-enredo

Elza Soares foi a primeira mulher brasileira a puxar um samba enredo. Já atuou como puxadora de samba-enredo, tendo passagens pelo Salgueiro, Mocidade[3] e Cubango.

Novos Projetos

Em 2010, Elza Soares terminou de gravar seu último álbum "Arrepios" em parceria com o músico e compositor, João de Aquino e produzido pela Pivetz. Desde 2008, a vida e obra da cantora é tema do projeto de longa metragem "http://elzasoaresavozdobrasil.blogspot.com" dirigido pela cineasta Elizabete Martins Campos. A produção acompanha de perto o dia a dia da artista, apresentando a criatividade e efervescência cultural brasileira com sequências sobre o carnaval de 2010, com bastidores e desfile da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, onde Elza Soares foi madrinha de bateria, cenas do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a final do brasileirão de 2009, quando o Flamengo, time da cantora torna-se campeão. O filme traz shows, depoimentos, além de fatos inéditos da vida criativa e pensamentos da cantora.
Ainda em 2010, gravou a faixa "Brasil" no disco tributo de George Israel ao Cazuza. O disco se chama "13 parcerias com Cazuza". Nesta faixa há a participação do saxofonista do Kid Abelha e do despojado Marcelo D2. Como grande amiga do artista, já havia gravado "Milagres" antes, inclusive apresentando-a ao vivo com o próprio Cazuza.
Em 2010 pela primeira vez a artista comandou e poxou um trio eletrico no circuito DODO ( Barra - Ondina), o trio levou o nome de " A Elza pede passagem" arastando uma grande multidão pelas ruas de Salvador- Bahia no carnaval daquele ano.
Em 2011, gravou a música "Perigosa", já cantada pelo grupo "As Frenéticas", para a minissérie "Lara com Z", da Globo. Também neste ano, gravou a música "Paciência", de Lenine, para o filme "Estamos Juntos".

Discografia

Vynil vinil 92837841.png
  • Se Acaso Você Chegasse (Odeon 1960)
  • A Bossa Negra (Odeon 1961 / Universal 2003)
  • Com A Bola Branca (Odeon 1966)
  • Elza Carnaval & Samba (Odeon 1969 / EMI 2003)
  • Trajetoria (Universal 1997)
  • Elza Pede Passagem (Odeon 1972 / EMI 2004)
  • Do Cóccix Até O Pescoço (Maianga / Tratore 2002)
  • Vivo Feliz (Tratore 2004)
  • Beba-me - Ao Vivo (Biscoito Fino 2007)
  • Chega de Saudade - Trilha Sonora do Filme (Universal 2008)

Coletâneas

  • Grandes Sucessos de Elza Soares (Tapecar Brasil 1978)
  • Salve a Mocidade (Tapecar Brasil 1997)
  • Meus Momentos – Volumes 1 & 2 (EMI Brasil 1998)
  • Elza Soares – Raízes do Samba (EMI Brasil 1999)

Referências

Notas
  1. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Elza Soares. Página visitada em 24 de junho de 2011.
  2. Depoimento pessoal da Cantora Elza Soares. Alteração solicitada por ela.
  3. Eliane Maria (03/10/2009). Elza Soares, madrinha da Mocidade avisa: 'A Eva vai estar na Avenida'. Jornal Extra.
Bibliografia

Ver também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Elza Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário