Com o reservatório cheio
A Sociedade Brasileira de Nefrologia alerta que, no verão, a incidência de cálculo renal sobe até 20% . Isso por causa da desidratação decorrente das altas temperaturas. Ou seja, principalmente ao malhar, não se esqueça de beber bastante água.
PREVENÇÃO DO CÁLCULO RENAL
O que é cálculo renal?
Consulte também: Cistinúria
Causas
As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras.
Cálculos renais localizados no rins e na uretra
O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação.
Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave.
Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro. É comum os cálculos renais aparecem em bebês prematuros.
Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doenças intestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal.
Existem diferentes tipos de cálculos renais. A causa verdadeira depende do tipo de cálculo.
- Os cálculos de cálcio são os mais comuns. Eles ocorrem mais frequentemente em homens do que em mulheres e aparecem, em geral, entre 20 e 30 anos. Eles tendem a reaparecer. O cálcio pode combinarse com outras substâncias, como o oxalato (a substância mais comum), o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. As doenças do intestino delgado aumentam o risco de que se formem cálculos de oxalato e cálcio.
- Os cálculos de cistina podem aparecer em pessoas que têm cistinúria. Essa doença renal é hereditária e afeta tanto homens quanto mulheres.
- Os cálculos de estruvita são encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.
- Os cálculos de ácido úrico são mais comuns em homens do que em mulheres. Eles pode ocorrer juntamente com gota ou quimioterapia.
Outras substâncias também podem formar pedras.
Exames
A dor pode ser forte o suficiente para que seja necessário tomar analgésicos. A região da barriga (abdômen) ou das costas podem estar sensíveis ao toque.
Esquema mostra como é feito o pielograma intravenoso
Os exames de cálculos renais incluem:
- Análise da pedra para saber qual é o tipo de cálculo
- Nível de ácido úrico
- Urinálise para detectar cristais e glóbulos vermelhos na urina
Os cálculos ou bloqueios do ureter podem ser vistos em:
- Tomografia computadorizada abdominal
- Ressonância magnética abdominal ou dos rins
- Radiografia abdominal
- Pielograma intravenoso (PIV)
- Ultrassom do rim
- Pielograma retrógrado
Os exames podem revelar níveis altos de cálcio, oxalato ou ácido úrico na urina ou no sangue.
Sintomas de Cálculo renal
O principal sintoma é dor grave que começa subitamente e pode desaparecer de repente:
- A dor pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas
- A dor pode migrar até a virilha ou até os testículos
Outros sintomas podem incluir:
- Urina de cor anormal
- Sangue na urina
- Calafrios
- Febre
- Náuseas
- Vômitos
Buscando ajuda médica
Consulte seu médico se tiver sintomas de cálculo renal.
Além disso, entre em contato se os sintomas reaparecerem, se sentir dor ao urinar, se o volume de urina diminuir ou se surgirem novos sintomas
. Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 09.07.2014 - 12h50m.- Alberto Sampaio - blog do Painho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário