sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DONA CANÔ - 16.09.2011 -104 ANOS DE TERNURA E AMOR.

Dona Canô: Nesta data, 16.09.2011, Dona Canô. comemora 104 anos. Nasceu em Santo Amaro da Purificação em 16.09.1907. É considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro.


Familia que canta unida, permanece unida
Compositor: Dorival Caymmi
BETHÃNIA - CAETANO E DONA CANÕ
"Oração à Mãe Menininha"

DONA CANÕ - SANTO AMARO-BA.
DEPOIMENTO DE DONA CANÕ
Sobre Maria Bethânia

Compositores: Ary Pavão e Pedro De Sá Pereira
CAETANO - DONA CANÕ E BETHÂNIA
Música  "Chuá, Chuá"




Dona Canô em janeiro de 2010
Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro da Purificação, 16 de setembro de 1907), mais conhecida como Dona Canô é a mãe de Caetano Veloso e de Maria Bethânia e viúva de José Teles Velloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.
Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas suas memórias no livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra Organiza periodicamente Terno de Reis na cidade.
Nova postagem em 16.09.2011 - Um exemplo para todos, ver uma senhora, que hoje completa 104 anos. em pleno vigor e vitalidade. O blog tem a satisfação e a emoção de registrar nesta postagem, Dona Canô interpretando a cançao do compositor Noel Rosa, a inesquecível música "Último Desejo".

Extraido do filme de Caetano Veloso 
"O cinema falado"
Compositor: Noel Rosa
DONA CANÕ ´- "ÚLTIMO DESEJO"

A CANTORA DONA CANÔ:  Caetano Velloso e Maria Bethãnia tiveram a quem puxar!. Vejam que espetáculo transluzente de beleza e encantamento! - "Uma lua cheia de amor"!. Dona Canô, canta ao lado do filho Caetano, que a acompanha na interpretação dessas eternas melodias!. "Eu sonhei que tu estavas tão linda"  e  "A Deusa da minha rua".
"Eu sonhei que estavas tão linda" - Letra de Lamartine Babo e música de Francisco Mattoso, de 1942.
Lamartine de Azeredo Babo, mais conhecido como Lamartine Babo (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1904 — Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um dos mais importantes compositores populares do Brasil. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos  centro do Rio, fantasiado de diabo, comemorando o último campeonato do América em 1960.

Francisco Mattoso

Francisco de Queirós Mattoso
8/4/1913 Petrópolis, RJ
18/12/1941 Rio de Janeiro, RJ

"A Deusa da minha rua" - Letra de Jorg Faraj e música de Newton Teixeira, outra inesquecível música de 1940.
Jorge Vidal Faraj, compositor e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 9/7/1901 e faleceu em 14/6/1963. Filho de imigrantes libaneses, donos de um armarinho no bairro de Botafogo, começou a trabalhar aos 14 anos de idade. Foi aprendiz de torneiro mecânico no Arsenal da Marinha e depois numa fábrica de tecidos, de onde saiu para trabalhar como mecânico de automóveis
Newton Carlos Teixeira 16/4/1916 Rio de Janeiro, RJ
7/3/1990 Rio de Janeiro, RJ
Compositor. Cantor. Violonista.
Filho de Edgar Carlos Teixeira e Nisa Chaves Teixeira, nasceu no bairro do Irajá. Fez o curso primário no Colégio Barão de Macaúbas, seguido pelo curso secundário, que abandonou no 4º ano. Aos 10 anos de idade começou a estudar bandolim com Chico Neto e a aprender violão. Irmão do violonista e compositor Valzinho, antes de iniciar a carreira profissional acompanhou cantores de prestígio, como Francisco Alves, Sílvio Caldas, João Petra de Barros e o então iniciante Orlando Silva, de quem se tornou grande amigo. Foi sócio fundador da SBACEM, tendo trabalhado como secretário da entidade.

Vídeo com Dona Canô e Caetano Velloso
DONA CANÔ E O FILHO CAETANO VELLOSO
""Eu sonhei que tui estavas tão linda"
e "A deusa da minha rua"


Dona Canô e Lula

Em 2009, Caetano Veloso, em entrevista a O Estado de São Paulo ao qual declara seu apoio à candidatura de Marina Silva, disse:
Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem.
Esta frase em especial causou grande repercussão, chegando a fazer com que Dona Canô quisesse ligar para o presidente Lula para pedir desculpas por Caetano
Dona Canô tambem é cantora, e fez grandes cantos religiosos. Aparece em alguns videos na internet cantando com os filhos.
Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão.
A polêmica praticamente se encerrou após Lula ligar pessoalmente para Dona Canô e perdoar Caetano.
Não fique chateada, preocupada, porque gosto muito da senhora e gosto do Caetano também. Está tudo bem, essas coisas acontecem.
,

Sobre a fama

Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô, diz que não entende a razão:
Cquote1.svgApenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm.Cquote2.svg

Referências Peixoto, Claude do Amaral (15 de setembro de 2009). Festa na Bahia. Monitor Mercantil. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.

  1. a b Rubim, Iuri (20 de março de 2009). BA: Aos 101 anos, D. Canô Velloso publica livro de memórias. Terra Magazine - Blogs. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.
  2. Racy, Sonia (5 de novembro de 2009). As últimas de Caetano Veloso, em entrevista exclusiva. O Estado de São Paulo. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.
  3. Leal, Cláudio (16 de novembro de 2009). Dona Canô: "Lula não é analfabeto. Caetano vai me ligar". Terra Magazine. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.
  4. Conrado, Rita (15 de novembro de 2009). Dona Canô vai ligar para Lula e se desculpar pelas críticas de Caetano ao presidente. O Globo. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.
  5. Décimo, Tiago (20 de novembro de 2009). Lula telefona para dona Canô e perdoa Caetano Veloso. O Estado de São Paulo. Página visitada em 23 de dezembro de 2009.
  6. Serpa, Simone (dezembro de 2007). Dona Canô - a baiana que é uma lição de calma e sabedoria há 100 anos. Vida Simples (ed. 60). Página visitada em 21 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário