sexta-feira, 4 de julho de 2014

MEDICINA E SAÚDE - FOGO SERRADO CONTRA A ASMA

FOGO CERRADO CONTRA A ASMA: Por André BiernathTécnica utiliza cateteres guiados por imagem e alta temperatura para aliviar os casos mais graves desse distúrbio respiratório.
A termoplastia brônquica é a última cartada para contrapor quadros de asma severa, em que o tratamento convencional com as bombinhas não dá conta do recado. "Empregamos uma radiofrequência diretamente no interior dos brônquios a fim de diminuir as crises de falta de ar", diz Marcio Abreu Neis, pneumologista da Faculdade de medicina do ABC, na Grande São Paulo. Liberado nos Estados Unidos e no Canadá, o método espera agora o sinal verde das autoridades brasileiras,
PASSAGEM LIVRE
1- Com o paciente sedado, o médico insere o cateter pela boca ou pelo nariz e o conduz até o ponto mais distante do pulmão,
2- Por meio de emissão de ondas de calor - a radiofrequência -, a musculatura dos brônquios é queimada centímetro por centímetro. isto permite aumentar o espaço da passagem de ar por ali. 
3- É preciso fazer três sessões de termosplatia que levam, em média, 50 minutos cada uma.

Sistema respiratório: como funciona

sistema-respiratorio-g
Crises de espirros, nariz escorrendo, entupido e coçando, dormir respirando pela boca, olhos lacrimejando… Quem nunca passou por isso? Para conhecermos melhor cada acontecimento, é preciso entendermos a função do nariz e suas relações com suas vias respiratórias1.
É na cavidade nasal que começa o processo da respiração. Ali, o ar é aquecido, umedecido e limpo (filtrado). Assim, o nariz é a primeira barreira contra os microrganismos presentes no ar que respiramos1.
Já as fossas nasais se comunicam com os seios paranasais (seios da face) e com a faringe. É nas fossas nasais onde ocorre a ligação das amígdalas, adenoides, cordas vocais, com os ouvidos (por meio das Trompas de Eustáquio) e com os olhos (condutor lacrimal)1.
Para o médico diagnosticar um caso de asma, devem ser realizados Testes de Função Respiratória, que evidenciando a presença de um processo obstrutivo ao fluxo de ar, confirma a presença da doença. O teste pode ser realizado periodicamente auxiliando no controle do tratameto. Com isso pode ser detectada uma obstrução à passagem do ar nas vias aéreas. Confirmado que o paciente é asmático, o teste volta a ser realizado periodicamente2.
Os brônquios, por exemplo, quando comprometidos pela doença tornam-se vulneráveis a alergias (poeira, ácaros, mofo etc.), fatores irritantes (mudanças de tempo, cheiros, poluição, fumaças), infecções respiratórias (gripes, resfriados, sinusites), refluxo gastro esofágico e fatores emocionais3.
sistema-respiratorio-post
O caminho percorrido pelo ar durante a respiração inicia-se no nariz, passa pela garganta e atinge os pulmões, onde percorre os brônquios até os alvéolos. Lá, ocorre a passagem do oxigênio do ar para o sangue. Embora o nariz e os brônquios tenham algumas funções diferentes, eles compõem a mesma via respiratória. Um único caminho, revestido por um mesmo tipo de mucosa4.
Portanto, como o ar passa pelo nariz antes dos brônquios, é muito mais frequente se encontrar pessoas com rinite do que com asma.4
Rinite é a inflamação crônica do revestimento do nariz e das vias aéreas superiores. A asma, popularmente conhecida como ‘Bronquite Asmática’ é a inflamação crônica do revestimento das vias aéreas inferiores, como traqueias e brônquios. Ou seja, da mucosa que conduz o ar até os alvéolos, local onde ocorre a absorção de oxigênio para o organismo e a expulsão do gás carbônico para fora do mesmo5.
Já o diafragma é o principal músculo da respiração. Numa inspiração normal, ele se contrai e promove uma leve projeção do abdome para frente, o que causa a expansão dos pulmões. A musculatura do tórax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição de ar em todas as áreas do pulmão. Na expiração, acontece o relaxamento do diafragma e o retorno dos pulmões à posição inicial, com uma leve contração do abdome6.
Assim funciona o sistema respiratório e, principalmente se você é asmático, é importante conhecê-lo muito bem para proteger-se de alguns gatilhos que ficam sempre por perto do seu nariz, atingem seus brônquios e pulmões, trazendo uma série de desconfortos ao seu dia a dia.
Referências: Wikipédia - a enciclopédia livre e Revista Saúde - edição de fevereiro/2014.
Salvador-Bahia-Brasil: Sexta-feira, 04.07.2014 - Alberto Sampaio - Blog do Painho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário