terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - BABA DE 15.11.2011

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL; Em 15 de novembro de 1889, o então Marechal Deodoro da Fonseca, estabeleceu a foma republicana federatista presidencialista de goveno do Brasil, vindo abaixo a monarquia do Império.

Proclamação da República do Brasil
Proclamação da República, 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927). Acervo da Pinacoteca Municipal de São Paulo
ParticipantesDeodoro da Fonseca
Lucas da Fonseca
Quintino Bocaiuva
Benjamin Constant
Rui Barbosa
Campos Sales
Floriano Peixoto
LocalizaçãoRio de Janeiro, Brasil
Data15 de novembro de 1889
ResultadoExtinção do Império do Brasil, banimento da família imperial brasileira e dos principais políticos favoráveis à monarquia constitucional parlamentarista e criação do Governo Provisório republicano.

Alegoria da República, quadro de Manuel Lopes Rodrigues pertencente ao acervo do Museu de Arte da Bahia

Azulejo em São Simão em homenagem à proclamação da república brasileira

Homenagem da Revista Ilustrada à proclamação da república brasileira
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Praça da Aclamação - Rio de Jnaeiro-BR.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 15.11.1889

BABA DA PROCLAMAÇÃO:Nesta data, compareceram vinte e três atletas para participar do baba em homenagem à "Proclamação da República Brasileira, a saber:. 
Totó, Toinho Abreu, Teté, Nelsinho, Jerônimo, Luis Carlos, Renê, Bebeto, Cacau, Jean, Paulo Huck, Otavio, Painho, Vadinho, Toinho Filho, Eduardinho, Batista, Messias, Bartolinha, Chiquinho, Ratinho, Clone e Sérgio,
TIME DE TOINHO FILHO: Luis Carlos-gol.,(Lucas) Cacau, Bebeto, Renê, Eduardinho, Nelsinho, Otavio, Painho (Clone) e Toinho Filho.
TIME DE TOINHO ABREU: Ratinho-gol (Luis Carlos), Teté (Toinho Abreu) Messias,Batista (Chiquinho), Jerônimo, Paulo Huck (Ratinho), Jean, Vadinho,
PLACAR DA PARTIDA:  Toinho Filho 1x0 Toinho Abreu
GOLS DA PARTIDA:  Toinho Filho 1

RESENHA DA PARTIDA: Esse baba apesar de ser uma homenagem festiva sobre nossa proclamação, dentro do campo mais parecia a guerra de Tróia!, Quem deu o presente de grego foi o jogador Toinho Fº que fez o único gol da partida, decretando a derrota do filho de Euclides da Cunha - Toinho Abreu!. Nunca ví um bombardeio como êsse para defender os troianos, mas os gregos se entrincheiraram até o final da peleja, segurando o placar em 1x0. Para o vencedor da partida - Toinho Filho, dedico-lhe o vídeo da vitória o  "Hino da Proclamação"

TOINHO FILHO 1X0 TOINHO ABREU
Letra de: Medeiros e Albuquerque - Música de:
Leopoldo Augusto

HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário