terça-feira, 14 de junho de 2011

"DONA CANÔ" - QUINTA-FEIRA, 16.06.2011 - 45ª EDIÇÃO -


TEMA DO DIA; "CLAUDIONOR VIANA TELES VELLOSO" –  ou simplesmente Dona Canô -   nasceu em Santo Amaro da Purificação em 16 de setembro de 1907. Ela foi casada com José Teles Velloso (seu Zezinho), que morreu aos 82 anos, em 1983. Quem escolheu o baba desta terça-feira foi o querido filho de Santo Amaro, Sr.Luiz de Macedo Valverde -  O Blog do Painho, o atleta Luiz Valverde e demais jogadores da partida,  prestam uma justa homenagem à matriarca e heroína:  Claudionr Viana Teles Velloso - D. Canô, pela comemoração dos seus 103 anos de vida!   Em breve ela completará 104 anos, aí vamos fazer uma homenagem especial, tão transluzente como sua trajetória de vida!..

Os 103 Anos de Mãe Canô, na cidade de Santo Amaro , na Bahia:
CAETANO VELLOSO E D. CANÔ

Com o tocar alegre dos sinos da Matriz Nossa Senhora da Purificação e uma  bela chuva  de pétalas de Rosas, os seis filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia, os netos e bisnetos entraram ao lado de Dona Canô na igreja , em Santo Amaro, na Bahia, às  9h30 minutos, deste dia 16 de junho,para comemorar os 103 anos da  filha mais ilustre do recôncavo baiano e uma das personalidades mais queridas e respeitadas da Bahia.

D.CANÔ - RESTABELENDO-SE DE UMA FRATURA

Durante a celebração, para  homenageá-la, um coral formado por crianças da comunidade interpretou a música “Canto de um Povo de um Lugar”, de Caetano.
Dona Canô ainda está em cadeiras de rodas, por estar se restabelecendo de uma fratura.

D.CANÕ - 103 ANOS - 16.09.2010

“É uma benção de Deus chegar até aqui rodeada pelo amor de todos osmeus filhos vivos e saudáveis e pelo carinho dos meus amigos, de minha gente”, disse Dona Canô ao final da missa, muito feliz e emocionada.
Esta senhora centenária,mas com grande  vitalidade e sáude, é uma grande   fonte inspiradora de força e sabedoria.
Com muita simpatia dona Canô  afirmou, que o grande segredo da longevidade é:" Não se aperreie nunca, mas sim viva com muita Paz e Amor no coração!!!", concluiu a aniversariante

LUZIA MORAES - J.VELLOSO E CLARA

Produtora Luzia Moraes, cantor e compositor J.Velloso , neto de dona Canô e Clara, filha da aniversariante
A missa foi rezada por monsenhor Gaspar Sadoc, amigo da aniversariante. A escritora e filha de dona Canô, Mabel Velloso leu um texto, em homenagem à mãe:" Envelhecer, para algumas pessoas é triste. Mãe Canô nos ensina que envelhecer é Alegria , é Festa!"
Após a emocionante missa,os convidados foram recepcionados  na casa da família, com um almoço animado por grupos de samba de roda do Recôncavo baiano.

CAETANO VELLOSO - RODRIGO VELLOSO E VANESSA DA MATA

Caetano Velloso seu irmão Rodrigo Velloso e Vanessa da Mata. Entre os convidados que lotaram a Igreja Matriz, estavam a cantora Vanessa da Mata, a Produtora artística Luzia Moraes, o neto cantor e Compositos Jota Velloso, a cenógrafa Bia Lessa e a produtora Paula Lavigne.

Biografia de Dona Canô:

Claudionor Viana Teles Velloso – ou simplesmente Dona Canô – nasceu em Santo Amaro da Purificação em 16 de setembro de 1907. Ela foi casada com José Teles Velloso (seu Zezinho), que morreu aos 82 anos, em 1983.
Uma das mais ilustres cidadãs da Bahia, teve suas memórias publicadas no livro “Canô Velloso, Lembranças do Saber Viver”, do historiador Antônio Guerreiro de Freitas. “Não é uma biografia, mas sim um registro da memória de Dona Canô sobre os assuntos que tenham feito parte das suas rotinas e vivências ao longo de 100 anos”, explicou o autor na época do lançamento, no ano passado.
Por sua ligação à cultura, Dona Canô também é a madrinha das Bibliotecas Comunitárias "Ler é Preciso", do Ecofuturo, inauguradas na Bahia.
Após a emocionante missa,os convidados foram recepcionados  na casa da família, com um almoço animado por grupos de samba de roda do Recôncavo baiano.
Entre os convidados que lotaram a Igreja Matriz, estavam a cantora Vanessa da Mata, a Produtora artística Luzia Moraes, o neto cantor e Compositos Jota Velloso, a cenógrafa Bia Lessa e a produtora Paula Lavigne.


Esta jornalista cumprimentando Dona Canô


DONA CANÔ:  O vídeo abaixo é uma raridade! Sua filha Maria Bethânia  "A Rainha dos Palcos"  é uma jóia rara,  um diamante lapidado de 24 rubís!.  Numa interpretação inesquecível ela canta a música de Zezé di Camargo e Luciano. O Blog do Painho, seus seguidores e leitores,dedicam à Dona Canô, a linda e inesquecível  música "É O AMOR". 

Música dedicada pelo Blog do Painho à D.Canô
 MARIA BETHÃNIA - "É O AMOR"

BABA DA MATINA - QUINTA-FEIRA, 16.06.2011 - 45ª EDIÇÃO

ORDEM DE CHEGADA:  Mauro, Ernane, Luiz Valverde "Totó", Osvaldo, Alberto Delgado Catalá, Toinho, Remo, Felipe, Painho, Nelsinho, Gustavo "Tico" e Warley.
OSVALDO ESCOLHEU:  Painho-gol, (Gustavo), Osvaldo, Alberto Delgado, Mauro, Nelsinho (Catalá), e Ernane.
LUIZ VALVERDE ESCOLHEU:  Luiz.Valverde, Felipe, Toinho, Catalá ( Nelsinho), Warley e Remo.
PLACAR DA PARTIDA:   Osvaldo 9x7 Luiz Valverde.
GOLS TIME DE OSVALDO:   Gustavo 03 - Mauro 02 -Alberto Delgado 01 - Catalá 01 -  Nelsinho 01 e Osvaldo 01.
GOLS TIME DE LUIZ VALVERDE:   Remo 03 - Luiz.Valverde 03 e Felipe 01.

RESENHA DA PARTIDA:  A expressão "Time que ganha não se muda" é por demais conhecida nos meios futebolísticos. Osvaldo não quis se arriscar e praticamente escolheu o mesmo time vencedor da semna passada!, Mais uma vez repetiu a dose do sucesso!. Painho no gol, Ernane de líbero e Alberto Delgado de Pivô, formaram o paredão denominado "Trio de Ouro"!.Mauro,Osvaldo e Nelsinho,depois Catalá,formaram um conjunto tão uniforme que foi denomiado de  "Muralha da China".Praticamente  foi formada uma seleção imbativel. Pela contusão antiga, Painho foi substuido por Gustavo, que também,contribuiu para o sucesso do
"Expresso da vitória"  marcando nada menos que três gols.  No jogo de hoje vou fazer várias homenagens: Primeira: para o capitão Osvaldo, como vencedor da partida. Segundo: Para Gustavo que marcou 03 para o time vencedor.Terceiro: Para Luiz Valverde e Remo que marcaram, cada um, três gols para o time perdedor Para Osvaldo que é proprietario do barco "Harém de Bagdá"  exatamente a música que fala sobre o mar!  Do compositor Candeia com a linda mineirinha -  Clara Nuines (In memorium) 'O Mar Serenou"  

OSVALDO 9x7 LUIZ VARVERDE
Música dedicada ao vencedor Osvaldo
CLARA NUNES - "O MAR SERENOU"


Para Gustavo "Tico"  que substituiu a Painho e  marcou três gols na partida,   dos compositores: Erasmo Carlos e Roberto Carlos, a linda música na voz de Roberto Carlos - "Café da Manhã".  Seu irmão Adriano "Teco"   já ofereceu várias músicas aos seus pais,  porém esta é a primeira vez que Gustavo "Tico" dedica uma bela  música aos pais Moacir e Neuza! 

MÚSICA DEDICADA POR GUSTAVO
Aos pais - Moacir e Neuza -
ROBERTO CARLOS - "CAFÉ DA MANHÃ"


Para Luiz Valverde, que é de Santo Amaro-Bahia., fez três gols na partida,do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, (seu conterrâneo) sucesso de vários carnavais: a música "Atrás do Tro Elétrico". Cantada no festival  de verão de Salvador-2010.

Música dedicada ao goleador Luiz Valverde
CAETANO VELLOSO - "ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO"


Para Remo Pace, meu conhecido há cerca de 40 anos em  Jequié-Ba., onde jogavámos no campo da AABB. Eu no ataque e ele no gol. Ele pode comprovar a minha vocação para artilheiro nato,  enquanto eu posso dizer que Remo era um dos bons goleiros do clube do Banco do Brasil. Formou-se em Odontologia e hoje é um profissional bem sucedido em Salvador. Sua clientela é selecionada! São várias as personalidades que  visitam seu consultório, que é um brinco! Dentre seus amigos, para não citar muitos:  Ivete Sangalo e Acelino "Popó" Freitas.No embalo do "Axé Music" dedicamos ao goleador Remo  a música do compositor Lourenço, com Ivete Sangalo,  no MTV, a canção que foi sucesso nacional  "Sorte Grande". (Remo fez três gols na partida, recebe a música a que tem direito).

Música dedicada ao goleador Remo

IVETE SANGALO NO MTV - "SORTE GRANDE"


EDITORIAL:  Para os amigos lembrarem que o Corinthians teve um dia, um presidente apaixonado!.VM.
"O difícil, vocês sabem, não é fácil". ~ Frase de Vicente Matheus


Nenhum comentário:

Postar um comentário