domingo, 19 de junho de 2011

"SÃO JOÃO" - FESTA DO DOMINGÃO DA ASBAC - 19.06.2011

TEMA DO DIA: "São João" -  Não houve o tradicional baba do "Domingão da Asbac".  As chuvas e a proximidade do São João,  afastaram a maioria dos nossos afiliados. Até às 07 horas só haviam chegado 11 jogadores. Nossa festa de São João foi  bem divulgada. Sendo oferecido o churrasco do mês de Junho, que já  está se tornando uma tradicão! Promovido pela diretoria e pelo afiliado Sidney das Neves, que não mediram esforços para o sucesso de nosso evento!  Familiares e amigos dos atletas, estiveram presentes, compartilhando do nosso ambiente fraternal! Alem do churrasco foram servidos amendoins. licores, refrigerantes e água mineral.  Foi um sucesso de público. A festa  extendeu-se de 09.00  até  às 18.00 horas deste domingo!.  Estamos perto dos festejos juninos, e as seis cidades da Bahia  que mais se destacam nas festas juninas são:  Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara,Jequié e Senhor do Bonfim. Saudamos todos visitantes que irão passar o São João nessas cidades, bem como, devemos aplaudir os anfitriões pela maneira cordial  que recebem  seus visitantes. O nosso baba  "Domingão da Asbac" congratula-se  com essas seis cidades, que são as campeãs das festas juninas, dedicando-lhes o video com a linda música composta  por Glorinha Gadelha e Sivuca,  na voz da afinada mineirinha Clara Nunes "Feira de Mangaiô"  

Música dedicada às cidades do melhor São João da Bahia: Amargosa,
Cruz das Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié e Senhor do Bonfim
CLARA NUNES E SIVUCA - "FEIRA DE MANGAIÔ"


01 - SÃO JOÃO EM AMARGOSA: Conhecida como "Cidade Jardim"O conjunto Calcinha Preta apresenta-se com brilhantismo no São João de Amargosa em 2010. Festa de São João: Acontece todos os anos na Praça do Bosque. A partir de 2010 a o evento passa a ter 10 dias de duração e consolida a cidade como o principal destino junino da Bahia e um dos maiores do Brasil. São vários dias de festa, recebendo por dia uma média de 60.000 pessoas de vários estados do Brasil. É tida como a melhor festa junina do Estado da Bahia e está entre as cinco melhores festas juninas do país. O maior recorde de público do são joão de Amargosa, foi em 2007 quando se apresentou no palco principal a Banda Calypso, que reuniu mais de 90.000 pessoas na Praça do Bosque
Amargosa é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 era de 34.340 habitantes. Em 19 de junho de 1891, aconteceu o ato de criação que elevou a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa à categoria de cidade, passando a se chamar apenas Amargosa. O nome desta cidade teve origem na caça das pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local, e que atraia caçadores da região, através do convite: “vamos às amargosas”. Amargosa é um município que se destaca pela beleza de suas inúmeras praças e jardins. Amargosa tem como um de seus mais ilustres personagens Pedro Calmon, que foi muito importante para o progresso e o desenvolvimento da cidade na época em que sua família ali residia.

CALCINHA PRETA´- SÃO JOÃO DE AMARGOSA
"Cidade Jardim"

02 - SÃO JOÃO EM CRUZ DA ALMAS:  Cruz das Almas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 58.293 habitantes.  
História
Emancipação: O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1877, desmembrando-se de São Felix.
Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João e a perigosa porém bela guerra  de "espadas".A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas é a verdadeira expressão cultural do seu povo.
Limites
Ao Norte –  Muritiba
Ao Sul –       São Felipe
A Oeste –    Conceição do Almeida, Castro Alves (Bahia)|e Sapeaçu
A Leste –     São Félix
Acessos 
Distância: O município situa-se no recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se por via BR 101 e 324.

População

A população do município está em torno de 60 mil habitantes, com uma densidade demográfica de 386,3 hab./km².

Hidrografia
Faz parte das vertentes do rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:

Afluentes

  • Capivari
  • de Tomaz
  • Jaguaripe
  • Caminhoá
  • Poções
  • Araçás
  • da Estiva
  • Laranjeira

lagoas

  • da Tereza Ribeiro
  • do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.-(DENOCS).
CRUZ DAS ALMAS- "GUERRA DAS ESPADAS"



03 - SÃO JOÃO EM IBICUÍ:  Cidade conhecida como "Paraíso das Águas"
Um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos é Ibicuí, cuja festa e tradição atraem muitos visitantes.
O município, realiza vários eventos durante o ano, onde atrai um bom número de pessoas de toda região como: Festas de Camisas, Vaquejada, Festa de Vaqueiro, Show’s musicais etc. Mais o de maior relevância e que traz turistas de todo o Brasil é o São João a maior e mais conhecida festa de Ibicuí.
Por isso que o prefeito Cláudio Dourado (PTB)  junto com sua equipe de Comunicação e Eventos montarão uma mega estrutura para receber os turistas e realizou um grande esforço para trazer grandes atrações para subir no palco da Praça Régis Pacheco em um dos melhores São João da Bahia que começará no dia 23 junho e vai até dia 27 de junho. Subirá ao palco atrações de nível nacional, além de bandas regionais como Edu e Maraial, Caviar com Rapadura, Waldonys, Forró Danado de Bom, Ítalo e Reno, Targino Godin - a Confirmar, Lordão, Forró Balancear, Caninana, Forró Aceso, Só Pra Xamegar, Chico Pessoa, Bel Lima, Brasas do Forró, Forró do Bom, Sivirina Xique-Xique, Urubu Fogozo, Edu Forró. O grupo de Targino Godin, canta a bonita música detentora
do Grammy Latino-2001,compositores: Manuca Almeida, Roberto do Acordeon e Targino Godin, sucesso nacional de Gilberto Gil - "Esperando na Janela"

Como Chegar
De Salvador: BR-324, até a entrada da BR-101(por Itabuna)
ou BR-324 até Feira de Santana, Depois pega a BR-116 até Poções, depois a BR-262 e 415.
De Vitória da Conquista: BR 116 e 262De Itabuna: BR-262 e BA-41(Por Beto Feitosa).                                                 


ÍBICUÍ -BAHIA - "SÃO JOÃO FAMOSO"
Targino Godin "Esperando na Janela"

04 - SÃO JOÃO EM JAGUAQUARA:  Origem - Jaguar (onça) - Quara (toca) - "Toca da Onça"
Jaguaquara ela Lei Estadual 1.673é um município brasileiro do estado da Bahia. Situado no Vale do Jiquiriçá e ou na micro região de Jequié, Sudoeste da Bahia. Sua população é de 51.019 habitantes, de acordo com os dados do Censo 2010. Uma das cinco cidades , onde se brinca o melhor São João.da Bahia. A Lei nº 174, de 05 de Outubro de 1915 mudou a denominação do então povoado Toca da Onça, para JAGUAQUARA, que tem o mesmo significado na língua Tupy. Em 16 de Maio de 1916 foi criado o distrito de Jaguaquara, pelo Decreto 1.540. Através da Lei Estadual nº 1.472, de 18 de Maio de 1921, JAGUAQUARA foi elevada à categoria de vila e município sendo, conseqüentemente, seu território desmembrado do município de Areia. O Decreto nº 1.560 de 17 de Julho de 1922 criou o termo judicial JAGUAQUARA e em 7 de Setembro 1922 tomou posse o primeiro Juiz do município. A sede do município, então Vila de Jaguaquara, foi elevada à categoria de cidade  dia 30 de agosto de 1923.


JAGUAQUARA - SÃO JOÃO DO INTERIOR
- "Toca da Onça" -


05 - SÃO JOÃO EM JEQUIÉ:  Cidade conhecida pelo calor do sol e do povo como "Cidade Sol"
Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por possuir um clima comparável ao verão carioca. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45°C. Jequié é rico em minério de Ferro, por isso é muito quente durante o dia e frio durante a noite.
 
Eventos e datas comemorativas

  • Junho: Trezenário de Santo Antônio de Pádua (padroeiro) e Festa de São João.
  • Julho: Desfile Cívico no dia 2 de julho (Independência da Bahia).
  • Setembro: Desfile Cívico em 7 de setembro (Independência do Brasil); No dia 27, muitas residências e terreiros jequieenses oferecem um caruru à Cosme e Damião, sincretizados com os ibejis pelas religiões afro-brasileiras.
  • Outubro: Desfile Cívico no dia 25 - aniversário da cidade.
  • Esporte Associação Desportiva Jequié é um time de futebol da cidade de Jequié (Bahia). Foi fundado em 20 de novembro de 1969. Seu mascote é um bode. Seu uniforme é camisa amarela com listras azuis e brancas, calção azul e meias azuis. Seu estádio, Valdomiro Borges, o “Valdomirão”, tem capacidade para 10 mil pessoas.
    Está licenciado do futebol profissional desde o ano de
    2004, participando apenas de campeonatos intermunicipais.
    Na cidade há também o Ginásio de Esportes Aníbal Brito, onde antes era um pequeno
    estádio de futebol com arquibancadas de madeira.           Filhos ilustres:
  • Alberto de Almeida Sampaio, foi presidente do Vasco da Gama (1968/70)  e  fundador da Asssociação Desportiva Jequié, cedendo jogadores do          Vasco para o campeonato  de 1969, quando Jequié estava perdendo de 2x0  para a equipe de Cachoeira, conseguindo virar  o placar para  3x2., faltando apenas 20 minutos para o término da partida!  Foi uma vitória histórica, (no antigo campo da Graça,em Salvador-BA) para Jequié, que conseguiu assim o seu primeiro título Intermunicipal.
  • César Borges, foi Deputado Estadual e Governador da Bahia, ambos duas vezes, Senador da República (2002-2010).
  • Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, escritor, poeta, jornalista e professor universitário.
  • Djalma Gomes da Silva, Educador.
  • Haroldo Lima, político.
  • Joacy Campos Souza, odontólogo, um dos fundadores  do antigo MDB-Movimento Democrático  Brasileiro.foi vereador em duas legislaturas e presidente da Câmara de Vereados de Jequié no período 1978-1980. Pré-candidato a vereador nas eleições municipais de 2012 pelo PDT.
  • Lomanto Júnior, político, foi prefeito de Jequié por três vezes, foi Senador da República e exerceu o cargo de governador da Bahia no período 1963-1967.
  • Manoel de Almeida Sampaio, "Maneca"  foi o primeiro a incrementar o comércio  em Jequié. Foi presidente do Flamengo, (time que formou a base da seleção de Jequié, campeã intermunicipal em 1969) e  fundador da Associação Desportiva Jequie que disputou o campeonato estadual de 1970.
  • Val Baiano, jogador de futebol (nascido em Jequié),atualmente no Flamengo
  • Vicente Grillo, empresário italiano que muito contribuiu para o desenvolvimento de Jequié.
  • Waly Salomão, escritor, poeta, compositor e músico.
  • Zéu Britto, ator, poeta e cantor
  • José Celestino, popular Zé Baianão, Baianão, figura folclórica e bastante querida em Jequié, participa intensamente das atividades políticas do município, tendo sido por várias vezes, alvo das saudosas crônicas do poeta Wilson Novais: em uma delas, refere-se ao seu personagem como o verdadeiro herói cuja trajetória foi traçada a partir da sua atividade, ainda menino, de guia de cego, até comerciante de jóias e fiscal de tributos do município[8]. 
JEQUIÉ - "MEU AMOR POR JEQUIÉ"
Letra: Wilson Novaes Júnior e Adail Mena
Música e Interpretação: Del Feliz

JEQUIÉ - "O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA-2011"


06- SÃO JOÃO EM SENHOR D BONFIM (Bahia): 
Senhor do Bonfim é um município brasileiro localizado no interior da Bahia.
O município foi criado em 1885. A data magna do município é 28 de maio.
Geografia
Sua população estimada em 2007 era de 72.511 habitantes (fonte IBGE Censo 2007). Atualmente está com cerca de 74 mil habitantes e uma área de 817 km².
A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude, na região central da urbe é de 453 metros acima do nível do mar, segundo a historiadora Olga Menezes, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros.
Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano, sempre abastecida de frutas e verduras da região denominada "Grota", nos vales da cordilheira.
Nos seus domínios encontram-se várias nascentes de rios, todos pertencentes à bacia do Rio Itapicuru. Existem vários açudes no município, como o Açude do Sohen, Açude do Quiçé, Açude da Boa Vista, que ajudam a minorar a falta d'água nos tempos de sêca. Esses acudes represam riachos também pertencentes à bacia do rio Itapicuru.

 Distritos
  • Igara
  • Quiçé
  • Carrapichel
  • Tijuaçu
  • Missão do Sahy

Povoados

  • Passagem Velha
  • Cariacá
  • Terrerinho
  • Tanquinho
  • Barro
  • Baraúnas
  • Canavieira
  • Barroca do Faleiro
  • Itapicuru
  • Coité
  • Socotó
  • Boa Vista
  • Campo do Meio
  • Umburanas
  • Lagoa do Boi
  • Caatinguinha
  • Cachoeirinha
♥★

Turismo

Seu São João é um dos maiores do interior da Bahia e é muito conhecido por sua guerra de espadas e tradição cultural de seu povo que coloca uma fogueira na frente de cada casa. As noites juninas são animadas por inúmeros grupos de forró e desfiles de 'quadrilhas', que seguindo a tradição portuguesa consiste em pares que executam várias evoluções, sempre ao ritmo do melhor forró pé de serra. A festa em Senhor do Bonfim transcorre todo o mês de junho e atinge toda a área urbana. Várias ruas são decoradas com motivos juninos e nordestinos, e sempre e evocada e homenageada a figura de Luiz Gonzaga. Durante os festejos de junho, a Cidade de Senhor do Bonfim recebe cerca de 80 mil visitantes. Nesses dias é possível conhecer o melhor da culinária nordestina, como o bode assado, a buchada, o sarapatel, o feijão de torresmo, a legítima carne do sol do sertão, o feijão verde, o andú, a canjica, a pamonha, os mingaus variados, o baião de dois, enfim tudo de melhor nos petiscos do sertão. A variedade de licores caseiros é abundante, podendo se provar o jenipapo, maracujá, laranja, gengibre ou passas.
Possui também vários tipos de vegetação, desde a densa mata serrana, remanescente da Mata Atlântica, até a caatinga, sendo um observatório perfeito para quem pretende contemplar ou estudar os aspectos da cobertura vegetal do Nordeste Brasileiro.
As serras são especiais para a prática do moto-cross e trilhas existem para serem desvendadas.
Para os amantes da vela, a 40 quilômetros de distância temos as represas de Ponto Novo e Pindobaçu, que são espetaculares para a prática desse esporte, sendo que na primeira existe uma etapa da Copa de Vela da Bahia. Nesses dois lagos pratica-se também pesca esportiva.
No Monte Tabor, localizado no distrito de Missão do Sahy, ainda podem ser encontradas ruínas das edificações realizadas pelos franciscanos, principalmente de uma capela no topo da elevação.

Economia

A região que Senhor do Bonfim centraliza é uma rica província mineral, destacando-se a grande produção de cobre (Mina da Caraíba), Cromo (Mina de Pedrinhas e Ferbasa), ouro, vanádio, magnesita, ferro, manganês, calcita, granito, ametista (Mina da Cabeluda), esmeralda (Minas da Carnaíba e Socotó) e níquel.
Possui também uma intensa atividade agro-pecuária, com produção considerável de milho e feijão bem como de gado de corte. Destaca-se também na pecuária leiteira. Possui dois matadouros para abate do gado bovino, caprino e ovino. Começa a se destacar também na produção de suinos.
Merece destaque a agricultura familiar que serve de sustento para uma parcela considerável da população. geralmente esta produção é comercializada na feira livre, pelos próprios produtores.
É sede de uma Escola Agrotécnica Federal, onde formam-se jovens que irão atuar na administração e mão de obra direta em todo o parque agro industrial. Esta Escola possui um parque magnífico, onde os alunos aprendem as diversas técnicas 'in loco', com criatórios diversos de animais e cultivo de frutas e legumes que adaptam-se ao micro clima local.
Outro pólo de progresso começa a se formar na vizinha cidade de Ponto Novo, onde já está em adiantado a irrigação de frutíferas, cereais e verduras (legumes).

SENHOR DO BONFIM  - FLAVIO JOSÉ
"São João nota mil"

Um comentário:

  1. São João em Jequié é o melhor da Bahia....Venham coferir!!!!!!

    Itamar

    ResponderExcluir